Fórum da Rádio
Estações de radiodifusão => Rádios locais => Tópico iniciado por: Luis Carvalho em Março 27, 2017, 11:31:01 am
-
Apenas uma breve nota para informar que a Diana FM activou recentemente o serviço RT no RDS, apresentando no "radio text" o artista/nome da música, bem como uma ou outra informação genérica.
Enviado através de Tapatalk
-
Esse serviço é algo que se está a vulgarizar ( finalmente...) em muitas rádios.
Enviado do meu E2303 através de Tapatalk
-
Conhecem mais rádios locais que usam o RT do RDS com a informação do artista/nome da música, bem como outras informações? Pois parece existir poucas.
-
No Porto: R.Nova (98.9), XL-FM (98.4 ) e Nova Era ( 100.1 / 101.3 ). Estas de certeza, mas é possÃvel que haja outras aqui no Porto, pois estou a enumerar as que me lembro. Porque ainda há as que tem um texto "fixo" em loop: Placard 95.5. E não falo das que não são "locais" como Mega, Smooth, SiM, SBSR, MeoSW.
-
Conheço muitas rádios locais aqui por Leiria que utilizam o RadioText quer com o nome da música/artista, como o slogan, site da rádio e ate existia uma que fornecia informações tipo "publicidade". Muitas rádios locais estam a utilizar o AvaPlayer que tem esse sistema incorporado.
-
A partir de meados de 2015 é possÃvel consultar no site da ERC os pedidos de activação do RT do RDS das estações de rádio.
-
O RDS é um "morto-vivo"!! Só há dois anos sofreu um upgrade, ainda sem qualquer resultado prático. Passaram mais de 40 anos sem lhe tocar!!! Nesse perÃodo a tecnologia galopou... o RDS parou!
Para este estado de coisas muito contribuiu a diferença de visão dos diversos intervenientes. Alguns paÃses nunca chegaram a implantar elementos (P. ex. TMC), outros limitaram o RT a receptores estáticos e por aà afora. Para além disso enquanto alguns reguladores fechavam os olhos a "experiências" outros promoviam alterações legislativas retrógradas como em breve se verá.
Sou, como se pode depreender, muito céptico quanto ao futuro do RDS...
-
O RDS é um "morto-vivo"!! Só há dois anos sofreu um upgrade, ainda sem qualquer resultado prático. Passaram mais de 40 anos sem lhe tocar!!! Nesse perÃodo a tecnologia galopou... o RDS parou!
Para este estado de coisas muito contribuiu a diferença de visão dos diversos intervenientes. Alguns paÃses nunca chegaram a implantar elementos (P. ex. TMC), outros limitaram o RT a receptores estáticos e por aà afora. Para além disso enquanto alguns reguladores fechavam os olhos a "experiências" outros promoviam alterações legislativas retrógradas como em breve se verá.
Sou, como se pode depreender, muito céptico quanto ao futuro do RDS...
40 anos?! A primeira especificação do RDS data de 1984. E só começou a haver a adoção por parte das emissoras no final dos anos 80. De qualquer modo, não esquecer que o RDS, no sentido mais lato, foi evoluindo ao longo do tempo e até está disponÃvel, por assim dizer (na verdade não se chama RDS) em versão de upgrade para a rádio digital (DAB ).
Enviado através de Tapatalk
-
O RDS é um "morto-vivo"!! Só há dois anos sofreu um upgrade, ainda sem qualquer resultado prático. Passaram mais de 40 anos sem lhe tocar!!! Nesse perÃodo a tecnologia galopou... o RDS parou!
Para este estado de coisas muito contribuiu a diferença de visão dos diversos intervenientes. Alguns paÃses nunca chegaram a implantar elementos (P. ex. TMC), outros limitaram o RT a receptores estáticos e por aà afora. Para além disso enquanto alguns reguladores fechavam os olhos a "experiências" outros promoviam alterações legislativas retrógradas como em breve se verá.
Sou, como se pode depreender, muito céptico quanto ao futuro do RDS...
Num "googlar" rápido e fazendo tradução automática de Polaco para Português, aqui vai algo sobre a história do RDS:
"História RDS: O primeiro trabalho sobre a criação de um sistema para fornecer informações adicionais e, ao mesmo tempo, não causando interferência foram realizadas no final dos anos 70. Seus projetos preparados paÃses como o Reino Unido , Suécia , Finlândia , Holanda e França . Após o teste, descobriu-se que a melhor proposta elaborada pelos suecos. Em 1986, o Comitê Internacional Radio Communications ( CCIR ) recomendado usá-lo para transmitir informações adicionais juntamente com a estação de FM do sinal. RDS começou a trabalhar na Suécia (1986), Grã-Bretanha (1987), Alemanha (1988) e da Hungria (1987). Na Polónia, o sistema funciona desde 1990, e um dos primeira estação de rádio, o que deu um rádio RDS foi RTS. [1]
Os rádios RDS estão agora equipados com receptores fixos, automotivo e portáteis, assim como muitos em telefones celulares. Na grande maioria dos receptores após a comutação da estação como a primeira leitura é exibido PS e RT."
Mais de 40 anos? Pois enganou-se pelo menos numa dezena de anos.
-
Não tem nada a ver com o tópico mas a Diana FM deve ser das poucas rádios que dá gosto em ouvir. Resido a zona de Beja e sou ouvinte assÃduo. É daquelas rádios em que se gosta de tudo mas mesmo de tudo 😀😀😀
-
Com efeito, a Diana FM será das poucas rádios locais onde a programação de qualidade é associada a uma playlist cuidada e interessante. Só para dar uma ideia, depois de escutar Bryan Ferry, é a vez de Kate & Anna McGarrigle, seguido do Pedro Abrunhosa, Cesária Évora, David Fonseca e Joss Stone (e não necessariamente as músicas mais conhecidas). Tomara a M80! Quantas rádios em Portugal, tirando a Diana FM, quiçá a Radar e pouco mais, passam a "Lucy in the sky with diamonds" dos Beatles?
