Fórum da Rádio

Espectro radioeléctrico => VHF-FM => Tópico iniciado por: Nuno Brito em Novembro 03, 2016, 06:43:31 pm

Título: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 03, 2016, 06:43:31 pm
Hoje de manhã deparei com a Rádio 5 em 89.0 ( Póvoa de Varzim? ) a difundir o sinal da Rádio Digital de Famalicão, a frequência de 88.4 ( Monte da Virgem? ), também pertencente à Rádio 5 sem emissão, e as Rádios XL FM ( Vila do Conde ? ) e No Ar ( Trofa ), também sem emissão. E todas elas, sem sinal de RDS.
Alguém sabe o que se está a passar ou vai passar?
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 03, 2016, 06:48:57 pm
P.S.: por acaso não verifiquei o que se estava a passar com a Nova Rádio Voz de Snto Tirso em 88.6 MHz, mas calculo que também sem emissão.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: AG em Novembro 03, 2016, 08:03:43 pm
Problemas técnicos, certamente...
Agora a emissão da Digital FM acho muito estranho...
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: pdf em Novembro 03, 2016, 09:28:48 pm
A emissão da Digital a entrar nos 89.0 deve ter a ver com frequências muito próximas no STL.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 04, 2016, 10:27:21 am
O que não é provável, uma vez que as 2 frequências desta rádio são em 96.4 e 105 MHz.
A verdade é que isso aconteceu mesmo. Até confirmei se estava mesmo em 89.0 e de facto estava mesmo.
Em relação ao RDS: neste momento já se pode constatar que neste grupo de rádios já tudo voltou ao normal. Pelo menos para já.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: pdf em Novembro 04, 2016, 02:34:20 pm
O que não é provável, uma vez que as 2 frequências desta rádio são em 96.4 e 105 MHz.
A verdade é que isso aconteceu mesmo. Até confirmei se estava mesmo em 89.0 e de facto estava mesmo.
Em relação ao RDS: neste momento já se pode constatar que neste grupo de rádios já tudo voltou ao normal. Pelo menos para já.

Estou a falar da banda de frequências dos STLs e não do FM.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: pdf em Novembro 04, 2016, 02:43:03 pm
Pode consultar mais informações sobre este tema nesta página da ANACOM (http://www.anacom.pt/streaming/anexo1_planificacoes.pdf?contentId=1027719&field=ATTACHED_FILE).
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: 364m em Novembro 04, 2016, 11:34:47 pm

Estou a falar da banda de frequências dos STLs e não do FM.

Mas estas ligações ponto-a-ponto não têm que ficar em linha de vista?
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: pdf em Novembro 05, 2016, 11:01:11 am

Estou a falar da banda de frequências dos STLs e não do FM.

Mas estas ligações ponto-a-ponto não têm que ficar em linha de vista?

Sim. Mas nunca são completamente direccionais - embora as yagi utilizadas minimizem esses efeitos.

Desconfio que a yagi que "abastece" a micro da Digital nos 96,4 MHz tenha chegado a Santa Eufémia numa frequência próxima. E estando a Maia sem sinal, ele reproduz o primeiro que aparecer - mesmo que fraco.

Já aconteceu numa rádio em que trabalhei. Já há muitos anos. Curiosamente no mesmo local que ficou sem emissão. ;) dessa vez foi a emissão da NFM a entrar-nos numa frequência que tinha acabado de se mudar para Santa Justa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 16, 2018, 09:43:59 pm
Hoje de manhã, subitamente a emissão da XL FM em 98.4 MHz foi interrompida e, até ao momento, a situação ainda se mantém.
Verifico que também os 89.0 da Rádio 5 estão sem sem sinal de rádio e o mesmo acontece a Rádio No Ar, em 107.8.
Mas, constata-se também que a emissão online, pelo menos, da XL FM está a funcionar, o que indicia que o problema se prende apenas com a emissão aérea, via ondas hertzianas.
Alguém me saberá dizer o que é que se está a passar ou se o problema terá a ver com a entrada em funcionamento da nova Estádio FM?
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 16, 2018, 09:55:45 pm
Hoje de manhã, subitamente a emissão da XL FM em 98.4 MHz foi interrompida e, até ao momento, a situação ainda se mantém.
Verifico que também os 89.0 da Rádio 5 estão sem sem sinal de rádio e o mesmo acontece a Rádio No Ar, em 107.8.
Mas, constata-se também que a emissão online, pelo menos, da XL FM está a funcionar, o que indicia que o problema se prende apenas com a emissão aérea, via ondas hertzianas.
Alguém me saberá dizer o que é que se está a passar ou se o problema terá a ver com a entrada em funcionamento da nova Estádio FM?

