Autor Tópico: Número de recetores DAB+ dos participantes neste Fórum  (Lida 2569 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Número de recetores DAB+ dos participantes neste Fórum
« em: Novembro 17, 2025, 03:14:29 pm »
Em casa: 5 (4 rádios portáteis, 1 de bolso)
Em automóvel: 2
« Última modificação: Novembro 18, 2025, 04:48:52 pm por AG »

Radiofilo

• Hero Member
Re: Número de recetores DAB+ dos participantes neste Fórum
« Responder #1 em: Novembro 17, 2025, 04:11:07 pm »
Em casa 0 (zero).

No automóvel 0 (zero); já tive até há alguns meses atrás uma viatura nova da empresa onde trabalho que dispunha de auto rádio com AM, LW, FM e DAB+.

Neste momento, e tal como as coisas estão no nosso país, considero que é um desperdício de dinheiro adquirir um receptor só com DAB+, só se tiver outras ondas em simultâneo, e mesmo assim...

P. S.: só um aparte, daquilo que me vou apercebendo, falar em DAB+ para a generalidade das pessoas, tal como falar em FM, AM, etc., é como estar a falar em chinês. Sejamos honestos, para a maioria da população existem os rádios, ponto. Tecnologias de difusão do sinal é coisa que lhes passa completamente ao lado.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2 em: Novembro 17, 2025, 04:34:49 pm »
Em casa 0 (zero).

No automóvel 0 (zero); já tive até há alguns meses atrás uma viatura nova da empresa onde trabalho que dispunha de auto rádio com AM, LW, FM e DAB+.

Neste momento, e tal como as coisas estão no nosso país, considero que é um desperdício de dinheiro adquirir um receptor só com DAB+, só se tiver outras ondas em simultâneo, e mesmo assim...

P. S.: só um aparte, daquilo que me vou apercebendo, falar em DAB+ para a generalidade das pessoas, tal como falar em FM, AM, etc., é como estar a falar em chinês. Sejamos honestos, para a maioria da população existem os rádios, ponto. Tecnologias de difusão do sinal é coisa que lhes passa completamente ao lado.
Geralmente, os recetores com DAB/DAB+ também têm FM. Antes de qualquer implementação, é sempre necessário que haja campanha publicitária a informar ouvintes sobre a tecnologia em causa.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #3 em: Novembro 17, 2025, 06:03:14 pm »
Eu gosto de ouvir radio, em casa tenho alguns rádios com FM AM SW e SSB até aos 30 MHz e até tenho dois rádios tipo walkie talkies com VHF e UHF que permitem ouvir outras coisas a nível de comunicações. Mas não tenho nenhum com DAB+ zero nem no carro nem em casa. E acho que por agora não vale a pena estar a comprar um radio com DAB+.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #4 em: Novembro 17, 2025, 07:13:28 pm »
DAB+/FM : 3
FM : 5
Quando vou a VRSA consigo receber o MUX pirata de Pozo del Camino com rádios Holandesas e que retransmite a Rádio Isla Cristina 107.5 que por sua vez retransmite o C.FIESTA.
A recepção só é estável na Av. da República junto ao Rio Guadiana e na estrada da mata que liga VRSA a Mte Gordo
Luís Gonçalves

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Novembro 17, 2025, 09:52:59 pm »
DAB em casa penso ter 2.

O carro é de 2019 e não tem recetor DAB ainda.

FM perdi a conta.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 17, 2025, 09:55:02 pm »
DAB em casa penso ter 2.

FM perdi a conta.

O meu também é de 2019, do grupo PSA, mas havendo DAB+, já li algures que eles atualizam o software gratuitamente. Em termos de hardware, parece que já estão preparados, é só atualizar o software.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7 em: Novembro 17, 2025, 10:22:04 pm »
Não tenho qualquer recetor DAB+ em nenhum equipamento. É tudo FM e AM.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8 em: Novembro 18, 2025, 04:09:13 pm »
DAB em casa penso ter 2.

FM perdi a conta.

O meu também é de 2019, do grupo PSA, mas havendo DAB+, já li algures que eles atualizam o software gratuitamente. Em termos de hardware, parece que já estão preparados, é só atualizar o software.

O meu também é PSA. Engraçado porque já conduzi outro carro da mesma marca, de um ano anterior e com um rádio inferior, mas que tinha tuner DAB+!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #9 em: Novembro 18, 2025, 04:50:30 pm »
Possuo três receptores DAB+ em casa.
« Última modificação: Novembro 18, 2025, 04:55:44 pm por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #10 em: Setembro 23, 2026, 11:57:18 pm »
Por força das circunstâncias, o número de recetores com suporte à tecnologia alterou de 0 para 1.

Boxx

• Hero Member
« Responder #11 em: Hoje às 07:28:48 am »
Tenho apenas um equipamento, com essa tecnologia, mas que neste momento, nada capta, na zona do Porto.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #12 em: Hoje às 09:02:29 am »
Tenho apenas um equipamento, com essa tecnologia, mas que neste momento, nada capta, na zona do Porto.

Claro que nada capta, pois Portugal nada tem nesta tecnologia! Os vizinhos espanhóis estão numa fase de planeamento das redes e rápida implementação de novos emissores, ainda este ano, estando o mais próximo do Porto localizado na região de Santiago de Compostela. Quando ativarem emissores mais próximos, tal como na região de Vigo, pode ser que surja algo no recetor...