Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 574570 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Mega Hits
« Responder #2775 em: Abril 07, 2026, 03:05:45 pm »
A Rádio Sim não saiu de 1% durante uma década e querem fazê-la regressar porquê?

Aquilo que deveria ter acontecido era parte da música e da lógica da Sim integrar na Renascença, que era onde fazia sentido desde o primeiro minuto. Nunca aconteceu porque quem lidera não o decidiu.

Ter uma Mega a 1.9 e trocar por uma Sim que não saía de 1.0-1.3% é trocar seis por meia dúzia e ficar a perder comercialmente.
Fazia esses resultados com uma rede bem parca no FM.

Acho que uma rádio de oldies bem feita - êxitos até aos anos 2010 exclusive - e com uma cobertura boa do território como é a rede Mega, terá um potencial grande.

Já que a RR não quer ser isso (e devia ser), usar-se-ia essa rede.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2776 em: Abril 07, 2026, 05:43:50 pm »
A Rádio Sim não saiu de 1% durante uma década e querem fazê-la regressar porquê?

Aquilo que deveria ter acontecido era parte da música e da lógica da Sim integrar na Renascença, que era onde fazia sentido desde o primeiro minuto. Nunca aconteceu porque quem lidera não o decidiu.

Ter uma Mega a 1.9 e trocar por uma Sim que não saía de 1.0-1.3% é trocar seis por meia dúzia e ficar a perder comercialmente.

Acho que uma rádio de oldies bem feita - êxitos até aos anos 2010 exclusive - e com uma cobertura boa do território como é a rede Mega, terá um potencial grande.

o potencial publico de uma estação com essas caracteristicas - da velhinha RR/canal 1 ou a Radio Sim - há muito que trocou a rádio de companhia pela TV. Portanto, não lhe vejo grande potencial. Temos a rádio NoAR, que só a escuto no assador de castanhas da foz do Douro.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2777 em: Abril 07, 2026, 08:38:03 pm »

o potencial publico de uma estação com essas caracteristicas - da velhinha RR/canal 1 ou a Radio Sim - há muito que trocou a rádio de companhia pela TV. Portanto, não lhe vejo grande potencial. Temos a rádio NoAR, que só a escuto no assador de castanhas da foz do Douro.
Esse está sempre na NoAr, já desde os tempos em que ainda existia Festival.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2778 em: Abril 07, 2026, 10:22:35 pm »

Estava mais a pensar numa Nostalgia/RCP dos anos 2000, não numa RR do "antigamente".

Acho que uma concorrente da M80 com uma playlist não tão estafada teria um bom potencial.

pdnf

• Hero Member
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2780 em: Abril 10, 2026, 11:45:41 pm »
O problema não deve estar na plástica. A cidade tem uma plástica super reduzia, limitando-se a meia dúzia de jingles e alguns hooks que aguentam em antena uns 5 anos.
A Mega investe em jingles muitas mais vezes e o resultado é sempre o mesmo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2781 em: Abril 11, 2026, 12:21:24 am »
Vem aí nova plástica, da autoria da Pure Jingles:

https://www.linkedin.com/posts/nelson-cunha-101637b9_soon-ugcPost-7447732043649540096-8phK?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Vão lavar a cara com a mesma estilística da mesma produtora que faz as plásticas para a Rádio Comercial e que já fez em tempos para a Cidade FM, duas assinaturas com elementos sonoros dos quais as pessoas têm e muito na memória.

Não preciso de dizer para onde é que isto vai, porque está mais que à vista...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2782 em: Abril 11, 2026, 12:28:47 am »

Acho que não:
https://www.linkedin.com/posts/purejingles_radiodays-radio-tsl-activity-7440777440576065537-US33?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Bem que isto me soava familiar... E não era do que sai do emissor do Arestal.
É certo que o pack é diferente, mas há esse risco. Por vezes, sinto que quem acaba por fazer melhor é mesmo a RTP que faz o serviço dentro de portas. Porque comprando fora, acaba por parecer tudo igual.

O slogan do novo posicionamento é: "As coisas por aqui vão ficar bonitas". Estão a reforçar também a aposta e a presença no LI.
« Última modificação: Abril 11, 2026, 12:38:08 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2783 em: Abril 11, 2026, 12:46:28 am »

Acho que não:
https://www.linkedin.com/posts/purejingles_radiodays-radio-tsl-activity-7440777440576065537-US33?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Bem que isto me soava familiar... E não era do que sai do emissor do Arestal.
É certo que o pack é diferente, mas há esse risco. Por vezes, sinto que quem acaba por fazer melhor é mesmo a RTP que faz o serviço dentro de portas. Porque comprando fora, acaba por parecer tudo igual.

