Autor Tópico: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto  (Lida 65130 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Nova - 98,9 MHz Porto
« Responder #285 em: Julho 24, 2025, 06:33:31 pm »
Ao ler este post, lembrei-me que a Nova pode ser uma das grandes interessadas em que VOZNEIVA deixe de emitir "ilegalmente". Com o fim da AVFM, que neste momento também está "ilegal", 98.7 fica completamente limpa, porque a Maunça da Mealhada para Norte, em dias normais não entra.
Poderia ser muito interessante para a NOVA migrar para 98.8, a RR em 98.6 não é muito problemática, e permitia ouvir-se bem até, justamente, à Mealhada, que é onde se perdem os sinais de Gaia, sem essa pressão da Jornal do Centro.
A RJC não é ameaça. Qualquer dia também desaparece.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #286 em: Julho 24, 2025, 06:39:27 pm »
A RJC não é ameaça. Qualquer dia também desaparece.
Quando se lembram de por o emissor a trabalhar devidamente, em Aveiro aquilo ora dá uma, ora dá outra. Por exemplo, a CMRADIO tem a Antena 1 em 94,9 em cima e não tem esse problema, convivem devidamente. Um emissor de 5Kw no Monte da Virgem consegue-se ouvir bem em quatro capitais de Distrito e ainda, do que me recordo, de forma razoavelmente aceitável em Vila Real. Não é de desprezar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #287 em: Agosto 09, 2025, 02:49:46 am »
O que é que tem de diferente o PS e o ET da NOVA? Há algum problema, quase de certeza, pois não consigo, mesmo na janela, com linha de vista ao emissor, com o QODOSEN DX-286 obter esses dois dados. O RDS loga de imediato, mas PS e RT não entram, nem indo à varanda.

No A52, que tem um rádio foleiro, tudo perfeito. Estranho!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #288 em: Agosto 22, 2025, 01:06:20 am »
O que é que tem de diferente o PS e o ET da NOVA? Há algum problema, quase de certeza, pois não consigo, mesmo na janela, com linha de vista ao emissor, com o QODOSEN DX-286 obter esses dois dados. O RDS loga de imediato, mas PS e RT não entram, nem indo à varanda.

No A52, que tem um rádio foleiro, tudo perfeito. Estranho!
Não tendo efetuado qualquer alteração no equipamento, e tendo verificado em vários locais de Vila Nova de Gaia ao longo dos últimos dias, posso adiantar que o problema do PS e do RT da NOVA ficou solucionado ao início desta noite. O problema mantinha-se está tarde.

Cheguei a pensar que pudesse ser problema com as minúsculas não serem convertidas no equipamento, mas essa teoria caiu por terra quando apanhei os 105.6 da Concelho de Mafra, em que o equipamento converteu perfeitamente para maiúsculas os caractéres "afra".

Em todo o caso, não conheço estação que mexa tanto no PS. O importante é que, por ora, está resolvido.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #289 em: Agosto 26, 2025, 10:00:50 am »
Não sei que andam a fazer na Nova, mas o problema está novamente a ocorrer no PS e RT, desde ontem à tarde. Desta feita, até no telemóvel está a demorar imenso a fixar o PS, cerca de 30 segundos. O sinal é suficientemente forte, estou em linha de vista, e, além disso, no QODOSEN, onde não entra mesmo, mesmo mexendo na seletividade, o sinal está nos 60. A MEGAHITS, por exemplo, entre 15 e 20, não tem problemas com o PS e RT.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #290 em: Agosto 27, 2025, 03:40:36 pm »
Estou com a Nova sintonizada desde a hora de almoço. Como de costume, sem PS. Eis que de repente, lá aparece o __NOVA__. Durou uns 10 minutos, de repente, branca de nem um segundo e passa a NONO____. Agora, novamente sem PS e RT. O nível de sinal está estável e ótimo. Não percebo que problema é este. Diga-se que no A52, quando tenho PS no QODOSEN tenho PS "__Nova__", quando não tenho fica "__NOVA__" e o RT fica truncado aos primeiros 5 caracteres. Estranha anomalia. No carro, confirmo que ele vai buscar o PS de memória, mas RT nem vê-lo.

Reforço que não existe qualquer dificuldade na captação do áudio da estação. Está excelente, sem dúvida, a local mais forte do Monte da Virgem.

Os demais elementos do RDS, PI, PTY e Data não apresentam qualquer constrangimento. Estou em linha de vista.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #291 em: Agosto 27, 2025, 04:52:48 pm »
Novo PS "NOVA____". Desculpem o spam, mas isto é claramente intervenção técnica a decorrer.
Pelo menos, estão empenhados em solucionar o problema.
Rádio é: