Fórum da Rádio

Espectro radioeléctrico => VHF-FM => Tópico iniciado por: Lmviana em Dezembro 08, 2021, 01:37:46 pm

Título: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Lmviana em Dezembro 08, 2021, 01:37:46 pm
Então e fazer de Gaia era assim tão impossível, com estúdios que andam às moscas para diretos?

Temo que os estúdios da rádio tenham sacrificados para a CNN...

O Júlio Magalhães esclareceu que foi aproveitamento integral de um estúdio que a TVI tinha montado algures em 2010 (?) para fazer o Jornal da Uma a partir do norte e que nunca foi utilizado.
Na Tenente Valadim e não em Gaia, certo?

A Media Capital vai em breve mudar-se para lá, perto da RTP.

Sou de Gaia e desconhecia essa mudança...  ;D

Sim, na Tenente Valadim. Penso que nem exigiu grande investimento.
Foi anunciado recentemente.

https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/tvi-vai-abrir-novo-estudio-em-vila-nova-de-gaia-mesmo-ao-lado-da-rtp

O que sei da Tenente Valadim é que quando o Júlio Magalhães foi para a TVI em 1999 passado um ano fizeram um estúdio provisório na Torre das Antas (foi lá que apresentou o jornal do 11 de setembro de 2001, por exemplo) e só uns bons anos depois disso é que montaram o estúdio de televisão na Tenente Valadim, que nunca teve uso até à CNN iniciar emissões.

Penso que terá sido então cedência de terreno da RTP. Subi à torre no OpenHouse em 2019, o último antes deste fim do mundo, e entramos pela porta principal da RTP. Estranho, mas é vantajoso, ficam todos perto, quiçá até não possam vir a existir sinergias ou aquele sentimento de competitividade que é sempre força motriz!
Não é cedência de terreno da RTP. Vai ser nos terrenos da antiga RETI…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
A torre da antiga reti ainda se encontra aí certo? Ela é usada por quem? Na altura que por lá andei fiquei na ideia que eram as rádios da RTP.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Dezembro 08, 2021, 04:42:46 pm
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Lmviana em Dezembro 08, 2021, 05:04:33 pm
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 08, 2021, 06:41:57 pm
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.
Certo.

Neste momento, está a albergar os emissores rádio da r/com (RFM e RR) e Média Capital (Comercial e Cidade FM). A M80 continua noutra torre mais pequena com refletores, mais perto do santuário do Monte da Virgem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Dezembro 09, 2021, 01:29:08 am
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.
Certo.
Neste momento, está a albergar os emissores rádio da r/com (RFM e RR) e Média Capital (Comercial e Cidade FM). A M80 continua noutra torre mais pequena com refletores, mais perto do santuário do Monte da Virgem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

É esta torre, correto?


É a torre que se vê nesta imagem, certo?

https://2.bp.blogspot.com/-tmNU3uZbzK0/WzWTz99fuaI/AAAAAAAE_9U/niMs_gFsBGYEkdd0lpgb14rhg7-k4p-zQCLcBGAs/s560/montevirg.jpg

Se fosse da mais alta, a da TDT, até onde chegariam as rádios que de lá emitiram?
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Lmviana em Dezembro 09, 2021, 08:48:17 am
Mas como referi subi à torre e entrava-se pelo portão sa RTP. Penso, portanto, que existiria algum acordo para uso dos terrenos por parte da RTP. Salvo erro, já li por aqui algures que sera a RFM que estaria a utilizar essa torre. No mapa do Sr. Luís consta que a torre é usada pela MCR (com exceção da M80) e pela R/Com.
A torre que subimos (eu também a visitei nessa altura) é da altice, a torre da reti é a metálica que se vê al lado e realmente estava num terreno sozinha.
Certo.
Neste momento, está a albergar os emissores rádio da r/com (RFM e RR) e Média Capital (Comercial e Cidade FM). A M80 continua noutra torre mais pequena com refletores, mais perto do santuário do Monte da Virgem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

É esta torre, correto?


