Fórum da Rádio
Questões técnicas => Fotos => Tópico iniciado por: telefoniadouro em Abril 22, 2021, 11:12:03 am
-
Bom dia
Ficam aqui algumas fotos razoáveis, das varias torres da serra das meadas- Freguesia de Avões -Lamego (41°06'50.4"N 7°50'37.6"W
41.113991, -7.843782)
- Da esquerda apara a direita - 1-Torre da R/COM | 2- Radio Clube de Lamego | 3- Torrre sem elementos | 4- Radio Comercial? | 5 Torres de operadores moveis.
- algumas duvidas:
- A 4 será da Comercial, não se encontra devidamente identificada.
- apesar de se encontrar naquele local um edifÃcio identificado como sendo da RDP(o do meio -amarelo), a não ser que seja o nº 4, não vejo mais nenhuma torre, se não existe, que serventia tem aquele edifÃcio?
https://1.bp.blogspot.com/-u2228-N-trA/YIE9wPIyAlI/AAAAAAAAQuI/GRT2hD3tAHMWtEj_OY3sS27_pyzdvoneACLcBGAsYHQ/s2048/Serras%2BMeadas-Emissores.jpg
1- https://1.bp.blogspot.com/-4oy3pC6NfnM/YIE9nexQ_wI/AAAAAAAAQtM/uGso90pOT6sDg7HCZOBlChW0WNlSvf8TACLcBGAsYHQ/s2643/Meadas%2BRR%2BLamego.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Vyofo91rBp4/YIE9vfRt2tI/AAAAAAAAQuE/aMCq4mQWRIoIXiIaDWTfxmW7IroOD9kLwCLcBGAsYHQ/s2048/Serra%2Bmeadas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-o8P6mYpABhk/YIE9dWJX5eI/AAAAAAAAQs8/FlAFkoflfA0ti2oEzKLZRWSwQL6Uar9lACLcBGAsYHQ/s2643/Edif.%2Bapoio%2BRR%2Bserra%2Bdas%2BMeadas.jpg
2
https://1.bp.blogspot.com/-OhRVBvE3sZk/YIE9njWT7DI/AAAAAAAAQtY/dSAy9EdH4Cgmcd3G-DTL9gc0XSE-FfMNACLcBGAsYHQ/s2643/Meadas%2BRc%2BLamego%2B97.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-XCANv_mqmww/YIE9nIfe8-I/AAAAAAAAQtI/bHUzdgNLSSciU8VeKxAUsQugeuUbgmn6ACLcBGAsYHQ/s2643/Meadas%2BElem.%2BRCL%2B97.jpg
3
https://1.bp.blogspot.com/-NAvGEaV4I1s/YIE9ntxrXPI/AAAAAAAAQtU/rpfpQlt9aZAnQzcJBVHauF8n0rHM1EpGACLcBGAsYHQ/s2643/Meadas%2BTorre%2Bsem%2Bqualquer%2Belemento.jpg
4
https://1.bp.blogspot.com/-glpXS7psvrA/YIE9vELRnuI/AAAAAAAAQuA/NM7FijAINrYaq6Qwkpx0pvINxAVYvjtmQCLcBGAsYHQ/s2048/Serra%2Bdas%2BMeadas1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-95_w7-eg7Pg/YIE9oNs_vXI/AAAAAAAAQtc/lgjcZRUWZ0Mj7PBCtu48E5fvGrIt6bCtwCLcBGAsYHQ/s2048/meadas%2BRC.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ef8hpqOaeeI/YIE9nnJcoMI/AAAAAAAAQtQ/O9stukj9Xk8nHBhkrA4bRT0MJKluAKP_wCLcBGAsYHQ/s2048/Meadas%2BEd.%2Bapoio%2BRadio%2BComercial.jpg
Edificio apoio da RDP
https://1.bp.blogspot.com/-ea94AUUTlrM/YIE9gdROfYI/AAAAAAAAQtA/wKimscZLdDQZKV3ChDkrVB7yNft36nkrQCLcBGAsYHQ/s2643/Ident.%2BEsta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BEmissora%2BRDP.jpg
Radio Dom Bosco( Serra das Meadas- miradouro senhora da serra - Lamego(cota mais baixa que a localização em Avoes - 900 metros)
https://1.bp.blogspot.com/-dRUvRQHRc28/YIE9ub3P_kI/AAAAAAAAQt8/Fb2kGjjFN-sOxYUSKTnWVgpcNPL4DGMzACLcBGAsYHQ/s2643/Radio%2BD.%2BBosco-Ed.%2Bde%2Bapoio.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-WWwJUCEUWtU/YIE9uSL1GxI/AAAAAAAAQt4/cn9bOVvzZCkiEmJH2eczFYm-nbhYWlitACLcBGAsYHQ/s2643/Radio%2BD.%2BBosco%2B-%2BLamego.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-rT3uVUZj1yM/YIE9tuMzHGI/AAAAAAAAQtw/d61rh9NpAwci-XlsD94r-k8UqgZ4hq8mgCLcBGAsYHQ/s2643/Radio%2BD.%2BBosco%2B-%2BLamego%2Belementos.jpg
-
Bom trabalho :D. De facto, é estranho a torre 3 ser uma torre sem elementos...
