Fórum da Rádio

Estações de radiodifusão => Rádio em Portugal => Tópico iniciado por: goncalopes em Novembro 08, 2018, 05:04:50 pm

Título: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 08, 2018, 05:04:50 pm
Numa pesquisa que fiz encontra-se as seguintes frequências inactivas:
88,5 - rádio montemuro
93,2 - esposende fm
95,0 - rádio mértola
97,0 - rádio covilhã
100,0 - rádio jornal do fundão
104,8 - rádio batalha

Quer dizer que as rádios deixaram de emitir? Frequências encontram-se disponíveis para compra? Apesar que a maioria são microcoberturas.

Peço desculpa, mas quero inteirar-me mais sobre o mundo da rádio.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Asantosc12 em Novembro 08, 2018, 10:35:29 pm
O emissor da Rádio Batalha está á venda: http://www.leilopragmatica.pt/?directory=lote-5#prettyPhoto[gallery]/0/  2,500€ . Este emissor debitava (0,5kW) e esta bem localizado. A Cobertura nem era má,só que tinha algumas zonas em que o sinal era barrado devido a potencia não ser maior. Se tivesse 1kW ou ate 2kW a debitar mesmo bem, tinhas um bom emissor a cobrir a Zona Centro.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 08, 2018, 11:09:03 pm
Ou seja quem comprar o emissor, não sei se a rádio tem dívidas, mas deve ter, também compra as dívidas certo? Obrigado.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Novembro 09, 2018, 09:53:22 am
Onde está localizado este emissor? Maúnça?
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Asantosc12 em Novembro 09, 2018, 10:15:50 am
Maunça está a M80, Comercial, 94FM e RecordFM. Este emissor esta no Regengo do Fetal, na estrada da Batalha para Fátima, está perfeitamente acessível a qualquer um.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 09, 2018, 10:49:14 am
Por esse preço alguma seita deve comprar.... Se a base de licitação é 2500€ mais o equipamento que está à venda faz 4000€, se houver só uma oferta. Ou seja está  apreço de saldo.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Luis Carvalho em Novembro 09, 2018, 11:38:35 am
Tanto quanto creio saber, o alvará da Rádio Batalha foi revogado pela ERC. Consequentemente, a alguém comprar o emissor, só se for para outra estação.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 09, 2018, 11:26:37 pm
Se tiver um alcance razoável, quem sabe se não existe uma rádio interessada em comprar.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Asantosc12 em Novembro 11, 2018, 10:03:32 pm
Se tivesse oportunidade deslocava o emissor para um ponto ainda mais alto. Acredito que teria uma melhor prestação. Ele cobre várias zonas, mas com 500kW, a estabilidade não é grande e tinha a pressão da HiperFM. Mas digo, numa frequência limpa, deslocar o emissor um pouco mais a cima de onde está e tentar um aumento de potência, por 2 mil euros ...  um bom investimento
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 12, 2018, 11:19:01 am
Se alguém souber, por curiosidade, isto cobre quais concelhos? Obrigado.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Luis Carvalho em Novembro 13, 2018, 12:54:54 am
Se alguém souber, por curiosidade, isto cobre quais concelhos? Obrigado.

Não cobre nenhum concelho. Meus caros, tenho a reafirmar que o alvará da Rádio Batalha terá sido revogado . Por outras palavras, já não é válido . A frequência deixou de estar licenciada a um operador de rádio. Daqui se conclui que, do ponto de vista legal, a não ser que outra rádio mude de frequência para os 104,8 MHz, a única coisa que se poderá ouvir na frequência em causa é o som da estática. Comprar o quê? Um emissor para uma rádio pirata para ser caçada pela ANACOM? A não ser que o governo lance um novo concurso para atribuição de frequências locais, ou há outra rádio interessada no equipamento da ex-mulher Rádio Batalha, ou a manutenção da torre no local servirá para tudo menos para emitir uma estação de rádio nos 104,8 MHz.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Danl em Novembro 14, 2018, 10:29:34 am
Numa pesquisa que fiz encontra-se as seguintes frequências inactivas:
88,5 - rádio montemuro
93,2 - esposende fm
95,0 - rádio mértola
97,0 - rádio covilhã
100,0 - rádio jornal do fundão
104,8 - rádio batalha


Junto a rádio juventude 101.8, de castelo branco e a rádio são mamede 88.9 , de portalegre. Acho que o emissor de ambas tinha 2000w de potência
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Novembro 14, 2018, 11:12:51 am
Rádio Mangualde
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Novembro 14, 2018, 03:42:33 pm
À semelhança do que foi feito com a lista de Onda Média na página do Mundo da Rádio, que contempla também os emissores inactivos, sugeria ao Luís Carvalho para fazer uma nova listagem de emissores locais (ou até mesmo nacionais) que já não estão em operação, com os dados de que se dispunha à data.

Fica a sugestão. Depois, poderiam ir para tabela própria ou para secção independente na listagem de rádios locais, no fundo da tabela.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: JoaoAS em Novembro 18, 2018, 01:31:23 am
Adicionando aqui as da zona que não tocam:

92.7 Santarém - Rádio Piranha/Cidade - Deixou de emitir por volta de 2003 ou 2004
96.7 Abrantes - Rádio Tágide - Insolvente em 2014
107.1 Vila Nova da Barquinha - Rádio Antena Jovem/Rádio Capital - Calou-se quando se calou a Rede Capital.
99.0 Pedrógão Grande - Rádio Triangulo/NFM - NFM e chatices e tal.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: livelx90 em Novembro 18, 2018, 12:39:57 pm
88.5 - Guadalupe, (não sei precisar o ano que deixou de emitir, apesar de existir na internet uma gravação de 2011)
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Luis Carvalho em Novembro 18, 2018, 01:28:07 pm
À semelhança do que foi feito com a lista de Onda Média na página do Mundo da Rádio, que contempla também os emissores inactivos, sugeria ao Luís Carvalho para fazer uma nova listagem de emissores locais (ou até mesmo nacionais) que já não estão em operação, com os dados de que se dispunha à data.

Fica a sugestão. Depois, poderiam ir para tabela própria ou para secção independente na listagem de rádios locais, no fundo da tabela.
Boa ideia, caro Pedro. Vou ponderar a melhor solução para publicar tal lista.

Enviado do meu Hisense C30 Lite através do Tapatalk

Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Luis Carvalho em Novembro 18, 2018, 01:53:04 pm
À semelhança do que foi feito com a lista de Onda Média na página do Mundo da Rádio, que contempla também os emissores inactivos, sugeria ao Luís Carvalho para fazer uma nova listagem de emissores locais (ou até mesmo nacionais) que já não estão em operação, com os dados de que se dispunha à data.