É a torre que se vê nesta imagem, certo?

https://2.bp.blogspot.com/-tmNU3uZbzK0/WzWTz99fuaI/AAAAAAAE_9U/niMs_gFsBGYEkdd0lpgb14rhg7-k4p-zQCLcBGAs/s560/montevirg.jpg

Se fosse da mais alta, a da TDT, até onde chegariam as rádios que de lá emitiram?
A torre da reti não se vê nessa foto... Está mais a esquerda, é uma torre metálica... Essa torre mais pequena é uma antiga torre de comunicações da PT (segundo disseram na visita)
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 09:16:26 am
Aqui está

https://goo.gl/maps/oacjHdvnmTt2VxH96


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Lmviana em Dezembro 09, 2021, 09:25:49 am
Aqui está

https://goo.gl/maps/oacjHdvnmTt2VxH96


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
Isso.
O curioso é que se era da Reti, e a Reti era da TVI estes terrenos já foram deles? Ou teriam alugado o terreno para a antena?
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 10:06:21 am
Aqui está

https://goo.gl/maps/oacjHdvnmTt2VxH96


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
Isso.
O curioso é que se era da Reti, e a Reti era da TVI estes terrenos já foram deles? Ou teriam alugado o terreno para a antena?
É uma boa questão!

Lembro-me de instalarem a antena nos anos 90 para emitir a TVI. Também me recordo que era o mais fraco dos 4 canais...

Bem, mas quanto à propriedade do terreno... a TVI foi usufrutuária da torre até ao switch para a TDT (agora está, obviamente, na torre da PT em TDT). A RETI foi comprada pela PT no final da passada década. Se a MCR ainda é dona do terreno? Pelos vistos, sim...
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: ruicleto em Dezembro 09, 2021, 10:14:17 am
Urge haver entendimento quanto à partilha de torres - empresa única responsável? Isto será importante se quisermos implementar a rádio digital, com uma torre a conter várias estações e com partilha de custos, diminuindo drasticamente os custos de operação.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 10:22:51 am
Urge haver entendimento quanto à partilha de torres - empresa única responsável? Isto será importante se quisermos implementar a rádio digital, com uma torre a conter várias estações e com partilha de custos, diminuindo drasticamente os custos de operação.

Certo. Foi o que aconteceu com a TDT, e deixou redundante a rede da RETI.

No entanto, todas ou quase todas as antenas da RETI não foram desmanteladas - umas estão completamente abandonadas (Lousã, Montejunto, Fóia, etc) e outros passaram para outros usos, principalmente suporte a rádios, como o exemplo do Monte da Virgem, São Macário (Rádio Lafões) e Nogueira (Brigantia).
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Dezembro 09, 2021, 02:01:48 pm
Aqui está

https://goo.gl/maps/oacjHdvnmTt2VxH96


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
Isso.
O curioso é que se era da Reti, e a Reti era da TVI estes terrenos já foram deles? Ou teriam alugado o terreno para a antena?
É uma boa questão!

Lembro-me de instalarem a antena nos anos 90 para emitir a TVI. Também me recordo que era o mais fraco dos 4 canais...

Bem, mas quanto à propriedade do terreno... a TVI foi usufrutuária da torre até ao switch para a TDT (agora está, obviamente, na torre da PT em TDT). A RETI foi comprada pela PT no final da passada década. Se a MCR ainda é dona do terreno? Pelos vistos, sim...

Das imagens do Google dá perfeitamente para compreender que se tratam de terrenos independentes, fica esclarecido o mistéro. Obrigado pdf. Todavia, acabo por depreender da imagem abaixo que a Antena em questão está significativamente menos elevada que os restantes emissores, o que talvez explique o fraco desempenho da Cidade FM para lá da EN12 - Circunvalação.