Enviado através de Tapatalk
-
Com efeito, a Diana FM será das poucas rádios locais onde a programação de qualidade é associada a uma playlist cuidada e interessante. Só para dar uma ideia, depois de escutar Bryan Ferry, é a vez de Kate & Anna McGarrigle, seguido do Pedro Abrunhosa, Cesária Évora, David Fonseca e Joss Stone (e não necessariamente as músicas mais conhecidas). Tomara a M80! Quantas rádios em Portugal, tirando a Diana FM, quiçá a Radar e pouco mais, passam a "Lucy in the sky with diamonds" dos Beatles?
Enviado através de Tapatalk
É de facto uma rádio que descobri por acidente há uns tempos. Évora merece uma rádio assim. Excelente para o segmento a que se destina. Gosto de ouvir!
-
Seis anos depois, vou desenterrar este tópico, para propor uma petição para ter a Diana a emitir em cadeia em outras zonas do país. Para além da playlist, que é de excelência e variada, devo dizer que hoje ouvi, possivelmente, o melhor noticiário de uma local até à data. Foram 11 minutos, informação nacional, internacional e regional, com declarações, peças, não se limitou a ser jornalista a ler títulos. A dada altura, sinceramente, esqueci-me que estava a ouvir uma rádio local. Evoluindo-se para um modelo de rádios regionais, penso que no Alentejo, é uma fortíssima candidata, pese embora, deva dizer, que fico deveras surpreendido com a vitalidade das rádios da região, por comparação à AMP/AML e até mesmo a Coimbra.
-
Seis anos depois, vou desenterrar este tópico, para propor uma petição para ter a Diana a emitir em cadeia em outras zonas do país. Para além da playlist, que é de excelência e variada, devo dizer que hoje ouvi, possivelmente, o melhor noticiário de uma local até à data. Foram 11 minutos, informação nacional, internacional e regional, com declarações, peças, não se limitou a ser jornalista a ler títulos. A dada altura, sinceramente, esqueci-me que estava a ouvir uma rádio local. Evoluindo-se para um modelo de rádios regionais, penso que no Alentejo, é uma fortíssima candidata, pese embora, deva dizer, que fico deveras surpreendido com a vitalidade das rádios da região, por comparação à AMP/AML e até mesmo a Coimbra.
Igual ao Alentejo, só as rádios das Beiras e do Minho.
Depois há uma ou outra nas diferentes regiões do país que consegue fazer um serviço mais puramente local de informação, mas de modo geral, é isto
-
Com efeito, a Diana FM será das poucas rádios locais onde a programação de qualidade é associada a uma playlist cuidada e interessante. Só para dar uma ideia, depois de escutar Bryan Ferry, é a vez de Kate & Anna McGarrigle, seguido do Pedro Abrunhosa, Cesária Évora, David Fonseca e Joss Stone (e não necessariamente as músicas mais conhecidas). Tomara a M80! Quantas rádios em Portugal, tirando a Diana FM, quiçá a Radar e pouco mais, passam a "Lucy in the sky with diamonds" dos Beatles?
Enviado através de Tapatalk
Viajei pelo Alentejo, inclusive á cidade de Évora, ao som da Diana FM. Reafirmo a programação de qualidade, uma playlist muito agradável de se ouvir, que foge ao que se ouve pela região. A área de cobertura também é interessante, o emissor é visível junto ao templo dentro da cidade. Acredito que exista elevações maiores mesmo assim.
Gostei imenso, tanto que já tenho na minha aplicação com RT para ouvir mais vezes. Uma excelente surpresa!
-
Seis anos depois, vou desenterrar este tópico, para propor uma petição para ter a Diana a emitir em cadeia em outras zonas do país. Para além da playlist, que é de excelência e variada, devo dizer que hoje ouvi, possivelmente, o melhor noticiário de uma local até à data. Foram 11 minutos, informação nacional, internacional e regional, com declarações, peças, não se limitou a ser jornalista a ler títulos. A dada altura, sinceramente, esqueci-me que estava a ouvir uma rádio local. Evoluindo-se para um modelo de rádios regionais, penso que no Alentejo, é uma fortíssima candidata, pese embora, deva dizer, que fico deveras surpreendido com a vitalidade das rádios da região, por comparação à AMP/AML e até mesmo a Coimbra.
Porto e arredores têm rádio?
-
Seis anos depois, vou desenterrar este tópico, para propor uma petição para ter a Diana a emitir em cadeia em outras zonas do país. Para além da playlist, que é de excelência e variada, devo dizer que hoje ouvi, possivelmente, o melhor noticiário de uma local até à data. Foram 11 minutos, informação nacional, internacional e regional, com declarações, peças, não se limitou a ser jornalista a ler títulos. A dada altura, sinceramente, esqueci-me que estava a ouvir uma rádio local. Evoluindo-se para um modelo de rádios regionais, penso que no Alentejo, é uma fortíssima candidata, pese embora, deva dizer, que fico deveras surpreendido com a vitalidade das rádios da região, por comparação à AMP/AML e até mesmo a Coimbra.
Porto e arredores têm rádio?
NOVA, NOVA ERA, LINEAR, RADIO 5, ONDAVIVA, R-AROUCA, FESTIVAL, INF4MEDIA, SINTONIA, RCFEIRA, só na AMP, nas bordas da aMp há ainda AVFM, RVE-93.1, CID.HOJE, FAMA e PAIVENSE.
-
Esquece a principal, a grande Rádio Jornal de Paredes...