-
Bom trabalho :D. De facto, é estranho a torre 3 ser uma torre sem elementos...
Meus caros, a dúvida em relação à casa pertencente à RTP terá uma explicação simples; acrescente-se a torre sem elementos que será uma torre cujo elemento radiante é, nada mais nada menos do que a própria torre e desfaz-se o mistério. Recordo que a Antena 1 tinha um emissor na Serra das Meadas - e estou a referir-me à Onda Média (756 kHz), que está inactivo há algum tempo devido a avaria.
-
A casa da RTP era o abrigo do emissor de Onda Média atualmente inativo. Atualmente serve também de repetidor de feixe hertziano de um operador de outro concelho.
A torre 4 é Comercial.
-
Alguém sabe se a Dom Bosco continua na mesma localização?
-
Alguém sabe se a Dom Bosco continua na mesma localização?
Sim, continua na mesma localização.
-
Essa Dom Bosco e a melhor a sair de Lamego...
Engracado,em Lamego capta se muito bem tambem os 88.9 da Comercial. Moimenta da Beira,mais curioso ainda,91.9 é a preferencial.
M80 Vila Real em Lamego até se capta bem. Curioso também em Moimenta entra Vila Real e Manteigas.
-
Essa Dom Bosco e a melhor a sair de Lamego...
Engracado,em Lamego capta se muito bem tambem os 88.9 da Comercial. Moimenta da Beira,mais curioso ainda,91.9 é a preferencial.
M80 Vila Real em Lamego até se capta bem. Curioso também em Moimenta entra Vila Real e Manteigas.
É curioso, a Dom Bosco chega melhor para o litoral, para o interior, para Norte, para sul não sei, mas que não deixa de ser estranho, não deixa.
-
Até Trancoso teem bem otimizado.
-
Essa Dom Bosco e a melhor a sair de Lamego...
Engracado,em Lamego capta se muito bem tambem os 88.9 da Comercial. Moimenta da Beira,mais curioso ainda,91.9 é a preferencial.
M80 Vila Real em Lamego até se capta bem. Curioso também em Moimenta entra Vila Real e Manteigas.
É curioso, a Dom Bosco chega melhor para o litoral, para o interior, para Norte, para sul não sei, mas que não deixa de ser estranho, não deixa.
Por isso é que perguntei se a torre ainda se mantém no mesmo local, porque é estranho - a orografia para oeste da torre não é favorável, e as nacionais estão obviamente num sítio melhor. No entanto, a D. Bosco chega aqui ao litoral a rebentar... a Cidade Hoje muito mais perto começou a ter muitas dificuldades em entrar na AMP.
-
Essa Dom Bosco e a melhor a sair de Lamego...
Engracado,em Lamego capta se muito bem tambem os 88.9 da Comercial. Moimenta da Beira,mais curioso ainda,91.9 é a preferencial.
M80 Vila Real em Lamego até se capta bem. Curioso também em Moimenta entra Vila Real e Manteigas.
É curioso, a Dom Bosco chega melhor para o litoral, para o interior, para Norte, para sul não sei, mas que não deixa de ser estranho, não deixa.
Por isso é que perguntei se a torre ainda se mantém no mesmo local, porque é estranho - a orografia para oeste da torre não é favorável, e as nacionais estão obviamente num sítio melhor. No entanto, a D. Bosco chega aqui ao litoral a rebentar... a Cidade Hoje muito mais perto começou a ter muitas dificuldades em entrar na AMP.
Eu diria que a Dom Bosco está mais similar em termos de captação às Antenas e à TSF, que estão no Marão, do que propriamente à RR, Comercial, então à RFM nem se fala, que 106.2 são uma nulidade aqui na AMP, dada a brilhante ideia de terem posto a micro de Santa Justa na mesma frequência.
Mas atenção, eu não acho que a questão da Cidade Hoje seja responsabilidade da D. Bosco, há evidentemente, como já reportei, uma perda de qualidade do sinal da estação de Famalicão, talvez desde há um ano, se calhar nem tanto. A ideia que me dá é que é poupança na conta da eletricidade, porque no dia das marchas de Santo António, que não havia nenhuma propagação, o sinal estava a um nível como não o ouvia há muito. Logo no dia seguinte, xau, isto mesmo sem 94LEIRIA/OBSRVADOR em cima. Ao momento, começas a entrar ali pelo miolo de São Félix da Marinha, de ruas muito estreitas e apertadas, e 94.0 só dá Observador. Quando abre de Norte, mesmo em Canelas, no centro, começas a ter mais a RockFM de Vigo do que a Cidade Hoje.
-
Acho os 88.7 da Comercial muito fracos.
O que me admira e Marao chegar a Viseu e as de Vila Real não.
Tenho ido a Lamego em trabalho e o que me espanta-espanta sao ld sinais do Marao. Pensa se que nao,mas ha muita montanha.
Sobe se a A24 até a zona do Mezio. 950 metros de altitude.