(https://i.postimg.cc/wBkR1GKZ/MDV.png) (https://postimg.cc/3ydx69xF)

Terei feito bem a distribuição das antenas, com base na orientação. Subsiste-me uma dúvida: a RECORD em teoría não partilha antena, mas não a consigo encontrar.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 02:35:05 pm
Vou tentar corrigir, da esquerda para a direita e por torre:

1. Certo. Entretanto os elementos radiantes já mudaram;
2. Rádio Nova e Festival - hoje também a Rádio 5 está nesta torre, com elementos radiantes equipados com refletores; e é, de resto, a torre metálica mais alta no Monte da Virgem. A da RETI está numa cota um pouco mais reduzida);
3. EDP;
4. Nova Era e MEO SW - esta última emite com refletores;
5. Record FM

(6, por baixo, e bem, RETI: Comercial, RR, RFM e Cidade FM.)

--

A M80, hoje solitária, está aqui: https://goo.gl/maps/2C4jBiEx3WgSdihg7

Nesta imagem ainda são visíveis os elementos da Rádio 5.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 02:42:10 pm
Observações históricas:

O sítio onde hoje está a M80 sozinha, emitiu originalmente a Rádio Satélite e depois a Rádio Cidade em 107,2 MHz;
A história da torre da RETI já sabemos;
A torre onde hoje está a Festival e a Nova emitiu originalmente apenas a Nova; a Festival emitia a partir do edifício onde hoje está o emissor da SBSR;
O emissor da Nova Era e da MEO SW surgiu quando a Rádio Capital foi "retirada" a Gondomar e ali se instalou, com refletores.

Só numa história recente todas as rádios do Porto mudaram para lá. A Festival emitia na Rua da Alegria como já disse, a Energia/Voxx emitia no Perpétuo Socorro no Marquês... e logo ao lado, em 95,5, a poderosa Placard a emitir do prédio amarelo no gaveto da Constituição com a Visconde de Setúbal.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Boxx em Dezembro 09, 2021, 02:50:14 pm
Observações históricas:

O sítio onde hoje está a M80 sozinha, emitiu originalmente a Rádio Satélite e depois a Rádio Cidade em 107,2 MHz;
A história da torre da RETI já sabemos;
A torre onde hoje está a Festival e a Nova emitiu originalmente apenas a Nova; a Festival emitia a partir do edifício onde hoje está o emissor da SBSR;
O emissor da Nova Era e da MEO SW surgiu quando a Rádio Capital foi "retirada" a Gondomar e ali se instalou, com refletores.

Só numa história recente todas as rádios do Porto mudaram para lá. A Festival emitia na Rua da Alegria como já disse, a Energia/Voxx emitia no Perpétuo Socorro no Marquês... e logo ao lado, em 95,5, a poderosa Placard a emitir do prédio amarelo no gaveto da Constituição com a Visconde de Setúbal.

E a Nova no incio chegou a emitir dos pinhais do Foz?
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Dezembro 09, 2021, 02:59:53 pm
Observações históricas:

O sítio onde hoje está a M80 sozinha, emitiu originalmente a Rádio Satélite e depois a Rádio Cidade em 107,2 MHz;
A história da torre da RETI já sabemos;
A torre onde hoje está a Festival e a Nova emitiu originalmente apenas a Nova; a Festival emitia a partir do edifício onde hoje está o emissor da SBSR;
O emissor da Nova Era e da MEO SW surgiu quando a Rádio Capital foi "retirada" a Gondomar e ali se instalou, com refletores.

Só numa história recente todas as rádios do Porto mudaram para lá. A Festival emitia na Rua da Alegria como já disse, a Energia/Voxx emitia no Perpétuo Socorro no Marquês... e logo ao lado, em 95,5, a poderosa Placard a emitir do prédio amarelo no gaveto da Constituição com a Visconde de Setúbal.

E a Nova no incio chegou a emitir dos pinhais do Foz?

penso que não, naquela zona era complicado montar um emissor...

os estúdios eram em piso térreo.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Dezembro 09, 2021, 03:11:57 pm
Vou tentar corrigir, da esquerda para a direita e por torre:

1. Certo. Entretanto os elementos radiantes já mudaram;
2. Rádio Nova e Festival - hoje também a Rádio 5 está nesta torre, com elementos radiantes equipados com refletores; e é, de resto, a torre metálica mais alta no Monte da Virgem. A da RETI está numa cota um pouco mais reduzida);
3. EDP;
4. Nova Era e MEO SW - esta última emite com refletores;
5. Record FM

(6, por baixo, e bem, RETI: Comercial, RR, RFM e Cidade FM.)

