Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325256 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #270 em: Agosto 21, 2020, 12:10:33 am »
Não referi que Alexander O'Neal é lixo. Mencionei que aquele tema não presta, a interpretação muito fraca resulta numa tortura auditiva. Provavelmente deve lembrar-se do tema Alexander O'Neal – Criticize (1987) que rodou nas rádios mais ouvidas da época e não passa de aceitável (quiçá, com doses massivas de processamento de voz, a julgar pelo tema anteriormente referido). Quanto ao resto, de acordo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #271 em: Agosto 21, 2020, 12:15:09 am »
Voltando à vaca fria, só é pena que os 103,0 Barreiro se tratem de um emissor relativamente pouco eficiente. Seria uma excelente ideia a migração para o concelho de Palmela, seguindo o exemplo da Rádio Amália.

Pois isso seria melhorar e muito a cobertura dos 103, pois Setúbal, Alcacer, Grândola e provavelmente Sines ficavam com boa cobertura coisa que penso que atualmente não acontece. E tal acho que é legalmente viável pois Barreiro e Palmela são concelhos contíguos. Alem do mais os 103 tem uma cobertura que pouco ou nada acrescenta aos 96.6 (acho eu sem certeza absoluta). Quem for da zona que confirme por favor.
Já fui de Lisboa a Setúbal ouvir a Smooth e o autorádio nunca comutou dos 96,6 para os 103,0.

pdf

• Visitante
« Responder #272 em: Agosto 21, 2020, 12:18:40 am »
Voltando à vaca fria, só é pena que os 103,0 Barreiro se tratem de um emissor relativamente pouco eficiente. Seria uma excelente ideia a migração para o concelho de Palmela, seguindo o exemplo da Rádio Amália.

Pois isso seria melhorar e muito a cobertura dos 103, pois Setúbal, Alcacer, Grândola e provavelmente Sines ficavam com boa cobertura coisa que penso que atualmente não acontece. E tal acho que é legalmente viável pois Barreiro e Palmela são concelhos contíguos. Alem do mais os 103 tem uma cobertura que pouco ou nada acrescenta aos 96.6 (acho eu sem certeza absoluta). Quem for da zona que confirme por favor.
Já fui de Lisboa a Setúbal ouvir a Smooth e o autorádio nunca comutou dos 96,6 para os 103,0.
Já eu sou fã dos 103.0, como já sabes. Serve melhor a minha zona de residência ribeirinha e, como disse, dá jeito na A1 quando os 96.6 ficam "tapados" mais a norte.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #273 em: Agosto 21, 2020, 12:50:12 am »
Não referi que Alexander O'Neal é lixo. Mencionei que aquele tema não presta, a interpretação muito fraca resulta numa tortura auditiva. Provavelmente deve lembrar-se do tema Alexander O'Neal – Criticize (1987) que rodou nas rádios mais ouvidas da época e não passa de aceitável (quiçá, com doses massivas de processamento de voz, a julgar pelo tema anteriormente referido). Quanto ao resto, de acordo.
Caro João eu sou suspeito a falar de Alexander O'Neal pois tenho quase que a totalidade da discografia do cantor, alguns em vinil e CD. Reconheço que o tema em causa não é dos melhores, mas o pior do Alexander à beira de o quer que seja da Celine é certamente muitíssimo melhor.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #274 em: Agosto 27, 2020, 05:27:13 pm »
Com o patrão que prefere rádios mais comerciais de férias, temos esta semana mais liberdade para escolher as rádios e ao ouvir a Smooth FM pela primeira vez durante um dia de trabalho consigo perceber o seu sucesso. Playlist muito alargada (apenas ouvi algumas repetições de John Mayer e Eric Clapton), um alinhamento excelente e jingles cuidados. A Rádio Nova que é a rádio mais semelhante perde-se e falha um pouco nestes últimos dois pontos.
Só acho algo estranho que a Sofia Morais nas tardes apenas faça 2/3 intervenções por hora, é normal ou acontece apenas por estarmos em Agosto?

joao_s

• Hero Member
« Responder #275 em: Agosto 27, 2020, 07:09:28 pm »
O número de radialistas da ‘SmoothFM’ é reduzido, apenas 3, no entanto importa referir que são muito bons, excelentes presenças em antena e excelentes vozes para ouvir na rádio: por ordem alfabética, Dora Isabel, Gonçalo Câmara e Sofia Morais. De facto, podiam e deviam ser mais interventivos. Também é de destacar pela positiva, na sonoplastia da estação, os registos de voz (igualmente por ordem alfabética) de João Vaz e Teresa Fernandes. Quiçá a ‘SmoothFM’ venha a consistir numa rampa de lançamento destes Profissionais para projetos mais ambiciosos (outros que os antecederam estão no setor publicitário e outros). Basta ouvi-los.

