Fórum da Rádio
Espectro radioeléctrico => VHF-FM => Tópico iniciado por: FMnoAlentejo em Abril 20, 2016, 06:16:31 pm
-
Tive a oportunidade de detectar e gravar uma falha que ocorreu no dia 18, da meia-noite até aproximadamente às 4h da manhã. Estava a ouvir a Antena 3 e começo a ouvir cortes no som de 20 em 20 segundos! Logo depois verifiquei os 102.4 do Mendro e estava a 100%, aà concluà logo que era falha do emissor da Fóia. Aqui fica o link com uma gravação e façam as vossas análises. Eu acho que isto foi uma falha do satélite...
Cortes na emissão da Antena 3 - https://soundcloud.com/slashpt/cortes-emissor-foia-1019-antena3
-
Tópico para discutir novidades/anomalias acerca das frequências da RTP.
-
Julgo que a efectiva será ainda menor. 2 kW, para ser preciso. Há uns anos, até emitia num sistema radiante de polarização vertical, separado da Antena 1/3. Nunca soube porquê, mas era o que acontecia.
-
Como acontece de vez em quando, regressaram os problemas técnicos aos emissores das rádios públicas na Serra de Ossa. Se a Antena 1 (88,4) opera sem problemas, a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz) transmitem apenas ruÃdos. Esta anomalia ocorre pelo menos desde a noite de ontem (04/07). Já que, aparentemente, agora é norma da casa não atenderem a emails dos ouvintes para o departamento de engenharia da rádio e televisão públicas, se algum dos estimados membros do Fórum trabalhar na emissora do Estado, queira, por favor, passar esta reclamação a quem de direito.
-
Preocupante terem deixado de responder aos ouvintes. Uma das caracterÃsticas da boa gestão pública que a RTP teve no passado era precisamente essa preocupação em prestar esclarecimentos aos verdadeiros "donos": os contribuintes.
-
Situação aparentemente normalizada.
-
Eu noto que a qualidade de emissão da Antena 3 está muito má: o som é demasiado baixo e qualidade péssima. Noutro dia estive na zona da expo e até malfadados 101.1 da moita (a retransmitirem a vodafone fm) conseguem melhor desempenho do que o outrora superpotente 100.3 da Antena 3.
No Porto, existe simplesmente um abismo entre qualidade da Radio Nova (98.9) e os 100.4 da Antena 3.
Será que mais ninguém repara nisto?
-
Eu noto que a qualidade de emissão da Antena 3 está muito má: o som é demasiado baixo e qualidade péssima. Noutro dia estive na zona da expo e até malfadados 101.1 da moita (a retransmitirem a vodafone fm) conseguem melhor desempenho do que o outrora superpotente 100.3 da Antena 3.
No Porto, existe simplesmente um abismo entre qualidade da Radio Nova (98.9) e os 100.4 da Antena 3.
Será que mais ninguém repara nisto?
Sim eu noto, porque ouço muito a Nova, já a A3 nem por isso. Mas acha que a A3 piorou nos últimos tempos?
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
-
No Porto estando entre a Nova e a Nova Era com um stereo impecável, nota-se imenso... então quando passa música eletrónica é que se nota... Mas já é assim desde comecei a ouvir a 3, tem estado sempre igual, só as vezes pior.
-
Eu noto que a qualidade de emissão da Antena 3 está muito má: o som é demasiado baixo e qualidade péssima. Noutro dia estive na zona da expo e até malfadados 101.1 da moita (a retransmitirem a vodafone fm) conseguem melhor desempenho do que o outrora superpotente 100.3 da Antena 3.
No Porto, existe simplesmente um abismo entre qualidade da Radio Nova (98.9) e os 100.4 da Antena 3.
Será que mais ninguém repara nisto?
Sim eu noto, porque ouço muito a Nova, já a A3 nem por isso. Mas acha que a A3 piorou nos últimos tempos?
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
sim, sempre a piorar...
-
Desde que mudaram de feixes para satélite. Foi sempre a piorar. Nunca mais voltou ao normal.
-
Para além do som com qualidade fraca, nos emissores da Lousã há a acrescentar um ruÃdo metálico de fundo muito desagradável.
-
Lamentavelmente, Vila Nova de Cerveira é talvez a região do Minho mais mal servida pelas rádios, já que a cobertura de sinal das rádios nacionais é francamente má dentro da vila. Incluindo o serviço público. Mal se consegue sintonizar as frequências de Valença, as únicas que se escutam minimamente dentro da localidade. Já era tempo da RTP meter um retransmissor FM das três Antenas, que se ouvisse bem no concelho. Caminha já tem emissor em Moledo. Paredes de Coura já tem retransmissor na vila. Falta resolver o problema de Cerveira.
-
Como drama, nem Muro nem muito menos Moledo e nem pensar em Paredes de Coura. Em Cerveira, ouve-se muito fraco as emissões de Valença sem alternativa a não ser, para a Antena 1 a onda média. Uma situação muito grave que merecia ser tratada seriamente pela rádio do estado. É fundamental montar uma micro-cobertura na Vila Nova de Cerveira.
-
Situação com a mesma gravidade acontece, por exemplo, na vila de Montalegre e em muitas aldeias pertencentes ao mesmo concelho.
Com a inatividade do emissor de onda média de Chaves, também alguns pontos da cidade e uma boa parte das aldeias raianas têm algumas dificuldades na receção do principal canal de rádio do grupo RTP. Acresce ainda que os emissores do Minheu das três antenas da RTP têm crónicos problemas técnicos, uma vez que o material carece de uma intervenção de fundo, o que exige algum investimento, mormente na antena.
Creio que a solução passará pela instalação num local estratégico de retransmissores que possam servir proficientemente os concelhos de Chaves e Montalegre, os quais são mais bem servidos pelas rádios espanholas do que pelas portuguesas.
Três exemplos que provam que ainda há muito investimento a fazer. Mas há outros que a seu tempo merecerão ser aqui denunciados/apresentados.
-
Mertola era um desses casos, mas já tem micro-cobertura.
-
Naturalmente que a solução, quer em Vila Nova de Cerveira, quer em Montalegre, passa pela instalação de novos emissores, já que a rede actual (e não creio que fosse viável o aumento de potência dos txs) não permite disponibilizar uma qualidade adequada de sinal nas regiões em causa.
-
Naturalmente que a solução, quer em Vila Nova de Cerveira, quer em Montalegre, passa pela instalação de novos emissores, já que a rede actual (e não creio que fosse viável o aumento de potência dos txs) não permite disponibilizar uma qualidade adequada de sinal nas regiões em causa.
Concordo. Muro e Minheu não servem Montalegre. Os emissores do Minheu das três antenas não estão a funcionar a 100%. A antena necessita de uma intervenção de fundo. Em todo caso, mesmo a 100%, não resolveria os problemas de receção existentes em Chaves e em Montalegre sobretudo. Daà que seja necessário investir, para que as três rádios públicas cheguem com o som que se exige de qualidade aos três concelhos do Norte do paÃs.
-
Vila Nova de Cerveira devia passar a capital do multipath. Não há uma única rádio nacional/regional, seja pública ou privada, que se ouça em condições, apesar da proximidade geográfica de emissores em Valença, Moledo, Paredes de Coura e até Muro.
Em termos de orografia, imaginem que a vila está bem guardadinha no interior de um U invertido, sendo que o traço desse U é em montanha. É assim que lá está, é isso que a torna idÃlica e é isso que gera um autêntico festival de multipath.
É muito mais fácil ouvir emissões do Monte de Santa Tecla, em A Guarda, ou Monte Aloia em Tui. Até mesmo Domaio, na ria de Vigo e que se encontra a meia centena de quilómetros, se ouve com melhor qualidade que as nacionais a escassas dezenas.
-
Provando a máxima de que "potência não é tudo" fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de sinal dos emissores da Gravia na A1 para a saÃda da A25, apanhando as rádios públicas depois de Albergaria na A25 até Vouzela. A Antena 2 é a que mais sacrificada, por causa da Antena 1 (106.7 do Arestal) contra a 106.8, mas a Antena 1 em 104.5 e a Antena 3 em 107.9 ouvem se bem em grande parte do trajeto. E tudo com só 100w de potência!
-
Do que conheço - Porto, Lisboa, Litoral e Trás-os-montes, o som das estações publicas é uma lástima!
-
Do que conheço - Porto, Lisboa, Litoral e Trás-os-montes, o som das estações publicas é uma lástima!
Uma coisa é a cobertura, outra é o som. O som é mau nas três Antenas desde 2009, quando passaram a usar o feed via satélite (antes era por FM).
No caso da Lousã o caso é ainda pior pois ouve-se um ruÃdo metálico no fundo, no caso da Antena 1...
-
Para evitar maior dispersão noutros tópicos e por ser uma questão recorrente, abri este tópico para tratar de um dos assuntos que merece mais queixas relativamente às rádios públicas: a qualidade de som oferecida pelos emissores VHF-FM.
Começando com uma nota curiosa, a emissão da Antena 3 via tx na Banática (100,0 MHz) apresenta um som ligeiramente melhor (com menos artifÃcios) que o do emissor principal de Lisboa (100,3 MHz).
-
Som pouco expressivo no emissor da Gardunha, nomeadamente a Antena 3 101.3. Também no caso da Lousã o som é ruinzinho quer a Antena 1 quer a 3. 98.3 e 105.2 do Montejunto são um pouco melhor.
-
Praticamente todos os emissores das Antenas apresentam um som sem palco e com distorções, sobretudo nas famosas sibilantes.
Do que conheço diria que os emissores de Montejunto (105,2 da Antena 3 e 98,3 da Antena 1) são os mais razoáveis. Depois na mesma bitola, os de Gaia (96,7 da Antena 1, 95.2 Antena 2, 100,4 Antena 3), e os de Arestal (107,9 Antena 3, 104,5 Antena 1). De todos os da Lousã são de longe os piores (87,9 Antena 1, 89,3 Antena 2, 102,2 Antena 3).
-
Praticamente todos os emissores das Antenas apresentam um som sem palco e com distorções, sobretudo nas famosas sibilantes.
Nem mais! Essa é uma das razões pela qual não ouço a Antena 3.
-
A minha queixa sobre a qualidade de som é mais sobre as interrupções, ou os ditos "cortes" que de vez em quando acontece nos emissores da Fóia. Já há uns meses eu tinha publicado um áudio da Antena 3 (101.9) e estava repleto de cortes. E ultimamente anda a acontecer com a Antena 1, agora imaginem, eu estar a ouvir as notÃcias, estar a ouvir uma parte importante e puff, mais 1 corte e perdi o que as pessoas disseram. A qualidade do som não é a melhor como o AG disse... mas eu já nem peço uma melhoria nesse aspecto, já só quero que não hajam cortes na emissão. Isto terá a ver com a emissão satélite?
Fica aqui o link com o registo na Antena 3: https://soundcloud.com/arquivosportugal/cortes-emissor-foia-1019-antena3
-
e não há forma de melhorar isso? como fazem os restantes operadores?
-
Praticamente todos os emissores das Antenas apresentam um som sem palco e com distorções, sobretudo nas famosas sibilantes.
Do que conheço diria que os emissores de Montejunto (105,2 da Antena 3 e 98,3 da Antena 1) são os mais razoáveis. Depois na mesma bitola, os de Gaia (96,7 da Antena 1, 95.2 Antena 2, 100,4 Antena 3), e os de Arestal (107,9 Antena 3, 104,5 Antena 1). De todos os da Lousã são de longe os piores (87,9 Antena 1, 89,3 Antena 2, 102,2 Antena 3).
De facto a fidelidade do som das Antenas 1 e 3 deixa muito a desejar, a da 2 não acho que esteja no mesmo patamar. O som abrasivo estraga os temas musicais que são difundidos, demasiado plano, desequilibrado e seco nos agudos, em suma inexpressivo. Palco sonoro e gama dinâmica, fraquÃssimos. Mas, no que concerne aos emissores da Lousã, renovados há relativamente pouco tempo (uma década, talvez), já foi bem pior, por incrÃvel que pareça. Por exemplo, houve um perÃodo em que o áudio de 87.9, com todos os atributos supracitados, esteve com volume demasiado baixo e o de 98.7, com o qual comuta amiúde, com o volume demasiado alto. Pode imaginar o que eram aquelas transições entre 87.9 e 98.7, a primeira vez que me apercebi disso terei receado que tivessem batido no carro, rebentado um pneu, projetada gravilha no para-brisas, porque aquilo soava a estrondo. Por serem necessários sucessivos ajustes no volume do autorrádio, o melhor era mesmo não sintonizar a estação.
Mas as rádios da RTP enfrentam um problema maior do que esse da fidelidade do som, prestam um serviço público pÃfio, um mini-serviço público. Deviam fazer muito melhor, com modelos de fundo pertinentes, não como estão a fazer, a remendar isto e aquilo. Parece que basta passar uma ou outra música da moda que o assunto está resolvido, ora isso não é nada!
Não há comparação possÃvel com a BBC, esta sabe o que faz, a RTP anda desnorteada.
Adenda: destaca-se pela positiva a cobertura radioelétrica das estações públicas na região centro, não obstante algumas falhas pontuais nos concelhos de Oleiros e Sertã.
-
De ha umas semanas a esta parte, tenho notado ao longo da emissao da Antena 1 no tx de Monsanto, alguns micro cortes de emissao distribuidos ao longo do dia. Hoje a tarde apercebi-me de, pelo menos dois. Ou seja, a situaçao persiste.
-
95,7 mHz? 0,0957 Hz...
-
95,7 mHz? 0,0957 Hz...
Ups... Gaffe!
95.70 MHz!!!
-
Não me leve a mal a ironia subjacente ao meu comentário anterior, todavia convém ter muito cuidado com as unidades das grandezas. Ainda que neste caso não seja muito grave, imagine-se utilizar um componente eléctrico a consumir 1 MW num circuito dimensionado para 1 mW...
http://www.mundodaradio.com/artigos/mitos_verdades_e_erros_acerca_da_radio.html
-
ola a todos a antena 1 em 99.2 FM e antena 3 em 103.6 FM estao mudas ou seja n existem a alguns dias ou horas o que se passou alguem sabe?abraços a todos!!!! isto na zona de santiago do cacem!!!!
-
Ontem ao longo do dia, os micro cortes sucedeream-se. Hoje de manha e ate ao inicio da tarde, nao me apercebi de nenhum.
Sera que a situaçao ficou resolvida?
-
Parece-me que a situação terá melhorado nas 3 Antenas. Já não existem praticamente distorções nas famosas sibilantes, mas continua a faltar "palco". O som stereo parece monofónico.
Estou a falar sobretudo nos emissores do centro do paÃs.
-
Aproveito o tópico para dizer que há microcortes também no emissor da Antena 3, 105,2.
Enviado do meu C2105 através de Tapatalk
-
Tambem ja me apercebi dos mesmos nos 100.3. Os da Antena 1, nos 95.7, ja continuam a largos, larguissimos dias...
O que se passara para o problema persistir?
-
Pelos vistos, sao extensiveis aos 88.4, 87.7 e 99.2 MHz. Andei hoje ao longo do dia pelas zonas de Alcacer do Sal, Grandola, Beja e Evora e detectei micro cortes nestas frequencias.
O que se passara?
-
Boas pessoal
A cobertura dos emissores de Grândola no Litoral Alentejano está cada vez pior.
Na zona de Santiago do Cacém, Antena 1 (99.2MHz), Antena 2 (90.6MHz) e Antena 3 (103.6MHz), o sinal já era mau desde a deslocalização dos emissores de Santiago do Cacém para Grândola, mas agora parece que está cada vez pior. O RDS não pára de saltar no rádio, notam-se claras falhas de sinal (sendo que Santiago do Cacém é uma clara zona de sombra do emissor de Grândola).
Creio que as próprias antenas não são as mais apropriadas, pois não se pode esperar muito de antenas de painel no que toca a criação de zonas de sombra.
-
Sugiro que contacte directamente a RTP para o endereço electrónico: gabinete.tecnologias ARROBA rtp.pt .
-
Os 95.7 da Antena 1 estão sem emissão. Situação estranha uma vez que existem sistemas redundantes.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Situação normalizada (desconheço a hora).
-
Cordiais saudações!
Queria falar do microemissor de Santarém, da Antena 1, (98.8) que curiosamente, falha em algumas zonas da cidade mas chega em condições a boa parte da vizinha cidade de Almeirim. A RTP podia bem instalar mais duas frequências,para a Antena 2 e a Antena 3. A cidade de Santarém tem a particularidade de ouvir melhor em certas zonas os emissores da Lousã, outros sÃtios há em que a melhor escolha são os de Montejunto. E depois temos este pequeno emissor da Antena 1 que, apesar de tudo, ajuda no coração da cidade escalabitana. O que realmente deveriam fazer era aumentar um pouco a potência da Antena 1 para se ouvir em pouco melhor dentro do perÃmetro da cidade.
-
Noticia no "Portugal em Direto" hoje, Ver a partir do minuto 14'22
https://www.rtp.pt/play/p3028/e284825/portugal-em-direto/570796
-
Era preferÃvel melhorarem o que se produz nas rádios públicas que a mim não me cativa enquanto consumidor de rádio. Esperamos que a melhoria dos emissores seja o primeiro passo para um 360º .
-
Isto sim é serviço público Parabéns à RTP
-
Era preferÃvel melhorarem o que se produz nas rádios públicas que a mim não me cativa enquanto consumidor de rádio. Esperamos que a melhoria dos emissores seja o primeiro passo para um 360º .
360°? Então é voltar ao mesmo sÃtio...
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
Excelente notÃcia... e uma reportagem televisiva muito interessante!
Enviado do meu U FEEL através de Tapatalk
-
A melhor notÃcia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem. O centro emissor do Pico do Areeiro é "só" o principal de toda a Madeira, que serve grande parte da região.
-
A melhor notÃcia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem.
A questão nem será ter ou não emissões regionais. Terá a ver com capacidade dos emissores e suas performances.
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
A melhor notÃcia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem.
A questão nem será ter ou não emissões regionais. Terá a ver com capacidade dos emissores e suas performances.
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
O problema é que até agora parte significativa da Madeira não escuta em condições mÃnimas a Antena 2. Com apenas 4 emissores na ilha (mais 1 no Porto Santo) a maior parte dos concelhos da ilha da Madeira não sintoniza sequer a Antena 2 com o patamar mÃnimo de qualidade de escuta. E, como referi, o Pico do Areeiro têem emissores potentes da Antena 1 e da Antena 3 que servem praticamente toda a região, ouvindo-se até no Porto Santo. É de esperar que o novo emissor da Antena 2 (no Pico do Areeiro) melhore exponenalmente a situação.
-
A melhor notÃcia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem.
A questão nem será ter ou não emissões regionais. Terá a ver com capacidade dos emissores e suas performances.
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
O problema é que até agora parte significativa da Madeira não escuta em condições mÃnimas a Antena 2. Com apenas 4 emissores na ilha (mais 1 no Porto Santo) a maior parte dos concelhos da ilha da Madeira não sintoniza sequer a Antena 2 com o patamar mÃnimo de qualidade de escuta. E, como referi, o Pico do Areeiro têem emissores potentes da Antena 1 e da Antena 3 que servem praticamente toda a região, ouvindo-se até no Porto Santo. É de esperar que o novo emissor da Antena 2 (no Pico do Areeiro) melhore exponenalmente a situação.
Sim é isso. O emissor do Pico do Areeiro é fundamental na Madeira.
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
A Antena 1 e 3 tem 15 emissores na Madeira. A 2 tem 6, e sem o Pico do Areeiro que nas outras duas tem "só" 44kw. 😑
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
Esperemos que seja desta vez que a emissão de todas as antenas da rádio pública chegue em condições à zona fronteiriça do Alentejo. Já há dois anos em resposta a uma reclamação minha a RTP/Rádio reconhecia esses problemas que ainda não tinha solucionado devido a constrangimentos orçamentais:
Eis aqui extractos dos mail's:
...deslocava-me com alguma frequência à zona fronteiriça de Sobral da Adiça, Vila Verde de Ficalho e Vila Nova de S. Bento. Depois de algum interregno volto, e verifico com alguma estupefacção que as precárias condições em que eram ouvidas as emissões dos canais públicos involuiram para péssimas ou inexistentes!
....
Reportando-me concretamente à Antena 1, em Vila Nova de S. Bento não se ouve, em Vila Verde de Ficalho, nem vestÃgios, e perto de Sobral da Adiça o sinal do emissor do Mendro (a 60 kms) vai aparecendo mas de tal forma deficiente que o auto-rádio tenta comutar para os emissores da Serra d'Ossa ou Elvas, a mais do dobro da distância.
E nem é necessário falar na alternativa depois do "assassinato" da Onda Média, pois não?
Não é minha pretensão apontar caminhos pois não quero imiscuir-me onde não devo, mas penso que a colocação de um emissor na Serra da Adiça, seria uma óptima solução, sendo que até há locais com infra-estruturas de telecomunicações que talvez minorassem os custos.
Resposta:
Informamos que temos conhecimento das deficiências na cobertura radioelétrica dos nossos canais de rádio, na zona do Baixo Alentejo que faz fronteira com Espanha, em particular no caso da receção móvel. A resolução do problema apresentado implica, tal como sugere, a instalação de uma nova estação emissora para reforço desta cobertura.
Dadas as difÃceis condições financeiras que a empresa tem atravessado, não foi possÃvel melhorar esta e outras situações conforme seria nosso desejo.
-
Da última vez que estive em Vila Nova de São Bento, os emissores que melhor consegui sintonizar foram os canais espanhóis Canal Sur (94.0) e Canal Fiesta Rádio (89.5), ambos a emitir da Serra de Aracena e um ou outro emissor de Huelva. A rádio Guadalupe (88.5) de Serpa na altura que ainda emitia (penso que foi em 2011), era a rádio portuguesa que conseguia com melhor recepção no local.
-
Da última vez que estive em Vila Nova de São Bento, os emissores que melhor consegui sintonizar foram os canais espanhóis Canal Sur (94.0) e Canal Fiesta Rádio (89.5), ambos a emitir da Serra de Aracena e um ou outro emissor de Huelva. A rádio Guadalupe (88.5) de Serpa na altura que ainda emitia (penso que foi em 2011), era a rádio portuguesa que conseguia com melhor recepção no local.
Esta é uma zona "limpa", nem sequer há emissora municipal no Rosal. Nessa altura (2011) talvez ainda existisse a Rádio Marca, que em determinada altura foi "transladada" do Rosal para Huelva, mas não tenho a certeza. Nos últimos tempos não tem ficado imune à praga das rádios piratas religiosas que tem inundado o éter espanhol, mas felizmente têm curta duração.
Curiosamente antes da fronteira existe um local (centenas de metros) onde entra muito bem a Rádio Gilão de Tavira!
-
Curiosamente, zonas não muito longe de Mértola, onde havia o mesmo problema, entretanto solucionado com o pequeno emissor que serve a vila. O cerne da questão deve estar na geografia da região, onde as emissões do Mendro devem chegar muito mal, Faro não é opção porque o sinal morre antes de chegar ao Alentejo e em certos casos Monchique pode eventualmente ajudar. Mas na fronteira, só mesmo com uma nova microcobertura que sirva a raia no concelho de Serpa.
-
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
... Mas na fronteira, só mesmo com uma nova microcobertura que sirva a raia no concelho de Serpa.
Atenção que para aqui não estamos a falar de uma "micro-cobertura" mas de um emissor "normal". Várias localidades têm cobertura deficiente, não só Vila Nova de S. Bento ou Vila Verde de Ficalho, mas também Barrancos e Amareleja, p. ex., e não só no concelho de Serpa, mas também em Moura, Barrancos e Mourão. Contas por alto, cerca de 1000 km2.
-
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
Não me terei feito explicar bem. Os emissores de Monchique não são de facto alternativa em Mértola, mas são-no por exemplo em Almodôvar, Castro Verde, até mesmo no concelho de Beja. Aliás, dentro de Mértola, só mesmo os emissores das três Antenas da RTP, a Rádio Comercial e obviamente a Rádio Mértola. Na região a sul e leste de Beja, as emissões do Mendro falham significativamente, em especial na região raiana citada, mas não fazem milagres também noutras direções. Parecendo que não, Monchique dá uma grande ajuda no Baixo Alentejo, não é só no litoral.