--

A M80, hoje solitária, está aqui: https://goo.gl/maps/2C4jBiEx3WgSdihg7

Nesta imagem ainda são visíveis os elementos da Rádio 5.

Obrigado pelo esclarecimento. Eu bem que realmente, na vista de baixo, junto ao Infantário contava 6 torres, e aqui só via 5. É a da M80 que está mais deslocada e que tem casa de apoio própria. Presumo que das restantes antenas esteja tudo na da RDP, pois aparentemente, para dentro é mato, nem há acesso.

É curioso, nem a Rádio Nova nem a Festival têm refletores para sul. Já a MEO SW tem. Apesar disso a MEO tem a frequência limpa, já a Rádio Nova tem a Jornal do Centro a sul, o que me leva a questionar se não faria mais sentido ser esta a ter refletores. Pensei que justamente a torre que indiquei como sendo da M80, e que na realidade é a da MEO SW, fosse precisamente essa por ser a única com refletores visíveis, para impedir a interferência para sul na MEGAHITS de Coimbra. Na torre que indicou também os tem, e diria que os dois elementos de cima seriam os da R5, para evitar problemas com a Antena 1 do Muro.

Também é curioso a quantidade de elementos radiantes que tem a M80, a MEO, a Nova Era mas principalmente a RECORD, por contraponto às Antenas ou às rádios que emitem da RETI (que têm 1 elemento apenas por antena). Até que ponto isso faz diferença na qualidade da captação?

Já agora, para que serve a torre da EDP? Outra questão, as rádios que estão na RETI, com exceção da Cidade FM, vieram de Santa Justa, certo?

Diria eu, mas não ficariam em vantagem em por uma torre no local mais elevado, junto das demais, na capacidade de propagação?
Última ainda, não compreendo porque, no caso da R/Com mantêm a Mega a sair de Santa Justa, quando apresenta evidentes debilidades mesmo em Gondomar, nomeadamente na zona entre São Cosme e Valbom, onde chegam a ser preferíveis os 92.9.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Novembro 17, 2025, 10:35:49 pm
Vou dar-vos esta de borla.

Esta deliberação já foi revertida. Ia ser vendida a um tipo (identificado na deliberação) que nunca chegou a pagar o que se propôs a pagar ao atual dono da rádio inviabilizando o negócio.

Investigamos e percebemos que este tipo é basicamente um aldrabão cadastrado. Os trâmites seguirão na justiça e pelo que prevejo, ser preso, poderá ser mesmo o menos grave que lhe pode acontecer.

Mais uma confusão na rádio da zona centro, com a chancela de qualidade a que uma das figuras associadas à Mundial FM já nos habituou, ao longo dos anos. E sempre a mesma.

Um destes dias ainda chega ao Exclusivo da Sandra Felgueiras, todo este conjunto de situações.

A Botaréu tem um footprint de sinal altamente convergente com o da rede da Batida, 103.0. A probabilidade é que tenha mesmo sido a CMR para conseguir ter sinal entre Aveiro e Coimbra...

... ou o Observador, para colmatar 91.2,  o sinal da Botaréu sendo bastante bom em Coimbra até onde julgo saber.

Pouco provável a Benfica FM começar por uma frequência fora do centro sem sequer querer assegurar Lisboa primeiro para fazer a continuidade. Seria criar uma rede a começar pela loja dos trezentos (desculpem a expressão).
Os sinais do Monte da Virgem só quebram para os da região de Coimbra a partir da área de serviço da Mealhada, antes disso todos os sinais de Gaia prevalecem sem problemas que se possam considerar significativos, com exceção, porventura da SW, coisa que não compreendo, considerando que a frequência está é pressionada a Norte. Imagino que com a nova pujança da Regional do Centro a Metropolitana agora também não chegue para lá de Aveiro. Além disso, os emissores de Águeda não chegam nada por aí além a Coimbra. Chegam a captar-se melhor os 88.1 da Rádio Observador.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: AG em Novembro 18, 2025, 10:32:52 am
Vou dar-vos esta de borla.

