Autor Tópico: Nove3Cinco - 93,5 MHz Póvoa de Lanhoso  (Lida 11998 vezes)

Radiofilo

• Hero Member
Re: Nove3Cinco - 93,5 MHz Póvoa de Lanhoso
« Responder #45 em: Agosto 28, 2025, 08:07:56 pm »
A zona de fronteira da Nove3Cinco com qualidade de sinal é, de facto, a A41, mas há múltiplos pontos em que ainda se ouvem.

Até à Circunvalação a escuta é razoável, sem deslumbrar, e portanto o pdnf está certo aqui, mas há mais pontos onde se escuta. Matosinhos tem várias áreas em que o sinal entra razoavelmente bem mesmo no centro da cidade de Matosinhos, pese a pressão da RR, e mesmo junto à costa de Leça para cima há sempre Nove3Cinco (com melhor sinal nalguns pontos que noutros). Para "dentro", escuta-se em vários pontos do concelho de Gondomar com um ou outro impedimento da RR, exceto no extremo sul de Gondomar (a nacional que vai para Sebolido), em que o sinal é essencialmente nulo ou quase nulo. No Porto em si só se ouve, mal, no extremo oriental (zona dos bairros sociais, fronteiriço a Gondomar).

Em Gaia há muitas zonas em que consegue entrar, em Mono e com por vezes algum ruido mas tolerável, mas exige que o rádio seja mesmo muito bom e seja mais ou menos campo aberto. N222 é um desses exemplos, na zona das Devesas, fraca na Madalena e no Canidelo mas ouve-se, por exemplo. Centro nevrálgico de Gaia (Santo Ovídio à Ponte do Infante), Afurada e até ao Santos Silva, Vilar do Paraíso (sem fronteira) e para sul disso, deixa de haver totalmente sinal, a RR não perdoa e são zonas em que já era difícil de entrar o sinal.

Há uma brevíssima área em que há Nove3Cinco no concelho de Espinho, muito mal, mas há: Guetim. Tudo o resto é inaudível em condições normais. Mas é normal, é um emissor com 500w e 700 e tal metros de cota na Póvoa de Lanhoso, já muito ele faz.

Ora aí está...

Há alguns anos recordo-me de sintonizar esta estação na zona da praia de Leça da Palmeira/farol (quando referi "zona do Porto", era por aqui...).

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #46 em: Agosto 29, 2025, 10:22:33 am »
Não estamos em 1990 onde captar uma rádio com cortes e afins era bom e ninguém se importava.
Em 2025 alguem tem paciência para ter cortes de 20 em 20 segundos.
Creio que não.
Se assim acontece para mim, considero a rádio não audível.

Danl

• Hero Member
« Responder #47 em: Agosto 29, 2025, 11:13:28 am »
A zona de fronteira da Nove3Cinco com qualidade de sinal é, de facto, a A41, mas há múltiplos pontos em que ainda se ouvem.

Até à Circunvalação a escuta é razoável, sem deslumbrar, e portanto o pdnf está certo aqui, mas há mais pontos onde se escuta. Matosinhos tem várias áreas em que o sinal entra razoavelmente bem mesmo no centro da cidade de Matosinhos, pese a pressão da RR, e mesmo junto à costa de Leça para cima há sempre Nove3Cinco (com melhor sinal nalguns pontos que noutros). Para "dentro", escuta-se em vários pontos do concelho de Gondomar com um ou outro impedimento da RR, exceto no extremo sul de Gondomar (a nacional que vai para Sebolido), em que o sinal é essencialmente nulo ou quase nulo. No Porto em si só se ouve, mal, no extremo oriental (zona dos bairros sociais, fronteiriço a Gondomar).

Em Gaia há muitas zonas em que consegue entrar, em Mono e com por vezes algum ruido mas tolerável, mas exige que o rádio seja mesmo muito bom e seja mais ou menos campo aberto. N222 é um desses exemplos, na zona das Devesas, fraca na Madalena e no Canidelo mas ouve-se, por exemplo. Centro nevrálgico de Gaia (Santo Ovídio à Ponte do Infante), Afurada e até ao Santos Silva, Vilar do Paraíso (sem fronteira) e para sul disso, deixa de haver totalmente sinal, a RR não perdoa e são zonas em que já era difícil de entrar o sinal.

