https://noticiasdeagueda.sapo.pt/tvc-media-group-conclui-aquisicao-da-radio-soberania-e-abre-uma-nova-era-na-radio-regional/
Do que eu percebi:
O grupo que adquiriu a Soberania é o mesmo que tem a Mundial FM e a Rádio Caria
É o mesmo que tem as rádios com locutores IA e em modo jukebox
O mesmo que estava a fazer uma angariação de fundos para colocar novamente a Mundial FM no ar depois da tempestade deste ano
Espero que com mais dinheiro, e meios, consigam honrar o legado da Soberania (se bem que o nome já retiraram e o novo projeto já é apresentado bem ao estilo do grupo, num vídeo com uma canção em IA)
Certo. Não sei se, um destes dias, a ideia não será tentar uma associação, mais difícil porque não é permitida a generalistas, mas uma parceria de serviço de programas.
Em todo o caso, as frequências de Águeda são problemáticas, mesmo em pleno mês de dezembro, em dia com perto de zero graus, estás a apanhar com a Cidade FM Alcanena em cima dela. No Verão, sinceramente, deve ouvir-se em condições devidas apenas em Águeda. Mesmo a Votarei, por exemplo, na zona de Ovar, com uma frequência mais limpa, consegue ter problemas com a Dom Fuas, 0.1 ao lado, a fazer pressão, sem falar da RR de Valença. Não conheço a localização dos emissores, mas não é grande espingarda, em termos de alcance, em termos de cobertura do concelho, acredito que seja excelente.
No tocante à IA, acho que chegaremos ao ponto de ter de proibir quer serviços noticiosos, quer animação com recurso a IA. Não é algo que ajude a cativar ouvintes.
Em todo o caso, a Soberania já tinha algumas coisas menos positivas, como inglês copiados da RFM ou da Comercial, do que cheguei a apanhar duas ou três vezes.