Fui ouvir os dois links. Mas não é esse o resing. A plástica correta a que cheguei após alguma pesquisa é esta: https://purejingles.com/showcase/kiss

A diferença é que na versão portuguesa o fim não é a seco, é cantado, embora com uma voz que nitidamente é estrangeira (denunciado no post de Nelson Cunha por aquele "e as melhôres").

O Nelson fez um erro quanto a mim, mas não da forma que esperava. Pessoalmente sou da opinião que a plástica está demasiado para baixo, voltaram a cair no mesmo erro ali algures de 2022/2023 em que a plástica era totalmente depressiva. Sim, a Kiss usa no Reino Unido e etc etc etc... epá, não somos britânicos. Somos latinos. Isso só funciona até certo ponto e tem que se ter sensibilidade para escolher. A ver vamos o resultado final, às vezes ainda leva uns ajustes.

Não vai ter os IDs habituais da Pure porque escolheram um bloco mais recente que por acaso não os tem, sim. Valha isso. Mas a Pure tem sónicos específicos como a Wise Buddah, aqui a Kiss deve ter pedido mesmo algo mais personalizado que foi agora reaproveitado.

Saudades da plástica mais festiva de 2007/2010 nesse aspeto, aqui pela Mega.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2784 em: Abril 12, 2026, 12:17:34 am »
aqui a Kiss deve ter pedido mesmo algo mais personalizado que foi agora reaproveitado.
É mesmo isso que é referido no post, se reparares: "That's exactly why Nelson Cunha chose to re-sing our KISS package, built for a station that needs to stay ahead of the latest music trends - fresh, exciting, and always moving forward".

Aliás, no site da Pure, eles têm duas áreas, uma para o "Individual" onde apresentam testemunhos dos packs individuais, por exemplo o da KISS, o da NPO Radio 2, da Sublime, e dão algumas pistas. Abaixo, no link re-sing, apresentam uma série de separadores que são, como os da MegaHits, reaproveitamentos, e que, logicamente, são mais baratos e que têm um tempo de vida determinado, a menos que pagues a renovação, diferentemente dos originais, cuja licença é uma vez para todo o sempre.

Já agora, fica aqui a versão atual da MegaHits, embora incompleta, faltam os jingles cantados de introdução a algumas músicas que, diga-se de passagem, são excelentes. Espero que mantenham algo similar.

https://purejingles.com/showcase/megahits

Eu quando me referia a proximidade, no segundo link que partilhei da TOP FM (fictícia) era, justamente, com os da COMRCIAL, que, curiosamente, não aparecem no site para demonstração, mas está bom de ver que foi a PURE que os fez.

Pessoalmente, tendo a gostar mais do trabalho da WiseBuddah, mas, por acaso, este último da MEGAHITS estava bem porreiro, agressivo como se quer para uma estação do género.

O problema não deve estar na plástica. A cidade tem uma plástica super reduzia, limitando-se a meia dúzia de jingles e alguns hooks que aguentam em antena uns 5 anos.
A Cidade FM quase que me arrisco a dizer que nem tem plástica, o que, francamente, não me convence lá muito, e, pese embora goste imenso do trabalho da Tecas, confesso que a escolha dela para voz de estação, não tenha sido a melhor, na minha modesta opinião. Quando a Sofia Morais deixar de ser na Smooth, tinha lugar, na Cidade... é demasiado Soft, para uma rádio que tem 50% do tempo música funk a rodar. Nesse capítulo, a MEGAHITS tem, a meu ver, um dos melhores a trabalhar com eles, o Augusto Seabra tem um aparelho vocal invejável, e isso também conta muito.
Rádio é:

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2785 em: Abril 12, 2026, 10:58:20 pm »
aqui a Kiss deve ter pedido mesmo algo mais personalizado que foi agora reaproveitado.
É mesmo isso que é referido no post, se reparares: "That's exactly why Nelson Cunha chose to re-sing our KISS package, built for a station that needs to stay ahead of the latest music trends - fresh, exciting, and always moving forward".

Aliás, no site da Pure, eles têm duas áreas, uma para o "Individual" onde apresentam testemunhos dos packs individuais, por exemplo o da KISS, o da NPO Radio 2, da Sublime, e dão algumas pistas. Abaixo, no link re-sing, apresentam uma série de separadores que são, como os da MegaHits, reaproveitamentos, e que, logicamente, são mais baratos e que têm um tempo de vida determinado, a menos que pagues a renovação, diferentemente dos originais, cuja licença é uma vez para todo o sempre.