Esta deliberação já foi revertida. Ia ser vendida a um tipo (identificado na deliberação) que nunca chegou a pagar o que se propôs a pagar ao atual dono da rádio inviabilizando o negócio.

Investigamos e percebemos que este tipo é basicamente um aldrabão cadastrado. Os trâmites seguirão na justiça e pelo que prevejo, ser preso, poderá ser mesmo o menos grave que lhe pode acontecer.

Mais uma confusão na rádio da zona centro, com a chancela de qualidade a que uma das figuras associadas à Mundial FM já nos habituou, ao longo dos anos. E sempre a mesma.

Um destes dias ainda chega ao Exclusivo da Sandra Felgueiras, todo este conjunto de situações.

A Botaréu tem um footprint de sinal altamente convergente com o da rede da Batida, 103.0. A probabilidade é que tenha mesmo sido a CMR para conseguir ter sinal entre Aveiro e Coimbra...

... ou o Observador, para colmatar 91.2,  o sinal da Botaréu sendo bastante bom em Coimbra até onde julgo saber.

Pouco provável a Benfica FM começar por uma frequência fora do centro sem sequer querer assegurar Lisboa primeiro para fazer a continuidade. Seria criar uma rede a começar pela loja dos trezentos (desculpem a expressão).
Os sinais do Monte da Virgem só quebram para os da região de Coimbra a partir da área de serviço da Mealhada, antes disso todos os sinais de Gaia prevalecem sem problemas que se possam considerar significativos, com exceção, porventura da SW, coisa que não compreendo, considerando que a frequência está é pressionada a Norte. Imagino que com a nova pujança da Regional do Centro a Metropolitana agora também não chegue para lá de Aveiro. Além disso, os emissores de Águeda não chegam nada por aí além a Coimbra. Chegam a captar-se melhor os 88.1 da Rádio Observador.
102,7 MHz tem refletores direcionados para sul ao que julgo saber.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Novembro 18, 2025, 12:10:38 pm
Vou dar-vos esta de borla.

Esta deliberação já foi revertida. Ia ser vendida a um tipo (identificado na deliberação) que nunca chegou a pagar o que se propôs a pagar ao atual dono da rádio inviabilizando o negócio.

Investigamos e percebemos que este tipo é basicamente um aldrabão cadastrado. Os trâmites seguirão na justiça e pelo que prevejo, ser preso, poderá ser mesmo o menos grave que lhe pode acontecer.

Mais uma confusão na rádio da zona centro, com a chancela de qualidade a que uma das figuras associadas à Mundial FM já nos habituou, ao longo dos anos. E sempre a mesma.

Um destes dias ainda chega ao Exclusivo da Sandra Felgueiras, todo este conjunto de situações.

A Botaréu tem um footprint de sinal altamente convergente com o da rede da Batida, 103.0. A probabilidade é que tenha mesmo sido a CMR para conseguir ter sinal entre Aveiro e Coimbra...

... ou o Observador, para colmatar 91.2,  o sinal da Botaréu sendo bastante bom em Coimbra até onde julgo saber.

Pouco provável a Benfica FM começar por uma frequência fora do centro sem sequer querer assegurar Lisboa primeiro para fazer a continuidade. Seria criar uma rede a começar pela loja dos trezentos (desculpem a expressão).
Os sinais do Monte da Virgem só quebram para os da região de Coimbra a partir da área de serviço da Mealhada, antes disso todos os sinais de Gaia prevalecem sem problemas que se possam considerar significativos, com exceção, porventura da SW, coisa que não compreendo, considerando que a frequência está é pressionada a Norte. Imagino que com a nova pujança da Regional do Centro a Metropolitana agora também não chegue para lá de Aveiro. Além disso, os emissores de Águeda não chegam nada por aí além a Coimbra. Chegam a captar-se melhor os 88.1 da Rádio Observador.
102,7 MHz tem refletores direcionados para sul ao que julgo saber.
Certo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Novembro 18, 2025, 12:47:56 pm
Não percebo, pensei que estivessem virados para Norte, por causa da RFM do Minhéu. Para sul, o que a tem a pressionar? Nada.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdf em Novembro 18, 2025, 04:13:15 pm
Não percebo, pensei que estivessem virados para Norte, por causa da RFM do Minhéu. Para sul, o que a tem a pressionar? Nada.

