Fórum da Rádio

Estações de radiodifusão => Rádio em Portugal => Tópico iniciado por: Luis Carvalho em Março 11, 2022, 05:46:42 pm

Título: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Luis Carvalho em Março 11, 2022, 05:46:42 pm
Repto à Antena1 , Renascença, TSF - Rádio Notícias , e a outras rádios com cobertura nacional ou quase nacional: colocar no ar um programa (nem que fossem 15 minutos por dia, por exemplo de manhã com repetição à noite), em ucraniano, com notícias e informações importantes para os imigrantes e, sobretudo, para os refugiados que residem em Portugal. Pensem nisso!
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: radiokilledtheMTVstar em Março 11, 2022, 05:53:27 pm
Parece que a Comercial vai fazer isso, embora apenas online:
https://marketeer.sapo.pt/radio-comercial-ucrania-nova-estacao-sera-bilingue-e-dedicada-a-apoiar-a-comunidade-ucraniana/
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Luis Carvalho em Março 11, 2022, 06:08:12 pm
Parece que a Comercial vai fazer isso, embora apenas online:
https://marketeer.sapo.pt/radio-comercial-ucrania-nova-estacao-sera-bilingue-e-dedicada-a-apoiar-a-comunidade-ucraniana/

Não custava muito 15 minutos diários na rede hertziana...
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: brodcastfm em Março 11, 2022, 06:13:39 pm
Está tudo maluco....agora até notícias quer em Ucraniano. Acho um disparate com tanta pobreza em Portugal agora é só os Ucranianos que tem prioridade. Não tenha nada contra o povo, mas quem vai pagar isto tudo é o zé povinho parvinho.

Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdf em Março 11, 2022, 08:09:14 pm
Está tudo maluco....agora até notícias quer em Ucraniano. Acho um disparate com tanta pobreza em Portugal agora é só os Ucranianos que tem prioridade. Não tenha nada contra o povo, mas quem vai pagar isto tudo é o zé povinho parvinho.

"Não tenho nada contra o povo, mas"... é como o "não sou racista, mas", "não sou xenófobo, mas..."

Por acaso Portugal está em guerra e eu não sabia? Consegue perceber a diferença? Não há rádios em português?

Consegue perceber agora o quão absurdo foi o seu post? Espero que sim.

Já diziam os meus avós: "se não tens nada de bom para dizer... não digas"...
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: brodcastfm em Março 11, 2022, 08:36:34 pm
Apenas é a minha opinião. Não quero com isto criar alguma divergência aqui no fórum. Mas acho um abuso o que Portugal está a fazer quando existe tanta gente em Portugal para ser ajudada. Olhem para o estado das nossas rádios (locais) que tanto precisam de ajuda e ninguém olha para nós. Agora até o dinheiro da publicidade que não é emitida por culpa do estado, vem pedir as rádios a devolução do dinheiro. Se calhar para ajudar os Ucranianos, será!?

Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Julio Carvalho em Março 11, 2022, 09:52:26 pm
Estou de acordo, mas mais uma vez essa era um função do Serviço Público, nomeadamente a A1, que a seguir aos noticiários, podia ter algumas informações de utilidade para os ucranianos e na  sua língua, apesar de nesta altura ainda não ser muito numerosa o número de refugiados no nosso país.

Mas também não posso deixar de elogiar a Comercial pela sua rádio on line em ucraniano. Teve "olho" esta rádio.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: brodcastfm em Março 11, 2022, 09:54:47 pm
Apenas marketing da Rádio Comercial, nada mais...!!
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Julio Carvalho em Março 11, 2022, 11:06:14 pm
Acha mesmo?
A sua posição é a de quem se acha imune a que um dia isto lhe possa acontecer!

Vivemos tempos estranhos, com uma uma crise financeira e social que abalou muutas vidas, que até então eram confortáveis , depois a crise sanitária, que abalou mais uma vez com a sociadada e agora agora está guerra espuria, que já  não nos dá  nada por adquirido e nos faz acreditar em tempos de fim do mundo ou final de um ciclo, com uma intensa crise climática...

Ora faz todo o sentido, rádios ou tempos de rádio, que acolham a  quem precisa e  os faça sentir mais em casa...
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: brodcastfm em Março 11, 2022, 11:42:12 pm
Acha mesmo?
A sua posição é a de quem se acha imune a que um dia isto lhe possa acontecer!

Vivemos tempos estranhos, com uma uma crise financeira e social que abalou muutas vidas, que até então eram confortáveis , depois a crise sanitária, que abalou mais uma vez com a sociadada e agora agora está guerra espuria, que já  não nos dá  nada por adquirido e nos faz acreditar em tempos de fim do mundo ou final de um ciclo, com uma intensa crise climática...

