Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 476251 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1995 em: Abril 22, 2024, 10:54:55 am »
A Comercial vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril, com uma emissão especial do programa da Manhã de dia 24 a partir do simbólico Quartel do Carmo...
Iniciativa louvável para celebrar a liberdade que o 25 de Abril trouxe...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1996 em: Abril 22, 2024, 09:38:31 pm »
Ana Bernardino nas noticias na Comercial de manhã,Ruben Mateus estava a fazer o bloco do almoço da M80 e João Galvão na Cidade

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1997 em: Maio 12, 2024, 12:22:42 am »
https://televisaodosul.pt/morreu-o-jornalista-fernando-emilio-um-dos-maiores-conhecedores-do-ciclismo-nacional/

Para muitos como eu, é estranho associar Rádio Comercial a desporto e, em particular, à Volta a Portugal.
Contudo, creio que é justo que a notícia do desaparecimento de Fernando Emílio seja publicada neste tópico.

No âmbito dos 40 anos da RC, o Fernando Emílio fez questão de afirmar que, de todas as rádios onde passou, foi aqui onde se cumpriu mais como profissional do meio.

https://youtu.be/6XRxhZLzcTo?si=nmdI8hG41F4ZEK2N
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1998 em: Maio 12, 2024, 12:26:23 am »
Lembro-me bem dele e das suas reportagens a acompanhar a Volta.

Aliás, a Comercial tinha uma equipa de desporto de luxo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1999 em: Maio 22, 2024, 10:20:29 am »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2000 em: Maio 22, 2024, 11:38:56 am »
Entrevista do Chairman da Bauer ao Expresso:

https://amp-expresso-pt.cdn.ampproject.org/c/s/amp.expresso.pt/economia/media/2024-05-09-o-papel-do-jornalismo-vai-voltar-a-ser-tao-importante-como-ja-foi-defende-salvador-ribeiro-lider-do-grupo-bauer-em-portugal-65ec8b09

Mesmo sem ler a entrevista completa, só o título me surpeende.

É uma teoria optimista por parte do Salvador Ribeiro que entendo.
O desafio maior e ele expõe-o na entrevista será a reinvenção dos OCS. É gritante a quantidade de gente que «se informa» por «YouTubers», muitos deles com uma agenda encapotada.

A sobrevivência dos média, citando o João Oliveira do PCP, passa também por se criar um espírito crítico na sociedade civil e isso tem muito que se lhe diga... Infelizmente, vejo cada vez menos a escola como um meio de criação de um espírito crítico (e atenção, espírito crítico não é doutrinação).
Tenho amigos que são professores, tenho um familiar muito próximo que o é há quase 4 décadas e também já tive oportunidade de explicar alguns conteúdos a jovens/crianças e é gritante a quantidade de matéria que os programas têm e, no caso de disciplinas como a História e a Geografia, não há o mínimo de espaço para questionarem «o porquê das coisas», debitando tudo o que está no manual sem qualquer pensamento, sem qualquer forma de os transportar para as realidades ali espelhadas.

No que toca à Bauer... Eles estão a testar e a fazer o seu caminho, nomeadamente a explorar os fluxos entre o linear e o diferido, diversificando a sua oferta de conteúdos.
Pessoalmente, sou um ouvinte da Comercial em diferido e não no linear. 😅

Sobre a TSF, em condições normais, escutaria com bons ouvidos a Rádio Notícias no seu espólio... resta saber se a Bauer teria intenção de ter uma rádio «cara» para combater com uma Antena 1 e uma Rádio Renascença e não pelos lugares cimeiros das audiências. O projecto Rádio Clube morreu também por isso.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2001 em: Maio 22, 2024, 01:21:42 pm »

Sobre a TSF, em condições normais, escutaria com bons ouvidos a Rádio Notícias no seu espólio... resta saber se a Bauer teria intenção de ter uma rádio «cara» para combater com uma Antena 1 e uma Rádio Renascença e não pelos lugares cimeiros das audiências. O projecto Rádio Clube morreu também por isso.