Fica a sugestão. Depois, poderiam ir para tabela própria ou para secção independente na listagem de rádios locais, no fundo da tabela.

De referir que já criei no Google Drive uma listagem das frequência locais inactivas. Aos estimados colaboradores na construção da base de dados, sintam-se à vontade para ajudar a completar a lista.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest219 em Novembro 18, 2018, 02:27:14 pm
À semelhança do que foi feito com a lista de Onda Média na página do Mundo da Rádio, que contempla também os emissores inactivos, sugeria ao Luís Carvalho para fazer uma nova listagem de emissores locais (ou até mesmo nacionais) que já não estão em operação, com os dados de que se dispunha à data.

Fica a sugestão. Depois, poderiam ir para tabela própria ou para secção independente na listagem de rádios locais, no fundo da tabela.


De referir que já criei no Google Drive uma listagem das frequência locais inactivas. Aos estimados colaboradores na construção da base de dados, sintam-se à vontade para ajudar a completar a lista.
https://drive.google.com/drive/folders/0BwWndovP5TAmWUdIczktU3Q2V0E
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Asantosc12 em Novembro 18, 2018, 05:06:00 pm
Fica a sugestão. Depois, poderiam ir para tabela própria ou para secção independente na listagem de rádios locais, no fundo da tabela.
De referir que já criei no Google Drive uma listagem das frequência locais inactivas. Aos estimados colaboradores na construção da base de dados, sintam-se à vontade para ajudar a completar a lista.
Podem adicionar que no caso da Rádio Batalha, o emissor está situado no Reguengo do Fetal (N356), tinha potência de 0,500 kW e o RDS (PS) era BATALHA.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Novembro 18, 2018, 08:44:50 pm
Assim de cabeça:
91,5 MHz Porto (1kW) - alvará libertado pela Rádio Press quando venceu o concurso para a Rede Regional Norte em 1990; vencedor do concurso de 2001 nunca chegou a emitir;
101,9 MHz Albergaria a Velha - vencedor do concurso de 1989 nunca chegou a emitir;
93,3 MHz Oliveira do Bairro - alvará revogado pela então AACS.

Quando tiver mais tempo actualizarei e completo a informação.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest6 em Novembro 18, 2018, 09:01:44 pm
Assim de cabeça:
91,0 MHz Porto (1kW) - alvará libertado pela Rádio Press quando venceu o concurso para a Rede Regional Norte em 1990; vencedor do concurso de 2001 nunca chegou a emitir;
101,9 MHz Albergaria a Velha - vencedor do concurso de 1989 nunca chegou a emitir;
93,3 MHz Oliveira do Bairro - alvará revogado pela então AACS.

Quando tiver mais tempo actualizarei e completo a informação.

A sua cabeça traiu-o.  :)  No Porto a frequência que quer referir era 91.5 Mhz e a potencia atribuída era 5Kw.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Novembro 18, 2018, 09:23:11 pm
103.9 Mortágua da Vinyl,95.8 da TFM de Santa Comba Dão...
Por curiosidade,nunca soube ao certo se Oliveira de Frades e se Aguiar da Beira não tiveram algum alvará ou frequência atribuida.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Novembro 19, 2018, 12:07:05 am
Assim de cabeça:
91,0 MHz Porto (1kW) - alvará libertado pela Rádio Press quando venceu o concurso para a Rede Regional Norte em 1990; vencedor do concurso de 2001 nunca chegou a emitir;
101,9 MHz Albergaria a Velha - vencedor do concurso de 1989 nunca chegou a emitir;
93,3 MHz Oliveira do Bairro - alvará revogado pela então AACS.

Quando tiver mais tempo actualizarei e completo a informação.

A sua cabeça traiu-o.  :)  No Porto a frequência que quer referir era 91.5 Mhz e a potencia atribuída era 5Kw.
Está certa na primeira parte (a frequência é 91,5), mas na segunda estou estou eu certo, a potência consignada era de 30 dBW (que são 1000 W):
http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/despacho-n-7025-98_mapa-de-frequencias-do-concurso-publico-de-1998-para-atribuicao-de-alvaras-a-radios-locais.pdf
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest6 em Novembro 19, 2018, 12:17:49 am
Assim de cabeça:
91,0 MHz Porto (1kW) - alvará libertado pela Rádio Press quando venceu o concurso para a Rede Regional Norte em 1990; vencedor do concurso de 2001 nunca chegou a emitir;
101,9 MHz Albergaria a Velha - vencedor do concurso de 1989 nunca chegou a emitir;
93,3 MHz Oliveira do Bairro - alvará revogado pela então AACS.

Quando tiver mais tempo actualizarei e completo a informação.

Tem razão e não foram mesmo 5Kw, mas e agora pergunto eu: os 91.5 depois disso quando a Press lá emitiu não foi com 3Kw que operou? Pois se a memória não me atraiçoa com 1000w no Porto não existiu nenhum alvará atribuído.

A sua cabeça traiu-o.  :)  No Porto a frequência que quer referir era 91.5 Mhz e a potencia atribuída era 5Kw.
Está certa na primeira parte (a frequência é 91,5), mas na segunda estou estou eu certo, a potência consignada era de 30 dBW (que são 1000 W):
http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/despacho-n-7025-98_mapa-de-frequencias-do-concurso-publico-de-1998-para-atribuicao-de-alvaras-a-radios-locais.pdf
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Novembro 19, 2018, 01:16:33 am
103.9 Mortágua da Vinyl,95.8 da TFM de Santa Comba Dão...
Por curiosidade,nunca soube ao certo se Oliveira de Frades e se Aguiar da Beira não tiveram algum alvará ou frequência atribuida.
Ambas tinham:
http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/despacho-n-8688-mapa-de-frequencias-do-concurso-pubico-de-1988-para-atribuicao-de-alvaras-a-radios-locais.pdf

O alvará relativa a Oliveira de Frades não foi atribuído em 1989 (concorreu uma pessoa singular quando tal não é permitido) e a Aguiar da Beira pelo que me parece ninguém concorreu.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Marco Pereira em Novembro 19, 2018, 06:35:39 am
Bom dia, para além dessas recordo a Lousã que também deixou de emitir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Novembro 19, 2018, 08:29:58 am
Que reorganizei mapa de frequências. Nesse vai uma diferença...
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: PMSMR em Novembro 19, 2018, 10:11:19 am
Mais umas para a lista

Já não me lembro é das frequências delas:

Espinho - Radio Globo Azul
Aljezur - Radio Mará Alta
Miranda do Douro - Mirandum FM
Alfandega da Fé - Alfandega Fm
Tábua - Asas da Beira
Faro - Radio Clube do Sul
Paredes de Coura - Não sei o nome mas chegou a fazer parte da rede da Capital
Mira - Não sei o nome mas foi uma das primeiras a acabar ainda antes de 2000
São Bras de Alportel - São Bras FM
Santa marta de Penaguião - Radio Santa marta
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Danl em Novembro 19, 2018, 10:53:40 am
Assim de cabeça:
91,0 MHz Porto (1kW) - alvará libertado pela Rádio Press quando venceu o concurso para a Rede Regional Norte em 1990; vencedor do concurso de 2001 nunca chegou a emitir;
101,9 MHz Albergaria a Velha - vencedor do concurso de 1989 nunca chegou a emitir;
93,3 MHz Oliveira do Bairro - alvará revogado pela então AACS.