Ora faz todo o sentido, rádios ou tempos de rádio, que acolham a  quem precisa e  os faça sentir mais em casa...
Não é ser imune...claro que custa como a todos. Mas também não é preciso chegar a tanto em alguns aspetos... A guerra é dos políticos e da sua pura ganância e lá está o que disse à pouco o povinho é que paga tudo isto.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdnf em Março 12, 2022, 12:40:40 am
Sendo certo que é importante, penso que utilizar a rede da RDP África para o efeito seria a melhor solução. Não concordo muito com o uso de redes nacionais. Nos locais onde não chegue a África, e onde exista uma comunidade relevante, como por exemplo na Guarda, poder-se-ia pagar às locais os tais 15 minutos ao preço do direito de antena. Uma outra solução poderia passar por Bruxelas permitir o tráfego gratuito nas apps de rádios, tal como acontece hoje nos Moches e WTF, para que projetos como o da Comercial Ucrânia pudessem surgir.
Questão: nos tempos da guerra da Bósnia que também envolveu imensos refugiados, fez-se algo de parecido?
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Memorias da Radio em Março 12, 2022, 12:54:54 am
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdnf em Março 12, 2022, 01:05:16 am
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Atento em Março 12, 2022, 03:24:43 pm
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.


A Rádio Regional de Arouca chega a todo o Distrito em boas condições?
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Zeca 2021 em Março 12, 2022, 06:19:42 pm
Parece que a Comercial vai fazer isso, embora apenas online:
https://marketeer.sapo.pt/radio-comercial-ucrania-nova-estacao-sera-bilingue-e-dedicada-a-apoiar-a-comunidade-ucraniana/

Não custava muito 15 minutos diários na rede hertziana...

Num país onde o sotaque que não seja o lisboeta quase que tem ordem de exclusão das rádios nacionais, pois apenas se permite ao sotaque lisboeta entrar nas redações, colocar a lingua Ucraniana seria curioso.
Engraçado ver que alguns que acham que o sotaque transmontano, tripeiro ou alentejano não tem lugar nas radios em Lisboa, sem lembrem de tal coisa.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdnf em Março 12, 2022, 08:26:25 pm
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.


A Rádio Regional de Arouca chega a todo o Distrito em boas condições?

A percepção que tenho é que sim, chega. Diria que até ligeiramente melhor que os 101.0 da Cidade FM de Vale de Cambra que também tem emissor na Serra da Freita.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdf em Março 13, 2022, 12:24:26 pm
O emissor da RRA está num pico mais a norte (perto de São Pedro Velho), ou seja, está na "pontinha" da serra com terreno desimpedido para o Porto.

Tanto do emissor da Cidade como do da RRA é possível ver a cidade do Porto a olho nu, em dias limpos. A diferença é que a rádio de Arouca tem frequência mais desimpedida (Cidade leva com RR Braga) e o sinal não se dissipa em terreno plano da serra para norte, como acontece com os 101,0 MHz.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: Atento em Março 13, 2022, 12:31:40 pm
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.


A Rádio Regional de Arouca chega a todo o Distrito em boas condições?

A percepção que tenho é que sim, chega. Diria que até ligeiramente melhor que os 101.0 da Cidade FM de Vale de Cambra que também tem emissor na Serra da Freita.

Sendo assim, se houver uma boa organização da colocação dos emissores, seria possível libertar espectro...

Seria possível haver menos emissores, mas com mais potência?

Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: pdnf em Março 13, 2022, 01:06:56 pm

Sendo assim, se houver uma boa organização da colocação dos emissores, seria possível libertar espectro...

Seria possível haver menos emissores, mas com mais potência?

Isso é o que venho dizendo há muito, a par com o fim dos alvarás das locais e evolução para um modelo de rádios regionais. Parece-me também que existem sobreposições excessivas de rádios nacionais, que não sei até que ponto se justificam. Por exemplo, as microcoberturas das nacionais para Valongo, que só acontecem para quem tem emissores em Lamego e não no Marão. Não seria preferível tê-los todos no Marão. Outro exemplo: emissores de potência nacional em Braga (com exceção da Comercial que não tem Muro) são, a meu ver, totalmente injustificados, sendo polémico, quiçá até no Monte da Virgem essa questão se coloque.
Título: Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
Enviado por: radiokilledtheMTVstar em Março 15, 2022, 07:44:47 pm
A Rádio Comercial Ucrânia começa a emitir amanhã às 9h com Marcos Fernandes e Viktoriya Starchenko, antiga apresentadora do programa Nós na RTP2.