Já agora, fica aqui a versão atual da MegaHits, embora incompleta, faltam os jingles cantados de introdução a algumas músicas que, diga-se de passagem, são excelentes. Espero que mantenham algo similar.

https://purejingles.com/showcase/megahits

Eu quando me referia a proximidade, no segundo link que partilhei da TOP FM (fictícia) era, justamente, com os da COMRCIAL, que, curiosamente, não aparecem no site para demonstração, mas está bom de ver que foi a PURE que os fez.

Pessoalmente, tendo a gostar mais do trabalho da WiseBuddah, mas, por acaso, este último da MEGAHITS estava bem porreiro, agressivo como se quer para uma estação do género.

A Cidade FM quase que me arrisco a dizer que nem tem plástica, o que, francamente, não me convence lá muito, e, pese embora goste imenso do trabalho da Tecas, confesso que a escolha dela para voz de estação, não tenha sido a melhor, na minha modesta opinião. Quando a Sofia Morais deixar de ser na Smooth, tinha lugar, na Cidade... é demasiado Soft, para uma rádio que tem 50% do tempo música funk a rodar. Nesse capítulo, a MEGAHITS tem, a meu ver, um dos melhores a trabalhar com eles, o Augusto Seabra tem um aparelho vocal invejável, e isso também conta muito.

Pessoalmente, adoro os jingles de introdução individuais do Augusto Seabra, espero mesmo que os mantenham na nova plástica. Parece uma rádio americana e de muito maior audiência.

Dá uma força enorme quando se ouve, por exemplo, ''This is Tate McRae, and this is..... MEGAHITS, ISTO É..... MEGA''. Fico, honestamente, com arrepios, dá vontade de ficar e ouvir. Não há comparação possível com os jingles fraquíssimos da Cidade.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2786 em: Abril 18, 2026, 07:39:33 pm »
Um pequeno apontamento, a Mega de Sintra 88.0 está a apanhar uma ''porrada'' forte da Antena 2 em algumas zonas, nomeadamente Torres Vedras, Venda do Pinheiro, Algés, Carnaxide, Belém, etc.....

Não sei se é espúria dos 88.7 ou 88.9, ou uma das frequências 88.0 da Antena 2 está com potência a mais (ou a Mega com força a menos).

É que o RDS chega a alterar mesmo de MEGAFM-S para ANTENA 2, e passo de ouvir funk para ouvir uma composição de Bach, o que é, no mínimo, insólito.

A recepcção do 3o canal da RR cessa por completo ao longo de vários kms! É problemático, especialmente na zona do Oeste, onde os 92.4 já não chegam, e os 92.6 há anos que foram perdidos para a Observador.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2787 em: Abril 18, 2026, 10:47:46 pm »
Um pequeno apontamento, a Mega de Sintra 88.0 está a apanhar uma ''porrada'' forte da Antena 2 em algumas zonas, nomeadamente Torres Vedras, Venda do Pinheiro, Algés, Carnaxide, Belém, etc.....

Não sei se é espúria dos 88.7 ou 88.9, ou uma das frequências 88.0 da Antena 2 está com potência a mais (ou a Mega com força a menos).

É que o RDS chega a alterar mesmo de MEGAFM-S para ANTENA 2, e passo de ouvir funk para ouvir uma composição de Bach, o que é, no mínimo, insólito.

A recepcção do 3o canal da RR cessa por completo ao longo de vários kms! É problemático, especialmente na zona do Oeste, onde os 92.4 já não chegam, e os 92.6 há anos que foram perdidos para a Observador.

Dia 10/04 reportei isto:

E eis que é mesmo propagação, no topo do Cristo Rei:

88.0 - ANTENA 2
94.9 - ANTENA 1
104.7 - ANTENA 3

Por maior que seja a minha incredulidade, tenho mesmo de admitir que estamos com abertas do Minhéu a chegar a Lisboa. Além disso, 104.7 na Avenida Eng. Duarte Pacheco com vista a Monsanto, nem sequer pia, e os próprios emissores de Monsanto, surpreendentemente têm desempenhos fracos aqui (Cristo Rei), AFRICA, RR e CMRADIO nem RDS conseguem apresentar.

Acresce que consegui o fenómeno surpreendente de apanhar os 104.7 em Entrecampos, é certo que sem RDS mas limpos, a serem audíveis, e, como escrevi, se fosse uma espúria, em linha de vista, ela tinha de ser audível e, confirmei, não é.