Quando tiver mais tempo actualizarei e completo a informação.

A sua cabeça traiu-o.  :)  No Porto a frequência que quer referir era 91.5 Mhz e a potencia atribuída era 5Kw.
Está certa na primeira parte (a frequência é 91,5), mas na segunda estou estou eu certo, a potência consignada era de 30 dBW (que são 1000 W):
http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/despacho-n-7025-98_mapa-de-frequencias-do-concurso-publico-de-1998-para-atribuicao-de-alvaras-a-radios-locais.pdf

muito bom esse ficheiro com o mapa de frequências a concurso. Só uma dúvida: as frequências que nunca foram atribuídas até hoje, desaparecem do mapa em definitivo? É que há aí concelhos que nunca tiveram frequências activas.

Off-topic: a frequência 107.7 da Guarda, da Rádio Altitude.... lembro-me que cobria praticamente toda a Beira Interior. E que disparate fizeram posteriormente quando mudaram para os 90.9, diminuído drasticamente a sua cobertura.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Novembro 19, 2018, 11:37:35 am
Mais umas para a lista

Já não me lembro é das frequências delas:

Espinho - Radio Globo Azul
Aljezur - Radio Mará Alta
Miranda do Douro - Mirandum FM
Alfandega da Fé - Alfandega Fm
Tábua - Asas da Beira
Faro - Radio Clube do Sul
Paredes de Coura - Não sei o nome mas chegou a fazer parte da rede da Capital
Mira - Não sei o nome mas foi uma das primeiras a acabar ainda antes de 2000
São Bras de Alportel - São Bras FM
Santa marta de Penaguião - Radio Santa marta
Por acaso ontem já tinha actualizado com essas frequências:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/107t_YExM_dNHcirF4J-hQMaEj6bfgfudJ2KpBlbzGEs/edit#gid=0
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: JoaoAS em Novembro 21, 2018, 01:18:35 am
Relativamente à tabela no google drive, umas correcções:

- A Rádio Voz do Neiva penso que a não renovação do alvará foi revertida e continua a emitir, mas não tenho a certeza

-A RCE Golegã (88.4) não sei como ficou a história do alvará, mas a rádio ainda emite, muitas vezes em simultaneo com a Rádio cidade de Tomar, mas também muitas vezes está muito tempo em portadora.

Se for para considerar frequências atribuídas mas sem ninguém a concurso, por aqui há:

93.1 (1988)/93.2 (1998) Oleiros
97.1 (1988)/95.7 (1998) Proença-a-Nova
100.6 (1988)/94.8 (1998) Mação
104.6 Constância

94.8 Sardoal (teve vencedor em 1988, mas não me recordo que tenha emitido)


Também aqui na zona há uma rádio que não sei bem como anda, esteve calada muito tempo, agora volta e meia dá musica aleatória, sem rds, mas não tenho ouvido identificação. Aparentemente está em causa a sustentabilidade da rádio. (http://www.mediotejo.net/ferreira-do-zezere-emissor-regional-do-zezere-em-risco-de-fechar/)

102.7 Ferreira do Zêzere - Emissor Regional do Zêzere (RDS: ERZ--FZZ)


EDIT: Boas notícias (http://www.mediotejo.net/ferreira-do-zezere-emissor-regional-do-zezere-passa-a-ser-gerido-pela-radio-hertz/), o ERZ vai voltar sob gestão da Rádio Hertz, provavelmente quem já tinha voltado a meter a rádio no ar.

Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: SamM em Novembro 23, 2018, 10:50:36 am
Mais umas para a lista

Já não me lembro é das frequências delas:

Espinho - Radio Globo Azul
Aljezur - Radio Mará Alta
Miranda do Douro - Mirandum FM
Alfandega da Fé - Alfandega Fm
Tábua - Asas da Beira
Faro - Radio Clube do Sul
Paredes de Coura - Não sei o nome mas chegou a fazer parte da rede da Capital
Mira - Não sei o nome mas foi uma das primeiras a acabar ainda antes de 2000
São Bras de Alportel - São Bras FM
Santa marta de Penaguião - Radio Santa marta

A Rádio Clube do Sul era 101.6 e é ocupada atualmente pela TSF. Em Faro está em aberto os 90.9 que eram da Rádio Santa Maria
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Asantosc12 em Novembro 23, 2018, 07:20:48 pm
Se formos bem a olhar para as frequências, temos quase uma rede nacional de emissores!
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: goncalopes em Novembro 28, 2018, 09:34:54 pm
a frequência de Mira é 93.3 era o Emissor Voz da Bairrada
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Novembro 29, 2018, 01:04:20 pm
a frequência de Mira é 93.3 era o Emissor Voz da Bairrada

Errado.