Para mim, fica claro da entrevista, que isso foi especulação do Expresso. A rádio de palavra não me parece, pelo que li desta entrevista nas entrelinhas, ser minimanete prioridade da Baer, o mesmo se diga da Smooth e da Batida, as tais de nicho.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

d4arklight.1999

• Jr. Member
  • **
« Responder #2002 em: Maio 24, 2024, 04:06:25 pm »
A ouvir Stick Season de Noah Kahan na Comercial surpreendeu-me o corte de "smoking weed" no 7º verso! Algum entendido que me possa elucidar sobre isto? Não é calão e, pelo menos a RFM, não corta.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2003 em: Maio 24, 2024, 04:31:36 pm »
A ouvir Stick Season de Noah Kahan na Comercial surpreendeu-me o corte de "smoking weed" no 7º verso! Algum entendido que me possa elucidar sobre isto? Não é calão e, pelo menos a RFM, não corta.
Já podiam era cortar essa canção toda de vez... já está em playlist (e passa sempre mais que uma vez por dia penso eu) há pelo menos 6 meses.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2004 em: Junho 09, 2024, 12:58:11 pm »
Parece que o R.Maria Pêgo vai voltar a Londres desta vez vai-se manter aos comandos do TNT a partir de lá.
Privilégios da Bauer ser um grupo internacional e poder usar os seus estúdios, I guess...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2005 em: Junho 09, 2024, 02:40:17 pm »
O Rui Maria Pêgo, com todo o respeito, não foi feito para o TNT.

Cada vez que ouço, sinto que não puxa pela audiência e que quase se limita a debitar as músicas.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2006 em: Junho 09, 2024, 06:05:20 pm »
O Rui Maria Pêgo, com todo o respeito, não foi feito para o TNT.

Cada vez que ouço, sinto que não puxa pela audiência e que quase se limita a debitar as músicas.

O programa TNT (Todos No Top) foi o percursor, o primeiro, de uma nova forma de fazer rádio que surgiu no início dos anos 80. Na altura, dinamizado pelo tio do Rui Pêgo, Jorge Pêgo, e outros radialistas de renome, ia para o ar de segunda a sexta, das 10h até às 12h, e aos sábados, no mesmo horário (10h-12h), era divulgado o TOP 20 do programa. Este foi o primeiro programa de rádio que comecei a ouvir em FM, aos 11 anos (por volta de 1981). Com critérios de seleção, divulgava o que de melhor se fazia por essa Europa fora, EUA e mundo, com um dado adicional, os êxitos eram lançados em simultâneo com as rádios congéneres. Moldou os gostos e a cultura cumulativa de uma geração. Por aqui também se mede a força da rádio: numa reunião em Coimbra, enquanto tomava café no bar, calhou em conversa falar-se do que ouvíamos na juventude, tendo eu referido o programa supracitado e, para surpresa minha, toda a gente daquele grupo também ouvia esse programa. Os que participaram na conversa provinham de diferentes pontos do país, os gostos musicais eram coincidentes, e partir daqui criou-se o mote para outras conversas, assim como, uma simpatia automática ente todos.

Na minha perspetiva, embora não ouça o TNT atual, para o Rui Pêgo deve ser uma honra conduzir um programa que, 4 décadas antes, marcou a rádio em Portugal (não só a rádio, também a televisão, com a extensão do programa para os ecrãs com o Vivámúsica) e foi dinamizado pelo seu tio Jorge Pêgo (entre outros), mas também a responsabilidade de dar o seu melhor e, se possível, superar-se. Jorge Pêgo, para a minha geração, foi um radialista que admirámos e respeitámos, possivelmente, o impacto do programa para os seus concidadãos vai para lá do que possa ter imaginado. Uma curiosidade: durante anos, o TNT foi patrocinado pelo champô “Timotei” e a sonorização do anúncio com a narração do Jorge Pêgo é absolutamente inesquecível.

jmmp

• Newbie
  • *
« Responder #2007 em: Junho 10, 2024, 10:58:23 am »
Só uma pequeníssima correção: o TNT, quando começou, creio que em 1980, ia para o ar, conduzido de facto pelo Jorge Pego, das 17h às 18h na Onda Média da Rádio Comercial. Chamo a atenção para o facto de que, na época, a forma mais popular de escuta de rádio era através dos minúsculos transístores que só tinham OM. Só em 1981 é que passou para o FM Stereo, e ganhou mais 1 hora, sendo transmitido entre as 10h e as 12h, contando também com a Manuela Moura Guedes na apresentação. Não tenho memória de haver emissões do TNT ao fim de semana.