Acho que o que queria ser dito era "refletores a sul", direcionando o sinal para norte.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Novembro 18, 2025, 04:31:03 pm
Não percebo, pensei que estivessem virados para Norte, por causa da RFM do Minhéu. Para sul, o que a tem a pressionar? Nada.

Acho que o que queria ser dito era "refletores a sul", direcionando o sinal para norte.
Em qualquer dos casos nem faz muito sentido porque Gondomar está a norte, mas  essencialmente a Leste de Vila Nova de Gaia, aliás, tem pontos mais a sul que Gaia até. Pensei mesmo que o objetivo fosse impedir a progressão na direção Norte, por causa da RFM. Diria que é um caso que nem justifica reflectores, então.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: Memorias da Radio em Novembro 18, 2025, 04:38:06 pm
Não percebo, pensei que estivessem virados para Norte, por causa da RFM do Minhéu. Para sul, o que a tem a pressionar? Nada.

Acho que o que queria ser dito era "refletores a sul", direcionando o sinal para norte.
Em qualquer dos casos nem faz muito sentido porque Gondomar está a norte, mas  essencialmente a Leste de Vila Nova de Gaia, aliás, tem pontos mais a sul que Gaia até. Pensei mesmo que o objetivo fosse impedir a progressão na direção Norte, por causa da RFM. Diria que é um caso que nem justifica reflectores, então.

Justifica sim. Os reflectores são para procurar assegurar níveis de sinal em Gondomar dada a lógica do concelho. Tu em Gondomar tens várias zonas em que a Sudoeste, como todos os emissores do Monte da Virgem, pode sofrer ou sofre mesmo, e a ANACOM forçou o operador a colocar reflectores por essa ordem de razão, porque tem que assegurar cobertura do concelho do alvará.

Vou te só dar dois exemplos: na zona da Foz do Sousa, uma série de áreas em Jovim, tens depois uma área urbana bastante intrincada a caminho de Fânzeres que dificulta a propagação do sinal... terá sido talvez mais as duas primeiras a justificar os reflectores.

A consequência dos reflectores para sul é que a Sudoeste tem duas ou três zonas em Espinho em que perde quase integralmente o sinal, ao contrário dos emissores do Monte da Virgem. Mas é necessário. O sinal é depois mais forte que as outras em Gondomar, Paredes, Penafiel mesmo, por aí fora.

Ah, e o Minhéu capta-se em Santa Maria da Feira, especialmente mais para o interior do concelho. A RCF que o diga. Isso vem proteger a cobertura nacional, é uma proteção a que a RFM tem direito.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: AG em Novembro 18, 2025, 04:57:22 pm
Não percebo, pensei que estivessem virados para Norte, por causa da RFM do Minhéu. Para sul, o que a tem a pressionar? Nada.

Acho que o que queria ser dito era "refletores a sul", direcionando o sinal para norte.
Em qualquer dos casos nem faz muito sentido porque Gondomar está a norte, mas  essencialmente a Leste de Vila Nova de Gaia, aliás, tem pontos mais a sul que Gaia até. Pensei mesmo que o objetivo fosse impedir a progressão na direção Norte, por causa da RFM. Diria que é um caso que nem justifica reflectores, então.

Justifica sim. Os reflectores são para procurar assegurar níveis de sinal em Gondomar dada a lógica do concelho. Tu em Gondomar tens várias zonas em que a Sudoeste, como todos os emissores do Monte da Virgem, pode sofrer ou sofre mesmo, e a ANACOM forçou o operador a colocar reflectores por essa ordem de razão, porque tem que assegurar cobertura do concelho do alvará.