EVB – Emissora Voz da Bairrada, CRL era a detentora do alvará para Oliveira do Bairro, na frequência de 93,3 MHz.
Rádio Bairrada - Regional das Beiras, CRL era a detentora do alvará para Mira, na frequência de 103,7 MHz e mais tarde 103,6 MHz.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Dezembro 02, 2018, 02:39:55 pm
Consegui apurar quais eram as frequências inactivas em meados de 2004, através do antigo jornalradio.com:
88.2 Baião
88.6 Vila Velha Rodão
88.8 Barrancos
89.1 Arraiolos
90.0 Penedono
90.4 Almodovar
90.6 Mesão
90.7 Arronches
90.9 Terras do Bouro
91.5 Monforte
91.5 Porto
91.6 Figueira Castelo Rodrigo
92.6 Aguiar da Beira
93.1 Oleiros
93.2 Peso da Régua
93.6 Alvito
94.1 Castelo Vide
94.6 Nisa
94.8 Sardoal
95.5 Lagos
95.5 Porto
95.7 Proença-a-Nova
97.0 Ribeiro de Pena
97.3 Góis
97.7 Vila Flor
97.9 Freixo Espada à Cinta
99.0 Celorico da Beira
99.6 Mora
100.1 Cuba
100.1 Sernancelhe
100.2 Crato
100.6 Maçăo
100.7 Mondim de Basto
100.8 Peso da Régua
101.9 Albergaria a Velha
102.4 Tarouca
103.6 Mira
103.8 Oliveira Frades
104.2 Alandroal
104.6 Constância
105.0 Avis
105.6 Marvão
105.9 Elvas
107.6 Sousel
107.7 Guarda
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest6 em Dezembro 02, 2018, 02:43:24 pm
Os 95.5 no Porto estão "ocupados" pela Record, logo não é uma frequência livre neste momento. E não sei se dessa lista não será caso único...
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Dezembro 02, 2018, 02:55:55 pm
Há aí muitas frequências bem apetecidas para certos grupos. Oliveira de Frades,Aguiar da Beira,Celorico da Beira,Tarouca, Mortagua, Santa Comba Dão
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Dezembro 02, 2018, 03:04:13 pm
Os 95.5 no Porto estão "ocupados" pela Record, logo não é uma frequência livre neste momento. E não sei se dessa lista não será caso único...
Há mais de certeza, pelo menos os 105,9 de Elvas que são ocupados pela Rádio Comercial.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Luis Carvalho em Dezembro 02, 2018, 05:04:47 pm
Os 95.5 no Porto estão "ocupados" pela Record, logo não é uma frequência livre neste momento. E não sei se dessa lista não será caso único...
Há mais de certeza, pelo menos os 105,9 de Elvas que são ocupados pela Rádio Comercial.
Correcto. E  as frequências 105,0 Avis e 99,6 MHz Mora foram ocupadas pela Antena 3 e pela Antena 2, respectivamente (centro emissor de Montargil).

Enviado do meu Hisense C30 Lite através do Tapatalk
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Miguel em Fevereiro 06, 2019, 09:29:23 pm
O administrador da mundo da Rádio esqueceu por a rádio nas frequências inactiva, faltava por era a Radio Foz do Ave que emitia em 88.6 em Vila do Conde, dpois a rádio passou a ser RFA/rSIM já nos finais dos anos 90 e ainda depois trocou a frequência com a RVST dos 88.6 com 98.4 e até agora passou a ser XL FM.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Fevereiro 07, 2019, 09:13:02 am
O administrador da mundo da Rádio esqueceu por a rádio nas frequências inactiva, faltava por era a Radio Foz do Ave que emitia em 88.6 em Vila do Conde, dpois a rádio passou a ser RFA/rSIM já nos finais dos anos 90 e ainda depois trocou a frequência com a RVST dos 88.6 com 98.4 e até agora passou a ser XL FM.

O administrador do Mundo da Rádio não se esqueceu de nada porque nenhuma dessas frequências está inactiva...

E como é que a Foz do Ave passou a ser Rádio Sim nos finais dos anos 90 se a Rádio Sim só existe desde 2008? Mais rigor antes de dar "dicas", por favor.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Miguel em Fevereiro 07, 2019, 09:57:28 am
O administrador da mundo da Rádio esqueceu por a rádio nas frequências inactiva, faltava por era a Radio Foz do Ave que emitia em 88.6 em Vila do Conde, dpois a rádio passou a ser RFA/rSIM já nos finais dos anos 90 e ainda depois trocou a frequência com a RVST dos 88.6 com 98.4 e até agora passou a ser XL FM.

O administrador do Mundo da Rádio não se esqueceu de nada porque nenhuma dessas frequências está inactiva...

E como é que a Foz do Ave passou a ser Rádio Sim nos finais dos anos 90 se a Rádio Sim só existe desde 2008? Mais rigor antes de dar "dicas", por favor.

Pq a Foz do Ave tinha feito uma parecia o grupo RR, a RFA tava a viver em situação económica mto frágil e a direcção da emissora Vilacondense fez a tal essa parceria para dar continuidade às suas emissões ainda nos 88.6, antes de passar a ser XL FM.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Fevereiro 07, 2019, 10:03:18 am
O administrador da mundo da Rádio esqueceu por a rádio nas frequências inactiva, faltava por era a Radio Foz do Ave que emitia em 88.6 em Vila do Conde, dpois a rádio passou a ser RFA/rSIM já nos finais dos anos 90 e ainda depois trocou a frequência com a RVST dos 88.6 com 98.4 e até agora passou a ser XL FM.

O administrador do Mundo da Rádio não se esqueceu de nada porque nenhuma dessas frequências está inactiva...

E como é que a Foz do Ave passou a ser Rádio Sim nos finais dos anos 90 se a Rádio Sim só existe desde 2008? Mais rigor antes de dar "dicas", por favor.

Pq a Foz do Ave tinha feito uma parecia o grupo RR, a RFA tava a viver em situação económica mto frágil e a direcção da emissora Vilacondense fez a tal essa parceria para dar continuidade às suas emissões ainda nos 88.6, antes de passar a ser XL FM.

Fez, mas não foi no final dos anos 90.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Miguel em Fevereiro 07, 2019, 11:02:43 am
O administrador da mundo da Rádio esqueceu por a rádio nas frequências inactiva, faltava por era a Radio Foz do Ave que emitia em 88.6 em Vila do Conde, dpois a rádio passou a ser RFA/rSIM já nos finais dos anos 90 e ainda depois trocou a frequência com a RVST dos 88.6 com 98.4 e até agora passou a ser XL FM.

O administrador do Mundo da Rádio não se esqueceu de nada porque nenhuma dessas frequências está inactiva...

E como é que a Foz do Ave passou a ser Rádio Sim nos finais dos anos 90 se a Rádio Sim só existe desde 2008? Mais rigor antes de dar "dicas", por favor.

Pq a Foz do Ave tinha feito uma parecia o grupo RR, a RFA tava a viver em situação económica mto frágil e a direcção da emissora Vilacondense fez a tal essa parceria para dar continuidade às suas emissões ainda nos 88.6, antes de passar a ser XL FM.

Fez, mas não foi no final dos anos 90.

Se calhar foi no fim dos anos 90, já nem me lembro em ano fui isso, mas ainda me lembro que houve essa parceria.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest6 em Fevereiro 08, 2019, 07:39:43 pm

Se calhar foi no fim dos anos 90, já nem me lembro em ano fui isso, mas ainda me lembro que houve essa parceria.

Se calhar? Então acabaram de escrever que "a Rádio Sim só existe desde 2008" e ainda põe a hipótese de ter sido no final dos anos 90?! Não consigo perceber...   :(
 
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Miguel em Fevereiro 09, 2019, 12:22:53 am

Se calhar foi no fim dos anos 90, já nem me lembro em ano fui isso, mas ainda me lembro que houve essa parceria.

