Tenho feito um esforço para escutar as rádios locais que se escutam na região da Área Metropolitana do Porto. Hoje, escolhi a Fundação FM de Guimarães. Uma agradável surpresa. Playlist variada, nacional e internacionalmente, direcionada a um target entre os 25 e os 50 anos, com o Fernando Daniel e o Diogo Piçarra a passarem a cada 30 minutos, mas parece que há dedo dos animadores na playlist. Um misto entre MEGA, CIDADE FM e RFM.
Locução em direto, com várias intervenções entre músicas e painéis não muito longos. Consultada a programação no site da rádio, percebe-se que a há durante 12h: 07h-20h (exceto das 13:00h às 14:00) e também em alguns programas do fim-de-semana. Tem uma hora diariamente dedicada à informação regional muito completa (12h-13h), que vai para lá de Guimarães, e que em termos de profissionalismo, não fica a dever nada às quatro nacionais informativas, também na locução dos noticiários. Nessa hora, existem ainda avisos à população, por exemplo, objetos encontrados pela PSP.
Nos noticiários também um bom acompanhamento, por exemplo, da Primeira Liga, não só dos clubes do Norte. Tem ainda um programa de painel político ao fim-de-semana, o que para uma local...é obra!
A equipa é vasta: 8 animadores e 4 jornalistas.
No programa das 09:00 às 12:00, o SMS, existe iteração com os ouvintes, que podem enviar pedidos por esse meio, ou sugerir que a locução telefone a pessoas, surpreendendo-as.
Pontos mais negativos:
Parece-me que é ligeiramente exagerado o número das chamadas, principalmente porque fica algum tempo em antena a apenas se ouvir o telefone a tocar e a locutora, Elsa Ribeiro, a encher chouriços.
Tem pelo menos dois jingles muito similares aos da M80, diria que foram feitos pela mesma empresa.
A última intervenção do locutor é sempre por volta dos 55, pelo que a segunda música antes do sinal horário não passa mais de 30/40 segundos, o que é de evitar, pelo menos a mim irrita-me. Era preferível por a publicidade antes (que não é exaustiva como noutras locais).
Apesar de sabermos que as rádios locais não competem com as nacionais, parece-me um pouco inconveniente a Elsa Ribeiro elogiar tanto a Joana Marques "excelente humorísta e colega, com o seu sempre divertido Extremamente Desagradável na Renascença". Para além disso, passou Toxic de Britney Speares, "porque ouvi esta música de manhã na Mega e decidi que a ia passar hoje também na Fundação".

O emissor é fracote...está muito pressionado pela TOP FM, muito dificil de direcionar a antena, e quando se consegue estabilidade de sinal, volta e meia lá entra uma rajada da TOP por 3 ou 4 segundos.