-
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
Não me terei feito explicar bem. Os emissores de Monchique não são de facto alternativa em Mértola, mas são-no por exemplo em Almodôvar, Castro Verde, até mesmo no concelho de Beja. Aliás, dentro de Mértola, só mesmo os emissores das três Antenas da RTP, a Rádio Comercial e obviamente a Rádio Mértola. Na região a sul e leste de Beja, as emissões do Mendro falham significativamente, em especial na região raiana citada, mas não fazem milagres também noutras direções. Parecendo que não, Monchique dá uma grande ajuda no Baixo Alentejo, não é só no litoral.
Percebido. Como não sou da zona, mas quando viajo de férias para o algarve, vou sempre pelo IP2 até Beja e depois Mértola e o IC28 até Castro Marim, e nunca tinha sentido influencia das frequências de Monchique em qualquer uma das rádios que lá tem emissor ( Antenas 1, 2 e 3, RR, RFM, Comercial e M80). Por acaso já fiz várias vezes o trajeto entre Serpa e Mértola ( passando pelas Minas de S. Domingos) e todo esse trajeto é dificÃlimo a sintonia de qualquer rádio portuguesa. Mértola e Alcoutim também são difÃceis, por isso existem emissores para esses concelhos. Em Mértola por exemplo RR, RFM e M80 são inaudÃveis, e em Alcoutim só a Radio Alcoutim e as Antenas 1,2 e 3 .
-
E mesmo mais a norte, por exemplo na região de Mourão e Reguengos de Monsaraz, o emissor da serra de Ossa, nomeadamente o da Antena 1 (88.4) é interferido em certas zonas pela RNE de Espanha na mesma frequência. A melhor opção, além do Mendro, é por vezes o emissor de Vila Boim (Elvas) que chega satisfatoriamente, por exemplo, à vila de Monsaraz, mas também à vila de Alandroal.
-
Uma pergunta por curiosidade, em que condições se apanham as 3 Antenas da RTP em Valongo? O emissor do Marão colmata as falhas de receção das emissões do Monte da Virgem? Justificava-se a instalação de um microemissor por parte da RTP?
-
Em Valongo as rádios do grupo RTP não apresentam problemas, quer via Monte da virgem que via Marão a "coisa" resolve-se...
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
Uma dúvida: porque é que a Antena 3 não tem frequência na Serra do Arestal?
-
Uma dúvida: porque é que a Antena 3 não tem frequência na Serra do Arestal?
Mera espéculação da minha parte, mas ou será porque os restantes emissores conseguem fazer a cobertura, ou por falta de "espaço" no FM.
-
Sim, foi equacionado colocar também a 3 a emitir no inÃcio de operação do centro emissor do Arestal, mas a ideia foi abandonada por saturação do espectro. Além disso, 100.4, 102.2 e até mesmo 107.9 (sim, experimentem em São Jacinto, por exemplo) colocam bom sinal na zona. Daà ter ficado para segundo plano.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
-
Mas não seria mais importante a 3 que a 2?
-
Pelos vistos não.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
-
Amigos, na passagem de ano estive na zona do Alqueva, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Moura. Na região apanhava em condições as rádios nacionais nas frequências dos emissores no Mendro, serra de Ossa e Elvas, dependendo da zona. Tinha algumas falhas mas no que toca à s localidades descritas não há dificuldades de receção crÃticas.
-
Na RTP há dinheiro para pagar ordenados chorudos à Catarina Furtado, ao Fernando Mendes, ao Malato e a outros mas não há como aprovar o dinheiro para construÃrem uma torre nova no alto de Monsanto. Mas quais são as prioridades do serviço público?
-
Bem me parecia que o sinal da Antena 1 no centro de Lisboa estava mais fraco... Como vou frequentemente á capital noto cá uma diferença. Como que se faz ouvir a Antena 1 com somente 2 KW desde o Alentejo litoral até chegar-mos a Peniche por exemplo?
-
Já agora como é o sinal das Antenas na Grande Lisboa com 2kW? Caro Gervásio, pode optar pelos emissores da Serra de Montejunto, cobre em excelentes condições a Zona Oeste (Peniche). Tens os emissores de Tróia e de Grândola que cobrem bem o Alentejo litoral. Eu estou no centro e consigo apanhar as frequências de Lisboa em mono.
-
Nesta altura, as antenas estão na torre da Renascença, estando direcionadas ao contrário das emissoras do grupo R/com.
Tem de ser tudo substituÃdo (ou quase) - um orçamento que balança entre os 150 mil e os 200 mil euros.
-
Já agora como é o sinal das Antenas na Grande Lisboa com 2kW? Caro Gervásio, pode optar pelos emissores da Serra de Montejunto, cobre em excelentes condições a Zona Oeste (Peniche). Tens os emissores de Tróia e de Grândola que cobrem bem o Alentejo litoral. Eu estou no centro e consigo apanhar as frequências de Lisboa em mono.
No centro de Lisboa não é crÃtico, ouvem-se bem, principalmente no carro. Na zona ribeirinha temos a Banática como alternativa. Em casa, com um SDR, avaliando o sinal das rádios da RTP nota-se bem que não é o que era, naturalmente. Mas está a par de rádios a sair do mesmo local, como a Smooth e a SBSR, embora estas estejam licenciadas para debitar 5 kW - duvido que o façam... aliás, é rara a rádio que debita o máximo de potência autorizada.
Nos meus tempos de rádio local, trabalhava numa com alvará para 1500W e o emissor estava configurado para debitar 500. Depois temos que calcular também o ganho das antenas, perdas e essas coisas todas, mas duvido que operem sempre à potência máxima.
-
Num raio de 10 km à volta de Monsanto já se nota claramente a diminuição da potência em várias zonas.
Nos sÃtios com terreno mais acidentado ou com mais construções deixou de se ouvir o sinal da rádio pública com qualidade dentro de casa. Linha de Sintra ou Sacavém, por exemplo.
E no carro em movimento só com antena. Coisa que com rádios como a M80 ou a Renascença não é necessário.
O cenário é este há mais de um mês e não há sinais de que possa vir a ter resolução nas próximas semanas, o que é mau tendo em conta que se trata do emissor que serve a capital.
Fará se fosse com um emissor numa zona de menor densidade populacional.
-
Parece que os emissores das três Antenas públicas na Foia (Serra de Monchique) estão, neste momento, desligados ou a operar com uma potência muito reduzida. Porventura algum dos membros do Fórum esteja em condições de confirmar? Por aqui, nos 101,9 MHz da Antena 3 só se ouve a Orbital. E nada de sinal nos 88,9 e 91,5.
-
Actualização: as rádios da RTP encontram-se, de facto a emitir a partir da Foia, embora, creio, com potência reduzida. Dentro de casa, escuto todas as frequências operadas a partir do cume da Serra de Monchique (ainda que com sinal fraco), à excepção das três rádios públicas (situação que não acontecia anteriormente).
-
No Parque das Nações, ainda dentro do concelho e cidade de Lisboa nota-se e nota-se bem que por vezes as melhores frequências da Antena 1 e da 3 são as de Montejunto.E os de Almada (Banática) já chegam de uma forma relativamente instável
-
De referir que a situação no topo da Serra de Monchique já se encontra perfeitamente normalizada. E parece-me que o desempenho das emissões da rádio pública é agora ligeiramente superior ao dos txs da MCR e RR.
-
Na Ericeira nota-se bem a diferença que Monsanto faz. A receção de rádio nunca foi muito boa na vila mas sem os emissores de Lisboa, a Antena 1 apanha-se um pouco mal nos 98.3. Na parte a norte veem-se sÃtios em que a Antena 1 em 87.9 aparece, mas a Mega (88.0) já mal se apanha. A situação da Antena 3 não é melhor, com os 100.3 a apanhar-se muito mal e os 105.2 a falhar em algumas partes da vila.
-
De referir que a situação no topo da Serra de Monchique já se encontra perfeitamente normalizada. E parece-me que o desempenho das emissões da rádio pública é agora ligeiramente superior ao dos txs da MCR e RR.
E eis que tenho de retirar o que disse. As emissões dos três canais da rádio pública voltaram a ser irradiadas a partir da serra algarvia com potência reduzida. A recepção no centro de Évora é residual, porquanto as três frequências são apenas audÃveis em certos pontos da cidade e com sinal visivelmente enfraquecido. Aos membros do Fórum que se encontrem no Algarve, no Baixo Alentejo, litoral alentejano ou demais regiões dentro do perÃmetro de cobertura dos emissores de Monchique, indago como são as actuais condições de recepção na vossa zona.
Enviado através do Tapatalk
-
:o
De referir que a situação no topo da Serra de Monchique já se encontra perfeitamente normalizada. E parece-me que o desempenho das emissões da rádio pública é agora ligeiramente superior ao dos txs da MCR e RR.
E eis que tenho de retirar o que disse. As emissões dos três canais da rádio pública voltaram a ser irradiadas a partir da serra algarvia com potência reduzida. A recepção no centro de Évora é residual, porquanto as três frequências são apenas audÃveis em certos pontos da cidade e com sinal visivelmente enfraquecido. Aos membros do Fórum que se encontrem no Algarve, no Baixo Alentejo, litoral alentejano ou demais regiões dentro do perÃmetro de cobertura dos emissores de Monchique, indago como são as actuais condições de recepção na vossa zona.
Enviado através do Tapatalk
A situação aparenta, por ora, já estar normalizada.
-
Actualização: a situação da Antena 1(88,9) parece, de facto, estar normalizada (potência razoável). Já a Antena 2 (91,5), parece também estar a operar com potência razoável (quiçá um pouco menos que os 88,9). Já a Antena 3 (101,9), aparenta estar desligada ou a operar com potência reduzida.
-
Situação dos 3 canais normalizada a esta hora. A julgar pelo comportamento dos emissores ao longo do dia, parece que os técnicos da rádio pública passaram umas horas a efectuar uma intervenção no equipamento. Por aqui, em Évora, dado que estou longe do emissor, noto claramente quando trocam o sistema radiante principal pelo sistema (antenas de emissão) alternativo (de reserva). Bem, quando a Antena 2 (91,5) opera com potência reduzida, quem "agradece" é a Rádio Elvas. Também, por vezes e quando a propagação ajuda, quando a Antena 3 (101,9 MHz) vê a sua cobertura ser reduzida, capta-se a Orbital.
-
Quinta-feira, dia 26 de Abril de 2018, 8h00 em Évora e o que constato? Os emissores das rádios nacionais na Serra do Mendro, à excepção da RR e da RFM, estão desligados! Para quem quiser acompanhar a emissão especial da Antena 3, na região de Évora, as frequências alternativas menos más aos 102,4 serão as da Serra de Ossa (102,1), Grândola (103,6), Foia (101,9), ou até, em certas zonas, pode-se tentar sintonizar os 102,8 MHz de Portalegre. Falha de energia na torre da RTP/MCR, avaria ou manutenção? Seja como for, é nestas situações que se reconhece a importância de um centro emissor como o do Mendro, que serve uma vasta área geográfica, a começar no Alto Alentejo (distrito de Évora) e a terminar no interior do Baixo Alentejo.
P.S. Bem, à falta da Rádio Comercial (92,0 MHz), a Rádio Amália, na mesma frequência, "respira" livremente no éter.
-
Situação normalizada.
-
Também constatei isso por volta das 8:45h, mas fiquei com a impressão que a RR também estava noutra frequência que não a do Mendro, pelo que supus que tivesse havida falta de energia naquela zona.
EDIT: Quem ganhou com isso foi a RDS que aparece por aqui quando a Antena 1 está em baixo.
-
Pergunta interessante: estarão os emissores de Lisboa (Alto do Monsanto) das rádios públicas a operar ainda com 2 kW? Não vou dizer que a situação já esteja resolvida (torre nova,
com antenas novas), todavia, a julgar pelas condições de recepção em dias de "tropos", dá-me ideia que pelo menos a Antena 3 (100,3 MHz) apresenta um desempenho um pouco superior à que constatei há uns tempos. Certo que se trata de propagação troposférica, todavia, a diferença entre as potências dos emissores nacionais e locais localizados na serra lisboeta é evidente, mesmo num bom receptor. Não vou afirmar que a RTP já irradia a Antena 3 com 10 kW, todavia arriscar-me-ia a sugerir que os técnicos terão mexido recentemente no emissor.
-
Ainda a respeito das frequências da RTP-Rádio irradiadas a partir do centro emissor do Alto do Monsanto (Lisboa), algumas observações feitas dentro do próprio concelho da capital portuguesa:
- a frequência da RDP Ãfrica (101,5 MHz) aparenta estar a operar com uma potência inferior à das 3 "Antenas" nacionais;
- Num pequeno rádio de bolso (Sangean DT-120), não obstante os sinais da Antena 1 (95,7), Antena 2 (94,4) e Antena 3 (100,3 MHz) se revelarem estáveis em boa parte da cidade, há zonas, mormente na Baixa olissiponense, onde os sinais da rádio pública apresentam algumas falhas, mesmo na rua. A alternativa, na zona ribeirinha, é a sintonia das frequências da Banática (Antena 1-
99,4, Antena 2 -88,9 e Antena 3 (100,0 MHz).
-
De referir que a situação não é crÃtica entre a capital portuguesa e o Alentejo via Ponte Vasco da Gama; os sinais do Monsanto só começam a apresentar falhas notórias a partir do nó da A12 com a A2; entre esta entrada da A2 e o nó desta com acA6, (e na A6 até à zona de Montemor), onde falha Monsanto, as rádios públicas são escutadas de forma satisfatória através das frequências do Montejunto ou Grândola (a par de, em certos pontos, os sinais da Lousã ou até do Mendro constituÃrem também frequências alternativas). De qualquer forma, os sinais do Monsanto, não obstante as falhas no percurso, são audÃveis até ao nó da Marateca.
(Tal não significa, obviamente, que, se neste caso a redução da potência irradiada a partir da serra lisboeta não afecta de forma muito pronunciada a cobertura das três "Antenas", o mesmo suceda noutras zonas e percursos rodoviários).
-
7 meses! Sim, escrevi bem, não faltam muitos dias para fazer 7 meses desde que a torre caiu. E na Baixa da Banheira, na Amora ou em Corroios continua-se a quase não se ouvir a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3.
-
Já existe nova torre para a rádio pública em Monsanto. A estrutura já está “de péâ€. No entanto, ainda não se procedeu à montagem dos sistemas radiantes. Presume-se que esteja para breve.
Para já, a emissão continua a sair da torre da RR.
-
Para os estimados forenses que se encontrem na Grande Lisboa, e visto que os técnicos da RTP já instalaram as antenas na nova torre no alto do Monsanto, alguém confirma se as emissões rádio da RTP já se ouvem condignamente em toda a região? Muito obrigado!
-
Para os estimados forenses que se encontrem na Grande Lisboa, e visto que os técnicos da RTP já instalaram as antenas na nova torre no alto do Monsanto, alguém confirma se as emissões rádio da RTP já se ouvem condignamente em toda a região? Muito obrigado!
Parecem ainda em testes. Às 9 da manhã sintonia perfeita, sem falhas; às 11 da manhã de novo com falhas habituais. Não sei como é que eles estão a fazer isto
-
A antena 3 nesse dia esteve algum tempo sem emissão
-
VÃdeo da nova torre de Monsanto partilhado pela RTP
https://youtu.be/MPoDaU7toKg
-
Uma breve nota para informar que entrou em funcionamento um novo emissor da Antena 3 nos Açores, que opera nos 99,2 MHz a partir do Cabeço Gordo, na ilha do Faial. A nova frequência reforça o sinal nas ilhas do Faial (onde até agora só existia um pequeno emissor da Antena 3 na cidade da Horta), do Pico, de São Jorge e Graciosa.
Cf: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1055902
Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk
-
Nova frequência da Antena 1 nos 99,5 MHz? Certo é que se ouve na cidade de Évora, inclusivamente, nalguns pontos, com som estéreo e RDS. Quiçá um novo emissor no Baixo Alentejo ou no litoral alentejano, será? Vou tentar averiguar melhor a cobertura na região.
https://youtu.be/Rn_l-_DHxVU
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
Ouve-se perfeitamente em Cascais, melhor que os 99,4 que acho que era a frequência anterior?
-
Ouve-se perfeitamente em Cascais, melhor que os 99,4 que acho que era a frequência anterior?
A frequência da Banática mudou dos 99,4 para o 99,5, pelo menos provisoriamente.
Este emissor que o LuÃs ouve em Évora deve ser outro, tratando-se de uma coincidência.
-
Actualização: do que acabei de ver nesta manhã (e com alguma propagação), parece-me ser bem provável que seja o emissor da Banática. Outra hipótese (a meu ver menos provável), seria alguma espúria de algum dos emissores da rádio pública. De qualquer forma, tentarei averiguar melhor a situação.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
Relativamente à emissão da Antena 1 nos 99,5 MHz, dá-me ideia que existirá um emissor novo da rádio pública, a operar a tÃtulo experimental (operação autorizada pela Anacom, naturalmente). A informação que obtive do gabinete de engenharia da RTP é que se tratará de um emissor que visa reforçar a cobertura da Antena 1 na A1 e na A2 [sic]. Ora, para chegar a Évora, ainda que com sinal débil, parece-me que não poderá ser o emissor da Banática, não obstante operar na mesma frequência, 99,5 MHz (a não ser que o emissor na margem do Tejo fosse objecto de uma grande intervenção). Quiçá algum dos caros participantes no Fórum que viaje pela A1 e o queira fazer, naturalmente, possa verificar em que troços se escuta esta frequência.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
em santo andre(santiago do cacem) escuto bem na rua os 99.5 FM logo ao lado esta a 99.2 FM da antena 1 tb...visto que em grandola a antena 1 esta nos 99.2 FM!! sera que os 99.5 FM estará na zona de beja????
-
Querem ver que mudaram mesmo os 99.5 para a Arrábida? Aà compreenderia o "reforço de cobertura na A1 e na A2".
-
Resposta da ANACOM (passo a citar):
"Exmo. Senhor LuÃs Carvalho,
Na sequência da receção da sua comunicação do passado dia 14 de fevereiro informa-se que, no âmbito da realização de um perÃodo de testes, a ANACOM autorizou a instalação de um emissor de radiodifusão sonora terrestre em FM na zona da Arrábida, para transmissão do programa “Antena 1†da RTP, na frequência 99,5 MHz."
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
E as restantes Antenas?
-
Serão estas antenas (Torre Altice/Palmela)?
Remeto-vos para o sub-fórum Questões Técnicas\Fotos, onde abri tópico.
(https://i.postimg.cc/XpPd9Yqf/altice.jpg) (https://postimg.cc/XpPd9Yqf)
-
Serão estas antenas (Torre Altice/Palmela)?
Remeto-vos para o sub-fórum Questões Técnicas\Fotos, onde abri tópico.
(https://i.postimg.cc/XpPd9Yqf/altice.jpg) (https://postimg.cc/XpPd9Yqf)
Muito provavelmente. Estive no passado fim de semana na zona do miradouro norte da Serra da Arrábida e não detectei lá mais nenhum elemento FM além da torre da r/com.
Note-se que a visita foi feita depois de a Antena 1 ter cessado a frequência de teste em 99,5 MHz e ter voltado a emitir 99,4 MHz a partir da antiga torre em Almada (Banática).
Ora, se no topo da Serra da Arrábida não havia "nada de novo", creio que possam ser esses os elementos.
As locais de Palmela (100,6 e 102,2) estão perto do Castelo e não nesse local.
-
Sei que o tópico é sobre a Antena 1,mas pergunto eu,e isto analisando um pouco o Google Maps,pode a MCR deslocalizar o seu centro emissor de Grândola para a Arrábida?
Teria alguma desvantagem?
-
Sei que o tópico é sobre a Antena 1,mas pergunto eu,e isto analisando um pouco o Google Maps,pode a MCR deslocalizar o seu centro emissor de Grândola para a Arrábida?
Teria alguma desvantagem?
A Rádio Comercial, sendo uma Rádio Nacional ate podia ficar como o emissor de Grândola e instalar outro no alto da Arrábida, já a M80 não sei, mas como é rede sul e tal como a TSF instalou "Micro-Coberturas" pela sua rede regional Norte, acho que não teria problema também.
-
Aos caros forenses localizados na região Centro e outras zonas dentro da área de cobertura dos emissores da Serra da Lousã (Trevim), gostaria de colocar a seguinte questão: como é que descrevem as condições de recepção da Antena 1 (87,9), Antena 2 (89,3) e Antena 3 (102,2 MHz), neste momento?
Isto porque a RTP tem andado a realizar uma intervenção técnica de manutenção dos emissores da Lousã, incluindo a substituição dos elementos radiantes. Provavelmente, as três frequências estão agora a "sair", de forma provisória, a partir de um sistema radiante alternativo. O que posso dizer é que num local da cidade de Évora favorável à recepção das emissões da Lousã, apesar de se situar a mais de 160 km do Trevim, o sinal da Antena 1 (87,9) e da Antena 2 (89,3 MHz) é, neste momento, muito fraco, contrastando com os sinais razoáveis da RR, RFM e TSF (e até da Rádio Comercial 90,8).
Muito obrigado pela vossa colaboração!
-
Bom Dia,
Aqui por Gaia, onde a Lousã costuma meter excelente sinal, informo que deteto o mesmo problema, nomeadamente nas Antenas 1 e 2, que mal se ouvem, comparando pior com as frequências da RR, Comercial e TSF, que disputam o sinal com a Antena Minho, Geice e Voz de Santo Tirso, respetivamente.
Já na 3, não sinto tanto, pelo menos no exterior, ainda assim não chega com RDS o que não é usual.
-
Os emissores da RDP tem o mesmo comportamento que o emissor da Smooth FM, aposto que estão a operar com 1/2 kW. O melhor sinal ainda é da Antena 2. O que acontece é que a Rádio Maria entra nos 102,2 (Antena 3 com o sinal fraco).
-
Grande erro do grupo de emissores da RDP foi começar a apostar em elementos "low cost". Longe vão os tempos dos elementos radiantes de painel nos principais emissores do paÃs.
Caiu Monsanto, substituÃram por coisas medÃocres. Reformularam Monte da Virgem, substituÃram por coisas medÃocres. Agora pelos vistos Lousã vai pelo mesmo caminho, e nós a pagar.
A qualidade dos emissores do MdV decresceu brutalmente desde que instalaram os novos elementos radiantes. De lamentar. A captação aqui em Matosinhos decresceu bastantes dBm. Nem é só o conteúdo que está mau - a vertente técnica também anda pelas ruas da amargura...
-
Curiosamente, estive no Trevim ao inÃcio da manhã do passado Domingo para participar numa saudável actividade de trekking na Serra da Lousã e, ao fazer zapping no auto-rádio mesmo ao lado das antenas, estranhei o facto de ao sintonizar as três Antenas notar um forte ruÃdo de fundo nas respectivas emissões.
Esta manhã, ao circular no IC8 (sentido Pombal-A23), ao passar pelas zonas de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Sertã, notei uma forte dificuldade por parte do RDS fazer a sintonia automática dos 102.2 (vinha a escutar a Antena 3), muitas falhas de sinal mesmo, mais do que era habitual nestas zonas; a partir do momento em que cheguei próximo de Proença-a-Nova começaram a entrar em acção as frequências de Portalegre e da Gardunha, ambas com excelente qualidade sonora.
Mesmo na zona de Pombal, em zonas do concelho onde, no caso da Antena 3, os 102.2 entravam muito bem e o RDS fazia uma comutação perfeita com os 106.4 da Maúnça, o mesmo já não acontece.
No final do próximo mês conto voltar ao alto do Trevim e espero tirar algumas fotos ao centro emissor da RTP Rádio.
-
Boa tarde,
Fui informado pela RTP que estão a usar um sistema radiante provisório na Lousã com potência muito reduzida, segundo eles. A intervenção na Lousã deve demorar cerca de 2 semanas, se as condições climatéricas o permitirem.
-
Parece que a RTP estará a usar no Trevim uma torre secundária, auto-sustentada, mais curta do que a torre principal, para assegurar as emissões durante os trabalhos. Desconheço a potência utilizada pelo sistema radiante provisório, mas desconfio que seja bastante reduzida (poucos kW).