Se calhar? Então acabaram de escrever que "a Rádio Sim só existe desde 2008" e ainda põe a hipótese de ter sido no final dos anos 90?! Não consigo perceber...   :(

Pois, Sr. Abílio pode informar em que ano a RFA deixou de emitir. Porque já fui há muito tempo que nem me lembro, mas acho que tenho a certeza que fui nos finais do ano 90.
Pode confirmar a minha afirmação.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: guest6 em Fevereiro 09, 2019, 12:55:55 pm

Se calhar foi no fim dos anos 90, já nem me lembro em ano fui isso, mas ainda me lembro que houve essa parceria.

Se calhar? Então acabaram de escrever que "a Rádio Sim só existe desde 2008" e ainda põe a hipótese de ter sido no final dos anos 90?! Não consigo perceber...   :(


Pois, Sr. Abílio pode informar em que ano a RFA deixou de emitir. Porque já fui há muito tempo que nem me lembro, mas acho que tenho a certeza que fui nos finais do ano 90.
Pode confirmar a minha afirmação.

Vamos ver se nos entendemos:
Facto: a Rádio Sim começou a emitir no ano de 2008 ( dois mil e oito)
Tendo em conta tal facto NUNCA pode ter existido uma parceria/emissão conjunta com a Rádio Foz do Ave (á altura a emitir em 88.6 fm) no final dos anos 90.


Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Miguel em Fevereiro 09, 2019, 02:38:51 pm

Se calhar foi no fim dos anos 90, já nem me lembro em ano fui isso, mas ainda me lembro que houve essa parceria.

Se calhar? Então acabaram de escrever que "a Rádio Sim só existe desde 2008" e ainda põe a hipótese de ter sido no final dos anos 90?! Não consigo perceber...   :(


Pois, Sr. Abílio pode informar em que ano a RFA deixou de emitir. Porque já fui há muito tempo que nem me lembro, mas acho que tenho a certeza que fui nos finais do ano 90.
Pode confirmar a minha afirmação.

Vamos ver se nos entendemos:
Facto: a Rádio Sim começou a emitir no ano de 2008 ( dois mil e oito)
Tendo em conta tal facto NUNCA pode ter existido uma parceria/emissão conjunta com a Rádio Foz do Ave (á altura a emitir em 88.6 fm) no final dos anos 90.

Eu compreendo, mas como já fui há muito tempo não lembro em que ano deixou de emitir a RFA nos 88.6 para depois passar há XL FM.

http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/listagem-de-radios-com-rds_04-07-2014.pdf&ved=2ahUKEwjdsK6g867gAhXUA2MBHebPDB44FBAWMAV6BAgAEAE&usg=AOvVaw1VvWaogZoPOhQiJTLyKMXE
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 03, 2024, 12:47:42 pm
Caríssimos:

Alguém me consegue explicar porque motivo há tantas frequências disponíveis em Portugal (com alvarás não atribuídos e outros revogados) e ninguém se dedica ao uso delas?

A pergunta é sincera, e honestamente feita com base numa certa ignorância que tenho sobre essa matéria.

Agradecia muito os vossos esclarecimentos. ;)
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: brodcastfm em Março 03, 2024, 12:50:45 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 03, 2024, 01:02:43 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: brodcastfm em Março 03, 2024, 01:06:31 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: joao_s em Março 03, 2024, 02:30:20 pm
(...)
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.

O DAB+ não resolve apenas a gestão do espetro radioelétrico e a qualidade do serviço de radiodifusão, permite a redução dos custos de operação, inclusive, a partilha de custos, uma vez que um emissor é dimensionado para difundir várias estações de rádio.

Quanto custa manter uma rede nacional em FM ao operador (contanto com consumo de energia, despesas de manutenção normais, sem incluir avarias imprevistas)? Qual a percentagem no orçamento? Uma coisa é certa, com DAB+ esses encargos baixam, podendo essas verbas ser reinvestidas em recursos humanos, estúdios e, quiçá, novos produtos.

Numa situação transitória, que dura vários anos, o DAB+ e FM coexistem (tal como aconteceu em sucessivas décadas com FM/AM). Em FM apenas ficam os centros emissores em funcionamento, os retransmissores são desligados com o tempo, até ao switch-off.

O DAB+ poderia ser iniciado com a implementação de centros emissores em Monsanto, Montejunto, Lousã e Mte. da Virgem (Fase 1).

Nesta conjuntura de total imprevisibilidade internacional e perante o cenário da guerra se estender até aos países europeus da NATO, cenário que nunca julguei plausível, se isto se verificar, estamos perante uma recessão nunca vista na Europa, pós WWII. Para manter a paz na Europa será necessário investir no armamento e num exército europeu, um paradoxo inevitável.

Em cenário de crise, temos as rádios a esbanjar recursos financeiros para manter em operação uma tecnologia obsoleta, o FM. Não faz sentido.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Memorias da Radio em Março 03, 2024, 02:40:19 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Sendo que me cheira, só me cheira, que isso vai mudar muito em breve: temos um "alinhamento de planetas" porque a Lei da Rádio estava em discussão antes das eleições e continuará a estar depois, e por outro lado o governo que sairá - e não tenham dúvidas disso, porque eu não tenho - será definitivamente mais à direita que o anterior.

Não vejo a ERC ou o Governo a mandar ao ar o modelo de alvarás, mas definitivamente é plausível que deixem de haver concursos para ser autorizado com base aos interessados que vierem, validando apenas as frequências já pré-mapeadas com a ANACOM e as condições económicas da empresa. De resto um modelo que em tempos já aqui avancei.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 03, 2024, 02:41:59 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.

O espectro está rebentado no Porto (e quiçá Braga), alguma coisa em Lisboa. No resto do país, não se põe tanto essa questão.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Atento em Março 03, 2024, 03:18:46 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.

O espectro está rebentado no Porto (e quiçá Braga), alguma coisa em Lisboa. No resto do país, não se põe tanto essa questão.

Afinando bem tudo no Porto não será possível?


Parece-me evidente o seguinte:

1- A TSF deve ver a sua rede completada;

2- A Observador deve ter uma rede nacional;

3- O grupo RTP deve ter um canal de informação;

4- A ERC deve ser msis exigente com os operadores já existentes, nomeadamente com a RR e Rádio Comercial.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: brodcastfm em Março 03, 2024, 03:25:50 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.

O espectro está rebentado no Porto (e quiçá Braga), alguma coisa em Lisboa. No resto do país, não se põe tanto essa questão.

Afinando bem tudo no Porto não será possível?