Bom feriado,
jmmp

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2008 em: Junho 10, 2024, 11:55:33 am »
O Rui Pêgo é um excelente comunicador, um dos melhores da sua geração, mas não é fadado para programas de cariz musical.
Onde ele é exímio (e escasseia gente que o saiba fazer nestas faixas etárias) é na condução de conversas, algo que se provou no Era Que Faltava e no podcast Debaixo da Língua, o qual merecia mais destaque na antena da Rádio Comercial.
É também por força desse podcast que costumo dizer que consumo muito mais a Rádio Comercial a pedido que no rigoroso directo em FM.

Nesse aspecto, o Pedro Ribeiro e a sua equipa estão a testar novas fórmulas, de modo a que, com o poder da marca Rádio Comercial, esta não caia na indiferença das gerações mais novas que, daqui a muito pouco, serão os principais consumidores de conteúdos.

E agora, aqui vou soltar um pelo do meu bigode venenoso:
Eu sei que o Rui Maria Pêgo prefere mais a televisão à rádio e sente-se uma ligeira mágoa por não lhe darem as devidas oportunidades no meio (ser filho da Júlia Pinheiro não deve ser fácil).
Mas, por muito talento que ele tenha, a televisão é mais efémera e madrasta que a rádio.
Além de que ele na televisão é mais um, enquanto não rádio, ele é um dos melhores nos sub-40.
« Última modificação: Junho 10, 2024, 11:59:17 am por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

joao_s

• Hero Member
« Responder #2009 em: Junho 10, 2024, 03:57:00 pm »
Só uma pequeníssima correção: o TNT, quando começou, creio que em 1980, ia para o ar, conduzido de facto pelo Jorge Pego, das 17h às 18h na Onda Média da Rádio Comercial. Chamo a atenção para o facto de que, na época, a forma mais popular de escuta de rádio era através dos minúsculos transístores que só tinham OM. Só em 1981 é que passou para o FM Stereo, e ganhou mais 1 hora, sendo transmitido entre as 10h e as 12h, contando também com a Manuela Moura Guedes na apresentação. Não tenho memória de haver emissões do TNT ao fim de semana.

Bom feriado,
jmmp

Boa tarde, “jmmp”.

Desconhecia que o “TNT” do “FM Estéreo da Rádio Comercial” tinha iniciado as emissões na Onda Média, em 1980. Como referi, apenas comecei a ouvir o programa na segunda metade de 1981, em FM. De facto, os pequenos recetores portáteis OM eram comuns nessa altura.

Sim, o programa também ia para o ar aos sábados de manhã, 10-12h, com a contagem do TOP 20. A emissão era gravada porque notava-se um som menos rico nos agudos e comprimido, característico das gravações analógicas desse período. Não me recordo se as emissões aos sábados aconteciam já em 1981 ou nos anos posteriores.

---/ ADENDA /---

Entre parêntesis as frequências FM em que se escutaram as canções.

Por falar em Manuela Moura Guedes, apresentadora de TV, radialista no TNT, em 1981/2 cessa a apresentação do programa, lança-se na música e ambiciona outros voos. O tema seguinte foi muito popular em 1981, claro está, teve como rampa de lançamento o TNT e o Vivámúsica da RTP1. || Mais de mil milhões de visualizações, também por cá foi muito bem aceite e a estreia foi no TNT/Vivámúsica.|| Avalon ilha mística de belas mulheres da cultura anglo-saxónica, associada à lenda do Rei Artur, à espada Excalibur e aos cavaleiros da Távola Redonda. A música faz alusão a este nome.

MANUELA MOURA GUEDES - Foram Cardos, Foram Prosas (1981) »8|10» [97.4 TNT FM Estéreo RComercial]  ||  TOTO - Africa (1982) »8,5|10» [97.4 TNT FM Estéreo RComercial]  ||  ROXY MUSIC – Avalon (1982) »9|10»  [97.4 TNT FM Estéreo RComercial]

A exposição de Cat Steven diminuiu quando se retirou do universo da música para se dedicar à religião Islâmica. Designaria o seguinte tema de construtivista, no plano individual. || Tema muito popular na rádio OM, em 1976. Versava uma amplitude de público significativa.

CAT STEVENS - Can't Keep It In (1972) »9|10» [94.4 NSTALGIA]  || ELTON JOHN, KIKI DEE - Don't Go Breaking My Heart (1976) »7|10» [94.4 NSTALGIA]