Não obstante um ou outro caso, a sonoridade da ‘SmoothFM’ consegue surpreender ao fim de 9 anos. Existem temas integrados na banda sonora da estação que nunca tinha ouvido antes e que são espetaculares. Por vezes, fazem sequências de Blues e Rock absolutamente magníficas. O gosto pela descoberta está presente nesta Estação de Rádio. Ponto.

---/---

Julgo pertinente trazer uma perspetiva da importância e influência dos serviços públicos de televisão e de rádio pela Europa, nomeadamente, quando fazem referência ao nosso país, digamos, visto de fora. A estação pública alemã ‘ZDF’ apresenta, com alguma regularidade, reportagens sobre Portugal. Embora tenha opinião formada sobre os dois operadores públicos de TV alemães, que são muito bons, não vou fazer menção disso num fórum de rádio, a não ser que os dois operadores públicos ‘ZDF’ e ‘ARD’ lideram as audiências na Alemanha, aliás esta parece ser a tendência dos países mais desenvolvidos da Europa – serviços públicos de rádio e de televisão a liderar as audiências nos respetivos países. Eis os dados de 2019:
1- ZDF (12,7%)
2- ARD, das erste (11,2%)
3- RTL (8,5%)
etc.

Os blocos informativos da ‘ZDF’ e ‘ARD’ são muito bons, este passou ontem às 15 h (hora portuguesa). Vale a pena agendar gravações para seguir estes espaços:
Programa “heute – in Europa”, exibido ontem na ‘ZDF’: reportagem sobre o populismo do “Chega” em Portugal – link (ver 7:50).

tuscano

• Hero Member
« Responder #276 em: Setembro 02, 2020, 10:36:02 pm »
Muito bom o pequeno espaço do Gonçalo Câmara, o Jazz Fora de Horas.

tuscano

• Hero Member
« Responder #277 em: Setembro 03, 2020, 10:36:57 pm »
Muito boas escolhas está noite de 3 de Agosto, assim vale a pena ouvir rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #278 em: Setembro 04, 2020, 12:54:35 am »
Note-se que o espaço do Jazz Fora de Horas que passou esta noite no painel da Dora Isabel vinha com referências ao Natal, ao Wonderland, e a uma música que é um clássico natalício. Adequado numa semana de particular calor em Setembro... espera-se que tenha sido caso isolado durante o dia.

tuscano

• Hero Member
« Responder #279 em: Setembro 04, 2020, 10:43:14 am »
Note-se que o espaço do Jazz Fora de Horas que passou esta noite no painel da Dora Isabel vinha com referências ao Natal, ao Wonderland, e a uma música que é um clássico natalício. Adequado numa semana de particular calor em Setembro... espera-se que tenha sido caso isolado durante o dia.
Eu ouvi a Smooth das 19h às 20h e das 22h às 23h e essa música natalicia, programa repetido, passou nas 2.

tuscano

• Hero Member
« Responder #280 em: Setembro 17, 2020, 09:20:26 pm »
Dia 21 de Setembro, especial 9 anos de Smooth fm.

joao_s

• Hero Member
« Responder #281 em: Setembro 22, 2020, 11:10:00 pm »
Sim, 9 anos. Começou a emitir nos 92.8FM, Figueiró, e 103.0FM, Barreiro. Não tive oportunidade de ouvir a emissão comemorativa, qual foi a sua opinião da mesma?

---/---

As notícias e reportagens sobre Portugal na televisão alemã são frequentes. Vale a pena agendar gravações manuais de programas que são exibidos durante o dia, à maneira dos videogravadores VHS, para ver mais tarde. Um programa que acho interessante é um apontamento informativo de 15 minutos que é exibido pelas 16h, hora local, na estação mais vista na Alemanha, ‘ZDF’, e designado “heute in europa”. Este programa começou a ser produzido em 1999.