Parece-me evidente o seguinte:

1- A TSF deve ver a sua rede completada;

2- A Observador deve ter uma rede nacional;

3- O grupo RTP deve ter um canal de informação;

4- A ERC deve ser msis exigente com os operadores já existentes, nomeadamente com a RR e Rádio Comercial.
E tudo isso é possível com o DAB com o FM é impossível. Mas creio que o objetivo do DAB não seja criar mais rádios, tudo depende do modelo.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Memorias da Radio em Março 03, 2024, 03:54:57 pm
Porque para isso tem que ser aberto um concurso e o estado não abre atualmente  concursos a rádios.

Obrigado pelo esclarecimento, caro broadcastfm :)
Que tal fazermos umas petições escritas e pedirmos ajuda às associações do sector?
Acho que não vale a pena.
O espectro está saturado e a ANACOM anda com dificuldades. Isto só era resolvido com DAB. Esperamos que em breve possa chegar a Portugal.

O espectro está rebentado no Porto (e quiçá Braga), alguma coisa em Lisboa. No resto do país, não se põe tanto essa questão.

Afinando bem tudo no Porto não será possível?


Parece-me evidente o seguinte:

1- A TSF deve ver a sua rede completada;

2- A Observador deve ter uma rede nacional;

3- O grupo RTP deve ter um canal de informação;

4- A ERC deve ser msis exigente com os operadores já existentes, nomeadamente com a RR e Rádio Comercial.

Virtualmente impossível se se for respeitar a separação de frequências a 0,4; muito difícil a 0,2. A questão do Porto é que apanha confluência de sinal de 5 distritos, conforme a zona: Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e norte de Viseu, e os distritos são mais pequenos que a sul, mas a capacidade de propagação do FM é a mesma. O resultado é este.

Tinha que se jogar com potências, localizações no FM, talvez fazer como nos anos 80 e no Reino Unido e segmentar entre nacionais e locais... e por aí fora.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: brodcastfm em Março 03, 2024, 04:13:50 pm
A ANACOM não quer andar a alterar o espectro de FM, o mesmo está em concordância com Espanha. Pois ao alterar o espectro em Portugal tem que ser entre as duas entidades (Portuguesa e Espanhola).
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 03, 2024, 11:07:50 pm
A ANACOM não quer andar a alterar o espectro de FM, o mesmo está em concordância com Espanha. Pois ao alterar o espectro em Portugal tem que ser entre as duas entidades (Portuguesa e Espanhola).

A última coisa com que Portugal se tem de preocupar é com Espanha. Veja-se o que Espanha faz, por exemplo, com os 88.3 da Antena 1 do Muro. Há mais exemplos, mas o fmscan agora só é acessível por registo, assim de cabeça não me recordo. Esse chegou a ser falado num programa da Provedora, poque havia várias zonas na raia que não conseguiam apanhar a Antena 1 através da frequência do Muro.

Como eu já aqui demonstrei, não acho que fosse impossível, apertando mais o espectro a nível nacional subir pelo menos mais 3 ou 4 rádios a redes nacionais ou quase, tomando por exemplo o caso espanhol. O Porto é de facto um caso bicudo, porque apanha com os emissores de todos os distritos que o Memórias referiu acima, a que acrescem Viana do Castelo (Muro) e Coimbra (Lousã)/Leiria (Sto. António da Neve). Já por aqui tenho escrito que com todas as nacionais com emissores no Marão (é preferível ter micros em Armamar do que em Santa Justa), e sem frequências de Norte em cima das da Lousã, era perfeitamente possível ter microcoberturas para a cidade do Porto, e falamos essencialmente da zona da Baixa, porque do Marquês para Norte, os emissores do Muro fazem o serviço a 100%, de Santo Ovídio para sul, os da Lousã não apresentam problemas. Falamos de, em linha reta, uns 6kms em que há dificuldades de cobertura, muito por conta da orografia e da malha apertada. Emissores em Braga com 10Kw de potência é outro disparate completo, a RFM é a que tem menos e tem demais.
Em Lisboa, diria que a realidade não deve ser muito diferente no que respeita a Monsanto, porque entre Arrábida e Montejunto, aparte da inutilidade da Banática, se todas as estações optassem pela Arrábida em lugar de por Grândola.
Na faixa litoral praticamente se poderia dizer que Muro - Lousã - Montejunto (para dar alguma estabilidade mais) - Arrábida - Fóia permitem fazer o país de Vila do Bispo a Caminha sem falhas e há redundâncias (Muro e Lousã cobrem ambos os distritos de Porto e Aveiro; Montejunto e Lousã os de Leiria e Lisboa; Arrábida; Montejunto; Lousã cobrem Lisboa e norte Setúbal; Fóia e Arrábida cobrem  o sul de Setúbal e Beja).
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 03, 2024, 11:35:20 pm
[...]
Em Lisboa, diria que a realidade não deve ser muito diferente no que respeita a Monsanto, porque entre Arrábida e Montejunto, aparte da inutilidade da Banática, se todas as estações optassem pela Arrábida em lugar de por Grândola.
Na faixa litoral praticamente se poderia dizer que Muro - Lousã - Montejunto (para dar alguma estabilidade mais) - Arrábida - Fóia permitem fazer o país de Vila do Bispo a Caminha sem falhas e há redundâncias (Muro e Lousã cobrem ambos os distritos de Porto e Aveiro; Montejunto e Lousã os de Leiria e Lisboa; Arrábida; Montejunto; Lousã cobrem Lisboa e norte Setúbal; Fóia e Arrábida cobrem  o sul de Setúbal e Beja).

Caro pdnf:

Fiquei um bocado perdido no seu texto, mas o assunto interessa-me e penso que pode interessar também a toda a comunidade. Posso pedir-lhe que, de um modo mais organizado, apresente aqui a sua sugestão/proposta de como "arrumaria" as antenas emissoras (geograficamente falando) e até mesmo como faria a distribuição das rádios nacionais / regionais / locais?

Estou muito expectante por ler a sua resposta ::)
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 04, 2024, 12:21:10 am
[...]
Em Lisboa, diria que a realidade não deve ser muito diferente no que respeita a Monsanto, porque entre Arrábida e Montejunto, aparte da inutilidade da Banática, se todas as estações optassem pela Arrábida em lugar de por Grândola.
Na faixa litoral praticamente se poderia dizer que Muro - Lousã - Montejunto (para dar alguma estabilidade mais) - Arrábida - Fóia permitem fazer o país de Vila do Bispo a Caminha sem falhas e há redundâncias (Muro e Lousã cobrem ambos os distritos de Porto e Aveiro; Montejunto e Lousã os de Leiria e Lisboa; Arrábida; Montejunto; Lousã cobrem Lisboa e norte Setúbal; Fóia e Arrábida cobrem  o sul de Setúbal e Beja).