Vou te só dar dois exemplos: na zona da Foz do Sousa, uma série de áreas em Jovim, tens depois uma área urbana bastante intrincada a caminho de Fânzeres que dificulta a propagação do sinal... terá sido talvez mais as duas primeiras a justificar os reflectores.

A consequência dos reflectores para sul é que a Sudoeste tem duas ou três zonas em Espinho em que perde quase integralmente o sinal, ao contrário dos emissores do Monte da Virgem. Mas é necessário. O sinal é depois mais forte que as outras em Gondomar, Paredes, Penafiel mesmo, por aí fora.

Ah, e o Minhéu capta-se em Santa Maria da Feira, especialmente mais para o interior do concelho. A RCF que o diga. Isso vem proteger a cobertura nacional, é uma proteção a que a RFM tem direito.
Nem mais.

Mas não fugiremos mais do assunto do tópico, se for possível.
Título: Re: Monte da Virgem - questões técnicas
Enviado por: pdnf em Novembro 19, 2025, 12:15:21 am
Nem mais.

Mas não fugiremos mais do assunto do tópico, se for possível.
Por acaso, AG, talvez não fosse mau mover estas últimas mensagens para o tópico da estação respetiva. Peço desculpa pelo offtopic, e, já agora, agradeço a explicação. Os outros dizem "eu não sou jurista", eu digo "eu não sou Engenheiro!". Pese embora goste bastante desta parte, de descobrir os pontos cegos, ou as captações exotéricas, a verdade é que só hoje compreendi que o objetivo dos refletores não é apenas fazer barreira ao sinal, mas também (talvez principalmente?), direcionar o mesmo. Na minha cabeça, o objetivo seria limitar a expansão do sinal para a zona de outro emissor, não exatamente reforçar a cobertura numa dada direção.

Justifica sim. Os reflectores são para procurar assegurar níveis de sinal em Gondomar dada a lógica do concelho. Tu em Gondomar tens várias zonas em que a Sudoeste, como todos os emissores do Monte da Virgem, pode sofrer ou sofre mesmo, e a ANACOM forçou o operador a colocar reflectores por essa ordem de razão, porque tem que assegurar cobertura do concelho do alvará.

Vou te só dar dois exemplos: na zona da Foz do Sousa, uma série de áreas em Jovim, tens depois uma área urbana bastante intrincada a caminho de Fânzeres que dificulta a propagação do sinal... terá sido talvez mais as duas primeiras a justificar os reflectores.

A consequência dos reflectores para sul é que a Sudoeste tem duas ou três zonas em Espinho em que perde quase integralmente o sinal, ao contrário dos emissores do Monte da Virgem. Mas é necessário. O sinal é depois mais forte que as outras em Gondomar, Paredes, Penafiel mesmo, por aí fora.

Ah, e o Minhéu capta-se em Santa Maria da Feira, especialmente mais para o interior do concelho. A RCF que o diga. Isso vem proteger a cobertura nacional, é uma proteção a que a RFM tem direito.
Agora vou fazer de advogado do Diabo. Imagino que além da conta da eletricidade, o que é que impediria a Sudoeste de ter x elementos radiantes na torre, que permitissem assegurar uma cobertura eficaz do concelho de Gondomar, e Y que estivessem sem os mesmos? Falo especificamente no caso de frequências, como esta, sem pressão numa dada direção, neste caso, para sul. É que, curiosamente, a pressão da Sudoeste está mesmo para onde apontam o sinal, e, aí sim, faz sentido ter esse direcionamento, porque, caso contrário imagino que em zonas mais altas do concelho de Gondomar, efetivamente, se pudesse levar pancada de criar bicho da RFM.

A RFM tem direito à proteção, como nacional, de um emissor do Minhéu a mais de 100km? Tenho algumas dúvidas, confesso, quando tem 3 excelentes frequências a se ouvirem em Santa Maria da Feira.