Há uma brevíssima área em que há Nove3Cinco no concelho de Espinho, muito mal, mas há: Guetim. Tudo o resto é inaudível em condições normais. Mas é normal, é um emissor com 500w e 700 e tal metros de cota na Póvoa de Lanhoso, já muito ele faz.

Para minha grande surpresa ela ouve-se relativamente bem perto do nó dos Carvalhos, mesmo através de um simples telemóvel. Mas o sinal é muito, mas mesmo muito instável, porque metros adiante desaparece ou é completamente abafado pelo da RR, 93.7Mhz.

Mas claro, naquela zona de Gaia capta-se tudo e mais alguma coisa.
« Última modificação: Agosto 29, 2025, 11:16:05 am por Danl »

pdnf

• Hero Member
« Responder #48 em: Agosto 29, 2025, 03:21:52 pm »
Não estamos em 1990 onde captar uma rádio com cortes e afins era bom e ninguém se importava.
Creio que não.
Completamente de acordo. Por isso mesmo, só considero que há sinal a Norte da Circunvalação, para sul desta, é restolho. Depois podem existir as tais ilhas onde há falha de sinal, estilo emissores de Santa Justa em Laborim, mas isso são pequenas zonas de sombra, não posso dizer que não haja sinal da Mega ou da Rádio Maria em Gaia.

Para minha grande surpresa ela ouve-se relativamente bem perto do nó dos Carvalhos, mesmo através de um simples telemóvel. Mas o sinal é muito, mas mesmo muito instável, porque metros adiante desaparece ou é completamente abafado pelo da RR, 93.7Mhz.

Mas claro, naquela zona de Gaia capta-se tudo e mais alguma coisa.
Do nós dos Carvalhos à GNR ouvem-se muito bem os emissores do interior, incluindo Bornes e Vila Pouca de Aguiar. Por exemplo, a TSF de Bornes tapa muito frequentemente a Arouca nessa reta de 200 metros.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #49 em: Agosto 29, 2025, 05:22:53 pm »
Creio que não.

Em 1990 os rádios eram analógicos e poucos eram os rádios que aguentavam sinais fracos em FM.

Em 2025, o rádio médio do automóvel tem alimentação na antena, amplificador, modulação digital e processamento de sinal com análise em tempo real que aproveita até o mais fraco e pobre dos sinais reduzindo-lhe a amplitude e o volume sem que entre qualquer ruido.

São apenas 500w, é um ponto de propagação bastante afastado já do Porto, e mesmo assim ouve-se em boas condições transversalmente ate à A41. Para o interior é das poucas estações que chega a Montalegre, segundo me foi dito, por exemplo.

Por essa sua lógica ninguém ouvia rádio em Beja, que é uma região que se presta muito a esse comportamento de frequências fora da sede de distrito (eu que o diga que tentei ouvir a Voz da Planície aqui há uns meses e zonas de sombra não faltaram)... Ou no Algarve, com as inúmeras zonas de sombra dos diversos emissores locais fora dos respectivos concelhos ou a Comercial que consegue a proeza de falhar assim na Via do Infante que é uma maravilha com dois emissores lá.

Isto só para dar exemplos. Mais haveria...

Isto sendo dito eu acho que ganhavam em ir para o Sameiro, embora tenha dúvidas da resiliência do sinal que daí resultaria no litoral. A partir do momento que a RUM tem falhas na Póvoa de Varzim... isto para comparar laranjas com laranjas. Mas perder-se-ia muita cobertura a sul da Trofa. Acho que é por isso que nunca mexeram no assunto.
« Última modificação: Agosto 29, 2025, 05:26:14 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #50 em: Agosto 29, 2025, 07:17:24 pm »
Creio que não.

Em 1990 os rádios eram analógicos e poucos eram os rádios que aguentavam sinais fracos em FM.