Caro pdnf:

Fiquei um bocado perdido no seu texto, mas o assunto interessa-me e penso que pode interessar também a toda a comunidade. Posso pedir-lhe que, de um modo mais organizado, apresente aqui a sua sugestão/proposta de como "arrumaria" as antenas emissoras (geograficamente falando) e até mesmo como faria a distribuição das rádios nacionais / regionais / locais?

Estou muito expectante por ler a sua resposta ::)

Não posso ir muito além do que escrevi, que se referia em exclusivo às nacionais, porque são as que têm os emissores nos pontos referidos. Para o interior, não conheço tão bem o território, infelizmente para mim.
Como referi, penso que seria fazível: manter os emissores todos no Muro, migrando inclusive o da Comercial para lá, Braga com microcoberturas, Monte da Virgem idem Aveiro/Arestal igual, Lousã, Coimbra com microcoberturas, Leiria com microcoberturas, Montejunto, Monsanto com microcoberturas, Arrábida, Fóia.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 04, 2024, 01:21:38 am
[...] Leiria com microcoberturas, Montejunto, Monsanto com microcoberturas, Arrábida, Fóia.

Será que as pessoas se esquecem (o caro pdnf incluído) que (por causa da tolice do uso do Alto da Maunça) o topo da Serra de Aire é uma espécie de Alto da Fóia para a Região do Centro? E que, por exemplo, uma Rádio Canção Nova - que emite do alto da Serra de Aire - faz sozinha uma maior proeza de alcance (mesmo com a sua pouca potência) que não fazem as altamente potentes antenas emissoras localizadas do Alto da Maunça?

Uma sugestão: olhem mais, e com outros olhos, para o alto da Serra de Aire ;)

Muitos problemas de cobertura se resolveriam se certos (todos os) emissores fossem lá colocados...
...a Serra de Aire (Caramouço) e a Serra de Monchique (Fóia) têm mais em comum do que parecem!
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 04, 2024, 01:31:50 am
[...] Leiria com microcoberturas, Montejunto, Monsanto com microcoberturas, Arrábida, Fóia.

Será que as pessoas se esquecem (o caro pdnf incluído) que (por causa da tolice do uso do Alto da Maunça) o topo da Serra de Aire é uma espécie de Alto da Fóia para a Região do Centro? E que, por exemplo, uma Rádio Canção Nova - que emite do alto da Serra de Aire - faz sozinha uma maior proeza de alcance (mesmo com a sua pouca potência) que não fazem as altamente potentes antenas emissoras localizadas do Alto da Maunça?

Uma sugestão: olhem mais, e com outros olhos, para o alto da Serra de Aire ;)

Muitos problemas de cobertura se resolveriam se certos (todos os) emissores fossem lá colocados...
...a Serra de Aire (Caramouço) e a Serra de Monchique (Fóia) têm mais em comum do que parecem!

99.3 CIDADEFM ALCANENA e 103.7 CAN.NOVA OURÉM a saírem da Serra d'Aire têm 2Kw, comparam positivamente com os 1Kw das ANTENAS da Maúnça e com a COMRCIAL da Sra do Monte, igualam os emissores da RR e as locais de Leiria, ficando apenas aquém da RFM que tem 3Kw, certamente porque está na mesma frequência da RECORD SINTRA. O Alto da Maunça são microcoberturas para as nacionais, assegurando uma região de transição entre Lousã e Montejunto. Tanto quanto sei, a Cidade FM chega bem ao centro da cidade do Lis, mas não ao ponto de não se ter de ter a antena bem posicionada dentro de casa. Eventualmente, olhando para o desempenho das locais de Montejunto e para as da Serra D'Aire, não sei se não poderia ser uma alternativa de localização aos emissores das nacionais, mas Montejunto tem uma cobertura bastante razoável. Eventualmente razões históricas o justificam. Tenho para mim, isso sim, que seria melhor do que a atual localização dos emissores de Rio Maior na Serra de Candeeiros, mesmo contando com os refletores.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 04, 2024, 02:10:06 am
Tenho para mim, isso sim, que seria melhor do que a atual localização dos emissores de Rio Maior na Serra de Candeeiros, mesmo contando com os refletores.

Ora nisto estamos 100% de acordo! ;D ;D ;D

Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Março 04, 2024, 08:06:29 am
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 04, 2024, 11:19:42 am
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Eheheh, vamos a isso! Temos de propôr ao novo Governo formar uma Comissão de Reestruturação da Rádio em Portugal, e a malta aqui do fórum trata do ordenamento dos emissores, das propostas de grelha, da renovação e atribuição de novos alvarás... temos cá gente suficiente e interessada para meter tudo isso em ordem! 8)
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 04, 2024, 11:30:42 am

EhTemos de propôr ao novo Governo formar uma Comissão de Reestruturação da Rádio em Portugal, [...] das propostas de grelha.

Há assuntos que nem a brincar: as propostas de grelha têm de partir sempre das rádios, jamais vindas por qualquer diretiva governamental. O que o regulador, neste caso a ERC deve ter é bem assente o seguinte: quantas musicais, generalistas e informativas quer, e ser rigoroso na verificação de que os projetos editoriais estão a ser cumpridos e se enquadram no tipo de alvará atribuído. Mais do que isso, é interferência política grave numa Democracia.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 04, 2024, 11:45:20 am

EhTemos de propôr ao novo Governo formar uma Comissão de Reestruturação da Rádio em Portugal, [...] das propostas de grelha.

Há assuntos que nem a brincar: as propostas de grelha têm de partir sempre das rádios, jamais vindas por qualquer diretiva governamental. O que o regulador, neste caso a ERC deve ter é bem assente o seguinte: quantas musicais, generalistas e informativas quer, e ser rigoroso na verificação de que os projetos editoriais estão a ser cumpridos e se enquadram no tipo de alvará atribuído. Mais do que isso, é interferência política grave numa Democracia.