Hoje exibiu uma reportagem sobre Lisboa, ver neste link (a partir de 06:30)

Acho interessante ver como os outros povos olham para nós.

(no caso desta reportagem o próprio pivot das notícias esteve em Lisboa. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Eichstätt, juntou-se à ‘ZDF’ em 1992).

Os operadores públicos alemães de televisão têm particularidades interessantes, mas este não é um fórum sobre televisão.

tuscano

• Hero Member
« Responder #282 em: Setembro 23, 2020, 04:49:28 pm »
Sim, 9 anos. Começou a emitir nos 92.8FM, Figueiró, e 103.0FM, Barreiro. Não tive oportunidade de ouvir a emissão comemorativa, qual foi a sua opinião da mesma?

---/---

As notícias e reportagens sobre Portugal na televisão alemã são frequentes. Vale a pena agendar gravações manuais de programas que são exibidos durante o dia, à maneira dos videogravadores VHS, para ver mais tarde. Um programa que acho interessante é um apontamento informativo de 15 minutos que é exibido pelas 16h, hora local, na estação mais vista na Alemanha, ‘ZDF’, e designado “heute in europa”. Este programa começou a ser produzido em 1999.

(no caso desta reportagem o próprio pivot das notícias esteve em Lisboa. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Eichstätt, juntou-se à ‘ZDF’ em 1992).

Os operadores públicos alemães de televisão têm particularidades interessantes, mas este não é um fórum sobre televisão.
Ouvi um pouco de manhã 11h - 12h e pouco à tarde 17h - 18h e 19h - 20h, o que notei foi a repetição de algumas músicas, em relação ao que tinha ouvido pela manhã, mas as escolhas foram boas.

cbr1976

• Full Member
« Responder #283 em: Setembro 23, 2020, 05:20:37 pm »

---/---

Só uma correção relativamente à frequência de Figueiró...
97.5 Fm (ainda como romântica fm) passando posteriormente para 92.8 fm onde viria ainda a emitir a romântica dando depois lugar à Smooth.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

joao_s

• Hero Member
« Responder #284 em: Setembro 23, 2020, 09:02:02 pm »
Só uma correção relativamente à frequência de Figueiró...
97.5 Fm (ainda como romântica fm) passando posteriormente para 92.8 fm onde viria ainda a emitir a romântica dando depois lugar à Smooth.
Caro “cbr1976”, não estou a ver qual foi a imprecisão.

De facto, quando se iniciaram as emissões regulares da ‘SmoothFM’, a frequência de 92.8FM foi das primeiras a ser utilizada para o efeito. E bem, uma lufada de “ar fresco” para o público do centro do país. O som da estação ouvia-se um pouco por todo o lado, incluindo cafés e esplanadas. Quanto à antecessora, RomânticaFM, que também emitiu em 92.8FM, ninguém ouvia, uma tortura auditiva, pirosa quanto baste.

Antes de 92.8FM, a frequência do concelho de Figueiró era 97.5FM que apresentava múltiplos problemas: o primeiro era a interferência dos 97.4FM da ‘Comercial’, que impedia a audição minimamente confortável dentro do concelho e na sua sede, o segundo era a cobertura insuficiente do emissor, a cota baixa impedia qualquer tipo de receção no norte do concelho, o terceiro era a péssima qualidade de som, em mono, sem nenhuma fidelidade.

Em 97.5FM chegaram a emitir o ‘RCP’, sem RDS, sem som de qualidade, sem uma cobertura minimamente satisfatória, em suma, sem nada.

A única limitação de 92.8FM é a sua baixíssima potência, apenas 1 kW. Os ouvintes pedem mais potência.

---/---
Eis que hoje, 23.09.2020, Portugal volta a ser notícia na ‘ZDF’:
Link (ver a partir de 10:50)

(uma nota adicional ao comentário de ontem. O pivot iniciou a sua carreira na estação aos 23 anos de idade, desempenha múltiplas funções no operador público, incluindo a apresentação de programas noutros canais desse operador, e ainda é Professor de Jornalismo)