Em 2025, o rádio médio do automóvel tem alimentação na antena, amplificador, modulação digital e processamento de sinal com análise em tempo real que aproveita até o mais fraco e pobre dos sinais reduzindo-lhe a amplitude e o volume sem que entre qualquer ruido.

São apenas 500w, é um ponto de propagação bastante afastado já do Porto, e mesmo assim ouve-se em boas condições transversalmente ate à A41. Para o interior é das poucas estações que chega a Montalegre, segundo me foi dito, por exemplo.

Por essa sua lógica ninguém ouvia rádio em Beja, que é uma região que se presta muito a esse comportamento de frequências fora da sede de distrito (eu que o diga que tentei ouvir a Voz da Planície aqui há uns meses e zonas de sombra não faltaram)... Ou no Algarve, com as inúmeras zonas de sombra dos diversos emissores locais fora dos respectivos concelhos ou a Comercial que consegue a proeza de falhar assim na Via do Infante que é uma maravilha com dois emissores lá.

Isto só para dar exemplos. Mais haveria...

Isto sendo dito eu acho que ganhavam em ir para o Sameiro, embora tenha dúvidas da resiliência do sinal que daí resultaria no litoral. A partir do momento que a RUM tem falhas na Póvoa de Varzim... isto para comparar laranjas com laranjas. Mas perder-se-ia muita cobertura a sul da Trofa. Acho que é por isso que nunca mexeram no assunto.

Não acho impossível, não obstante, sendo a Chaves FM também 93.5, não acredito que a cobertura da Póvoa do Lanhoso seja excepcional, pois Montalegre é fronteiro a Chaves. Aliás, parece-me que só é possível coexistirem nas mesmas frequências devido ao facto de terem o Gerês a fazer a clara separação. É a mesma barreira que têm os 101.1 RFM Bornes e RR.

Em termos de cobertura para sul, os emissores de Braga são bastantes resilientes. Pelo menos até Gaia, não há grandes problemas no sinal dos emissores de Braga. O primeiro a morrer, a sul da A29 é a RFM devido a 89.7, mesmo os 106.0 da AltoMinho praticamente sobrepõem-se em todo o concelho de Gaia, excetuando Canelas e Perosinho, estando em cima da RR da Lousã.

O emissor da Póvoa de Lanhoso tem 1Kw a de Alenquer é que são 0.5Kw, por acaso tendo sempre a trocar essas também.

É claro que os rádios atuais maximizam muito as possibilidades de escuta, é evidente, mas quando há quebras de sinal, há. Eu tenho um bom autoradio no carro, e entrando na VCI esquece, deixo de ter sinal da 93.5. por comparação, a RUM pode ter uma ou outra pipoca, mas aguento-a sempre se Canelas ao Porto, contando com alguma perda de RDS na A29, mas não se nota se não olhares para o ecrã.

É verdade que na zona da Póvoa os emissores do Sameiro perdem um pouco a pujança, mas penso que tentar ganhar o Porto, e no Sameiro seria possível, dado que 93.4 e 93.6 estão limpas, deve compensar essa perda. Além da óbvia estabilidade de sinal em Braga.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #51 em: Agosto 30, 2025, 02:17:30 am »

(...)

“MemóriasR”, não é bem assim como diz.

Nos anos 80, segundo as revistas da especialidade da época (ImaSom, What-HIFI, Áudio..), havia dois fabricantes de autorrádios que eram a referência: Pioneer e Alpine, cuja qualidade de captação andava avançada relativamente aos recetores domésticos. Posso dar o testemunho da Pioneer, esses equipamentos eram uma “bomba” de captação, assemblados com chips ARC, captavam sinais fracos como se estivesse na área de cobertura do emissor. Dispunham de uma série de funcionalidades como amplificação DX e filtros MPX, quando a seletividade era problema. Sem dúvida, dos melhores equipamentos que me passaram pelas mãos. Não tinham RDS (nos anos 80 não havia), nem indicadores de força de sinal. Qualidade de som fora de série (BASS, TREBLE, Loudness), desde que equipados com altifalantes de polipropileno de 2 ou 3 vias, em detrimento dos altifalantes de cartão tratado.