A resposta:  https://www.facebook.com/RNoar/posts/2180666785297592?__xts__[0]=68.ARAU90g1auC_T-fjdLGgTTq4lgD8Pj96_kosy5MFdULb6xdPL57iQYAJZTTllN9Htt5ERNKGlFoCmca57nDwLXSqBbnOYTsD5J4NYNzW0fwXcEt3eX8LvqrZtd8rImDiDfJx8yJMsrbdbgsWxxH008mjM84PtbeupQbpA9KgGfzmGDseF6wUgQD-S2kzveKPbtUmOSBo3c5LghM36uqeXf35xkdtAOWetkTZCoHmCoSqW3u8y-9ZQ5GeRy9zlwvsdrZy0vCQn-rO07k5p63yQOdAGN7GniKefmEqM3doFnluGZz9CCwT6VHMwmWNZymE-CMOpKuBhfL_YoWQFMXgHQ&__tn__=-R
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 16, 2018, 10:02:58 pm
E relativamente à Rádio 5 e XL FM a questão é a mesma? 3 estações de rádio em manutenção simultaneamente. Não parece um pouco estranho?
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 16, 2018, 10:08:46 pm
E relativamente à Rádio 5 e XL FM a questão é a mesma? 3 estações de rádio em manutenção simultaneamente. Não parece um pouco estranho?

Não. Todas partilham a mesma torre na Santa Eufemia. E isto tem a ver com a passagem da R.Linear também para essa torre.  Algo que já foi referido por aqui no forum.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 16, 2018, 10:11:23 pm
Obrigado, senhor Abílio. Fiquei esclarecido.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 16, 2018, 10:18:33 pm
Obrigado, senhor Abílio. Fiquei esclarecido.

Sempre ás ordens. Sr. Nuno. Cumprimentos.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Miguel em Novembro 17, 2018, 12:33:33 am
Boas
No caso de haver uma falha de energia eléctrica na torre de Sta Eufémia, como vai ser assegurado as emissões, já que a mesma torre não dispõe de um gerador de emergência.
Mas no caso tiver um gerador de emergência seria necessário um gastos enorme por parte do Sr. Marinho e já agora quando começar as emissões da Rádio Estádio nos 89.0 aonde é que vai ficará o emissor?
Será que vai ficar em Sta Eufémia juntamente com a XL, LINEAR e a NOAR ou será que passará para o Monte da Virgem!
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 17, 2018, 12:50:54 am
Boas, em caso de falha a energia eléctrica na torre de Sta Eufémia, a mesma não dispõe de um gerador de emergência.
Mas se tivesse gerador de emergência era necessário a mais gastos da parte do Sr. Marinho e caso que a Rádio Estádio comece as suas emissões no 89.0 aonde vai ficará o emissor?
Será que vai ficar em Sta Eufémia juntamente com a XL, LINEAR e a NOAR ou será que passará para o Monte da Virgem!
Para o Monte da Virgem não vai de certeza. A lei não o permite.

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 17, 2018, 07:47:50 am
Fizeram a intervenção de 1 forma tão "profissional e atenta"  que neste momento a XL emite em 107.8 e a R.Noar em 98.4. Enfim...  Um "basaroco" à beira desta gente é 1 "pró"...  Inqualificável... 

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: Nuno Brito em Novembro 17, 2018, 08:45:03 am
A confusão está instalada. P.F. acabem com isto e ponham ordem na casa de 1 vez por todas. E já agora, informem os ouvintes.
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: guest6 em Novembro 17, 2018, 11:21:20 am
A confusão está instalada. P.F. acabem com isto e ponham ordem na casa de 1 vez por todas. E já agora, informem os ouvintes.

Pedir competência, profissionalismo e trabalho sério a esta "gentinha"...??!!! Esqueça............   :-\ :( >:(
Título: Re: Apagão nas rádios de Acácio Marinho
Enviado por: pdf em Novembro 17, 2018, 07:19:45 pm
Fizeram a intervenção de 1 forma tão "profissional e atenta"  que neste momento a XL emite em 107.8 e a R.Noar em 98.4. Enfim...  Um "basaroco" à beira desta gente é 1 "pró"...  Inqualificável... 

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

Genial. Trocaram os cabos.  ;D