-
Temos que ter "paciência" com os trabalhos que, certamente, levarão a que o centro emissor volte a ter a grande relevância que tem tido na qualidade e alcance da emissão das Antenas 1, 2 e 3. Quem dera que esta notÃcia tivesse algo a ver com a instalação de elementos radiantes para o sistema digital... ;) melhores tempos virão...
-
A situação só não é pior porque, como sabemos, a Antena 1 tem um emissor em Coimbra (94.9). Se mesmo em circunstâncias normais as emissões do Trevim não chegam de forma perfeita a toda a cidade dos estudantes, com os emissores da Lousã a funcionar com potência reduzida é melhor esquecer a Antena 2 e a Antena 3 com som estéreo nÃtido.
-
Qual será a potência radiada pelo material de reserva da RDP? 2 kW? 3 kW? 5 kW?: Não acredito que no alto da Lousã estejam a funcionar com 10 kW...
-
Parece que a RTP estará a usar no Trevim uma torre secundária, auto-sustentada, mais curta do que a torre principal, para assegurar as emissões durante os trabalhos. Desconheço a potência utilizada pelo sistema radiante provisório, mas desconfio que seja bastante reduzida (poucos kW).
Foi o mesmo que aconteceu quando a torre principal caiu há cerca de uma década. Utilizaram um elemento de reserva na torre auto-sustentada mais ao lado, cuja função principal era (ou é) servir o sistema de feixes da rádio pública.
-
Aparentemente, já estarão concluÃdos os trabalhos de substituição dos elementos radiantes na Lousã, encontrando-se a equipa de técnicos a proceder a alguns ajustes. Tudo leva a crer que a situação estará normalizada dentro de poucas horas.
-
Aparentemente, já estarão concluÃdos os trabalhos de substituição dos elementos radiantes na Lousã, encontrando-se a equipa de técnicos a proceder a alguns ajustes. Tudo leva a crer que a situação estará normalizada dentro de poucas horas.
Aqui em Matosinhos as antenas da Lousã já se ouvem melhor.
-
Em Viseu as três Antenas parecem estar bem!
-
Permitam-me discordar, mas acho que está mais fraco do que antes da intervenção. Aqui em Gaia, nem escuto a Antena 2 dentro do EdifÃcio, quando era a segunda melhor frequência, depois dos óbvios 92,5.
Por outro lado, no caso da A1, hoje desloquei-me até Ovar, e os 96,7 que costumavam morrer logo após o nó de Esmoriz, para dar entrada aos 87,9 foram-se aguentando a fraquejar até quase ao centro de Ovar onde aà foram os 106,7 do Arestal a salvar a honra do convento.
-
Do comentário anterior, parece ainda não estar bem!
-
As pessoas também tem de perceber que emissores na Lousã não são para ser ouvidos de forma cristalina no Porto. São para serem ouvidos na antiga Beira Litoral, grosso modo.
-
Mas, de qualquer modo, se antes se ouviam em determinadas zonas e agora não, algo está ainda por "afinar"... ou então há perda de qualquer coisa!
-
Boa noite,
Não falo em nome de outros colegas de painel de debate mas tenho a dizer que em Soure não noto diferença significativa relativamente à qualidade do sinal das três drequ. Aqui ouve-se bem a Antena 1, Antena 3 e Antena 2.
-
As pessoas também tem de perceber que emissores na Lousã não são para ser ouvidos de forma cristalina no Porto. São para serem ouvidos na antiga Beira Litoral, grosso modo.
Certo.
-
As pessoas também tem de perceber que emissores na Lousã não são para ser ouvidos de forma cristalina no Porto. São para serem ouvidos na antiga Beira Litoral, grosso modo.
Certo.
Sim, em Gaia e Porto concordo, mas a verdade é que antes se escutava e agora não. Mas em Ovar já era suposto ser a Lousã a chegar e não o Monte da Virgem, aliás, com exceção da RFM que vai nos excelentes 104.1 até muito longe a sul (é o único emissor do Monte da Virgem que a norte morre ainda dentro da AMP, claramente mais orientado a sul), todas as demais, na zona já dão Lousã, até a própria Antena 3, que muitas vezes ja no sul de Gaia escolhe essa frequência.
-
O emissor das 3 antenas no Trevim parece bem afinado para Sul. Ontem mesmo,graças a alguma propagação, consegui escutar em mono limpo as 3 antenas aqui em Vila Real de Santo António, em pleno Sotavento Algarvio. Testei os 91.7 da RFM que emitem do mesmo local e chegavam com sinal claramente inferior, com bastante ruÃdo.
-
Neste momento a questão de Ovar não é exatamente um problema: as Antenas nacionais melhoraram o sinal para sul. Em Ovar ainda se escuta solidamente, neste momento, pelo menos em 96.7. Os emissores da Lousã são por isso redundantes neste quesito.
A partir de Estarreja, a conversa é outra, claro...
mas Estarreja já é região de Aveiro* logo é natural que haja essa obrigação. E qualquer coisa sempre há o Arestal.
*sim, eu sei que Ovar também é região de Aveiro, mas a coisa é muito pouco linear, porque a Feira está +- à mesma distância do Porto e ainda conta para a área metropolitana, e Esmoriz e Cortegaça ainda afinam pelo diapasão de Gaia/Porto. Lá está, coisas a régua e esquadro na organização do território que muitas vezes não são assim. Nem em Ovar centro há consenso sobre se hão de ir ao Porto ou a Aveiro, e é natural, distam 30/35kms de ambas...
-
A questão de Ovar é complexa sim, deveria pertencer à AMP, mais do que, por exemplo, Vale de Cambra pu Oliveira de AzeméÃs. PolÃtica...
Do ponto de vista dos sinais, a freguesia de Maceda/Arada é difÃcil para os sinais do Monte da Virgem. Quando chegas mais a S. João de Ovar ou mesmo na Murtosa, aà já é mais fácil apanhar de novo os emissores de Gaia e, estranhamente, nessa zona Santa Justa capta de forma fantástica, mesmo os de mais fraca potência.
-
Dependendo da configuração do sistema radiante, é possÃvel que um determinado sinal seja forte num raio de algumas dezenas de km do emissor e seja mais fraco numa região mais longe da torre. Ou ter-se uma emissão que se escuta bem longe mas que se capta com sinal menos forte mais perto. Calculo que a prioridade da RTP seja fazer ouvir da forma mais estável possÃvel as três "Antenas" na região
de Coimbra, por exemplo, e não tanto colocar sinal forte em Gaia ou em Espinho.
-
Parte interessante de tudo isto é que justamente em Espinho está tudo como dantes, ou quase:
- Antena 1, sinal impecável, melhor que quer no tempo pré-manutenção quer durante a manutenção, fixa RDS e tudo;
- Antena 2, bom nÃvel de sinal, um pouco superior ao que estava antes;
- Antena 3, bom nÃvel de sinal, +- similar ao que estava antes.
A melhor de todas é mesmo a Antena 1 neste momento. Ou seja, dá a sensação que houve uma modulação de potências ou posições por estação de rádio, o que pode explicar os feedbacks dÃspares entre estações.
-
Apesar de não estar confirmado pela RTP, recebi a informação que a Antena 2 nos 88,3 MHz e a Antena 3 nos 101,2 MHz operam a partir de Coimbra, pelo que a torre localizada no terreno do Centro de Produção da RTP irradia agora 4 frequências: Antena 1 - 94,9, Antena 2 - 88,3, Antena 3 - 101,2 e RDP África - 103,4 MHz.
-
Apesar de não estar confirmado pela RTP, recebi a informação que a Antena 2 nos 88,3 MHz e a Antena 3 nos 101,2 MHz operam a partir de Coimbra, pelo que a torre localizada no terreno do Centro de Produção da RTP irradia agora 4 frequências: Antena 1 - 94,9, Antena 2 - 88,3, Antena 3 - 101,2 e RDP África - 103,4 MHz.
Senhor Luís,
Existe alguma razão (conhecida) para que a Antena 3 e as redes regionais ocupem quase sempre as frequências posteriores aos 100? Parece existir aqui uma tentativa de organizar a propagação.
-
Apesar de não estar confirmado pela RTP, recebi a informação que a Antena 2 nos 88,3 MHz e a Antena 3 nos 101,2 MHz operam a partir de Coimbra, pelo que a torre localizada no terreno do Centro de Produção da RTP irradia agora 4 frequências: Antena 1 - 94,9, Antena 2 - 88,3, Antena 3 - 101,2 e RDP África - 103,4 MHz.
Senhor Luís,
Existe alguma razão (conhecida) para que a Antena 3 e as redes regionais ocupem quase sempre as frequências posteriores aos 100? Parece existir aqui uma tentativa de organizar a propagação.
Razões históricas. Muitas das frequências da Antena 3 pertenciam aos estúdios regionais da RDP, extintos nos inícios dos anos 90 (até 1993). Por exemplo, a RDP - Rádio Elvas emitia nos 103,8 Elvas, 102,4 Mendro e 102,8 MHz Portalegre. A RDP Rádio Ribatejo emitia nos 98,8 MHz Santarém e 105,2 MHz Montejunto. A RDP-Rádio Porto emitia nos 100,4 MHz etc.
As frequências acima de 100 MHz começaram a ser atribuídas, nos anos 80, à RDP e, posteriormente, também à Rádio Renascença (rede da RFM, que arrancou em 1987).
Relativamente às frequências mais recentes, são atribuídas conforme a disponibilidade de espectro (dependendo da ocupação pelas rádios nacionais, regionais e locais da região).
-
Apesar de não estar confirmado pela RTP, recebi a informação que a Antena 2 nos 88,3 MHz e a Antena 3 nos 101,2 MHz operam a partir de Coimbra, pelo que a torre localizada no terreno do Centro de Produção da RTP irradia agora 4 frequências: Antena 1 - 94,9, Antena 2 - 88,3, Antena 3 - 101,2 e RDP África - 103,4 MHz.
Excelente notícia para a cobertura RTP daquela importante região. :D
-
Apesar de não estar confirmado pela RTP, recebi a informação que a Antena 2 nos 88,3 MHz e a Antena 3 nos 101,2 MHz operam a partir de Coimbra, pelo que a torre localizada no terreno do Centro de Produção da RTP irradia agora 4 frequências: Antena 1 - 94,9, Antena 2 - 88,3, Antena 3 - 101,2 e RDP África - 103,4 MHz.
Muito má escolha para a Antena 2 e a Antena 3. No caso da Antena 2, a frequência sendo igual ao Muro temos agora esta situação espetacular no distrito de Aveiro em que uma rádio de palavra vem misturada com uma rádio de música clássica na zona de Ovar e na Feira...
Quanto à Antena 3, basicamente quase que inviabiliza recepção da Nova Era em Santa Maria da Feira agora! A captação da Nova Era agora apresenta muitas entradas da estação logo após o nó de Cortegaça na A29, e posteriormente na A47 em Maceda e a 500m da saída para a Feira/A1. Dentro da cidade e a caminho de São João da Madeira ouvir a estação tornou-se um sofrimento tal não é o nível de entradas da Antena 3 em 50% do tempo!
E os 100.1 não são alternativa porque têm outra estação em cima quase sempre e os emissores de Paredes já não são famosos nesta vila (ainda que possam ajudar em 10% do tempo mas só num excelente rádio com RDS que comute sem o AF ligado).
Com tanta frequência disponível na zona de Coimbra vão logo escolher duas que são usadas a Norte em vez de escolherem outras, numa região com algum espaço no éter ainda. Espetacular. Se foi a ANACOM a sugerir esta aberração técnica, eu nem sei se tinham sequer a noção.
-
Passei próximo de Coimbra na A1 e segui pelo IP3 para Viseu e constatei a boa qualidade de som e comutação das novas frequências da Ant2 e Ant3. Importa sim verificar, por quem competente, se serão as melhores frequências para que não haja interferências.
-
Têm claramente que ter limitação de sinal a Norte na direção de Aveiro, não pode ser como está agora. O Arestal está lá a fazer o quê?
É que até já desconto que as frequências dessa região se escutem até Cantanhede, mas interferências a escassos 15kms em linha reta num dos principais concelhos da AMP e do distrito de Aveiro é ridículo, haja noção...
A seguir em São João da Madeira ainda pior fica o sinal...
-
Têm claramente que ter limitação de sinal a Norte na direção de Aveiro, não pode ser como está agora. O Arestal está lá a fazer o quê?
É que até já desconto que as frequências dessa região se escutem até Cantanhede, mas interferências a escassos 15kms em linha reta num dos principais concelhos da AMP e do distrito de Aveiro é ridículo, haja noção...
A seguir em São João da Madeira ainda pior fica o sinal...
Ora bem, hoje estive a verificar no terreno, na zona de transição Carvalhos/Perosinho, onde a M80 (Monte da Virgem) perde para a MegaHits (Coimbra) se o mesmo estaria a ocorrer para Nova Era com a Antena 3, dado que os emissores estão no mesmo local (ou quase, no caso de Coimbra). Ora não só não há sinal de quaisquer entradas da Antena 3 (o mesmo na frequência 101.2, que não se escuta de todo), como posso dizer que a NovaEra se escuta ali sem qualquer ruído, o que nem nas 6 nacionais acontece. Ora, com isto depreendo que a A3 esteja emitir com menos do que os 5kw da Mega de Coimbra. Mas para sul o sinal é assim tão forte que invada os 101.3, tornando-os inaudíveis? É que, por exemplo, por aqui temos o caso da RR de Braga com a Cidade de Vale de Cambra, espaçdas 0,1, e as coisas funcionam razoavelmente, mesmo próximo de ambos os emissores, ainda que com algum som da outra que às vezes entre. Por sinal, essa RR como está em termos de desempenho? Deixou-se de escutar totalmente com a chegada da A3?
Por outro lado, os 100.1 não ajudam? A Dom Fuas de Porto Mós está a chegar mais do que a de Paredes, que é tão forte? Não serão efeitos da propagação que tem havido nos últimos dias? Por aqui mas a Norte, essa frequência é muito boa, o único sítio onde leva um bocadinho de pressão é na A1 junto à Área de Serviço (uns 500 m) que apanha com entradas nítidas da Renascença de Valença, mas é muito menos, por exemplo que a Vodafone com a M80 ou a Mega com a Festival.
Pode ser que a Nova Era consiga contrargumentar, reforçando o sinal um pouco mais para sul, já que tem Paredes que pode ajudar a Norte, mesmo com a RR a cair-lhe em cima. Mas se não se conseguir provar problemas dentro do concelho isto é difícil. O critério deveria ser concelho e limítrofes (dois anéis) tem de ser escutada na perfeição.
-
Têm claramente que ter limitação de sinal a Norte na direção de Aveiro, não pode ser como está agora. O Arestal está lá a fazer o quê?
É que até já desconto que as frequências dessa região se escutem até Cantanhede, mas interferências a escassos 15kms em linha reta num dos principais concelhos da AMP e do distrito de Aveiro é ridículo, haja noção...
A seguir em São João da Madeira ainda pior fica o sinal...
Ora bem, hoje estive a verificar no terreno, na zona de transição Carvalhos/Perosinho, onde a M80 (Monte da Virgem) perde para a MegaHits (Coimbra) se o mesmo estaria a ocorrer para Nova Era com a Antena 3, dado que os emissores estão no mesmo local (ou quase, no caso de Coimbra). Ora não só não há sinal de quaisquer entradas da Antena 3 (o mesmo na frequência 101.2, que não se escuta de todo), como posso dizer que a NovaEra se escuta ali sem qualquer ruído, o que nem nas 6 nacionais acontece. Ora, com isto depreendo que a A3 esteja emitir com menos do que os 5kw da Mega de Coimbra. Mas para sul o sinal é assim tão forte que invada os 101.3, tornando-os inaudíveis? É que, por exemplo, por aqui temos o caso da RR de Braga com a Cidade de Vale de Cambra, espaçdas 0,1, e as coisas funcionam razoavelmente, mesmo próximo de ambos os emissores, ainda que com algum som da outra que às vezes entre. Por sinal, essa RR como está em termos de desempenho? Deixou-se de escutar totalmente com a chegada da A3?
Por outro lado, os 100.1 não ajudam? A Dom Fuas de Porto Mós está a chegar mais do que a de Paredes, que é tão forte? Não serão efeitos da propagação que tem havido nos últimos dias? Por aqui mas a Norte, essa frequência é muito boa, o único sítio onde leva um bocadinho de pressão é na A1 junto à Área de Serviço (uns 500 m) que apanha com entradas nítidas da Renascença de Valença, mas é muito menos, por exemplo que a Vodafone com a M80 ou a Mega com a Festival.
Pode ser que a Nova Era consiga contrargumentar, reforçando o sinal um pouco mais para sul, já que tem Paredes que pode ajudar a Norte, mesmo com a RR a cair-lhe em cima. Mas se não se conseguir provar problemas dentro do concelho isto é difícil. O critério deveria ser concelho e limítrofes (dois anéis) tem de ser escutada na perfeição.
Nos Carvalhos o sinal da Antena 3 não chega com força suficiente para causar mossa. O problema da Feira é a cota permitir exposição a sinais a sul. No caso da Nova Era de Paredes o problema é a Botaréu em 100.0 logo em Águeda.
A RR está também com dificuldades nesta zona.
A única forma é, ou mudar de frequência, ou direcionar o sinal para não propagar tanto a Norte. Não faz sentido estar tão forte naquela direção quando há o Arestal...
-
Arestal não tem Antena 3...
Só a 1 e 2...
-
Têm claramente que ter limitação de sinal a Norte na direção de Aveiro, não pode ser como está agora. O Arestal está lá a fazer o quê?
É que até já desconto que as frequências dessa região se escutem até Cantanhede, mas interferências a escassos 15kms em linha reta num dos principais concelhos da AMP e do distrito de Aveiro é ridículo, haja noção...
A seguir em São João da Madeira ainda pior fica o sinal...
Ora bem, hoje estive a verificar no terreno, na zona de transição Carvalhos/Perosinho, onde a M80 (Monte da Virgem) perde para a MegaHits (Coimbra) se o mesmo estaria a ocorrer para Nova Era com a Antena 3, dado que os emissores estão no mesmo local (ou quase, no caso de Coimbra). Ora não só não há sinal de quaisquer entradas da Antena 3 (o mesmo na frequência 101.2, que não se escuta de todo), como posso dizer que a NovaEra se escuta ali sem qualquer ruído, o que nem nas 6 nacionais acontece. Ora, com isto depreendo que a A3 esteja emitir com menos do que os 5kw da Mega de Coimbra. Mas para sul o sinal é assim tão forte que invada os 101.3, tornando-os inaudíveis? É que, por exemplo, por aqui temos o caso da RR de Braga com a Cidade de Vale de Cambra, espaçdas 0,1, e as coisas funcionam razoavelmente, mesmo próximo de ambos os emissores, ainda que com algum som da outra que às vezes entre. Por sinal, essa RR como está em termos de desempenho? Deixou-se de escutar totalmente com a chegada da A3?
Por outro lado, os 100.1 não ajudam? A Dom Fuas de Porto Mós está a chegar mais do que a de Paredes, que é tão forte? Não serão efeitos da propagação que tem havido nos últimos dias? Por aqui mas a Norte, essa frequência é muito boa, o único sítio onde leva um bocadinho de pressão é na A1 junto à Área de Serviço (uns 500 m) que apanha com entradas nítidas da Renascença de Valença, mas é muito menos, por exemplo que a Vodafone com a M80 ou a Mega com a Festival.
Pode ser que a Nova Era consiga contrargumentar, reforçando o sinal um pouco mais para sul, já que tem Paredes que pode ajudar a Norte, mesmo com a RR a cair-lhe em cima. Mas se não se conseguir provar problemas dentro do concelho isto é difícil. O critério deveria ser concelho e limítrofes (dois anéis) tem de ser escutada na perfeição.
Nos Carvalhos o sinal da Antena 3 não chega com força suficiente para causar mossa. O problema da Feira é a cota permitir exposição a sinais a sul. No caso da Nova Era de Paredes o problema é a Botaréu em 100.0 logo em Águeda.
A RR está também com dificuldades nesta zona.
A única forma é, ou mudar de frequência, ou direcionar o sinal para não propagar tanto a Norte. Não faz sentido estar tão forte naquela direção quando há o Arestal...
A Antena 3 está com menos potência do que a Mega, porque se eu for sintonizado em 90.0, mal passo o viaduto da A1 em direção a Perosinho o RDS altera-se no autoradio de M80 para MEGAHITS e vai um 1km em 90.0 e só depois comuta para 90.6 ou volta para M80 (se estiver a chover é o que normalmente acontece). Uma ou outra vez lá apanha 94.4 ou 103.8 antes de mudar para a Mega e aguenta-se, ou se passar a mais velocidade (se for a 30km/h, muda para a Mega na certa).
Ora, no caso da A3, como referi, nem sequer há sinal em 101.2 e a NovaEra tem uma escuta totalmente limpa, o que, como referi, não acontece sequer para as rádios nacionais (então a Antena 1 nessa zona é um desastre, mas também na A20, onde leva com ruído que já é significativo em cima dos 96.7).
Em relação aos 100.0 penso sempre na RR, esquecço-me sempre da Botareu em Águeda, porque aqui não chega de todo, tapada pela NovaEra.
Mas qual interfere mais, os 100.0 em 100.1 ou os 101.2 nos 101.3? O mal é não existir comutação entre os dois emissores, porque se houvesse, era capaz de não se fazer sentir o problema.
Arestal não tem Antena 3...
Só a 1 e 2...
E atenção que o emissor do Arestal na A2 leva muita pancada da A1 do Marão...em São João da Madeira já exprimentei sintonizar 95.2 e entrou no RDS do carro...ANTENA 1! Esses 95.2 da A2 deveriam ser na realidade 95.1, para conseguirem chegar mais longe.
Falando na Antena 2... e os 88.3 não estão a interferir ainda mais na 5, do que o que o emissor do Muro da A1 faz?
-
A Botaréu entra até pelo menos Ovar limpinha na A29, daí para diante é luta entre essa e a Nova Era de Paredes. Em São Félix da Marinha é impossível ouvir a Nova Era de Paredes por causa da Botaréu, refiro-me a pleno centro.
É assim, falamos de níveis diferentes de sinal logo de interferência. Essa zona é de transição de sinais sul para Norte, e quer Botaréu quer Nova Era de Paredes estão já longe dos centros emissores, de maneiras que a interferência existe mas as forças são menores em ambas, é mais fácil.
Já no caso da Nova Era, que ainda mete sinal bem bom na Feira como os emissores do Monte da Virgem (sim, tem falhas mínimas, mas o normal só), a Antena 3 tambem chega mais forte pelo relevo logo torna-se mais incomodativo.
Com AF em ambas não resolveria, isso tentei eu fazer comutando manualmente Paredes > Gaia. Aumentaria de 50 para 75% o som limpo de interferências da Nova Era mas teria sempre a Antena 3 em determinadas zonas da Feira.
Prova deste efeito que estou a dizer é que a seguir, em Cucujães, é quase incontestada a própria Antena 3 em 101.2 e por exemplo a Rádio Nova tem zonas de se deixar de ouvir por completo na nacional não porque não haja sinal, mas porque a extrema competência da ANACOM colocou a Jornal do Centro na mesma frequência. Em São João da Madeira sente-se a pressão da RJC na Nova mas como ainda há uma certa proteção face a sul, o sinal da Nova é ainda bastante admissível. Cucujães está exposta.
Isto tudo tem que ver com relevos mas bottom line é: com outra frequência e afinação dos elementos radiantes isto fica resolvido. E há imensas na zona de Coimbra. Não há no meu ver qualquer motivo para que a RTP ou a ANACOM prejudiquem na área de influência de uma estação que é das mais ouvidas entre os emissores locais a Norte, só porque querem cobrir melhor uma única cidade a não sei quantos km's de distância. É profundamente injusto para a Nova Era e como aliás seria para qualquer local que de um momento para o outro leve com uma nacional nas costas.
Da A2 não sei, mas sei que ainda esta manhã fui a escassíssimos quilómetros em linha reta do centro emissor da 5 (zona de Medas foi onde me desloquei, às portas da CREP) e estava a ser comidinha de cebolada, pela frente, por trás e por todos os lados, com um sinal em mono e umas interferências fortíssimas do operador público, isto no meu rádio... aqueles 88.4 são para esquecer completamente.
-
A Botaréu entra até pelo menos Ovar limpinha na A29, daí para diante é luta entre essa e a Nova Era de Paredes. Em São Félix da Marinha é impossível ouvir a Nova Era de Paredes por causa da Botaréu, refiro-me a pleno centro.
É assim, falamos de níveis diferentes de sinal logo de interferência. Essa zona é de transição de sinais sul para Norte, e quer Botaréu quer Nova Era de Paredes estão já longe dos centros emissores, de maneiras que a interferência existe mas as forças são menores em ambas, é mais fácil.
Já no caso da Nova Era, que ainda mete sinal bem bom na Feira como os emissores do Monte da Virgem (sim, tem falhas mínimas, mas o normal só), a Antena 3 tambem chega mais forte pelo relevo logo torna-se mais incomodativo.
Com AF em ambas não resolveria, isso tentei eu fazer comutando manualmente Paredes > Gaia. Aumentaria de 50 para 75% o som limpo de interferências da Nova Era mas teria sempre a Antena 3 em determinadas zonas da Feira.
Prova deste efeito que estou a dizer é que a seguir, em Cucujães, é quase incontestada a própria Antena 3 em 101.2 e por exemplo a Rádio Nova tem zonas de se deixar de ouvir por completo na nacional não porque não haja sinal, mas porque a extrema competência da ANACOM colocou a Jornal do Centro na mesma frequência. Em São João da Madeira sente-se a pressão da RJC na Nova mas como ainda há uma certa proteção face a sul, o sinal da Nova é ainda bastante admissível. Cucujães está exposta.
Isto tudo tem que ver com relevos mas bottom line é: com outra frequência e afinação dos elementos radiantes isto fica resolvido. E há imensas na zona de Coimbra. Não há no meu ver qualquer motivo para que a RTP ou a ANACOM prejudiquem na área de influência de uma estação que é das mais ouvidas entre os emissores locais a Norte, só porque querem cobrir melhor uma única cidade a não sei quantos km's de distância. É profundamente injusto para a Nova Era e como aliás seria para qualquer local que de um momento para o outro leve com uma nacional nas costas.
Da A2 não sei, mas sei que ainda esta manhã fui a escassíssimos quilómetros em linha reta do centro emissor da 5 (zona de Medas foi onde me desloquei, às portas da CREP) e estava a ser comidinha de cebolada, pela frente, por trás e por todos os lados, com um sinal em mono e umas interferências fortíssimas do operador público, isto no meu rádio... aqueles 88.4 são para esquecer completamente.
Não me parece que a RTP se vá estar minimamente a preocupar com a Nova Era, desde que a mesma se escute adequadamente em Gaia e não me parece que vamos encontrar nenhum ponto com essa dificuldade. A ser seria essa transição Carvalhos/Perosinho, mas está bom de ver que não. Agora, se calhar os tipos da RDP poderiam por refletores para sul, ou para Norte de Coimbra essa frequência acrescenta algo à Lousã? A alternativa, outra frequência, que não me parece que se levante sequer, caso contrário teriam escolhido logo outra de início, qual poderia ser?
Em 88.3 para sul a cinco fica muito comprimida, quer pela 1 de Norte, quer pela 2 de Coimbra. Parece-me que vai ser frequência que vai acabar por ser deslocalizada ou, em alternativa a definhar ainda mais.
Meio Offtopic: os 88.3 do Muro são pressionados a Norte pela Clássica de Pontevedra. Em território nacional faz-se sentir essa interferência? Quando estive em Cerveira, entrava sempre a Antena 1. E do lado espanhol, chega até onde?
-
A Botaréu entra até pelo menos Ovar limpinha na A29, daí para diante é luta entre essa e a Nova Era de Paredes. Em São Félix da Marinha é impossível ouvir a Nova Era de Paredes por causa da Botaréu, refiro-me a pleno centro.
É assim, falamos de níveis diferentes de sinal logo de interferência. Essa zona é de transição de sinais sul para Norte, e quer Botaréu quer Nova Era de Paredes estão já longe dos centros emissores, de maneiras que a interferência existe mas as forças são menores em ambas, é mais fácil.
Já no caso da Nova Era, que ainda mete sinal bem bom na Feira como os emissores do Monte da Virgem (sim, tem falhas mínimas, mas o normal só), a Antena 3 tambem chega mais forte pelo relevo logo torna-se mais incomodativo.
Com AF em ambas não resolveria, isso tentei eu fazer comutando manualmente Paredes > Gaia. Aumentaria de 50 para 75% o som limpo de interferências da Nova Era mas teria sempre a Antena 3 em determinadas zonas da Feira.
Prova deste efeito que estou a dizer é que a seguir, em Cucujães, é quase incontestada a própria Antena 3 em 101.2 e por exemplo a Rádio Nova tem zonas de se deixar de ouvir por completo na nacional não porque não haja sinal, mas porque a extrema competência da ANACOM colocou a Jornal do Centro na mesma frequência. Em São João da Madeira sente-se a pressão da RJC na Nova mas como ainda há uma certa proteção face a sul, o sinal da Nova é ainda bastante admissível. Cucujães está exposta.
Isto tudo tem que ver com relevos mas bottom line é: com outra frequência e afinação dos elementos radiantes isto fica resolvido. E há imensas na zona de Coimbra. Não há no meu ver qualquer motivo para que a RTP ou a ANACOM prejudiquem na área de influência de uma estação que é das mais ouvidas entre os emissores locais a Norte, só porque querem cobrir melhor uma única cidade a não sei quantos km's de distância. É profundamente injusto para a Nova Era e como aliás seria para qualquer local que de um momento para o outro leve com uma nacional nas costas.
Da A2 não sei, mas sei que ainda esta manhã fui a escassíssimos quilómetros em linha reta do centro emissor da 5 (zona de Medas foi onde me desloquei, às portas da CREP) e estava a ser comidinha de cebolada, pela frente, por trás e por todos os lados, com um sinal em mono e umas interferências fortíssimas do operador público, isto no meu rádio... aqueles 88.4 são para esquecer completamente.
Não me parece que a RTP se vá estar minimamente a preocupar com a Nova Era, desde que a mesma se escute adequadamente em Gaia e não me parece que vamos encontrar nenhum ponto com essa dificuldade. A ser seria essa transição Carvalhos/Perosinho, mas está bom de ver que não. Agora, se calhar os tipos da RDP poderiam por refletores para sul, ou para Norte de Coimbra essa frequência acrescenta algo à Lousã? A alternativa, outra frequência, que não me parece que se levante sequer, caso contrário teriam escolhido logo outra de início, qual poderia ser?
Em 88.3 para sul a cinco fica muito comprimida, quer pela 1 de Norte, quer pela 2 de Coimbra. Parece-me que vai ser frequência que vai acabar por ser deslocalizada ou, em alternativa a definhar ainda mais.
Meio Offtopic: os 88.3 do Muro são pressionados a Norte pela Clássica de Pontevedra. Em território nacional faz-se sentir essa interferência? Quando estive em Cerveira, entrava sempre a Antena 1. E do lado espanhol, chega até onde?
A norte de Coimbra a frequência acrescenta cerca de 0 (zero) à Lousã, a frequência da Lousã chega melhor e mais longe, como é natural quer pela cota quer pela potência. Mais um bom motivo para não ter a Antena 3 a irradiar tanto para Norte.
Quanto a alternativas, poderíamos falar dos 103.9 ex-Radio Capital, outra frequência entre as não atribuídas no distrito de Coimbra (há umas 5), ou ainda algo totalmente fora disto. O espectro na cidade não está tão saturado como o do Porto, as rádios de Leiria chegam mal ou não chegam a Coimbra, as de Viseu vão chegando mas pouco, Aveiro pode dar-se o caso e há um ou dois casos assim, mas é pouco frequente.
Refletores, personalizar o esquema de irradiação limitando a Norte, mudança de frequência, todas estas são possíveis e viáveis e apenas a dos refletores tem custos adicionais, porque mexer no esquema de irradiação já há uma equipa técnica dedicada afeta ao operador.
O problema dos 88.4 é que não pode ser deslocalizada para qualquer sítio porque tem que ter sinal forte para se sobrepor à rádio pública, mas a rádio pública também não tem margem para mexer (aí sim) as frequências do Sameiro e do Muro... Sem ser o ponto atual onde está suspeito que apenas na Afurada seria possível instalar o emissor, e com elementos orientados a sul em linha reta reforçaria inequivocamente o sinal mais junto à costa (e em Espinho) impedindo a Antena 1 de penetrar, à custa das zonas de serrania de Campanhã / Oliveira do Douro para diante em que o sinal seria bastante pior do que já está (esse é o problema de meter o emissor na Afurada), num efeito similar aos 89.5 Matosinhos mas a 200 e tal metros de cota em vez de apenas 50 mais antena.
Com emissor na Afurada seria impossível à Antena 1 interferir uma vez que mesmo orientada a sul com os dipolos, toda a cidade do Porto estaria a menos de 5km em linha reta (!!!) do centro emissor, o mesmo para Matosinhos, centro de Gaia e junto à costa.
PS - se o Acácio Marinho ler isto e mudar o emissor para lá, são 750€+IVA pelo trabalho de consultoria sff - o IBAN é o PT50 0045 14...
-
Estive a explorar as serras da região centro para ter uma perceção da localização dos emissores. Destaco que os elementos radiantes da Antena 1/2/3 da Lousã, agora são iguais aos da torre da TSF/RR. Só não tirei fotos porque a essa hora já estava neblina. Fica a nota.
-
Não é informação de última hora (já terá quase um ano), mas só agora reparei que na base de dados de emissores do "Mundo da Rádio" as frequências da Gravia (São Pedro do Sul) constam como que a operar com 500W em vez dos 100W atribuídos. Alguém da região do Dão-Lafões pode confirmar se no último ano a Antena 1 (104,5), a Antena 2 (106,8) e a Antena 3 (107,9 MHz) beneficiaram de um aumento de potência? Obrigado por qualquer esclarecimento útil!
-
Não acredito muito. Não acho muitas diferenças
-
Parece-me que pelo menos a Antena 3 chega ainda melhor a Aveiro mas sempre foi um emissor com boa recepção na zona.
-
Está confirmado: as 3 frequências operam com 500 W.
-
Será a muito mais tempo? Já a anos?
Será por isso que chegam a zona de Seia e fazem moça no caso da Antena 1 na M80 Manteigas?
-
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.
-
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.
Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuem a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.
Já agora, não é a ANACOM que propõe a instalação de um emissor num determinado local. São as rádios que propõem à entidade reguladora que lhes seja permitido testar frequências a partir de um determinado local, por não cobrirem satisfatoriamente a região.
-
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.
Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuum a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.
Já agora, não é a ANACOM que propõe a instalação de um emissor num determinado local. São as rádios que propõem à entidade reguladora que lhes seja permitido testar frequências a partir de um determinado local, por não cobrirem satisfatoriamente a região.
Expressei-me mal...era isso que eu queria dizer: a ANACOM pode autorizar a pedido das rádios. Contudo, diria que existe efetivamente uma diferença: as demais rádios não têm emissor no Arestal, sendo verdade que a Antena 3 também não tem.
-
Na Gravia São Pedro do Sul não é tão bem servida,pois faz zona de sombra nesta cidade.
Já Pico da Pena tem zona sombra em Vouzela.
Os emissores com menos potência nota se isso.
Mas importa referir que os 102.5 com a potência que tem aparenta até ter mais. Entram bem na cidade de Viseu até em Mangualde. Levam para Aveiro dos 102.5 da RR de Aveiro.
-
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.
Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuum a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.
Já agora, não é a ANACOM que propõe a instalação de um emissor num determinado local. São as rádios que propõem à entidade reguladora que lhes seja permitido testar frequências a partir de um determinado local, por não cobrirem satisfatoriamente a região.
Expressei-me mal...era isso que eu queria dizer: a ANACOM pode autorizar a pedido das rádios. Contudo, diria que existe efetivamente uma diferença: as demais rádios não têm emissor no Arestal, sendo verdade que a Antena 3 também não tem.
As rádios nacionais privadas não têm no Arestal porque colocaram emissores em Aveiro - é certo que o espectro da região está bastante saturado, mas o objectivo principal da RR, RFM e Rádio Comercial foi e será servir a cidade dos ovos moles e dos moliceiros. Insisto que potência não é tudo - um emissor de 200 ou 300W num vértice orográfico a grande altitude pode oferecer uma cobertura tão boa ou até superior a um emissor de 500W, por exemplo, situado numa cota inferior.
-
Mas os 92.2 da Comercial de Aveiro deixam a desejar, pouco efeito em Aveiro centro.
-
Avaria no centro emissor de Vila Boim (Elvas) da rádio pública: Antena 1(103,8) e Antena 2 (93,2 MHz) a operarem, neste momento, com potência muito reduzida.
As frequências alternativas na área de cobertura do centro referido (Elvas, Campo Maior, Vila Viçosa, Alandroal e até a vila de Monsaraz etc.) para a Antena 1 são, dependendo da localização, as de Portalegre (97,9) e, em certas localidades, Serra de Ossa (88,4) ou Mendro (87,7 MHz). Nas zonas da região de Elvas onde Portalegre não se ouve de forma confortável, a alternativa possível é a Onda Média (720 kHz).
-
Parece ter acontecido alguma coisa a nível local em Elvas porque pelos vistos foram todas as rádios que emitem em Elvas a ir à vida com exceção das da Renascença…
-
Parece ter acontecido alguma coisa a nível local em Elvas porque pelos vistos foram todas as rádios que emitem em Elvas a ir à vida com exceção das da Renascença…
Eu admiro-me é como é que, e não falo só do Alentejo, mais emissores não foram "abaixo" com as temperaturas exageradas dos últimos dias. Sim, as rádios recorrem a ar condicionado nos emissores, mas não me surpreenderia se alguns equipamentos de emissão se desligassem automaticamente devido a problemas de refrigeração...
-
Avaria no centro emissor de Vila Boim (Elvas) da rádio pública: Antena 1(103,8) e Antena 2 (93,2 MHz) a operarem, neste momento, com potência muito reduzida.
As frequências alternativas na área de cobertura do centro referido (Elvas, Campo Maior, Vila Viçosa, Alandroal e até a vila de Monsaraz etc.) para a Antena 1 são, dependendo da localização, as de Portalegre (97,9) e, em certas localidades, Serra de Ossa (88,4) ou Mendro (87,7 MHz). Nas zonas da região de Elvas onde Portalegre não se ouve de forma confortável, a alternativa possível é a Onda Média (720 kHz).
Situação normalizada no final da manhã deste domingo.
-
Continuo sem conseguir compreender como é que os 92.5 conseguem ser fortemente interferidos no centro de Gaia (Avenida da República, Gaiashopping, etc) pela RCP-92.6 e pela MegaHits de Rio Maior (!). Falamos de 50kw (ou deveriam ser) contra 1kw no máximo! A situação persiste há um ano, e ninguém pensa em resolve-la?
-
Apesar de apenas praticamente se notar em telemóveis, a verdade é que na zona de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel os 95,2 do Marão parecem estar com uma performance melhor do que os próprios 96,7, o que é a primeira vez que me lembro a acontecer.
Já com os 92,5 e 100,4 tudo normalizado por aqui.
-
Continuo sem conseguir compreender como é que os 92.5 conseguem ser fortemente interferidos no centro de Gaia (Avenida da República, Gaiashopping, etc) pela RCP-92.6 e pela MegaHits de Rio Maior (!). Falamos de 50kw (ou deveriam ser) contra 1kw no máximo! A situação persiste há um ano, e ninguém pensa em resolve-la?
As interferências são permanentes ou ocasionais? Se forem ocasionais e devido a fenómenos de propagação, não obstante a Antena 2 apresentar sinal forte, importa referir que potência não é tudo e se os sinais vindos do Sul apresentarem intensidades superiores à da Antena 2, é natural que o RCP e a Mega pressionem a rádio clássica da RTP.
Outra situação será se as interferências forem permanentes - e aí o problema pode dever-se ao sistema radiante instalado no Monte da Virgem. Nesse caso, recomendo-lhe vivamente que entre em contacto com o gabinete de tecnologias da RTP e exponha a situação.
-
Os emissores do Monte da Virgem das Antenas Públicas estão com um desempenho bastante inferior aos das demais três rádios nacionais, mas também à TSF de Santa Justa. Na A1, ainda antes do nó da Vila da Feira, sentido Norte-Sul começam a apresentar dificuldades e à passagem do Pingo Doce dão lugar às frequências da Lousã, pontualmente apoiadas por Arestal e Gravia. Já RR, RFM e Comercial só perdem o emissor de Gaia após o nó da A25 e é sempre estável a escuta, com exceção da zona dos Carvalhos, onde, mesmo assim, apresentam desempenho superior aos da estação pública. Curiosamente, a África consegue aguentar-se um pouco melhor e até ir comutando com os 103.4 de Coimbra.
Mais para Norte é este o Estado medíocre em que se escuta a Antena 2 na A20, entre o nó da EN222 e a Ponte do Freixo, cerca de 4km de puro ruído:
https://drive.google.com/file/d/1ZCDWm82h6v1umGEWUQTMmzIxkMRj7Xmw/view
E não, não entra Marão (leva pressão da Cidade Penacova), nem Lousã (leva pressão da Golo), às vezes Minhéu/Braga (mas raramente) para ajudar. Outros tempo houve em que o Muro ajudava qualquer coisa, mas já foi tempo de. É este o desempenho que se espera de um super emissor a menos de 3km em linha reta? A 1 e a 3 têm dificuldades, mas muito menores, as demais nacionais nada. Até a Ràdio 5 ou a Nova Era têm som cristalino. Não se percebe.
-
Todas as Antenas públicas estão sem emissão em Lisboa, devido a forte trovoada...
-
Meu Deus...
Cadê a resiliência?
Monsanto está num alto... quando falham emissores no alto do Marão, Bornes, Minhéu, Marofa... não há este histerismo nos media. Estou neste momento a ver a CMTV e estou siderado com a falta de preparação que uma cidade tem perante uma míngua de queda de água...
Se fosse aqui no norte...
-
Não podem dizer-me que isto é inédito. Todos os anos, décadas, séculos isto acontece.
-
A quem se encontra na região, pergunto se a esta hora está tudo bem com a rede de emissores da rádio pública na Grande Lisboa (Monsanto, Banática, Montejunto etc.).
-
A quem se encontra na região, pergunto se a esta hora está tudo bem com a rede de emissores da rádio pública na Grande Lisboa (Monsanto, Banática, Montejunto etc.).
A esta hora tudo normal, aliás, já desde as 23 horas de ontem.
-
A frequência 98,8 MHz de Santarém (Antena 1) ouve-se agora em melhores condições. Já se escuta bem na A1, por exemplo.
Alguém sabe se emissor e/ou antena sofreram algum tipo de intervenção? Lembro-me que nem há 3 anos a torre ainda tinha os velhos e obsoletos elementos radiantes em "ferradura", e a cobertura era MUITO deficiente - inclusive penso que nem emitia com RDS.
Se houver aqui alguém de Santarém ou que passe por lá... já sabe. :)
-
Sim, de facto Santarém tem microcobertura da ‘Antena1’ em 98.8. Esta frequência tem funcionado sem problemas de registo, é muito útil para facilitar a sintonia em dispositivos portáteis, pelo que a cobertura da ‘Antena1’ no Ribatejo é impecável, não há nada a apontar. O mesmo acontece noutras regiões do país, por esse motivo fiz referência, em posts anteriores, que desconheço outra estação de rádio com estas condições de receção. Pelos vistos, não é bem assim na área metropolitana do Porto e alguns pontos da região norte.
Pedro, desconheço se o emissor foi intervencionado, no entanto, quando tiver disponibilidade, posso fazer um registo fotográfico deste, após descobrir a localização. Nesta zona do Ribatejo, a ‘Antena1’ pode ser sintonizada com sinal bom a excelente nas seguintes frequências: 98.8, 98.3, 87.9, 95.7. Qualquer das 4 opções possibilita uma audição confortável.
André, a ‘RES FM’, 107.9, emite a partir do concelho de Alpiarça, mas a emissão é totalmente estruturada a partir de Santarém. Trata-se de uma rádio de música eletrónica & dance music. Conheço pessoalmente o responsável pela identidade da emissora & programação, aliás fomos colegas de escola, temos a mesma idade, e posso referir que a entrega, motivação, entusiasmo pelo que faz é total. Também é DJ e formador na área. Pessoa de múltiplos talentos na área dos media. Sim, põe os miúdos a fazer rádio e incute-lhes o gosto pela área e não só, da Multimédia em geral (áudio/sonoplastia, vídeo, imagem estática & vetorial, desenvolvimento web, etc.). É estimado e respeitado por toda a gente.
-
A frequência 98,8 MHz de Santarém (Antena 1) ouve-se agora em melhores condições. Já se escuta bem na A1, por exemplo.
Alguém sabe se emissor e/ou antena sofreram algum tipo de intervenção? Lembro-me que nem há 3 anos a torre ainda tinha os velhos e obsoletos elementos radiantes em "ferradura", e a cobertura era MUITO deficiente - inclusive penso que nem emitia com RDS.
Se houver aqui alguém de Santarém ou que passe por lá... já sabe. :)
Bem que a RTP podia melhorar o conforto de escuta da Antena 2 e da Antena 3 em Santarém e arredores, à semelhança do que fez em Coimbra...
-
Luís Carvalho, as condições de receção em Santarém são francamente boas em qualquer dos centros emissores de Montejunto, Lousã ou Monsanto das rádios nacionais, independentemente da estação de rádio. Todas frequências são passíveis de sintonia em interiores e, nos autorrádios, são exibidas intensidades de sinal no máximo (com predominância de Montejunto). Caso o ouvinte tenha dificuldade de sintonia de uma frequência, tem alternativas. Caso falhe um centro emissor, dispõe de mais duas alternativas. Aqui, não deteto problemas de sintonia em nenhuma rádio nacional, nem na TSF (não tem emissor em Montejunto). A ‘Antena1’ é um pormenor que faz a diferença com 98.8, e bem.
Em Coimbra, o cenário é bem distinto. Primeiro não tem a cobertura de centros emissores com três localizações diferentes, o que possibilitaria alternativas de sintonia de uma dada estação de rádio nacional aos ouvintes (apenas tem os centros emissores da Lousã que, nalgumas zonas da cidade, fraquejam, independentemente da estação nacional), segundo, há diferenças significativas na orografia da cidade, na dimensão da cidade e nas áreas adjacentes.
Aqui, o que falta é um emissor da ‘Observador’, não é de todo possível sintonizar a estação, nem sequer com sinal fraco nas zonas viradas a sul. Na zona sul, escutam-se os emissores de Lisboa, até com sinal bom a excelente (que se degrada à medida que se afasta dessa zona), menos da ‘Observador’. Porquê? Desconheço.
-
Será "isto" o sistema radiante que a rádio pública tinha (ou tem) em Santarém? As "ferraduras" têm mesmo aspecto de terem uns bons anos, não obstante há 3 anos aparentarem, à época, ainda estar em estado razoável.
(https://i.postimg.cc/vTTXKsPG/Screenshot-2022-12-21-03-45-56-74-3d9111e2d3171bf4882369f490c087b4.jpg) (https://postimg.cc/N2h1yWqn)
-
Luís Carvalho, as condições de receção em Santarém são francamente boas em qualquer dos centros emissores de Montejunto, Lousã ou Monsanto das rádios nacionais, independentemente da estação de rádio. Todas frequências são passíveis de sintonia em interiores e, nos autorrádios, são exibidas intensidades de sinal no máximo (com predominância de Montejunto). Caso o ouvinte tenha dificuldade de sintonia de uma frequência, tem alternativas. Caso falhe um centro emissor, dispõe de mais duas alternativas. Aqui, não deteto problemas de sintonia em nenhuma rádio nacional, nem na TSF (não tem emissor em Montejunto). A ‘Antena1’ é um pormenor que faz a diferença com 98.8, e bem.
Em Coimbra, o cenário é bem distinto. Primeiro não tem a cobertura de centros emissores com três localizações diferentes, o que possibilitaria alternativas de sintonia de uma dada estação de rádio nacional aos ouvintes (apenas tem os centros emissores da Lousã que, nalgumas zonas da cidade, fraquejam, independentemente da estação nacional), segundo, há diferenças significativas na orografia da cidade, na dimensão da cidade e nas áreas adjacentes.
Aqui, o que falta é um emissor da ‘Observador’, não é de todo possível sintonizar a estação, nem sequer com sinal fraco nas zonas viradas a sul. Na zona sul, escutam-se os emissores de Lisboa, até com sinal bom a excelente (que se degrada à medida que se afasta dessa zona), menos da ‘Observador’. Porquê? Desconheço.
O emissor da Observador 93.7 está mais ao menos à mesma cota (200m) que os de Monsanto, está mais a Norte, em teoría até poderia chegar melhor a Santarém. Não sendo um especialista na matéria, diria que possivelmente há dois fatores que o explicam: o efeito de propagação via Tejo que Monsanto provavelmente conseguirá melhor e, para além disso, o facto de a Rádio Observador estar na mesma frequência da RR do Monte da Virgem. Lembro, por exemplo, que há zonas da A1, já no distrito de Santarém, onde os sinais de Gaia se escutam bem. Possivelmente, ainda que não chegue nem uma nem outra, conseguem anular-se entre si. 98.7 do Seixal deverá ser impossível, a Antena 1 da Maunça ainda deve deixar sinal em Santarém, presumo.
-
Pedro, desconheço se o emissor foi intervencionado, no entanto, quando tiver disponibilidade, posso fazer um registo fotográfico deste, após descobrir a localização. Nesta zona do Ribatejo, a ‘Antena1’ pode ser sintonizada com sinal bom a excelente nas seguintes frequências: 98.8, 98.3, 87.9, 95.7. Qualquer das 4 opções possibilita uma audição confortável.
O emissor está na Avenida 5 de Outubro, bem perto das Portas do Sol, naquela que era (ou é) a morada da delegação da RDP na cidade de Santarém. Coloquei o parêntesis porque não consigo encontrar nenhuma referência nos atuais sites da RTP que ateste a existência de uma delegação em funcionamento. No entanto, especulo que possam ter saído daquele mesmo local as extintas RDP Rádio Ribatejo/Rádio Santarém.
--
A título de curiosidade, há ainda um elemento "estilo ferradura" que sobrevive na casota de apoio do emissor de São Miguel, que serve o sotavento algarvio. Certamente não terá uso, mas ainda lá está.
-
Luís Carvalho, as condições de receção em Santarém são francamente boas em qualquer dos centros emissores de Montejunto, Lousã ou Monsanto das rádios nacionais, independentemente da estação de rádio. Todas frequências são passíveis de sintonia em interiores e, nos autorrádios, são exibidas intensidades de sinal no máximo (com predominância de Montejunto). Caso o ouvinte tenha dificuldade de sintonia de uma frequência, tem alternativas. Caso falhe um centro emissor, dispõe de mais duas alternativas. Aqui, não deteto problemas de sintonia em nenhuma rádio nacional, nem na TSF (não tem emissor em Montejunto). A ‘Antena1’ é um pormenor que faz a diferença com 98.8, e bem.
Em Coimbra, o cenário é bem distinto. Primeiro não tem a cobertura de centros emissores com três localizações diferentes, o que possibilitaria alternativas de sintonia de uma dada estação de rádio nacional aos ouvintes (apenas tem os centros emissores da Lousã que, nalgumas zonas da cidade, fraquejam, independentemente da estação nacional), segundo, há diferenças significativas na orografia da cidade, na dimensão da cidade e nas áreas adjacentes.
Aqui, o que falta é um emissor da ‘Observador’, não é de todo possível sintonizar a estação, nem sequer com sinal fraco nas zonas viradas a sul. Na zona sul, escutam-se os emissores de Lisboa, até com sinal bom a excelente (que se degrada à medida que se afasta dessa zona), menos da ‘Observador’. Porquê? Desconheço.
O emissor da Observador 93.7 está mais ao menos à mesma cota (200m) que os de Monsanto, está mais a Norte, em teoría até poderia chegar melhor a Santarém. Não sendo um especialista na matéria, diria que possivelmente há dois fatores que o explicam: o efeito de propagação via Tejo que Monsanto provavelmente conseguirá melhor e, para além disso, o facto de a Rádio Observador estar na mesma frequência da RR do Monte da Virgem. Lembro, por exemplo, que há zonas da A1, já no distrito de Santarém, onde os sinais de Gaia se escutam bem. Possivelmente, ainda que não chegue nem uma nem outra, conseguem anular-se entre si. 98.7 do Seixal deverá ser impossível, a Antena 1 da Maunça ainda deve deixar sinal em Santarém, presumo.
Não tem nada a ver com isso. Tem que ver com o seguinte: os 93.7 têm uma barreira geográfica a ultrapassar, de 400 metros, na zona norte de Loures. Santarém estando mais a norte fica quase em linha reta com essa barreira, que trava o sinal. Em Monsanto os sinais podem viajar pelo Tejo e ganhar propagação na planície a sul, o que torna possível ouvir-se em Santarém. É um problema igual ao que existe com a Orbital e a Horizonte FM.
Quanto aos 98.7, estão direcionados no sentido oposto a Santarém: Cascais. Se fosse ao contrário, chegariam, mas chegariam muito mal. No tempo da Rádio Baía o ultimo sítio onde chegava sinal era ao Cartaxo.
-
96.7 do Monte da Virgem estão esta noite com problemas, não identificados nos 88.3 Muro nem nos 87.9 Lousã:
https://soundcloud.com/paulo-ferreira-662947064/antena-1-anomalia-no-sinal-de-967-mte-da-virgem?si=fc9e05ece78943cdad34b54dee006265&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
Há cortes no som, como se fosse falha na internet. Curiosamente 91.5, 92.5 e 100.4 (África, A2 e A3) que saem do mesmo emissor não apresentam falhas.
-
96.7 do Monte da Virgem estão esta noite com problemas, não identificados nos 88.3 Muro nem nos 87.9 Lousã:
https://soundcloud.com/paulo-ferreira-662947064/antena-1-anomalia-no-sinal-de-967-mte-da-virgem?si=fc9e05ece78943cdad34b54dee006265&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
Há cortes no som, como se fosse falha na internet. Curiosamente 91.5, 92.5 e 100.4 (África, A2 e A3) que saem do mesmo emissor não apresentam falhas.
Link digital e cortes no link. A essa hora estava uma ventania e uma chuvada desgraciadas…
-
Há pouco verifiquei ruídos intermitentes nos 87.9 da Antena 1 (Lousã) em 2 receptores.
-
100.4 da Antena 3 do Monte da Virgem a esta hora só dão ruído analógico. Sem logar RDS. Depois coloco vídeo. A Antena 1 e 2 a funcionar normalmente.
-
Estou por Braga hoje. Pelo menos desde as 14h, e mantem-se, emissores do Sameiro da RDP desligados. Escuta apenas possível através do Muro e Monte da Virgem que chegam relativamente limpos ambos dentro de Edifício, pelo menos na zona de Gualtar - UM, numa sala sem janelas e recetor fraco. Convêm referir que em cada uma das frequências da RDP do Sameiro se estão a escutar misturadas a Comercial e a MegaHits de Santa Marta das Cortiças.
-
Estou por Braga hoje. Pelo menos desde as 14h, e mantem-se, emissores do Sameiro da RDP desligados. Escuta apenas possível através do Muro e Monte da Virgem que chegam relativamente limpos ambos dentro de Edifício, pelo menos na zona de Gualtar - UM, numa sala sem janelas e recetor fraco. Convêm referir que em cada uma das frequências da RDP do Sameiro se estão a escutar misturadas a Comercial e a MegaHits de Santa Marta das Cortiças.
Provavelmente, ou ocorreu uma avaria cuja resolução não foi ainda possível, ou estará a ocorrer uma operação programada de manutenção no Sameiro. Em qualquer dos casos, é possível que não tenha sido viável colocar em funcionamento, em tempo útil, um sistema de emissão alternativo, mesmo que a operar com menos potência.
-
Estou por Braga hoje. Pelo menos desde as 14h, e mantem-se, emissores do Sameiro da RDP desligados. Escuta apenas possível através do Muro e Monte da Virgem que chegam relativamente limpos ambos dentro de Edifício, pelo menos na zona de Gualtar - UM, numa sala sem janelas e recetor fraco. Convêm referir que em cada uma das frequências da RDP do Sameiro se estão a escutar misturadas a Comercial e a MegaHits de Santa Marta das Cortiças.
Provavelmente, ou ocorreu uma avaria cuja resolução não foi ainda possível, ou estará a ocorrer uma operação programada de manutenção no Sameiro. Em qualquer dos casos, é possível que não tenha sido viável colocar em funcionamento, em tempo útil, um sistema de emissão alternativo, mesmo que a operar com menos potência.
O meu escritório no Norte do Porto já está a uma altura razoável, e com vista desimpedida para Norte. Nas Antenas 1 e 3, a melhor frequência que capto são mesmo as do Sameiro, conseguem ter sinal mais forte do que as do Monte da Virgem. Desde dezembro a esta parte que já apanhei falhas várias vezes, mas nunca com tanta duração. Esta tarde acabaram por voltar cerca das 16:20, mas já depois das 17:00 estavam em falha outra vez. Quando sai do compromisso que tinha, aproveitei que estava perto e dei lá um salto, que não conhecia a zona. Offtopic: Para quem não conhece não deixem de ir, vistas deslumbrantes sobre o Minho. Se estava a existir alguma manutenção, era remota, dado que não estava lá qualquer carro da RTP.
-
O emissor da África de Haia está a expandir para 91.3 e 91.7 de uma forma absurda. Nenhuma das Antenas se escuta a 0.2 mas a África em cima de emissores potentes da Antena 1 e da RFM consegue esse feito. Convinha afinarem, mais a mais, sendo uma das estações afetadas do próprio grupo e considerando que 91.3 são até escolhidos em algumas áreas de Gaia.
-
O emissor da África de Haia está a expandir para 91.3 e 91.7 de uma forma absurda. Nenhuma das Antenas se escuta a 0.2 mas a África em cima de emissores potentes da Antena 1 e da RFM consegue esse feito. Convinha afinarem, mais a mais, sendo uma das estações afetadas do próprio grupo e considerando que 91.3 são até escolhidos em algumas áreas de Gaia.
África de Haia??? Isso explica a situação. Os técnicos da Rádio e Televisão do Império Colonial Holandês ainda não apanharam o avião em Ceilão para resolver o problema dos 91.5 Haia. ;D
-
O emissor da África de Haia está a expandir para 91.3 e 91.7 de uma forma absurda. Nenhuma das Antenas se escuta a 0.2 mas a África em cima de emissores potentes da Antena 1 e da RFM consegue esse feito. Convinha afinarem, mais a mais, sendo uma das estações afetadas do próprio grupo e considerando que 91.3 são até escolhidos em algumas áreas de Gaia.
África de Haia??? Isso explica a situação. Os técnicos da Rádio e Televisão do Império Colonial Holandês ainda não apanharam o avião em Ceilão para resolver o problema dos 91.5 Haia. ;D
AHAHAHAHAHAH
Pode ter que ver com a necessidade de domínio da frequência?
-
Problemas no transporte de sinal para o emissor de Montejunto da Antena 3: embora tenha piloto stereo ligado, a emissão está a sair em mono.
-
O último programa da Provedora do Ouvinte foi dedicado às avarias na rede de emissores nos Açores.
Cf: https://www.rtp.pt/play/p11100/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie
-
Muito interessante este programa sobre os Açores, nomeadamente, as especifidades a vários níveis que existem por lá e inexistentes cá no continente.
-
Tenho uma coisa a dizer: se respeito os técnicos das rádios que têm de subir e descer as torres de emissão à chuva ou ao sol, com ou sem vento, por vezes até com neve, profissionais que trabalham em condições difíceis, mais respeito os técnicos da RDP Açores. Trabalhar em condições climatéricas complicadas e sem a facilidade de deslocação que existe no continente (obviamente que não podem ir de carro de uma ilha para outra...) não é o mesmo que trabalhar no conforto do escritório. Muito fazem eles com os meios de que dispõem, num arquipélago onde há recorrentemente problemas com uma rede de mais de duas dezenas de emissores, como é o caso da Antena 1 Açores. Sem menosprezo pelos demais profissionais das rádios, da RTP e das privadas, o trabalho dos técnicos é especialmente exigente. Se já o é no continente, mais o será nos Açores.
-
Tenho uma coisa a dizer: se respeito os técnicos das rádios que têm de subir e descer as torres de emissão à chuva ou ao sol, com ou sem vento, por vezes até com neve, profissionais que trabalham em condições difíceis, mais respeito os técnicos da RDP Açores. Trabalhar em condições climatéricas complicadas e sem a facilidade de deslocação que existe no continente (obviamente que não podem ir de carro de uma ilha para outra...) não é o mesmo que trabalhar no conforto do escritório. Muito fazem eles com os meios de que dispõem, num arquipélago onde há recorrentemente problemas com uma rede de mais de duas dezenas de emissores, como é o caso da Antena 1 Açores. Sem menosprezo pelos demais profissionais das rádios, da RTP e das privadas, o trabalho dos técnicos é especialmente exigente. Se já o é no continente, mais o será nos Açores.
Absolutamente. São lugares ermos, com uma meteorologia muito adversa. Lembrei-me que poderia ser interessante, permitindo até aumentar a cobertura para as demais rádios nacionais, na região autónoma a infraestrutura ser responsabilidade do Estado (para ilhas tão pequenas, exigem tantas antenas e com tantas especificidades devido à orografia) e em lugar de terem tantos retransmissores, terem mais emissores, com mais elementos. Em situações de anomalia, por exemplo, em lugar de terem dois elementos a transmitir a Antena 1, diminuem o número de elementos e para assegurar que não há perda total. Para ser suportado só pela RDP parece-me pesado, e permitia também que as três outras rádios nacionais tivessem a devida cobertura, não há portugueses de primeira e de segunda.
Quanto a pessoal, em rádio, todos, repito, todos são necessários, não só quem fala ao microfone. Como ainda ontem se viu na Antena 1...
Já agora, para mim seria interessante que a Antena 1 nacional transmitisse em todo o território das regiões autónomas, tal como ocorre com a RTP 1. As diferentes uns não são substitutas.
-
Não posso asseverar, mas dá-me ideia que a RTP realizou trabalhos de melhoramento do sistema radiante do centro emissor da Serra de Ossa, no Alentejo (entre os concelhos de Estremoz e Redondo, no distrito de Évora). Oiço um pouco melhor a Antena 1 (88,4 MHz, com 2 kW de PAR autorizada), mas também a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz). De recordar que as duas últimas, a Antena 2 e a Antena 3, têm a potência máxima autorizada de 500 W. O sistema radiante deverá continuar direccional, com a potência limitada a Leste; ainda assim, o desempenho das três frequências está um pouco melhor do que estava.
-
Não posso asseverar, mas dá-me ideia que a RTP realizou trabalhos de melhoramento do sistema radiante do centro emissor da Serra de Ossa, no Alentejo (entre os concelhos de Estremoz e Redondo, no distrito de Évora). Oiço um pouco melhor a Antena 1 (88,4 MHz, com 2 kW de PAR autorizada), mas também a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz). De recordar que as duas últimas, a Antena 2 e a Antena 3, têm a potência máxima autorizada de 500 W. O sistema radiante deverá continuar direccional, com a potência limitada a Leste; ainda assim, o desempenho das três frequências está um pouco melhor do que estava.
Por falar no centro emissor da Serra de Ossa, e porque é uma situação frequente cada vez que há uma trovoada com uma chuvada mais forte, a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz) encontram-se, pelo menos desde a passada manhã, em portadora... Já a Antena 1 (88,4 MHz), opera normalmente.
-
Não posso asseverar, mas dá-me ideia que a RTP realizou trabalhos de melhoramento do sistema radiante do centro emissor da Serra de Ossa, no Alentejo (entre os concelhos de Estremoz e Redondo, no distrito de Évora). Oiço um pouco melhor a Antena 1 (88,4 MHz, com 2 kW de PAR autorizada), mas também a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz). De recordar que as duas últimas, a Antena 2 e a Antena 3, têm a potência máxima autorizada de 500 W. O sistema radiante deverá continuar direccional, com a potência limitada a Leste; ainda assim, o desempenho das três frequências está um pouco melhor do que estava.
Por falar no centro emissor da Serra de Ossa, e porque é uma situação frequente cada vez que há uma trovoada com uma chuvada mais forte, a Antena 2 (95,0) e a Antena 3 (102,1 MHz) encontram-se, pelo menos desde a passada manhã, em portadora... Já a Antena 1 (88,4 MHz), opera normalmente.
Situação já normalizada.
-
No video que o joão_s publicou, escutem o som dos 98.8 da Antena 1 de Santarém. Que raio de som é aquele? Percebe-se que está praticamente no centro da capital do Ribatejo, pela informação do GPS, portanto, não deveria falhar daquela forma, mesmo com a pressão da Observador, notando-se claramente a força dos sinais da região de Lisboa. O emissor está na cidade, tem a mesma potência, por exemplo, da Popular Afifense que chega bem longe, também sem cota em altura.
-
No video que o joão_s publicou, escutem o som dos 98.8 da Antena 1 de Santarém. Que raio de som é aquele? Percebe-se que está praticamente no centro da capital do Ribatejo, pela informação do GPS, portanto, não deveria falhar daquela forma, mesmo com a pressão da Observador, notando-se claramente a força dos sinais da região de Lisboa. O emissor está na cidade, tem a mesma potência, por exemplo, da Popular Afifense que chega bem longe, também sem cota em altura.
Leis da Física, caro “pdnf”. Suponha um candeeiro de pé/chão com vários móveis interpostos até ao local onde está a ler o seu jornal. O candeeiro está próximo, mas o caro interlocutor está num local de sombra, sem intensidade luminosa para ler jornal confortavelmente. A situação é análoga neste caso, a observação feita num local pode mudar consideravelmente se mudar para outro local adjacente. Os obstáculos são uma sucessão de prédios até ao local do emissor. Não se verifica nenhum problema com o emissor de 98.8 da ‘Antena1’, frequência preferencial em qualquer dispositivo com RDS e com condições de escuta razoáveis dentro dos edifícios. Aliás, se fizesse análise de frequências no planalto norte, não iria inferir que estaria na mesma cidade. O cenário muda drasticamente, embora as frequências da zona mantenham o sinal. Por exemplo, os emissores da Lousã passam a intensidade máxima de sinal e os de Lisboa a intensidade mínima, na vez da Arrábida, entra Portalegre. Esta é uma boa zona para perscrutar/sondar o éter.
NOTA1: não há nenhuma pressão de 98.7 com 98.8.
NOTA2: O local foi escolhido em função do sinal de 98.7 da Observador, com o intuito de aferir a comutação com 92.6. Podemos concluir que as coberturas destes dois emissores se intersetam.
-
Programa muito interessante o da provedora hoje.
"Na série Rádio Fora de Portas, o gabinete da Provedora juntou-se à equipa de técnicos das antenas e emissores e mostra como é o trabalho a 80 metros de altitude."
https://www.rtp.pt/play/p11100/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie?fbclid=IwAR2wgygL-ubTOU4LJOSIkscCAoX23ZsuclWtxITNhb1HbPhcAJqF9qHueLI
-
Vale a pena ouvir, é muito interessante para perceber o outro lado da rádio, que é fundamental e fascinante também. Para os técnicos, o Trevim, é o local mais importante do país devido a grande área de cobertura que oferece. Já tive a oportunidade de estar junto ao emissor em causa, algumas vezes, e à uns tempos atrás os elementos radiantes foram alterados.
-
Vale a pena ouvir, é muito interessante para perceber o outro lado da rádio, que é fundamental e fascinante também. Para os técnicos, o Trevim, é o local mais importante do país devido a grande área de cobertura que oferece. Já tive a oportunidade de estar junto ao emissor em causa, algumas vezes, e à uns tempos atrás os elementos radiantes foram alterados.
Entre o Trevim e o Muro, venha o bicho e escolha. 88.3 da Antena 1 captam-se com RDS em Alcabideche, 94.6 da Antena 2 idem, mas já captei na margem sul (do Tejo). Não fosse a burrice de ter a Antena 2 de Coimbra na mesma frequência é só um erro, assim como os 103.4 da África, porque o Muro cilindra Coimbra logo nas proximidades da Cidade.
-
Programa muito interessante o da provedora hoje.
"Na série Rádio Fora de Portas, o gabinete da Provedora juntou-se à equipa de técnicos das antenas e emissores e mostra como é o trabalho a 80 metros de altitude."
https://www.rtp.pt/play/p11100/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie?fbclid=IwAR2wgygL-ubTOU4LJOSIkscCAoX23ZsuclWtxITNhb1HbPhcAJqF9qHueLI
Gostei de escutar este episódio. A preocupação com a falta de técnicos, nesta específica área de atividade, deverá ser equacionada pela RTP, havendo o risco de, num futuro próximo, estas equipas especializadas não estarem disponíveis.
-
Programa muito interessante o da provedora hoje.
"Na série Rádio Fora de Portas, o gabinete da Provedora juntou-se à equipa de técnicos das antenas e emissores e mostra como é o trabalho a 80 metros de altitude."
https://www.rtp.pt/play/p11100/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie?fbclid=IwAR2wgygL-ubTOU4LJOSIkscCAoX23ZsuclWtxITNhb1HbPhcAJqF9qHueLI
Gostei de escutar este episódio. A preocupação com a falta de técnicos, nesta específica área de atividade, deverá ser equacionada pela RTP, havendo o risco de, num futuro próximo, estas equipas especializadas não estarem disponíveis.
Isto é algo extremamente interessante e confesso o meu interesse por isto. Muito bom episódio!
-
Neste momento os emissores da Antena 1 88.3; RFM 90.4 e antena 2 94.6 do Muro estao desligados, provavelmente devido à forte trovoada aqui no minho.
Antena 3 102.0 e RR 103.4 a funcionar normalmente,
-
A anomalia que detetei e aqui expus, relativamente ao expansionismo excessivo dos 91.5 RDP África Porto, que afectava a escuta de 91.3 Antena 1 Braga e 91.7 RFM Lousã encontra-se totalmente solucionada. Já não acontece nem perto do Mte da Virgem, nem no Porto, quando até para Norte do Porto ou Sul de Gaia se notava esse problema.
-
Mais uma emissão interessantíssima do programa da Provedora do Ouvinte.
Algumas curiosidades e novidades quanto a investimentos a serem feitos (Palmela, por explo.).
No final, um desfecho feliz para o problema apresentado por um ouvinte entusiasta de rádio.
Mais uma vez, fica evidenciado o enorme profissionalismo dos técnicos da RTP - Rádio, do qual eu sou testemunha por situações anteriormente reportadas por mim em relação à recepção da emissão na minha zona de residência.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=656649826500113&set=a.645613247603771
-
Palmela? Ainda não ouvi o programa, mas vão reativar a frequência de testes que há tempos emitiu em 99,5 MHz?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Parece que aguardam autorização da ANACOM para, pelo menos, a Antena 1.
-
Parece que aguardam autorização da ANACOM para, pelo menos, a Antena 1.
Decidiram-se em definitivo a colocar um emissor para Palmela? Eia. Bem, frequência não falta.
-
Podem não acreditar, mas essa frequência de Palmela da Antena 1, quando estava em fase de testes, em 99,5, abafava na altura micro da ex. Mega Hits aqui pela zona Oeste.
-
Podem não acreditar, mas essa frequência de Palmela da Antena 1, quando estava em fase de testes, em 99,5, abafava na altura micro da ex. Mega Hits aqui pela zona Oeste.
Sim. Tinha uma cobertura excelente.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Podem não acreditar, mas essa frequência de Palmela da Antena 1, quando estava em fase de testes, em 99,5, abafava na altura micro da ex. Mega Hits aqui pela zona Oeste.
Sim. Tinha uma cobertura excelente.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Até em determinados pontos de Évora era audível, pese o desempenho mais fraco do que a RR 105,8 e a RFM 89,9 MHz. E até pressionava a Antena 2 (99,6 MHz Montargil).
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.
Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.
Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.
Ficam a faltar a Rádio Comercial e a M80. A questão é, estando na Arrábida, faz sentido manter Grândola? Talvez melhor: gá frequências disponíveis para, caso pretendam, cada uma das 7 rádios de grande alcance terem emissores nas duas estações emissoras? Para mim, essa é a questão principal. O cenário que acontece com a Radio Comercial no Muro, tem de ser a exceção e não a regra. Ou seja, tem de existir igualdade de oportunidades para todas as nacionais+RRN/S.
O Memórias fala na redundânciande Tróia, mas parece-me evidente que fica completamente desnecessário manter os emissores na Banática. Por muito peso histórico que os mesmos tenham, para mim é um rotundo erro. Até poderiam, simpmesmente migrar as frequências. A localização parece-me francamente mais favorável face a Grândola.
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.
Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.
Ficam a faltar a Rádio Comercial e a M80. A questão é, estando na Arrábida, faz sentido manter Grândola? Talvez melhor: gá frequências disponíveis para, caso pretendam, cada uma das 7 rádios de grande alcance terem emissores nas duas estações emissoras? Para mim, essa é a questão principal. O cenário que acontece com a Radio Comercial no Muro, tem de ser a exceção e não a regra. Ou seja, tem de existir igualdade de oportunidades para todas as nacionais+RRN/S.
O Memórias fala na redundânciande Tróia, mas parece-me evidente que fica completamente desnecessário manter os emissores na Banática. Por muito peso histórico que os mesmos tenham, para mim é um rotundo erro. Até poderiam, simpmesmente migrar as frequências. A localização parece-me francamente mais favorável face a Grândola.
Sim, faz sentido manter Grândola, tanto mais que a Arrábida tem zonas de sombra (por exemplo, a vila de Sesimbra). Banática e Tróia seriam redundantes, mas Grândola ajuda no litoral alentejano e certos pontos da margem Sul. A alternativa a Grândola seria instalar um centro emissor em Sesimbra. 99,2 para a Antena 1, 90,6 para a Antena 2 e talvez, depois de desligarem Tróia, os 107,9 MHz para a Antena 3 (recordar que a Sesimbra FM emite nos 103,9, muito perto dos 103,6 MHz).
-
Perto mas possível. De recordar que na margem sul do Tejo temos, por exemplo, 0,3 MHz entre a Radar e a Marginal e 0,2 MHz entre a Amália e a MEO SW. Curiosamente já foram todas do mesmo dono - agora só 3 de 4.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.
Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.
Ficam a faltar a Rádio Comercial e a M80. A questão é, estando na Arrábida, faz sentido manter Grândola? Talvez melhor: gá frequências disponíveis para, caso pretendam, cada uma das 7 rádios de grande alcance terem emissores nas duas estações emissoras? Para mim, essa é a questão principal. O cenário que acontece com a Radio Comercial no Muro, tem de ser a exceção e não a regra. Ou seja, tem de existir igualdade de oportunidades para todas as nacionais+RRN/S.
O Memórias fala na redundânciande Tróia, mas parece-me evidente que fica completamente desnecessário manter os emissores na Banática. Por muito peso histórico que os mesmos tenham, para mim é um rotundo erro. Até poderiam, simpmesmente migrar as frequências. A localização parece-me francamente mais favorável face a Grândola.
A Antena 1 irá ter de mudar de frequência na Arrábida dos 99,3 MHz para 99,5 MHz. O sinal da Arrábida entra pelo Vale do Tejo fora e iria colidir com a Cidade FM Alcanena que opera na mesma frequência.
Mas sim, com emissores na Arrábida torna-se redundante emitir a partir de Tróia e da Banática. M80 e Comercial deviam fazer o mesmo que a RTP.
-
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 - 107,0 MHz
Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.
Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.
Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.
Ficam a faltar a Rádio Comercial e a M80. A questão é, estando na Arrábida, faz sentido manter Grândola? Talvez melhor: gá frequências disponíveis para, caso pretendam, cada uma das 7 rádios de grande alcance terem emissores nas duas estações emissoras? Para mim, essa é a questão principal. O cenário que acontece com a Radio Comercial no Muro, tem de ser a exceção e não a regra. Ou seja, tem de existir igualdade de oportunidades para todas as nacionais+RRN/S.
O Memórias fala na redundânciande Tróia, mas parece-me evidente que fica completamente desnecessário manter os emissores na Banática. Por muito peso histórico que os mesmos tenham, para mim é um rotundo erro. Até poderiam, simpmesmente migrar as frequências. A localização parece-me francamente mais favorável face a Grândola.
A Antena 1 irá ter de mudar de frequência na Arrábida dos 99,3 MHz para 99,5 MHz. O sinal da Arrábida entra pelo Vale do Tejo fora e iria colidir com a Cidade FM Alcanena que opera na mesma frequência.
Mas sim, com emissores na Arrábida torna-se redundante emitir a partir de Tróia e da Banática. M80 e Comercial deviam fazer o mesmo que a RTP.
99,3 MHz na Arrábida? Não faz qualquer sentido. A Antena 1 ficaria muito bem com os 99,2 em Grândola e os 99,5 MHz na Arrábida.
-
Confirmem o email para reporte de condições anómalas na rede da RTP rádios:
gabinete.tecnologias at rtp.pt, certo?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Na Marofa mesma coisa que a Comercial tem no Muro...
Marofa e Arrábida urgentes para a Comercial...
-
Se é certo que as três antenas públicas do Marão nunca tiveram o mesmo nível de pujança da TSF, excetuando um períoddo há uns meses em que esta última apresentou muitas dificuldades, a verdade é que frequências que logavam RDS e RT com relativa facilidade, numa zona dificíl para os emissores do interior, de há uns tempos a esta parte, sem qualquer fenómeno de propagação, é impossível fazê-lo, até no autoradio. Se a Antena 1 até se compreende, devido ao ARESTAL, a Antena 2 e Antena 3 estão nesta zona em frequências limpíssimas (exceção da Antena 2 em dias de propagação). Aliás, era impensável que a AFRICA de Monsanto interferisse a 3 e neste momento é uma constante, na zona da serra de Canelas, mal se inicia a subida, entra sinal da África. Posto isto, e dado que estes emissores são importantes, por exemplo, na zona oriental e sul de Gaia, nomeadamente o da Antena 2 que cobria as falhas originadas pela Pampilhosa (pese embora 92.5 estejam mais fortes desde há uns meses), seria bom a RDP pensar em procurar corrigir esta situação. Na marginal do Douro, concelho de Gondomar, há locais onde a escuta das Antenas públicas é muito difícil, nem aparecem na busca do autoradio, precisamente devido a esta "poupança" no Marão. Em contraponto, a TSF loga RDS mal se sintoniza a frequência, e sabemos que a TSF não é excepcional em alcance.
-
Falando de poupanças, hoje fiz um bandscan no interior do Europarque (edifício) e fiquei "chocado" com o estado das Antenas Públicas. Do Mte da Virgem não deixa qualquer sinal apenas a MEO SW, logo de seguida a pior são os 95.5 da RECORD com muito ruído, e depois entram as 4 antenas públicas, todas muito ruidosas. Por ordem, da pior para a melhor, Antena 2, África, Antena 3 e Antena 1. A única que ainda se consegue minimizar o ruído, com sinal mono é a Antena 1. Não logam RDS, nem tampouco PT. Até a NOVA ERA, a M80 (com refletores e pressão da MEGA), a FESTIVAL ou a NOVA tem RDS e sinal estável. A Antena 2 é praticamente inaudível e não há sinal dos 92.6 da RCP-92.6 dentro do Edifício e mesmo fora a zona não é famosa para apanhar a Pampilhosa. As demais 3 nacionais e a TSF em Santa Justa ouvem-se com RDS e RT. No exterior já tinha essa percepção, as Antenas do Monte da Virgem morrem primeiro que as demais nacionais, por exemplo, 104.1 da RFM dura como preferencial até à área de serviço de Cantanhede, e morre ai de imediato para a Antena 2 de Leiria, a Antena 3 que é a mais limpa, não passa do Continente de Lamas, isto pela A1. Também hoje, com Festival Franco-Italiano, 92.4 da RAI(?) a pressionar forte a Antena 2 e uma francesa a entrar Antena 1 dentro em 96.8, isto em Santa Maria da Feira. Não pode acontecer este nível de serviço em nacionais. No interior é particularmente complicado, principalmente porque a Lousã chega (melhor é certo) mas sem RDS e ainda assim com algum ruído. Da Lousã, também RR, TSF e RFM (por esta ordem) deixam melhor sinal, depois as Antenas e finalmente a Comercial que está muito fraca, pode ser devido à avaria que teve.
Diria que as Antenas, considerando que Festival, M80 e Nova devem andar pelos 5KW, as Antenas estarão a metade disso, 2kw, por ai. Se bem que a NOVA ERA está melhor, portanto...nem sei.
-
Em Santa Maria da Feira nalguns casos existe a opção técnica de servir via Lousã, devido ao relevo irregular do concelho. A RDP tem tudo o que são emissores para aí a valer da Lousã, o Monte da Virgem é uma segunda escolha em grande parte da zona sul do concelho. Diga-se também que escolheste bem a zona, a área do Europarque é das mais fracas para sintonizar rádios, SmoothFM em 89.5 por exemplo tem aí uma grande zona de sombra.
O rendimento das Antenas para Norte também não é brilhante. Não é exatamente normal que eu na Póvoa de Varzim (Aguçadoura, Amorim e Terroso, mas mesmo em zonas mais intrincadas já perto do terminal rodoviário) eu esteja a ter que saltitar constantemente entre 96.7 e 88.3 e mesmo a própria Lousã (!), quando nem sequer é outra frequência qualquer como salvo erro acontece em Terroso em que na zona da Igreja são espanholas forte e feio a afetar Muro e Monte da Virgem (88.2 e 96.8 respetivamente). Mesmo em Amorim a coisa já não é brilhante.
E isto foi testado quando eu ainda tinha o outro rádio, atenção.
-
Em Santa Maria da Feira nalguns casos existe a opção técnica de servir via Lousã, devido ao relevo irregular do concelho. A RDP tem tudo o que são emissores para aí a valer da Lousã, o Monte da Virgem é uma segunda escolha em grande parte da zona sul do concelho. Diga-se também que escolheste bem a zona, a área do Europarque é das mais fracas para sintonizar rádios, SmoothFM em 89.5 por exemplo tem aí uma grande zona de sombra.
O rendimento das Antenas para Norte também não é brilhante. Não é exatamente normal que eu na Póvoa de Varzim (Aguçadoura, Amorim e Terroso, mas mesmo em zonas mais intrincadas já perto do terminal rodoviário) eu esteja a ter que saltitar constantemente entre 96.7 e 88.3 e mesmo a própria Lousã (!), quando nem sequer é outra frequência qualquer como salvo erro acontece em Terroso em que na zona da Igreja são espanholas forte e feio a afetar Muro e Monte da Virgem (88.2 e 96.8 respetivamente). Mesmo em Amorim a coisa já não é brilhante.
E isto foi testado quando eu ainda tinha o outro rádio, atenção.
A sensação que tenho é que, regra geral, a RDP tem os emissores de Muro, Monte da Virgem, Lousã, Marão/Lamego, Minhéu, Coimbra, Montejunto e Fóia em subrendimento, quando comparados principalmente com a R/Com. Onde noto as antenas públicas melhores que os concorrentes privados é justamente em Braga, onde principalmente os 103.0 da Antena 3 têm emum rendimento excecional, mas até os 88.0 muito pressionados. Monsanto e Grândola também me parecem mais fortes que a concorrência, em Lisboa acho que é muito notório, por exemplo em Belém não se notam os problemas nas Antenas como nas privadas. A opção pelo Pico da Pena em deterimento de Vouzela também me parece mais adequada. Já o Arestal, penso que deveria dar muito mais, a diferença para a TOP FM em termos de rendimento é abismal. Para o interior não me atrevo a pronunciar com devido conhecimento de causa, embora me pareça que a Pedra do Vento não esteja mal, pelo menos do lado espanhol.
-
Guarda acho até das melhores que saem de lá.
E Viseu até acho relativamente bem,dada a localização do emissor.
Em Viseu acho melhores os do Mundao,depois a Mega,depois as antenas e por fim a RFM e RR,que tem emissor em local diferente da Mega...
Sobre Pico da Pena ou Gravia,acho melhor esta última com ym senão,fica zona sombra de São Pedro do Sul. Ja Pico da Pena é zona sombra de Vouzela...
Curioso em Sao Pedro do Sul a Mega e a melhor de Viseu.
Engraçado que em Tondela capto muitas vezes a Mega Hits de Aveiro... achei estranho
-
Ontem de manhã, pelas 9h30m, estava a ouvir a 3, nomeadamente, a síntese informativa, e eis que repentinamente a emissão vai ao ar, com imenso ruído, deixando-se de ouvir a voz do Pedro Ferreira e, de seguida durante breves segundos, entra no ar a emissão da Antena 1 com a Mónica Mendes. Poucos instantes após esta "anomalia", tudo voltou ao normal.
Acrescento que o RDS "ANTENA 3" manteve-se sempre activo.
Isto sucedeu na zona da Malveira, ou seja, numa zona de transição entre os 100.3 e os 105.2.
Um pouco mais tarde, ao circular entre a Malveira e Torres Vedras pela N8, o RDS saltitava entre estas duas frequências e... os 100.4 fixando-se nestes últimos durante alguns quilometros.
-
Ontem de manhã, pelas 9h30m, estava a ouvir a 3, nomeadamente, a síntese informativa, e eis que repentinamente a emissão vai ao ar, com imenso ruído, deixando-se de ouvir a voz do Pedro Ferreira e, de seguida durante breves segundos, entra no ar a emissão da Antena 1 com a Mónica Mendes. Poucos instantes após esta "anomalia", tudo voltou ao normal.
Acrescento que o RDS "ANTENA 3" manteve-se sempre activo.
Isto sucedeu na zona da Malveira, ou seja, numa zona de transição entre os 100.3 e os 105.2.
Um pouco mais tarde, ao circular entre a Malveira e Torres Vedras pela N8, o RDS saltitava entre estas duas frequências e... os 100.4 fixando-se nestes últimos durante alguns quilometros.
Ontem o eter estava todo misturado. Foi uma macacada, eu em Canelas diria que estava algures no distrito de Leiria. O caso mais caricato é ver o autoradio na RECORD 95.5 a trocar para 101.4 à vista do Monte da Virgem ou mais ainda a M80 a ser totalmente tapada pela Mega, até com um simples rádio de boslo se conseguia apanhar aqui.
-
Ontem a M80 Manteigas cheia de interferências,Leiria a ser preferencial que Viseu e Manteigas.
Leiria muito forte. Leiria e Montejunto...
-
Ontem o eter estava todo misturado. Foi uma macacada, eu em Canelas diria que estava algures no distrito de Leiria. O caso mais caricato é ver o autoradio na RECORD 95.5 a trocar para 101.4 à vista do Monte da Virgem ou mais ainda a M80 a ser totalmente tapada pela Mega, até com um simples rádio de boslo se conseguia apanhar aqui.
Os seus testemunhos são evidências, que todos constatamos, das limitações da tecnologia secular que é FM. Em determinadas condições de propagação tudo interfere com tudo, uma cacofonia. Obviamente, o DAB+ resolve estas falhas gigantescas.
Por falar em tecnologia, hoje no noticiário da “France2.tv”, foi exibida uma reportagem sobre a Inteligência Artificial ao serviço da Força Aérea Norte Americana, isto implica, que caças e outro armamento passam a ter a capacidade de tomar decisões numa fração de tempo e de forma autónoma, sem intervenção humana.
Quando a tecnologia avança com uma aceleração nunca vista, por cá nem uma simples tecnologia digital de radiodifusão (DAB+) se consegue dimensionar e implementar, estamos num estágio primário nesta matéria, como se estivéssemos num nível tecnológico de “paus e pedras”.
-
Ontem o eter estava todo misturado. Foi uma macacada, eu em Canelas diria que estava algures no distrito de Leiria. O caso mais caricato é ver o autoradio na RECORD 95.5 a trocar para 101.4 à vista do Monte da Virgem ou mais ainda a M80 a ser totalmente tapada pela Mega, até com um simples rádio de boslo se conseguia apanhar aqui.
Os seus testemunhos são evidências, que todos constatamos, das limitações da tecnologia secular que é FM. Em determinadas condições de propagação tudo interfere com tudo, uma cacofonia. Obviamente, o DAB+ resolve estas falhas gigantescas.
Por falar em tecnologia, hoje no noticiário da “France2.tv”, foi exibida uma reportagem sobre a Inteligência Artificial ao serviço da Força Aérea Norte Americana, isto implica, que caças e outro armamento passam a ter a capacidade de tomar decisões numa fração de tempo e de forma autónoma, sem intervenção humana.
Quando a tecnologia avança com uma aceleração nunca vista, por cá nem uma simples tecnologia digital de radiodifusão (DAB+) se consegue dimensionar e implementar, estamos num estágio primário nesta matéria, como se estivéssemos num nível tecnológico de “paus e pedras”.
A diferença do FM para o DAB(+), no caso de interferências, é deixar de ouvir uma emissão interferida para passar a ouvir o som do silêncio. E não, não me refiro ao tema da dupla Garfunkel e Simon... Em caso de interferência fora do intervalo de guarda, resta aparelho DAB começar a "soluçar" ou até a deixar de tocar a emissão porque a taxa de erros na descodificação do sinal é elevada.
-
Luís, faz algum tempo que tinha lido em algures que as interferências causadas por propagações esporádicas de emissores diferentes, a operarem na mesma frequência, são menores em DAB+ do que em FM. As publicações disponíveis vão nesse sentido. O Luís coloca o FM e o DAB+ no mesmo patamar, neste tipo de interferência. As indicações disponíveis não vão nesse sentido, referem que o DAB+ tem um melhor desempenho que o FM em situações análogas.
Começa pela banda de frequências: Banda III (174-240 MHz), não é a mesma do FM, logo os resultados nestas circunstâncias não são idênticos e, também, pelos mecanismos de correção de erros.
Numa pesquisa de 5 minutos, encontrei este estudo [clicar aqui (https://www.mdpi.com/2079-9292/11/24/4183)]. Na secção de conclusão, encontra esta percentagem 58%, qualidade de sinal melhor do que em FM, em circunstâncias similares (li na diagonal).
-
Luís, faz algum tempo que tinha lido em algures que as interferências causadas por propagações esporádicas de emissores diferentes, a operarem na mesma frequência, são menores em DAB+ do que em FM. As publicações disponíveis vão nesse sentido. O Luís coloca o FM e o DAB+ no mesmo patamar, neste tipo de interferência. As indicações disponíveis não vão nesse sentido, referem que o DAB+ tem um melhor desempenho que o FM em situações análogas.
Começa pela banda de frequências: Banda III (174-240 MHz), não é a mesma do FM, logo os resultados nestas circunstâncias não são idênticos e, também, pelos mecanismos de correção de erros.
Numa pesquisa de 5 minutos, encontrei este estudo [clicar aqui (https://www.mdpi.com/2079-9292/11/24/4183)]. Na secção de conclusão, encontra esta percentagem 58%, qualidade de sinal melhor do que em FM, em circunstâncias similares (li na diagonal).
Apesar de operar em frequências superiores ao FM, quando a condução troposférica "bate" forte não há milagres, por muita tecnologia que exista. Veja-se o caso da TDT nas faixas de UHF, em que, não raras vezes, mesmo tendo um sistema de correcção de erros e sendo feita, há alguns anos, mudanças nas frequências, continua a haver quem deixe de conseguir, por minutos ou até por horas, ver televisão... E estas questões não são um exclusivo de Portugal - sei que na Alemanha já ocorreu perder-se a recepção da rádio digital DAB(+) em determinadas zonas, devido a fenómenos de interferência.
-
Luís, faz algum tempo que tinha lido em algures que as interferências causadas por propagações esporádicas de emissores diferentes, a operarem na mesma frequência, são menores em DAB+ do que em FM. As publicações disponíveis vão nesse sentido. O Luís coloca o FM e o DAB+ no mesmo patamar, neste tipo de interferência. As indicações disponíveis não vão nesse sentido, referem que o DAB+ tem um melhor desempenho que o FM em situações análogas.
Começa pela banda de frequências: Banda III (174-240 MHz), não é a mesma do FM, logo os resultados nestas circunstâncias não são idênticos e, também, pelos mecanismos de correção de erros.
Numa pesquisa de 5 minutos, encontrei este estudo [clicar aqui (https://www.mdpi.com/2079-9292/11/24/4183)]. Na secção de conclusão, encontra esta percentagem 58%, qualidade de sinal melhor do que em FM, em circunstâncias similares (li na diagonal).
Apesar de operar em frequências superiores ao FM, quando a condução troposférica "bate" forte não há milagres, por muita tecnologia que exista. Veja-se o caso da TDT nas faixas de UHF, em que, não raras vezes, mesmo tendo um sistema de correcção de erros e sendo feita, há alguns anos, mudanças nas frequências, continua a haver quem deixe de conseguir, por minutos ou até por horas, ver televisão... E estas questões não são um exclusivo de Portugal - sei que na Alemanha já ocorreu perder-se a recepção da rádio digital DAB(+) em determinadas zonas, devido a fenómenos de interferência.
O que é certo é que há investimento na rádio digital e, certamente, com redes bem planeadas evitando, ao máximo, as famigeradas interferências. Veja-se, em casos de sucesso de implementação, que na Suíça a orografia é muito difícil enquanto que na França (grande parte), Alemanha, Países Baixos e Bélgica a orografia é mais favorável à propagação sem zonas de sombra. Todos estes casos têm demonstrado sucesso na captação, seja no interior de edifícios seja nos veículos (neste último caso, com notáveis desempenhos em relação à FM).
-
Se é certo que as três antenas públicas do Marão nunca tiveram o mesmo nível de pujança da TSF, excetuando um períoddo há uns meses em que esta última apresentou muitas dificuldades, a verdade é que frequências que logavam RDS e RT com relativa facilidade, numa zona dificíl para os emissores do interior, de há uns tempos a esta parte, sem qualquer fenómeno de propagação, é impossível fazê-lo, até no autoradio. Se a Antena 1 até se compreende, devido ao ARESTAL, a Antena 2 e Antena 3 estão nesta zona em frequências limpíssimas (exceção da Antena 2 em dias de propagação). Aliás, era impensável que a AFRICA de Monsanto interferisse a 3 e neste momento é uma constante, na zona da serra de Canelas, mal se inicia a subida, entra sinal da África. Posto isto, e dado que estes emissores são importantes, por exemplo, na zona oriental e sul de Gaia, nomeadamente o da Antena 2 que cobria as falhas originadas pela Pampilhosa (pese embora 92.5 estejam mais fortes desde há uns meses), seria bom a RDP pensar em procurar corrigir esta situação. Na marginal do Douro, concelho de Gondomar, há locais onde a escuta das Antenas públicas é muito difícil, nem aparecem na busca do autoradio, precisamente devido a esta "poupança" no Marão. Em contraponto, a TSF loga RDS mal se sintoniza a frequência, e sabemos que a TSF não é excepcional em alcance.
A esta hora não há clientes não habituais por Canelas, tal como ontem, e a Antena 2 em 95.2 está a sobrepor-se fortemente à Antena 1 do Marão por aqui. Aguarde 3 noites para confirmar, não é propagação. A A2 a sair muito mais fraca, mesmo sem Comercial em 99.8. A 3 aguenta-se em Mono. Em lugar de melhorarem, parece que pioria. Era impensável há uns meses sequer a 2 do Arestal deixar sinal em Gaia. Sendo certo que a própria 1 do Arestal não é extraordinária, quando há RFM em 106.8 é para esquecer, e a TSF depois de ter estado mais de um mês sem emitir do Minhéu, começou a conseguir deixar sinal 365 dias aqui em Canelas, e come a A1.
Para mim, o Marão nestas condições é bastante problemático.
-
Em contraponto ao Marão, esperei por um dia de boa propagação de sul, que dificultasse o trabalho da Antena 2 de Braga, e já posso confirmar a percepção de que o emissor foi certamente afinado. Com RFM out pela AZFM, Antena Minho, RUM e Mem sinal deixava.
Agora, isto é uma pedra o sapato da Observador. Por exemplo, na EN109-2, muito forte para sinais de sul, onde 88.1 onortes, agora há ruído e andam aos saltos com VIla do COnd b,
-
Com a rádio pública sou particularmente exigente, pois acho que também isso deve ser marca do serviço público.
Não me parece razoável não conseguir sintonizar com som stereo, ou ter de andar à procura da melhor posição, as Antenas públicas seja razoável (desconto à África pela diferença de potências). Isto na zona litoral de Gaia. Dentro de minha casa, que está em linha de vista aos emissores, há ruídos, coisa que não acontece com as demais. Aliás, com as locais, exceção feita às 3 da MnC que têm o mesmo problema, não há estas dificuldades. Na A20, há também ruídos, mesmo num rádio bastante bom e perda do RT durante quase 2km's. A questão é, as Antenas do Estado andam a poupar nas potências à grande, certo? A diferença para as da R/Com e mesmo para a Comercial é abismal.
-
Antena 1 em Viseu sem emissão - 88,2 MHz (as A2 e A3 a funcionarem normalmente).
-
Continua na mesma.
-
105,2 MHz da Antena 3 - Montejunto - continuam a emitir em mono. Esta situação dura há alguns meses. O piloto stereo acende, mas o que se ouve não tem separação de canais.
-
105. 2 de Montejunto finalmente em Stereo, mas com uma sobremodelação absurda que tapa quase por completo os 105. 4 da Cascais FM e som distorcido.
-
95.2 do Marão se desde o Verão já andavam mal, agora estão caóticos. Desde há uns 3/4 dias que deixaram de se ouvir por completo, a Antena 2 ganha totalmente à Antena 1 no sul de Gaia, consegue até meter RDS e RT. Estará desligado o emissor? Antena 2 e Antena 3 continuam a tocar em 99.8 e 101.5, a Antena 2 a sofrer algumas entradas da Comercial de Montejunto. O que não me parece normal é um emissor de grande potência, situado num dos pontos mais altos do país, permita-se perder para uma microcobertura numa elevação com metade da altitude.
-
95.2 do Marão se desde o Verão já andavam mal, agora estão caóticos. Desde há uns 3/4 dias que deixaram de se ouvir por completo, a Antena 2 ganha totalmente à Antena 1 no sul de Gaia, consegue até meter RDS e RT. Estará desligado o emissor? Antena 2 e Antena 3 continuam a tocar em 99.8 e 101.5, a Antena 2 a sofrer algumas entradas da Comercial de Montejunto. O que não me parece normal é um emissor de grande potência, situado num dos pontos mais altos do país, permita-se perder para uma microcobertura numa elevação com metade da altitude.
Situação Normalizada no emissor do Marão (95.2), vamos lá ver se não vai acontecer outra vez o mesmo problema.
Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk
-
Os 98.8 de Santarém estão em silêncio na manhã deste Sábado, pelo menos neste momento.
-
Antena 1 em 96.7 é preciso ir para junto da janela para ouvir em stereo, isto a 3km do Monte da Virgem. É incrível, só consegue mesmo ser pior que a Cidade FM e que a Antena 2. Deve estar a operar para aí com a mesma potência das locais.
-
RT do emissor da Gravia da Antena 3 (107,9 MHz) está “congelado” com “Eu.Clides - Te Menos 1”.
-
RT do emissor da Gravia da Antena 3 (107,9 MHz) está “congelado” com “Eu.Clides - Te Menos 1”.
Situação entretanto corrigida (verificado na segunda-feira).
-
Parece que a Antena 2 tem novo emissor na ilha da Madeira, desconheço onde se situa o centro emissor: 102,7 MHz. Audível no Funchal.
-
Já me tinha dado conta disto lá em cima, mas estando a 300km, pensei que fosse fraqueza de sinal, mas não. A Antena 2 de Monsanto está com um problema no serviço de RDS, o sinal pode estar no máximo que demora sempre os mesmos exatos 4 segundos a entrar os dados da estação. Curiosamente, o RT até surge primeiro, talvez um meio segundo. Não é crítico, mas não deveria de ocorrer. Digo eu! ;-) As demais três antenas do mesmo emissor estão totalmente operacionais.
Como é natural, testei em dois aparelhos distintos, e em dois pontos diversos do território da capital.
-
Novidade na ilha de Santa Maria (Açores): a Antena 2 tem um novo emissor no Pico Alto, a operar nos 87,9 MHz. A informação foi confirmada ao DXista irlandês Paul Logan.
De recordar que a Antena 1 já emite do mesmo site nos 96,7 MHz; é muito provável que a Antena 3 esteja a emitir também do Pico Alto, mas desconheço a frequência. Suponho que a frequência da Antena 2 (e Antena 3, a existir) esteja em fase de testes, obviamente que autorizados pela ANACOM. Certo é que a nova frequência destina-se a reforçar a cobertura da estação clássica na ilha de Santa Maria, que se encontra a 90~100 km em linha recta do centro emissor do Pico da Barrosa (São Miguel).
Se algum dos caros forenses estiver em condições de averiguar se a Antena 3 emite do Pico Alto e em que frequência, ficaria muito agradecido pela informação!
-
Ao que parece, a Antena 3 já emite do Pico Alto de Santa Maria, na frequência de 102,0 MHz.
-
Centro emissor da RTP em Viseu com as Antena 1, 2 e 3 em portadora. Provavelmente fruto da trovoada ocorrida ontem, dia 28.
-
Alguém sabe se a RTP fez alguma intervenção no Centro Emissor das Janas? Ok, a propagação explica muita coisa, mas não me parece que explique tudo. A diferença na qualidade de receção este ano, em condições idênticas ao ano passado é notória. Nas últimas semanas, sempre que passo pelas frequências apanho sinal, a diferença é logar o RDS ou não. A Antena 2 que nunca chegava, por causa da Marinhense, agora domina-a totalmente. A Antena 1 aconteceu-me o impensável no outro dia no MarShopping: o autoradio parar em 96.9 e não o fazer em 96.7. O sinal é muito satisfatório em todas as estações. Confesso que em Lisboa não notei, até tive a Antena 3 anulada pela Antena 1, mas sim, noto uma diferença muito grande de um ano para o outro.
-
Grande "apagão" em Portalegre, provavelmente derivado do mau tempo: as frequências das três rádios públicas (Antena 1 - 97,9; Antena 2 - 92,9 e Antena 3 - 102,8 MHz) encontram-se, neste momento, em portadora. Acrescento que a RR (95,3 MHz) e a RFM (101,1 MHz) estão sem qualquer sinal. As únicas rádios em operação são, a esta hora, a Rádio Comercial (98,9), a M80 (106,7) e a Rádio Portalegre (100,5 MHz).
-
Grande "apagão" em Portalegre, provavelmente derivado do mau tempo: as frequências das três rádios públicas (Antena 1 - 97,9; Antena 2 - 92,9 e Antena 3 - 102,8 MHz) encontram-se, neste momento, em portadora. Acrescento que a RR (95,3 MHz) e a RFM (101,1 MHz) estão sem qualquer sinal. As únicas rádios em operação são, a esta hora, a Rádio Comercial (98,9), a M80 (106,7) e a Rádio Portalegre (100,5 MHz).
Situações normalizadas.
-
Emissores publicos que servem o Sotavento Algarvio a emitir do Cerro de S. Miguel todos em portadora, das privadas só a RFM emite, mas volta e meia desliga completamente. Isto derivado da forte tempestade que está a atingir esta zona
-
Emissores publicos que servem o Sotavento Algarvio a emitir do Cerro de S. Miguel todos em portadora, das privadas só a RFM emite, mas volta e meia desliga completamente. Isto derivado da forte tempestade que está a atingir esta zona
E a "minha" RUA?
Aguentou-se?
-
Emissores publicos que servem o Sotavento Algarvio a emitir do Cerro de S. Miguel todos em portadora, das privadas só a RFM emite, mas volta e meia desliga completamente. Isto derivado da forte tempestade que está a atingir esta zona
E a "minha" RUA?
Aguentou-se?
A RUA não cheguei a checar, mas já está tudo no ar e em pleno funcionamento.
-
Uma breve nota para dar conta de uma avaria na frequência da Antena 3 do centro emissor de Vila Boim - Elvas (101,6 MHz), que está, a esta hora, desligado (sem sinal). Importa referir que este centro emissor serve o sul do distrito de Portalegre e algumas zonas do leste do distrito de Évora (concelhos de Borba, Vila Viçosa, Alandroal, mas também, por exemplo, dá jeito na vila de Monsaraz).
-
Uma breve nota para dar conta de uma avaria na frequência da Antena 3 do centro emissor de Vila Boim - Elvas (101,6 MHz), que está, a esta hora, desligado (sem sinal). Importa referir que este centro emissor serve o sul do distrito de Portalegre e algumas zonas do leste do distrito de Évora (concelhos de Borba, Vila Viçosa, Alandroal, mas também, por exemplo, dá jeito na vila de Monsaraz).
Situação normalizada.
-
Ao que parece, houve uma troca de frequências no centro emissor do Minhéu, não se sabe se terá sido um mero engano por parte dos técnicos ou um ajuste deliberado por parte da RTP. A Antena 2 está a operar nos 104,7 MHz da Antena 3 e o terceiro canal da rádio pública encontra-se a emitir nos 88,0 MHz da Antena 2.
Relativamente à Antena 1, continua a operar nos 94,9 MHz.
-
Se houve mesmo, está normalizado. A esta hora, 104.7 a emitir a Antena 3.
-
Mantem-se o problema que já havia relatado há cerca de um ano, com os 94.4 ANTENA 2, que apesar de terem sinal fortíssimo, só logam RDS cerce de 5 segundos depois. Ninguém da RTP ouve a ANTENA2 em Lisboa, para se dar conta disto?
De resto, mantem-se também a espúria sobre os 106.8 RFM e há uma nova, em 94.7, que loga RDS. Curiosamente, neste caso, o som está tão baixo que dá para ouvir perfeitamente a emissão da Voz do Sorraia.
-
Centro emissor da RTP em Viseu com a Antena 2 com cortes na emissão hoje de manhã (ouvi entre as 12h00 e as 13h00) - bastante desagradável. Tem ocorrido com alguma frequência...
-
Agora, Antena 2 - Lousã (89,3) sem emissão...
-
Agora, Antena 1 - Lousã (87,9) sem emissão...
-
Tenho reparado nos últimos dias, aqui por Pombal, maior dificuldade em captar os sinais da Lousã das Antenas da RTP.
Faço habitualmente viagens de carro entre Pombal e Leiria e, normalmente, o auto-radio da viatura vai sempre saltitando entre as frequências da Lousã e da Maunca.
Ora, no último Domingo fiz essa mesma viagem diversas vezes sintonizando a Antena 2 e foi sempre fixo na Maunca. Na zona da Maceira, comutou directamente para Montejunto, por vezes, para Monsanto. Da Lousã, o sinal não era suficientemente forte para fixar, coisa que não é habitual. Isto passava-se, repito, com ambas as Antenas.
Algum problema ou intervenção técnica, certamente.
-
A esta hora, confirmo que já há emissão, mas com uma potência muito, muito reduzia, diria que o sinal chega ligeiramente melhor que o da Smooth de Figueiró, aqui ao sul de Vila Nova de Gaia. A Antena 1 não consegue entrar de todo, é totalmente tapada pela 2 do Sameiro em 88.0.
-
A esta hora, confirmo que já há emissão, mas com uma potência muito, muito reduzia, diria que o sinal chega ligeiramente melhor que o da Smooth de Figueiró, aqui ao sul de Vila Nova de Gaia. A Antena 1 não consegue entrar de todo, é totalmente tapada pela 2 do Sameiro em 88.0.
Centro emissor da RTP na Lousã com as Antena 1, 2 e 3 sem emissão.
-
A esta hora, confirmo que já há emissão, mas com uma potência muito, muito reduzia, diria que o sinal chega ligeiramente melhor que o da Smooth de Figueiró, aqui ao sul de Vila Nova de Gaia. A Antena 1 não consegue entrar de todo, é totalmente tapada pela 2 do Sameiro em 88.0.
Centro emissor da RTP na Lousã com as Antena 1, 2 e 3 sem emissão.
Afinal havia problemas...
-
Hoje passei na zona das portagens de Grijó, onde costuma entrar a Lousã, porque o sinal de Gaia é fraco, já havia emissão nas 3 antenas, mas o sinal era tão, mas tão degradado, que parecia que estavam a chegar os emissores de Monsanto, em dias com uma propagação muito fraquinha. Houve ali qualquer coisa, efetivamente.
-
Hoje passei na zona das portagens de Grijó, onde costuma entrar a Lousã, porque o sinal de Gaia é fraco, já havia emissão nas 3 antenas, mas o sinal era tão, mas tão degradado, que parecia que estavam a chegar os emissores de Monsanto, em dias com uma propagação muito fraquinha. Houve ali qualquer coisa, efetivamente.
Bem sabemos que tem estado mau tempo, no entanto, este emissor da Lousã é muitíssimo importante, dado o imenso alcance e, inerentemente, a população que serve.
-
Hoje passei na zona das portagens de Grijó, onde costuma entrar a Lousã, porque o sinal de Gaia é fraco, já havia emissão nas 3 antenas, mas o sinal era tão, mas tão degradado, que parecia que estavam a chegar os emissores de Monsanto, em dias com uma propagação muito fraquinha. Houve ali qualquer coisa, efetivamente.
Bem sabemos que tem estado mau tempo, no entanto, este emissor da Lousã é muitíssimo importante, dado o imenso alcance e, inerentemente, a população que serve.
Mas fico com a sensação que esticaram imenso os de Gaia, que estavam sem qualquer falha na zona que referi, e mesmo na A20, onde há sempre alguma sombra, estavam impecáveis. Imagino que, para sul, tenham feito o mesmo a Montejunto, para ajudar a compensar.
-
Hoje passei na zona das portagens de Grijó, onde costuma entrar a Lousã, porque o sinal de Gaia é fraco, já havia emissão nas 3 antenas, mas o sinal era tão, mas tão degradado, que parecia que estavam a chegar os emissores de Monsanto, em dias com uma propagação muito fraquinha. Houve ali qualquer coisa, efetivamente.
Bem sabemos que tem estado mau tempo, no entanto, este emissor da Lousã é muitíssimo importante, dado o imenso alcance e, inerentemente, a população que serve.
Mas fico com a sensação que esticaram imenso os de Gaia, que estavam sem qualquer falha na zona que referi, e mesmo na A20, onde há sempre alguma sombra, estavam impecáveis. Imagino que, para sul, tenham feito o mesmo a Montejunto, para ajudar a compensar.
E, dá-me a sensação, que também compensaram algo na Maunca (Leiria). Não tenho notado quaisquer falhas no percurso entre Pombal e Leiria com o RDS sempre fixo neste TX, situação verificada em ambas as Antenas.
-
Estou em viagem para sul no IC, parece-me que a situação está normalizada, neste momento, o sinal da Lousã já está forte desde Espinho. Voltamos ao normal, às portas de Aveiro, a Comercial a precisar de ir em97.7 para lá de Aveiro, que 90.8 não agarra sequer o RDS.
-
Estou em viagem para sul no IC, parece-me que a situação está normalizada, neste momento, o sinal da Lousã já está forte desde Espinho. Voltamos ao normal, às portas de Aveiro, a Comercial a precisar de ir em97.7 para lá de Aveiro, que 90.8 não agarra sequer o RDS.
Neste momento também me parece que as coisas voltaram ao normal.
Esta manhã sintonzei em casa em Pombal, num vulgar transistor, as três Antenas nas frequências do Trevim e pareceu-me que tudo voltou á normalidade.
No entanto, fiquei com a sensação de que o TX da Maunca (Leiria) da RTP rádio está com um pouco mais de potência.
-
Estou em viagem para sul no IC, parece-me que a situação está normalizada, neste momento, o sinal da Lousã já está forte desde Espinho. Voltamos ao normal, às portas de Aveiro, a Comercial a precisar de ir em97.7 para lá de Aveiro, que 90.8 não agarra sequer o RDS.
Neste momento também me parece que as coisas voltaram ao normal.
Esta manhã sintonzei em casa em Pombal, num vulgar transistor, as três Antenas nas frequências do Trevim e pareceu-me que tudo voltou á normalidade.
No entanto, fiquei com a sensação de que o TX da Maunca (Leiria) da RTP rádio está com um pouco mais de potência.
Confirno, Antena 2 e Antena 1 a entrarem com RDS na Miguel Torga em Coimbra, com extrema facilidade, aliás, na zona, melhores até que as próprias frequências de Coimbra, que não beneficiam muito da orografia nessa zona. Isto no meu A52, com um rádio fraquinho. A Antena 3 sofre alguma pressão da MegaHots de Viseu, que vai deixando uns ruídos, por isso, não loga RDS. De Leiria, só é comparável, em termos de força de sinal, os 93.0 da M80, mas mais fracos, sem RDS.
-
Centro emissor da RTP em Viseu com a Antena 2 (97,5MHz) com curtos cortes na emissão hoje - bastante desagradável, inviabilizando escuta. Tem ocorrido com alguma frequência, carecendo de uma visita técnica ao centro emissor...
-
Não sei se mais alguém notou, mas penso que terá havido alguma intervenção no Centro Emissor de Ponte de Lima. A Antena 1, volta e meia ainda se ouvia sobreposta à Golo FM, mas a Antena 2, nunca chegava para Norte de Matosinhos, e nos últimos tempos tenho apanhado, particularmente esta última a entrar bem, particularmente em Gaia, até mais que 89.2 da 1. Neste último caso, obviamente por causa da Antena 2 da Lousã, que é um peso pesado. Mas quando a Golo desligou, dava silêncio, e agora, mesmo com a 2, ouve-se a 1 não nas melhores condições, mas confortavelmente. É obra, para micros de 0,3Kw. Diga-se que na zona do HSJ onde entrava bem a Felgueiras, simplesmente, esta desapareceu, praticamente.
A Antena 3 não tem qualquer hipótese, ao estar na mesma frequência da Resende.
-
Não sei se mais alguém notou, mas penso que terá havido alguma intervenção no Centro Emissor de Ponte de Lima. A Antena 1, volta e meia ainda se ouvia sobreposta à Golo FM, mas a Antena 2, nunca chegava para Norte de Matosinhos, e nos últimos tempos tenho apanhado, particularmente esta última a entrar bem, particularmente em Gaia, até mais que 89.2 da 1. Neste último caso, obviamente por causa da Antena 2 da Lousã, que é um peso pesado. Mas quando a Golo desligou, dava silêncio, e agora, mesmo com a 2, ouve-se a 1 não nas melhores condições, mas confortavelmente. É obra, para micros de 0,3Kw. Diga-se que na zona do HSJ onde entrava bem a Felgueiras, simplesmente, esta desapareceu, praticamente.
A Antena 3 não tem qualquer hipótese, ao estar na mesma frequência da Resende.
Ajuda estarem num sítio muito bom, com relativa a boa penetração para sul, sem acidentes geográficos de grande peso.
-
Antena 1 - 98.3 Montejunto e Antena 1 - 98.8 Santarém com um desnível de som relevante, pelo menos à hora a que passei. A emissão em 98.3 está com um som mais "embrenhado", não tão vivo, mais linear, ao passo que 98.8 está mais alto, mais detalhado.
-
Já agora, o que é que se está a passar com a Antena 1 do Mte da Virgem?
https://voca.ro/182YdKAsOqSK
Desde há umas três semanas que andava mais fraco, e aqui sim, acho que foi mesmo efeito da Martinho, mas hoje está péssimo, nem com a TSF tenho tais dificuldades.
A Antena 2 também se nota qualquer coisa, mas muito menos:
https://voca.ro/16dUEaC7abPg
Antena 3 e África perfeitinhas, como usual, embora, sempre tenha achado 100.4 os melhores das 3 antenas, a todos os níveis.
Por outro lado, a 1 da Lousã, ou está desligada a esta hora, ou não me chega nada, e tenho as outras todas a entrarem normalmente por aqui, como usualmente.
-
Há uns dias estava a conduzir em Matosinhos e os 96,7 morreram. O rádio foi buscar Braga e depois Marão.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Hoje passei na proximidade da cidade da Guarda e constatei que o emissor, nesta cidade, da Antena 1 (94,7 MHZ) não está a emitir com o sistema RDS, prejudicando, muito, a comutação entre frequências disponíveis numa região que apresenta muitas zonas de cobertura deficiente.
-
Já agora, o centro emissor do Minhéu deve ter sofrido alguma intervenção significativa. A Antena 3 está a interferir, quando não mesmo a se sobrepor ao Rádio Clube da Feira, em 104.7, mesmo dentro do próprio concelho (exemplo IC2 em Escapães e EN1 em Lourosa), a própria Antena 1 consegue ser audível em 94.9, a partir dos Carvalhos para sul. Nos Carvalhos já loga o RDS, mas ainda sofre interferências da CMRADIO, mas de Seixezelo em diante, conseguem ter a CMRADIO a ter muitas dificuldades. A Antena 2, como está na mesma frequência de Braga, mesmo em zonas com razoável proteção à Lousã e Vacaria nota-se aquele efeito """eco""" e a dificuldade em logar o RDS tornou-se maior, em zonas onde entram bem os dois sinais, como junto ao El Corte Inglês.
-
Hoje passei na proximidade da cidade da Guarda e constatei que o emissor, nesta cidade, da Antena 1 (94,7 MHZ) não está a emitir com o sistema RDS, prejudicando, muito, a comutação entre frequências disponíveis numa região que apresenta muitas zonas de cobertura deficiente.
Alguém da região da Guarda pode verificar se este emissor da Antena 1 (94,7 MHz) está já a funcionar com RDS?
-
Alguém da região da Guarda pode verificar se este emissor da Antena 1 (94,7 MHz) está já a funcionar com RDS?
Apesar de ter enviado mensagem para a RTP, (ainda) ninguém respondeu...
-
https://www.facebook.com/reel/30653422554302913
Ora bem, demoliram a antena da rádio pública em Moledo.
Resta saber se continuam a emitir (quiçá de onde partem as emissões da TSF e da Comercial) ou se voltou o vazio naquela zona. Se for este último o caso, é grave. Fotos bonitas não se devem sobrepor ao sinal da rádio pública num importante corredor que vai de Afife até Lanhelas, pela EN13, e que serve/servia com qualidade Vila Praia de Âncola, Moledo, Caminha e Seixas, destino de veraneio de muita gente. Isto ser feito em agosto é ainda mais estranho.
Obviamente, se as frequências existirem noutro local, o que disse fica inválido.
-
Nas respectivas páginas net das três Antenas continuam a constar as frequências de Moledo...
-
https://www.facebook.com/reel/30653422554302913
Ora bem, demoliram a antena da rádio pública em Moledo.
Resta saber se continuam a emitir (quiçá de onde partem as emissões da TSF e da Comercial) ou se voltou o vazio naquela zona. Se for este último o caso, é grave. Fotos bonitas não se devem sobrepor ao sinal da rádio pública num importante corredor que vai de Afife até Lanhelas, pela EN13, e que serve/servia com qualidade Vila Praia de Âncola, Moledo, Caminha e Seixas, destino de veraneio de muita gente. Isto ser feito em agosto é ainda mais estranho.
Obviamente, se as frequências existirem noutro local, o que disse fica inválido.
Ano de autárquicas, tudo explicado.
De facto, há uns dois anos fiz a EN13 de Viana a Valença sintonia na RFM, e era um constante saltitar entre Monte da Virgem, Valença e Muro, para se ter um nível de sinal razoavelmente decente. No caso desta estação, quando ia para Gaia, o som não era o melhor, não esquecer que tem a 3 de Valença a 0,1. No caso da Antena 1, o problema imagino que seja similar, ou até mesmo pior, dada a instabilidade de Muro, que em sofre já em território nacional com a Clássica de Pontevedra (algo que até já foi abordado no programa da Provedora), mas também com a DIAL em 96.8, que ainda ontem se ouvia bem por aqui, imagino mais a Norte o problema que não será.
Sou tão ou mais amante de fotografia quanto sou de rádio, mas não me parece razoável que se tenha abdicado das micros, e, mesmo que tenham mudado de local, deveria ser público se foi a Autarquia a pagar os custos da operação.
-
Já que falamos do Alto Minho, estou há 3 anos para perceber de onde sai a emissão da Antena 1 em 98.0 que se ouve em Vila Nova de Cerveira. Garantidamente, espúria dos 98.2 de Valença do Minho não é, pois estive em maio passado a uns não mais que 1km em linha de vista do Monte do Faro, e ouvia-se a emissão, mas sem a força que tem em Cerveira, nem sequer o RDS como se apanha por lá. Nunca me responderam ao email que remeti para o Departamento Técnico.
-
O apagão que ocorreu no Alto do Lindoso esta tarde mandou abaixo por completo os emissores do Muro das Antenas 1, 2 e 3. Todas as demais estações do Alto Minho, incluindo locais, permaneceram em funcionamento, pelo que a RTP deve verificar o que ocorreu para corrigir futuramente. Curiosamente, no apagão, os emissores do Muro não caíram.
A esta hora já se encontram a operar normalmente.
Durante a falha, no caso dos 88.3, em substituição da Antena 1, estava a RNE-CLAS de Pontevedra, a chegar bem à zona do Hospital de São João, assim como em 94.6 a RNE3 da mesma localização, mas aqui partilhada com a VFM de Vouzela, embora esta, claramente a ser dominada pela espanhola. Em 102.0 apenas silêncio.
Efetivamente, mostra bem que ter duas nacionais tão próximas, na mesma frequência, é um erro no acordo de frequências, que se sente na raia, de ambos os lados da fronteira.
Finalmente, nota para que, em Valença não existiram constrangimentos, embora no caso da RTP, só verificáveis através da Antena 2, dado que no Porto 98.2 e 104.0 estão tapados pela Comercial e RFM, respetivamente.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Forte trovoada a ocorrer nesta região.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Forte trovoada a ocorrer nesta região.
Provavelmente faltou a energia nos estúdios e não faltou nos emissores.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Forte trovoada a ocorrer nesta região.
Provavelmente faltou a energia nos estúdios e não faltou nos emissores.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Regressou tudo ao normal no final da manhã.
-
A Antena 1 de Gaia, desde há uns tempos, que mal começa a chover forte, está uns cinco minutos a operar em potência reduzidíssima. Aliás, nos primeiros 20 segundos, parece que estou a apanhar a emissão de um centro emissor distante, cheia de pipocas e muito lá ao fundo. Já compreendi perfeitamente que o momento se relaciona com a chuva.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Não me parece que seja devido a condições atmosféricas adversas a ocorrer nesta região.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Não me parece que seja devido a condições atmosféricas adversas a ocorrer nesta região.
Já está em emissão normal!
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
Segundo um dos últimos programas da provedora do ouvinte, houve melhoria em Montejunto.
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
Segundo um dos últimos programas da provedora do ouvinte, houve melhoria em Montejunto.
Se fizeram a reposição da potência normal na Lousã, já não era sem tempo. O equipamento estava em tão mau estado que tiveram que diminuir significativamente a potência.
Resta confirmar no site da ANACOM quando se derem ao trabalho de o atualizar, porque está indisponível desde 31.01.2025. Não devem ter muita pressa porque só eu reclamei :)
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
Ainda à poucos dias, fui ao Trevim, o emissor e os elementos eram os mesmos. Mas existe uma torre mais pequena, junto à principal, que contem 2 ou 3 elementos, deve ser uma reserva para alguma avaria ou reparação, ativa logo aquela. Mas a torre da RDP, é a mais "robusta" de todas. Eu sei que não é o tópico certo, mas reparei que os elementos da TSF, com o vento forte, eles rodavam um pouco. Eles não estão fixos à estrutura, mas neste estado pode influenciar depois na emissão?
-
Se as margens de movimento forem mínimas, pode dizer-se que “faz parte”, tal como as pontes e prédios a abanar com o vento. É estrutural.
A torre mais pequena da RDP nesse local já brilhou bastante há uns valentes anos (deve estar quase a fazer duas décadas), quando a torre principal sofreu uma queda. A que lá vemos hoje já é relativamente recente.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
Segundo um dos últimos programas da provedora do ouvinte, houve melhoria em Montejunto.
Se fizeram a reposição da potência normal na Lousã, já não era sem tempo. O equipamento estava em tão mau estado que tiveram que diminuir significativamente a potência.
Resta confirmar no site da ANACOM quando se derem ao trabalho de o atualizar, porque está indisponível desde 31.01.2025. Não devem ter muita pressa porque só eu reclamei :)
Aqui por Pombal noto francas melhorias há já largos meses.
Entretanto, segundo a mesma fonte (programa da provedora) uma das próximas estações a ser intervencionada será o Minhéu.
Por último e apenas a título de curiosidade, no final do passado mês de Novembro, em dia de densíssimo nevoeiro e após uma revigorante caminhada na Serra da Lousã estive pelo Trevim; devido ao fortíssimo nevoeiro referido não deu para constatar grande coisa. No entanto, um pormenor: tendo a minha viatura estacionada a poucos metros da torre da RTP Rádio notei no auto-rádio um forte ruído de fundo nas Antenas 1 e 3, menos intenso na 2, que se desvanecia à medida que me ia afastando serra abaixo; era de tal maneira que fazendo sintonia automática o auto-rádio não parava nas frequências da Lousã, só com sintonia manual.
-
Isso não significa nada e é perfeitamente normal - saturação do Rx no rádio. Já tive rádios que faziam isso mesmo quando estavam junto a emissores.
-
Entretanto, alguém notou reforço significativo da serra da Lousã? Desde a semana passada que estou a apanhar a Antena 1 na zona do São João, que não é propriamente famosa para a Lousã, onde PS só em dias bons de Verão, a dar uma tremenda porrada na Antena 2 e na COPE/Montemuro, quando mal se fazia ouvir, tal a pressão da clássica. Também a Antena 2 e a Antena 3 estão bastante mais robustas, no caso dos 89.3, deixei de conseguir escutar o emissor de Ponte de Lima.
Em todas as estações, até luxo de RT se tem.
Estive esta semana dois dias em Coimbra e em Santa Clara, onde nas zonas baixas há algumas tremidas da Lousã, não o noto nas antenas públicas, como é patente nas privadas.
Alguém sabe se existiram mexidas no Trevim?
Segundo um dos últimos programas da provedora do ouvinte, houve melhoria em Montejunto.
Se fizeram a reposição da potência normal na Lousã, já não era sem tempo. O equipamento estava em tão mau estado que tiveram que diminuir significativamente a potência.
Resta confirmar no site da ANACOM quando se derem ao trabalho de o atualizar, porque está indisponível desde 31.01.2025. Não devem ter muita pressa porque só eu reclamei :)
Aqui por Pombal noto francas melhorias há já largos meses.
Entretanto, segundo a mesma fonte (programa da provedora) uma das próximas estações a ser intervencionada será o Minhéu.
Por último e apenas a título de curiosidade, no final do passado mês de Novembro, em dia de densíssimo nevoeiro e após uma revigorante caminhada na Serra da Lousã estive pelo Trevim; devido ao fortíssimo nevoeiro referido não deu para constatar grande coisa. No entanto, um pormenor: tendo a minha viatura estacionada a poucos metros da torre da RTP Rádio notei no auto-rádio um forte ruído de fundo nas Antenas 1 e 3, menos intenso na 2, que se desvanecia à medida que me ia afastando serra abaixo; era de tal maneira que fazendo sintonia automática o auto-rádio não parava nas frequências da Lousã, só com sintonia manual.
Isso era o radio que estava saturado de estar tão perto dos emissores e fazia um espalhamento desses dois sinais quase por todo o FM. Tem também a ver com a qualidade de recepção do rádio. A radios que estando junto a um emissor de FM não conseguem quase apanhar nada de outras rádios e outros rádios com mais filtros que mesmo estando junto a um emissor de FM continuam a apanhar as outras rádios. É uma situação normal.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
-
102.0 do Muro com RT fixo em "antena3.rtp.pt". Já nos demais emissores captados, a saber, Monte da Virgem, Marão, Sameiro e Minhéu, está "Snack Bar - Teresa Oliveira".
-
102.0 do Muro com RT fixo em "antena3.rtp.pt". Já nos demais emissores captados, a saber, Monte da Virgem, Marão, Sameiro e Minhéu, está "Snack Bar - Teresa Oliveira".
O RT das Antenas é sempre uma complicação.
-
102.0 do Muro com RT fixo em "antena3.rtp.pt". Já nos demais emissores captados, a saber, Monte da Virgem, Marão, Sameiro e Minhéu, está "Snack Bar - Teresa Oliveira".
O RT das Antenas é sempre uma complicação.
O da Antena 2 - que até gosto muito da expressão "A arte que toca" - deveria ter já, pelo menos, a informação sobre o programa que está a passar e o nome do responsável pela locução, para não falar do nome e álbum dos trechos musicais.
-
102.0 do Muro com RT fixo em "antena3.rtp.pt". Já nos demais emissores captados, a saber, Monte da Virgem, Marão, Sameiro e Minhéu, está "Snack Bar - Teresa Oliveira".
O RT das Antenas é sempre uma complicação.
O da Antena 2 - que até gosto muito da expressão "A arte que toca" - deveria ter já, pelo menos, a informação sobre o programa que está a passar e o nome do responsável pela locução, para não falar do nome e álbum dos trechos musicais.
O Reis, no programa da Provedora, já disse que esse é um dos principais desígnios do mandato, resolver essa questão complicada na Antena 2. Aparentemente, há constrangimentos no software que o impedem. Se é o mesmo da 1 e da 3, não percebo quais, mas aparentemente existem.
-
Nova espúria, de um centro emissor estreante, o da RTP, 105.9 Antena 1 Monte da Virgem.
https://youtu.be/6Gb3dw1Ho04
É perfeitamente possível perceber no vídeo a voz do Rui Alves de Sousa, a apresentar o seu De Olhos Bem Fechados.
-
Emissores do Marão calados a esta hora.
-
Emissores do Marão calados a esta hora.
Confirmei agora nas frequências 95.2, 99.8 e 101.5 já se encontram disponíveis para ouvir
Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk
-
Emissores do Marão calados a esta hora.
Confirmei agora nas frequências 95.2, 99.8 e 101.5 já se encontram disponíveis para ouvir
Foi sol de pouca dura, ontem pelas 19h30 e mantem-se atualmente, o centro emissor mantem-se desligado. Foram mais rápidos a recuperar Montejunto.
A Antena 2 agradece, entra limpinha, com RDS e tudo, aqui por Gaia. Curiosamente, a Antena 1 não consegue igual feito, porque a TSF do Minhéu é a única estação de lá que consegue deixar sinal consistente em Canelas, coisa que não acontecia há uns tempos, em que, justamente, mesmo nos Carvalhos, zona boa para Leste, a TSF era a mais fraquinha de todas. Assim acabam a dividir, um pouco ao estilo do que ocorre em 105.0 com a FAMA e a TERANOVA.
O MdR falou também no outro dia na Gravia, mas na Antena 1. No meu caso, não sinto nada, porque apanho a RR, mas em 106.8 passei a escutar a Antena 2, coisa que não me lembro de todo, de acontecer. O sinal não é muito forte, mas existe e é limpo q.b.
-
Situação em Montejunto já deverá estar normalizada, pelo menos para a Antena 1, que pelas 10h00 chegava cheia de pujança, conjuntamente com os emissores da R/Com e o da M80 à Senhora da Hora, em Matosinhos.
Em contrapartida, a Antena 3 do Marão, sem qualquer pressão, e já tinha constatado isso em Gaia, parece que estará a emitir com menor pujança, desde que esteve desligada 2 dias há duas semanas.
-
Está longe de estar normalizada. A antiga torre ainda está no chão e não foi montada uma nova.
É propagação, hoje o dia esteve mais quente.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Antena 3 sem AF ativo em nenhuma das frequências de Norte, que consegui testar nas Devesas, excetuando Monte da Virgem que nem o PS conseguia, o sinal está, efetivamente, mais fraco do que o das demais nacionais. Além disso, o RT está errado em todo o lado: estava a repetir a PO com o Carlos Fiolhais, o que já agora não acho que seja uma boa ideia para agarrar as manhãs, mas só nos 101.5 estava correto o RT. Em todas as demais, ora variava entre o site, ou encravado numa música (entretanto, mais à frente com o de bolso, consegui testar em 100.4).
-
São 19h57 tou a percorrer a A7 de caminho para casa e tou a ouvir jogo do Benfica pela A1, será que alguém pode confirmar se o emissor do Marão (95.2) esta a funcionar com potência normal?
Ao entrar na A7 o Emissor do Minheu já não esta a dar conta do recado, tem muita falhas ao longo do percurso de ESTE para OESTE antes de chegar às portagens do Alvao e passado uns kms e depois volta ao normal
Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk
-
Reportei no fim de semana uns misteriosos 105.7 Antena 3 em Gaia, agora, a menos que Picoto de Minhéu estejam a chegar a Lisboa em propagação, há 104.7 na mesma estação, a se ouvirem em Entrecampos, e não me parecem espúria, porquanto são demasiadamente limpos.
-
Está longe de estar normalizada. A antiga torre ainda está no chão e não foi montada uma nova.
É propagação, hoje o dia esteve mais quente.
A Torre já foi recuperada?
Apesar de não estar tão mau quanto no ano passado, o que verifiquei em Gaia no fim-de-semana, em Lisboa ainda é mais notório, a diferença de pujança da Antena 2 em Montejunto é muito inferior à da Antena 1 e da Antena 3. E, por aqui, não há Linear nem Comercial a poderem justificar o injustificável, pois, mais depressa aceitaria a Antena 3 quando chega a Gaia a ter dificuldades pela TSF do que a Antena 2 pelos emissores de Lamego, que já não se ouvem nas melhores condições.
Aqui em Entrecampos, Antena 2 cheia de pipocas, nos 8 dbU, à janela vai aos 15, Antena 1 e Antena 3, fazem 40. A diferença é demasiada para ser só "propagação". Pior só mesmo a RDS que não chega sequer, parece-me que terá o emissor muito mais orientado para Norte, para fazer a ligação a 92.6.
-
Está longe de estar normalizada. A antiga torre ainda está no chão e não foi montada uma nova.
É propagação, hoje o dia esteve mais quente.
A Torre já foi recuperada?
Apesar de não estar tão mau quanto no ano passado, o que verifiquei em Gaia no fim-de-semana, em Lisboa ainda é mais notório, a diferença de pujança da Antena 2 em Montejunto é muito inferior à da Antena 1 e da Antena 3. E, por aqui, não há Linear nem Comercial a poderem justificar o injustificável, pois, mais depressa aceitaria a Antena 3 quando chega a Gaia a ter dificuldades pela TSF do que a Antena 2 pelos emissores de Lamego, que já não se ouvem nas melhores condições.
Aqui em Entrecampos, Antena 2 cheia de pipocas, nos 8 dbU, à janela vai aos 15, Antena 1 e Antena 3, fazem 40. A diferença é demasiada para ser só "propagação". Pior só mesmo a RDS que não chega sequer, parece-me que terá o emissor muito mais orientado para Norte, para fazer a ligação a 92.6.
Peço desculpa pelo offtopic, mas no seguimento deste post, dizer que há duas semanas passei junto ao emissor da RDS no Seixal e reparei que a torre tem agora um array de 6 antenas e outro de 4.
Recentemente terá havido um update, pois desde que me lembro apenas existia um sistema de 4.
Ambos apontam diretamente o concelho do Seixal. Norte, seguramente que não.
A menos que exista alguma redução, com 1500W de PAR, teria "obrigação" de se ouvir em condições nesse local.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu ontem uma forte trovoada nesta região. Talvez por isso...
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu ontem uma forte trovoada nesta região. Talvez por isso...
Hoje, às 11h00, ainda está sem emissão.
-
Centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu ontem uma forte trovoada nesta região. Talvez por isso...
Hoje, às 11h00, ainda está sem emissão.
Hoje, às 15h00, emissão normal.
-
Uma pergunta para os caros forenses na Madeira: acaso existirá algum centro emissor novo da RTP na Fajã da Ovelha, a operar a Antena 1 Madeira nos 91,7 MHz e a Antena 3 Madeira nos 107,5 MHz? Ou será confusão de quem prestou esta informação (e essa pessoa não tem ligação com a RTP)?
Muito obrigado por qualquer informação útil!
-
Uma pergunta para os caros forenses na Madeira: acaso existirá algum centro emissor novo da RTP na Fajã da Ovelha, a operar a Antena 1 Madeira nos 91,7 MHz e a Antena 3 Madeira nos 107,5 MHz? Ou será confusão de quem prestou esta informação (e essa pessoa não tem ligação com a RTP)?
Muito obrigado por qualquer informação útil!
Luís, 107.5 ou 105.7 da Antena 3? É que se for a segunda, talvez possa ter algum fundamento.
Há umas semanas, num dia em que estava a receber sinais da Madeira e das Canárias, estavam a chegar aqui a Gaia com qualidade de escuta compatível com um emissor insular 105.7 Antena 3, que não encontro nenhum registo na base de dados e, até hoje, não consegui encontrar nenhuma explicação razoável para o sucedido. Curioso que também chegava qualquer coisa de Valença do Minho e a TSF não estava a conseguir entrar.
https://youtube.com/shorts/W7GjPguNpQs?is=wZ7Lg-DKbMlvqDYX
Aqui, a receção de 105.7 Antena 3. Saliento que andei de carro aqui pela zona, e mesmo ao lado do Monte da Virgem, não há nada de Antena 3.
-
Desculpem o double post, há mais de um ano que ando a bater nesta tecla, agora no recetor de Lisboa, o resultado é exatamente o mesmo que se for à janela, 300km a Norte: Antena 1 e Antena 3 bem, a Antena 2 de Montejunto, um absoluto desastre. Até a Voz de Alenquer tem sinal de jeito e função RDS. Houve um temporal, que deitou a torre abaixo, e continua tudo na mesma...
Repito, aqui, ainda podia dizer que é a pressão de Lamego, Vila do Conde e Vagos, não fosse o caso da Antena 1 e a Antena 3 estarem igualmente pressionadas, mas na Amadora, não vejo como isto seja possível, sinceramente.
https://voca.ro/1oWcdlXEjd8s
Antena 2 até aos 0:11, Antena 1 até aos 0:22 e Antena 3 até aos 0:33... todas de Montejunto, é notar a diferença.
Já agora, isto é em Monsanto, 95.7, mas 96.7 estão exatamente iguais, curiosamente, quando sintonizo Muro ou Marão, e experimentei Montejunto e Banática, não se apanha esta ruído de fundo irritante...
https://voca.ro/19iw7cjdEZML
Ter os dois emissores principais da estação com este ruído é mesmo convite a desligar. Há uns anos, aconteceu isto na Observador de São João da Madeira, não durou uma semana... A RTP tem uma rede nacional, e é serviço público, tem outros meios que as privadas não têm...
-
Uma pergunta para os caros forenses na Madeira: acaso existirá algum centro emissor novo da RTP na Fajã da Ovelha, a operar a Antena 1 Madeira nos 91,7 MHz e a Antena 3 Madeira nos 107,5 MHz? Ou será confusão de quem prestou esta informação (e essa pessoa não tem ligação com a RTP)?
Muito obrigado por qualquer informação útil!
Luís, 107.5 ou 105.7 da Antena 3? É que se for a segunda, talvez possa ter algum fundamento.
Há umas semanas, num dia em que estava a receber sinais da Madeira e das Canárias, estavam a chegar aqui a Gaia com qualidade de escuta compatível com um emissor insular 105.7 Antena 3, que não encontro nenhum registo na base de dados e, até hoje, não consegui encontrar nenhuma explicação razoável para o sucedido. Curioso que também chegava qualquer coisa de Valença do Minho e a TSF não estava a conseguir entrar.
https://youtube.com/shorts/W7GjPguNpQs?is=wZ7Lg-DKbMlvqDYX
Aqui, a receção de 105.7 Antena 3. Saliento que andei de carro aqui pela zona, e mesmo ao lado do Monte da Virgem, não há nada de Antena 3.
A informação que tenho é que será 107,5 MHz, mas é possível que a pessoa que deu a informação esteja enganada. Vou tentar averiguar.
-
Ultimamente, tenho notado falhas de emissão, em vários dias, no centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) a estarem em portadora. Para além de outros dias, esta situação ocorreu ontem e hoje. Pare-me que este centro emissor carece de uma revisão mais detalhada, pois serve uma região muito alargada para além da cidade de Viseu.
-
Devido ao mau tempo, 89.9, que é a oficial, deixou de se poder ouvir na região de Castelo Branco., felizmente há 96.4, mas não é a oficial para aqui
-
Devido ao mau tempo, 89.9, que é a oficial, deixou de se poder ouvir na região de Castelo Branco., felizmente há 96.4, mas não é a oficial para aqui
Pois, também por Viseu o centro emissor tem sido afetado por falhas imensas vezes. Já aqui o disse que carece de manutenção mais detalhada.
-
Devido ao mau tempo, 89.9, que é a oficial, deixou de se poder ouvir na região de Castelo Branco., felizmente há 96.4, mas não é a oficial para aqui
Pois, também por Viseu o centro emissor tem sido afetado por falhas imensas vezes. Já aqui o disse que carece de manutenção mais detalhada.
Novamente, o centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu esta noite e manhã uma forte trovoada nesta região. O que constato é que todas as outras rádios, locais e na região, mantiveram os seus centros emissores a funcionar perfeitamente, enquanto a rádio pública demonstra, neste centro emissor de Viseu, uma fraquíssima resiliência às condições atmosféricas adversas. Assim não vamos lá...
-
Devido ao mau tempo, 89.9, que é a oficial, deixou de se poder ouvir na região de Castelo Branco., felizmente há 96.4, mas não é a oficial para aqui
Pois, também por Viseu o centro emissor tem sido afetado por falhas imensas vezes. Já aqui o disse que carece de manutenção mais detalhada.
Hoje estamos na tarde de domingo e continua tudo na mesma situação!
Novamente, o centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu esta noite e manhã uma forte trovoada nesta região. O que constato é que todas as outras rádios, locais e na região, mantiveram os seus centros emissores a funcionar perfeitamente, enquanto a rádio pública demonstra, neste centro emissor de Viseu, uma fraquíssima resiliência às condições atmosféricas adversas. Assim não vamos lá...
-
Devido ao mau tempo, 89.9, que é a oficial, deixou de se poder ouvir na região de Castelo Branco., felizmente há 96.4, mas não é a oficial para aqui
Pois, também por Viseu o centro emissor tem sido afetado por falhas imensas vezes. Já aqui o disse que carece de manutenção mais detalhada.
Hoje estamos na tarde de domingo e continua tudo na mesma situação!
Novamente, o centro emissor de Viseu com todas as Antenas (1,2 e 3) em portadora. Ocorreu esta noite e manhã uma forte trovoada nesta região. O que constato é que todas as outras rádios, locais e na região, mantiveram os seus centros emissores a funcionar perfeitamente, enquanto a rádio pública demonstra, neste centro emissor de Viseu, uma fraquíssima resiliência às condições atmosféricas adversas. Assim não vamos lá...
Só hoje voltou à normalidade o centro emissor de Viseu. Estranho, porque os emissores localizados em Viseu e arredores - RR/RFM/Comercial/MegaHits/Cidade/M80/Observador/locais de Viseu estiveram todos a funcionar perfeitamente.
-
A RTP colocou em funcionamento, aparentemente há uns bons meses, uma nova frequência para a Antena 3 nos Açores, concretamente na ilha de São Jorge. Trata-se do centro emissor de Macela, que opera a Antena 3, perdão, a RTP Antena 3, na frequência de 97,7 MHz, além da Antena 1 Açores nos 87,6 e a Antena 2 nos 93,2 MHz. A potência de emissão será de cerca de 1 kW.