Quando era adolescente, a alta fidelidade fascinava-me.

Nos anos 90, deu-se um avanço na tecnologia de captação auto: os equipamentos já contemplavam RDS, visores LCD de dimensões generosas, caracteres multicolores e indicadores de força de sinal.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #52 em: Agosto 30, 2025, 03:08:55 pm »

(...)

“MemóriasR”, não é bem assim como diz.

Nos anos 80, segundo as revistas da especialidade da época (ImaSom, What-HIFI, Áudio..), havia dois fabricantes de autorrádios que eram a referência: Pioneer e Alpine, cuja qualidade de captação andava avançada relativamente aos recetores domésticos. Posso dar o testemunho da Pioneer, esses equipamentos eram uma “bomba” de captação, assemblados com chips ARC, captavam sinais fracos como se estivesse na área de cobertura do emissor. Dispunham de uma série de funcionalidades como amplificação DX e filtros MPX, quando a seletividade era problema. Sem dúvida, dos melhores equipamentos que me passaram pelas mãos. Não tinham RDS (nos anos 80 não havia), nem indicadores de força de sinal. Qualidade de som fora de série (BASS, TREBLE, Loudness), desde que equipados com altifalantes de polipropileno de 2 ou 3 vias, em detrimento dos altifalantes de cartão tratado.

Quando era adolescente, a alta fidelidade fascinava-me.

Nos anos 90, deu-se um avanço na tecnologia de captação auto: os equipamentos já contemplavam RDS, visores LCD de dimensões generosas, caracteres multicolores e indicadores de força de sinal.

Daí ter dito poucos e não nenhuns... eu próprio tive um Pioneer (gentilmente ofertado nos idos por um membro deste fórum) dessa época e eram equipamentos incríveis. Mas não eram baratos, para o chamado utilizador médio, portanto. Alta fidelidade mesmo no nosso próprio contexto era todo um investimento, à época.

Hoje em dia o rádio médio é bastante assim. Democratizou-se mais a boa captação de FM.

joao_s

• Hero Member
« Responder #53 em: Agosto 30, 2025, 07:35:49 pm »

Daí ter dito poucos e não nenhuns... eu próprio tive um Pioneer (gentilmente ofertado nos idos por um membro deste fórum) dessa época e eram equipamentos incríveis. Mas não eram baratos, para o chamado utilizador médio, portanto. Alta fidelidade mesmo no nosso próprio contexto era todo um investimento, à época.

Hoje em dia o rádio médio é bastante assim. Democratizou-se mais a boa captação de FM.

Ao contrário de hoje, em que os automóveis integram de fábrica os componentes de multimédia e comunicações no tablier, nesse período os automóveis apenas vinham preparados para a montagem de autorrádio, cabendo ao proprietário escolher o equipamento e prover a montagem do mesmo.

Em 1989, ano em que tirei a carta, aos 18, passei por esse processo. Um autorrádio Pioneer e 4 altifalantes de polipropileno com 2 vias (4 Ohm, 50 ~ 20 kHz) ficou por 58.000$00 na Lisbonense Som, Restauradores. O aparelho debitava 15 W por canal, comtemplava um deck com autoreverse e doby B, visor (display) LCD na parte inferior direita, captava muitíssimo bem e continha 15 presets. O que o caracterizava era o peso, aparelho pesado, o aquecimento e o sistema de gaveta, ou seja, retirava o equipamento quando saía do carro.

Nos anos 90, os equipamentos eram mais leves, mais potentes (tipicamente 40 W por canal), aqueciam menos e apenas se destacava (retirava) o painel frontal.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #54 em: Agosto 30, 2025, 07:46:07 pm »

Ao contrário de hoje, em que os automóveis integram de fábrica os componentes de multimédia e comunicações no tablier, nesse período os automóveis apenas vinham preparados para a montagem de autorrádio, cabendo ao proprietário escolher o equipamento e prover a montagem do mesmo.