https://youtube.com/shorts/yv-meFlCUtQ?is=nutFPqRa9A5XsFlQ

A Antena 2 tem quatro frequências em 88.0, todas muito a Norte, por ordem de potência: Vila Pouca de Aguiar (Minhéu - 10Kw), Braga (Sameiro - 2Kw), Caminha (Moledo - Cobertorinho - 0.5Kw) e Paredes de Coura (Penedo do Milho - 0,1Kw). Pelo que te expus acima, mas também porque ontem, aqui em Canelas, em Gaia, estava a conseguir ouvir todos os emissores do Minhéu com relativas boas condições indoor, o que não é de todo usual, pois estão todos em cima de locais do concelho ou das proximidades, excetuando a Antena 2, em que se notava perfeitamente a entrada das duas frequências, penso que terá sido mesmo o Minhéu a fazer das suas. Ainda chegava qualquer coisa dos 88.0 da RR do Funchal. Efetivamente, de Sintra, ontem chegava mesmo tudo, excetuando a MEGAHITS, à 01h da manhã, dava para ouvir a Antena 1 das Janas com RDS dentro de casa, com 30 dBU, ou a micro da RR em 105.0 a anular um emissor de Ílhavo e outro de Famalicão, que partilham a frequência. Ontem, o espectro estava uma autêntica cacofonia.

Ainda assim, é preciso dar contexto. A RTP mexeu nos emissores do Picoto do Minhéu, Vila Pouca de Aguiar algures por esta altura o ano passado e as Antenas de lá passaram a ser um rolo compressor de tudo o que lhes aparece à sua passagem. Aqui na AMP, a Rádio Clube da Feira passou a ser totalmente anulada nas zonas orientais, dentro do próprio concelho do Alvará pela Antena 3, em Gaia, que é fronteiro, diria que é 50/50, Oliveira de Azeméis, também só dá Minhéu.

Há uns dois anos, em Braga, a RTP também mexeu, aí mais em resposta aos 88.1 da Observador de São João da Madeira que começaram a anular muito a 2, pese embora as frequências de Braga sejam bastante redundantes, não são necessárias grandes potências, e, provavelmente, por estar na mesma frequência que Minhéu, é que a 2 só têm 2Kw e a 1 a 3 têm 10Kw, justamente, para evitar interferências. Com o cenário atual, tenho a sensação que ali na zona de Cabeceiras de Basto, 88.0 deve ser giro, deve, imagino que haja bastante colisão de sinais, mesmo com a orografia a ajudar à separação.

Curiosamente, a ANTENA 2 e a MEGAHITS a única colisão que têm não é em 88.0, essa até diria ser a menos óbvia. Volta e meia, aqui no sul de Gaia, 90.6 MegaHits Gondomar começam a ser substituídos por 90.6 Antena 2 Grândola. Também quando há propagação de Lisboa, a que mais a sul morre, ou que chega ao Porto com mais dificuldade é, justamente, 92.4 MegaHits Monsanto, por causa dos 92.5 Antena 2 Monte da Virgem. Quando a Mega tinha Rio Maior, o cenário era o mesmo que Lisboa, curiosamente (ou não), desde que passou a Observador, a coisa ficou bem melhor, ainda ontem se ouvia limpa e com stereo.

Em suma, foi um caso de propagação não há muito a fazer, um emissor local, quando tem em cima uma nacional, é sempre um risco, lembro-me bem de há uns anos apanhar a Antena 3 da Fóia a dar grande coça na Rádio Clube Paços de Ferreira em pleno Pólo Universitário da Asprela, como se fosse um emissor ali do lado. Admira-me, isso sim, que não tenhas apanhado também a RR da Madeira a entrar em cima dela, que ontem até das Canárias se ouvia aqui. E também sabemos que o emissor de Sintra, enfim... é fraquinho, mesmo a Antena 1 da Lousã dá-lhe umas valentes dores de cabeça. Convinha investirem nele, para ficar ao nível da RECORD e da RCS.

A Mega precisa, isso sim, de encontrar uma frequência para a Região do Oeste. Confesso que não choro muito a perda de Rio Maior, não conseguia ligar bem com Monsanto, muito menos com Coimbra, por causa da agora RDS da Anadia, que estando no Luso, não dá grande hipótese no norte dos distritos de Leiria e de Santarém. Há de existir alguma coisa melhor, mas, para já, se calhar está mais para acabar o produto do que para expandi-lo.

« Última modificação: Abril 18, 2026, 10:54:55 pm por pdnf »
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2788 em: Hoje às 11:36:21 am »
Têm havido algumas movimentações, mesmo mergulhados neste caos de identidade.

Ganharam a cobertura da Queima das Fitas do Porto o que faz a Cidade ficar praticamente sem nenhuma festa académica e estiveram em Punta Umbria acompanhar as Viagens de Finalistas o que também era uma tradição na rádio da Bauer.
Por outro lado, desde a saída do Alexandre Guimarães perderam a capacidade de acompanhar artistas importantes como o Papillon que teve direito a um videocast de 1 hora no Youtube da 3, e a cobertura do Primavera por este andar deve estar por um fio.
« Última modificação: Hoje às 11:40:58 am por radiokilledtheMTVstar »