Não era de todo a isso que eu me referia, era no geral em relação às definições do tipo de grelha/género da rádio.
Por mim a liberdade era TOTAL! (e sim, a minha resposta tinha uma componente de brincadeira)

Não fui compreendido :-[

A Comissão de Reestruturação da Rádio em Portugal seríamos nós, o pessoal daqui, eheh: 364 dias/ano a discutir furiosamente, 1 dia/ano a decidir finalmente as coisas (e sem consenso). Havia de ser bonito!
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: AG em Março 04, 2024, 11:56:53 am
[...]
Em Lisboa, diria que a realidade não deve ser muito diferente no que respeita a Monsanto, porque entre Arrábida e Montejunto, aparte da inutilidade da Banática, se todas as estações optassem pela Arrábida em lugar de por Grândola.
Na faixa litoral praticamente se poderia dizer que Muro - Lousã - Montejunto (para dar alguma estabilidade mais) - Arrábida - Fóia permitem fazer o país de Vila do Bispo a Caminha sem falhas e há redundâncias (Muro e Lousã cobrem ambos os distritos de Porto e Aveiro; Montejunto e Lousã os de Leiria e Lisboa; Arrábida; Montejunto; Lousã cobrem Lisboa e norte Setúbal; Fóia e Arrábida cobrem  o sul de Setúbal e Beja).
A respeito de Montejunto, há uns dias estive a ouvir a RC e a TSF pela A1 até ao nó da A23 e curiosamente em ambos os casos os emissores da Lousã (90,8 e 107,4) "resistiram" no meu autorádio até ao Cartaxo, altura em que passaram directamente para Monsanto (97,4 e 89,5). Fiquei algo surpreso.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 04, 2024, 03:28:21 pm
A respeito de Montejunto, há uns dias estive a ouvir a RC e a TSF pela A1 até ao nó da A23 e curiosamente em ambos os casos os emissores da Lousã (90,8 e 107,4) "resistiram" no meu autorádio até ao Cartaxo, altura em que passaram directamente para Monsanto (97,4 e 89,5). Fiquei algo surpreso.
Curiosamente, os dois da Lousã que me parece muito perceptível que estão menos esticados para Norte. Pode existir uma otimização dos mesmos em direção a sul.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: estvmkt em Março 04, 2024, 10:59:01 pm
No interior acho Marão,Marofa,Gardunha,Bragança e Portalegre os mínimos para conseguir boa cobertura. Colocaria ai Penoita também.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 05, 2024, 12:09:51 am
No interior acho Marão,Marofa,Gardunha,Bragança e Portalegre os mínimos para conseguir boa cobertura. Colocaria ai Penoita também.
Não esquecer o Mendro e Cerro de São Miguel (se considerarmos que o Barlavento é interior). Em Évora, por exemplo, praticamente Portalegre não deixa nenhum sinal, só consegui apanhar no topo da Sé e mal.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: ruicleto em Março 05, 2024, 11:53:15 am
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 05, 2024, 01:51:48 pm
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!
Em Manteigas não se ouve apenas a M80 e as Antenas? Tinha ideia de já ter lido por aqui que não existia sinal praticamente nenhum da RR, RFM, Comercial e TSF.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: ruicleto em Março 05, 2024, 03:20:31 pm
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!


Em Manteigas não se ouve apenas a M80 e as Antenas? Tinha ideia de já ter lido por aqui que não existia sinal praticamente nenhum da RR, RFM, Comercial e TSF.

Correto! Apenas se escuta bem a M80 Manteigas e as Antenas RTP. Quanto às outras, a escuta é muito fraca e depende muito das condições atmosféricas, que são geralmente adversas no inverno.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdf em Março 05, 2024, 04:35:21 pm
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!
Em Manteigas não se ouve apenas a M80 e as Antenas? Tinha ideia de já ter lido por aqui que não existia sinal praticamente nenhum da RR, RFM, Comercial e TSF.

Em condições satisfatórias, sim. E mesmo a M80 já é a algum custo.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: ruicleto em Março 05, 2024, 06:33:18 pm
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!
Em Manteigas não se ouve apenas a M80 e as Antenas? Tinha ideia de já ter lido por aqui que não existia sinal praticamente nenhum da RR, RFM, Comercial e TSF.

Em condições satisfatórias, sim. E mesmo a M80 já é a algum custo.

Pois... as antenas da M80 Manteigas "apontam" para a Guarda, negligenciando o sinal rádio na própria vila de Manteigas (alvará local), que tem zonas com sinal mais fraco, pois o emissor está a grande cota e nem linha de vista tem para Manteigas.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: pdnf em Março 05, 2024, 06:49:27 pm
Mais as micro.
Falta aí Guarda e Bragança,Gardunha,Marofa.
Eu acho por exemplo Guarda redundante... Marofa principal,Guarda micro por exemplo.

Sem a Guarda todo o concelho de Manteigas fica a ZERO! Mesmo com a Guarda a funcionar na máxima potência, atualmente a receção no concelho de Manteigas, a partir dos emissores colocados na cidade mais alta, é bastante má!
Em Manteigas não se ouve apenas a M80 e as Antenas? Tinha ideia de já ter lido por aqui que não existia sinal praticamente nenhum da RR, RFM, Comercial e TSF.

Em condições satisfatórias, sim. E mesmo a M80 já é a algum custo.

Pois... as antenas da M80 Manteigas "apontam" para a Guarda, negligenciando o sinal rádio na própria vila de Manteigas (alvará local), que tem zonas com sinal mais fraco, pois o emissor está a grande cota e nem linha de vista tem para Manteigas.

É compreensível que eles queiram apontar o sinal para a Guarda, uma rádio não se paga sozinha, mas deviam ser obrigados a colocar uma microcobertura.
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: sintonia em Março 05, 2024, 07:43:25 pm
É compreensível que eles queiram apontar o sinal para a Guarda, uma rádio não se paga sozinha, mas deviam ser obrigados a colocar uma microcobertura.

Vou parecer repetitivo, mas... estou completamente de acordo com isto que escreveu!
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: ruicleto em Abril 15, 2026, 09:53:27 am
Publicado em 30.01.2025
A ANACOM (ainda) está a proceder à atualização da informação relativa aos operadores de radiodifusão sonora.

https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=1729

Já me parece um tempo excessivo para atualização, que ronda a incompetência dos serviços! é a ANACOM que temos...
Título: Re: ANACOM - gestão do espectro radiofónico
Enviado por: Yagi em Abril 15, 2026, 02:28:09 pm
Publicado em 30.01.2025
A ANACOM (ainda) está a proceder à atualização da informação relativa aos operadores de radiodifusão sonora.

https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=1729

Já me parece um tempo excessivo para atualização, que ronda a incompetência dos serviços! é a ANACOM que temos...

Parece-me algo mais do que mera incompetência. Já a monitorização do sinal TDT está também desativada desde 2023, e a resposta também é sempre que está em atualização.

Reclamei em consulta pública em 2025 e não deram justificação, apenas que estava em atualização e será disponibilizada quando o processo estiver concluído. A pressa não deve ser muita porque mais ninguém reclamou (em consulta pública).

Está aqui a "denúncia" (página 2 e 3): https://tdtportugal.wordpress.com/wp-content/uploads/2025/11/consulta_plano_anacom_2026-2028_blog_tdt.pdf (https://tdtportugal.wordpress.com/wp-content/uploads/2025/11/consulta_plano_anacom_2026-2028_blog_tdt.pdf)