Em 1989, ano em que tirei a carta, aos 18, passei por esse processo. Um autorrádio Pioneer e 4 altifalantes de polipropileno com 2 vias (4 Ohm, 50 ~ 20 kHz) ficou por 58.000$00 na Lisbonense Som, Restauradores. O aparelho debitava 15 W por canal, comtemplava um deck com autoreverse e doby B, visor (display) LCD na parte inferior direita, captava muitíssimo bem e continha 15 presets. O que o caracterizava era o peso, aparelho pesado, o aquecimento e o sistema de gaveta, ou seja, retirava o equipamento quando saía do carro.

Nos anos 90, os equipamentos eram mais leves, mais potentes (tipicamente 40 W por canal), aqueciam menos e apenas se destacava (retirava) o painel frontal.

"apenas se destacava (retirava) o painel frontal" - tive um destes, muito bom, da SONY.

pdnf

• Hero Member
« Responder #55 em: Agosto 30, 2025, 09:35:38 pm »

"apenas se destacava (retirava) o painel frontal" - tive um destes, muito bom, da SONY.
Por aqui, tive até Outubro/23 um Peugeot 205 XAD, paz à sua alma  ;D ;D que circulou, desde origem com este tijolo (Grundig 3100).

https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/files/xtnh49qc0rkj2-PT/image

O facto de se poder retirar a patilha dos botões de seleção, safou-o duas vezes de ter de ser substituído, ainda nos tempos em que era o meu pai que o conduzia, no final dos anos 90, em que nos assaltaram o carro duas vezes.

O carro esteve 9 anos parado na garagem à espera de ir para abate, até que quando comecei a trabalhar, em 2016, resolvi pô-lo a trabalhar. Pensei que ia ter de substituir o autoradio, para meu grande espanto não foi necessário, funcionava na perfeição.

Durante uns anos, até 2020, circulava sem antena exterior, que tinha sido roubada pouco antes de ter ido para a garagem em 2007, e entre Porto, Gaia, Espinho, não tinha problemas nenhuns em ouvir RR, ANTENA 1, TSF. Em 2020, com a pandemia, comecei a ouvir a Mega e, como tal, tive de comprar uma antena, porque 90.6 só apanhava na subida do Dragão e mal. Em setembro desse ano, a minha mãe foi colocada em Santo Tirso e como o carro praticamente andava a água, começou a andar com ele para trabalhar. Lembro-me de ela se queixar de perder o sinal de 93.7 apenas já praticamente a chegar à vila, no entroncamento entre a EN104 e a EN105. Não foi problemático, 103.4 do Muro ouviam-se bem, sintonizei-lhe na posição ao lado. Muitas vezes ela esquecia-se de mudar a sintonia na volta, dizia-me que só a chegar ao Freixo se dava conta que tinha de trocar.

Uns meses antes de entregar o motor ao sucateiro, já a dar o último estertor, resolvi levá-lo até Coimbra. Pois, no Pólo 2, consegui captar os 94.0 da Cidade Hoje e os 99.2 da Comercial. No caso desta última, recordo que existe 99.1 da Figueira da Foz que se ouvem bem em Coimbra. Ou seja, obviamente que estes equipamentos não tinham um desempenho idêntico ao do meu 2008, mas também não eram um rádio despertador. Claro que nas proximidades de um emissor de grande potência saturavam tudo à volta. Por exemplo, no 2008 consigo ouvir bem a RUM, no 205 era impensável, de 97.3 a 98.1 só dava Rádio Comercial.

Estes equipamentos eram também ótimos sorvedouros de bateria. Bastava estar uns 5 minutos com o rádio ligado, que era sinónimo de chamada obrigatória para a Assistência em Viagem.  ;D

Já que estamos no tópico da 93.5, acrescento que com o tijolo na zona onde estaciono, junto à EN12 (Circunvalação, junto ao S. João) não tinha sinal da emissora da Póvoa de Lanhoso. Aí entram bem os sinais de Norte, Vigo incluído. Com o rádio do J6 conseguia-a apanhar, no 2008 também. No escritório era totalmente impossível, mesmo pondo a antena fora da janela, não chegava nada.
« Última modificação: Agosto 30, 2025, 09:40:52 pm por pdnf »
Rádio é: