Fórum da Rádio
Estações de radiodifusão => Rádios locais => Tópico iniciado por: AG em Novembro 01, 2016, 11:03:48 pm
-
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domÃnio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida para a Música do Coração Lda., de LuÃs Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
-
Para lá por o quê...??!! :-\
-
Para lá por o quê...??!! :-\
COMO É QUE É?!?!?
A Rádio Azul com o Montez? Isto é surreal...
Aposto que é a Nova Era a entrar em Lisboa. Ou isso, ou é um projeto novo que ainda não conhecemos... De qualquer forma, só digo isto: completamente apanhado na curva.
-
Para lá por o quê...??!! :-
Só vejo duas hipóteses:
1. Reforço da TSF na região do Sado;
2. Passagem para o novo projecto que surgirá da ex-Rádio Nostalgia.
Aguardemos, como sempre...
-
Para lá por o quê...??!! :-
Só vejo duas hipóteses:
1. Reforço da TSF na região do Sado;
2. Passagem para o novo projecto que surgirá da ex-Rádio Nostalgia.
Aguardemos, como sempre...
Mas o que tem a ver a TSF com o LuÃs Montez para ser reforço de cobertura? Estás a sugerir aluguer?
Acho pouco provável que seja do novo projeto da ex-Nostalgia. Os 90.4 chegam relativamente bem à penÃnsula na generalidade...
-
Radio Nova?
-
Radio Nova?
Não é do Montez, mas... que bem que saberia se chegasse a Lisboa!
-
Os grandes grupos continuam a crescer...
As locais a desaparecer...
Linxtuga... Acabei de ler o que escreveu acerca do blogue A Nossa Rádio e além de ofender gratuitamente um grupo de melómanos que têm todo o direito a pensar a rádio pública da maneira que pensa, espanta-me que sabendo tanto de rádio (ao que parece pela soberba na escrita) que desconheça que o Montez tem cerca de 15% na empresa que controla a TSF.
-
Pois fiz confusão com a Nova Era, essa sim pertence à música no coração. Mas, achei engraçado por ser a mesma frequência ;D
Mais uma frequência que vai renascer, tal como o fez com os 100.6 FM da Amália. Autorizada com 2 Kw e apenas com 0.25...
-
Os grandes grupos continuam a crescer...
As locais a desaparecer...
Linxtuga... Acabei de ler o que escreveu acerca do blogue A Nossa Rádio e além de ofender gratuitamente um grupo de melómanos que têm todo o direito a pensar a rádio pública da maneira que pensa, espanta-me que sabendo tanto de rádio (ao que parece pela soberba na escrita) que desconheça que o Montez tem cerca de 15% na empresa que controla a TSF.
Digo o que penso, isso é sempre uma garantia comigo, para o mal ou para o bem. Não podia transmitir de forma diferente sabendo a péssima impressão que me deixou a rubrica (contraste total com o programa do José Candeias...) e o próprio blogue. (Citarei e respondo no tópico devido)
Desconhecia de facto que o Montez detém os tais 15% na Global Media Group porque, precisamente, ninguém sabe tudo. Que me parece pouco provável a TSF ver reforços de cobertura nesta altura... parece.
Pois fiz confusão com a Nova Era, essa sim pertence à música no coração. Mas, achei engraçado por ser a mesma frequência ;D
Mais uma frequência que vai renascer, tal como o fez com os 100.6 FM da Amália. Autorizada com 2 Kw e apenas com 0.25...
Seria curioso de facto por esse detalhe, eheheh.
Vai fazer mais serviço agora com o eng. Montez que quando era local, quase de certeza. Sei bem como aquilo estava um pouco à deriva. Os últimos responsáveis bem tentaram esforçar-se por criar uma boa grelha, mas sem dinheiro não é fácil...
-
Os grandes grupos continuam a crescer...
As locais a desaparecer...
Linxtuga... Acabei de ler o que escreveu acerca do blogue A Nossa Rádio e além de ofender gratuitamente um grupo de melómanos que têm todo o direito a pensar a rádio pública da maneira que pensa, espanta-me que sabendo tanto de rádio (ao que parece pela soberba na escrita) que desconheça que o Montez tem cerca de 15% na empresa que controla a TSF.
O Montez é o maior dono de rádios em Portugal. Curioso..
Não acredito que seja para retransmitir a Nova Era ou a Festival. Não teria coragem em retransmitir o sinal das quase únicas rádios do Grande Porto ainda com vida.
-
Os grandes grupos continuam a crescer...
As locais a desaparecer...
Linxtuga... Acabei de ler o que escreveu acerca do blogue A Nossa Rádio e além de ofender gratuitamente um grupo de melómanos que têm todo o direito a pensar a rádio pública da maneira que pensa, espanta-me que sabendo tanto de rádio (ao que parece pela soberba na escrita) que desconheça que o Montez tem cerca de 15% na empresa que controla a TSF.
O Montez é o maior dono de rádios em Portugal. Curioso..
Não acredito que seja para retransmitir a Nova Era ou a Festival. Não teria coragem em retransmitir o sinal das quase únicas rádios do Grande Porto ainda com vida.
A Festival não acredito. Mas a Nova Era não sei... estão a faltar rádios em Lisboa feitas como a Nova Era é feita. A Orbital está em decadência, como disse noutro tópico. Era o mais fácil de fazer: a estrutura está toda montada no Porto, é talvez meter mais um locutor para Lisboa (se tanto) e aproveitar o mercado publicitário que se abre na zona...
O maior problema da Rádio Azul ser vendida é que apesar da falta de conteúdos ainda era a última rádio profissional que era feita no concelho de Setúbal. Numa altura em que este ganha destaque, retiram-lhe a última rádio que tinha essa imagem. A RJS é a mais amadora do antigo grupo de três rádios do concelho, e com tudo isto é a única que restará. Já nem Palmela tem rádio local... É triste.
-
Para lá por o quê...??!! :-
Só vejo duas hipóteses:
1. Reforço da TSF na região do Sado;
2. Passagem para o novo projecto que surgirá da ex-Rádio Nostalgia.
Aguardemos, como sempre...
Mas o que tem a ver a TSF com o LuÃs Montez para ser reforço de cobertura? Estás a sugerir aluguer?
Acho pouco provável que seja do novo projeto da ex-Nostalgia. Os 90.4 chegam relativamente bem à penÃnsula na generalidade...
O mais normal seria a Rádio NotÃcias S. A. adquirir a frequência, está ainda dentro do limite de cadeia de rádios (são 6, a TSF tem actualmente 5, isto no Continente).
Daà que me incline para a segunda hipótese...
-
E já agora, recomendo a leitura deste tópico para não terem dúvidas sobre os maiores grupos de rádios em Portugal:
http://www.mundodaradio.org/forum/index.php?topic=204.0
-
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domÃnio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a LuÃs Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:
Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo municÃpio ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domÃnio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
habilitados em cada uma das circunscrições territoriais
referidas.
Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo LuÃs Montez, afigura-se-me muito difÃcil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.
Edit: a frequência sadina da Rádio Amália não pertence directamente a LuÃs Montez. Nesse caso, é bem possÃvel que o dono da Meo Arena passe a "controlar" duas das 3 rádios da cidade da LuÃsa Todi e do poeta Bocage. E é porque ninguém se vai interessar muito em explorar a RJS nos 88,6 MHz, pressionada fortemente pela Antena 2.
-
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domÃnio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a LuÃs Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:
Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo municÃpio ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domÃnio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
habilitados em cada uma das circunscrições territoriais
referidas.
Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo LuÃs Montez, afigura-se-me muito difÃcil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.
Quase de certeza não a deverá deter a 100%, deve ser ele mais um sócio ou mais, para poder ficar abaixo da percentagem.
-
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domÃnio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a LuÃs Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:
Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo municÃpio ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domÃnio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
habilitados em cada uma das circunscrições territoriais
referidas.
Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo LuÃs Montez, afigura-se-me muito difÃcil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.
Quase de certeza não a deverá deter a 100%, deve ser ele mais um sócio ou mais, para poder ficar abaixo da percentagem.
LuÃs Montez (ou a sociedade por ele detida, a MnC Lda. - que é o que sucede neste caso) pode adquirir os 100%, pois:
- José A. Madeleno detém: - Rede A – Emissora Regional do Sul, Lda - MEO Music - 100%
- Rádio Voz de Setúbal - Amália FM Setúbal - 100%
-
Bom dia, não tendo muito a haver, mas alguém me explica o que significa o capital social de uma entidade que gere uma rádio?
"O capital" em si sei o que significa, mas questiono isto porque sempre tive curiosidade e depois porque não percebo o porque de umas rádios terem entidades que as gerem com capitais exorbitantes e outras com capitais "razoáveis" digamos assim... no caso em particular, hipoteticamente se alguém adquirisse 2 quotas seria o sócio maioritário, certo?
O que leva a certas rádios terem capitais sociais com valores enormes?
-
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domÃnio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a LuÃs Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:
Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo municÃpio ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domÃnio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
habilitados em cada uma das circunscrições territoriais
referidas.
Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo LuÃs Montez, afigura-se-me muito difÃcil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.
Edit: a frequência sadina da Rádio Amália não pertence directamente a LuÃs Montez. Nesse caso, é bem possÃvel que o dono da Meo Arena passe a "controlar" duas das 3 rádios da cidade da LuÃsa Todi e do poeta Bocage. E é porque ninguém se vai interessar muito em explorar a RJS nos 88,6 MHz, pressionada fortemente pela Antena 2.
Excepto a Radio Nova, o Montez é dono da única rádio que existe na Cidade do Porto, dono de uma frequência de Gondomar, dono de uma frequência em Matosinhos, fora as frequencias por esse paÃs fora Isto está entregue a meia dúzia em Portugal. Mudaram a lei de forma a facilitar a vida a muita gente, de forma a existir monopolios e quem quer criar uma radio, não tem hipoteses. Os alvarás de rádio parecem as licenças de taxis. Como não podem existir mais, são vendidas por milhares de euros e por isso era preciso uma Uber nas rádios.
-
A Rádio Azul morreu.
Quase de certeza vai virar retransmissor de uma das rádios da Mnc.
Pergunta aos utilizadores?
É preferÃvel perder-se uma frequência local de vez para servir de retransmissor a um grupo de rádios ou era preferÃvel cada vez que um projecto findasse, fosse à falência etc que a licença fosse devolvida ao Estado e de novo colocada a concurso público?
p.s. Uma pergunta ingénua. O Montez tendo 100% das rádios de Almada não se encontra em situação ilegal perante a Lei da Rádio?!
-
Bom dia, não tendo muito a haver, mas alguém me explica o que significa o capital social de uma entidade que gere uma rádio?
"O capital" em si sei o que significa, mas questiono isto porque sempre tive curiosidade e depois porque não percebo o porque de umas rádios terem entidades que as gerem com capitais exorbitantes e outras com capitais "razoáveis" digamos assim... no caso em particular, hipoteticamente se alguém adquirisse 2 quotas seria o sócio maioritário, certo?
O que leva a certas rádios terem capitais sociais com valores enormes?
Não sou jurista nem da área da economia, mas a ideia será, de uma forma muito simplificada, mais ou menos a seguinte: quando se constitui uma empresa, é definido o capital social, que reflecte o investimento dos sócios (não necessariamente em dinheiro) na fase inicial dessa empresa. Como a empresa não tem receitas próprias (porque está apenas a começar), os activos existentes decorrem do investimento inicial dos accionistas. Depende da constituição da empresa (sociedade anónima, sociedade unipessoal, etc), mas, havendo mais de um sócio, a sociedade é dividida num determinado número de quotas. Consideremos como exemplo uma SA. Se um dos sócios detiver individualmente a maioria das acções, pode exercer o controlo da empresa (ganhando as votações) , tendo o poder de tomar decisões. Já se ninguém tiver a maioria, o peso "eleitoral" de cada sócio depende da participação na sociedade. Quem tiver a maior "fatia", tem mais força na altura de apresentar a sua posição. Ou seja, o voto é proporcional à participação no capital da empresa. Já numa cooperativa, o peso de cada voto é igual para todos, independentemente da sua quota.
-
A Rádio Azul morreu.
Quase de certeza vai virar retransmissor de uma das rádios da Mnc.
Pergunta aos utilizadores?
É preferÃvel perder-se uma frequência local de vez para servir de retransmissor a um grupo de rádios ou era preferÃvel cada vez que um projecto findasse, fosse à falência etc que a licença fosse devolvida ao Estado e de novo colocada a concurso público?
p.s. Uma pergunta ingénua. O Montez tendo 100% das rádios de Almada não se encontra em situação ilegal perante a Lei da Rádio?!
O Montez tem 100% da Radar, a MEO Music é de José Augusto Madaleno a 100%.
Respondendo à sua pergunta, claro que o ideal seria fazer novo concurso público por cada rádio que abrisse falência. O problema é a eficácia (ou falta dela) dos orgãos reguladores do Estado, que há anos que não lançam um concurso para as várias frequências que estão 'vagas'.
Noutro âmbito, também devia ser liberalizado o acesso à actividade radiofónica, a ERC/ANACOM deviam poder autorizar a criação de novos projectos, se estes surgissem por iniciativa própria das populações/entidades proponentes. Exemplo, a entidade X pede à ERC para operar em determinado municÃpio e esta autorizava num prazo de 90 dias o inÃcio das emissões, se o projecto fosse financeiramente sólido.
-
A Rádio Azul morreu.
Quase de certeza vai virar retransmissor de uma das rádios da Mnc.
Pergunta aos utilizadores?
É preferÃvel perder-se uma frequência local de vez para servir de retransmissor a um grupo de rádios ou era preferÃvel cada vez que um projecto findasse, fosse à falência etc que a licença fosse devolvida ao Estado e de novo colocada a concurso público?
p.s. Uma pergunta ingénua. O Montez tendo 100% das rádios de Almada não se encontra em situação ilegal perante a Lei da Rádio?!
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do paÃs que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.
-
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do paÃs que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.
O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.
Mega Hits - ocupa 2 rádios locais - Lisboa e Sintra.
Rádio Sim - ocupa 1 rádio nacional e uma local - Lisboa e Palmela.
Cidade - 2 rádios locais - Lisboa e Montijo.
Smooth FM - 2 rádios locais - Lisboa e Barreiro.
Vodafone FM - 2 rádios locais - Amadora e Moita.
Amália FM - 2 rádios locais - Odivelas e Setúbal.
SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.
Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.
-
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do paÃs que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.
O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.
Mega Hits - ocupa 2 rádios locais - Lisboa e Sintra.
Rádio Sim - ocupa 1 rádio nacional e uma local - Lisboa e Palmela.
Cidade - 2 rádios locais - Lisboa e Montijo.
Smooth FM - 2 rádios locais - Lisboa e Barreiro.
Vodafone FM - 2 rádios locais - Amadora e Moita.
Amália FM - 2 rádios locais - Odivelas e Setúbal.
SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.
Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.
O exemplo mais recente é o da MFM. Foi adquirida por um grupo que não é de Lisboa: o grupo Canal 5 de Acácio Marinho.
-
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do paÃs que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.
O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.
Mega Hits - ocupa 2 rádios locais - Lisboa e Sintra.
Rádio Sim - ocupa 1 rádio nacional e uma local - Lisboa e Palmela.
Cidade - 2 rádios locais - Lisboa e Montijo.
Smooth FM - 2 rádios locais - Lisboa e Barreiro.
Vodafone FM - 2 rádios locais - Amadora e Moita.
Amália FM - 2 rádios locais - Odivelas e Setúbal.
SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.
Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.
Caro Augusto, então? Não vê que isso só acontece no Porto e que mais nenhuma local, de mais nenhum ponto do paÃs, foi vilipendiada/saqueada pelos "grandes grupos"? Isso só pode ser engano. Não deixe que factos estraguem a narrativa de vitimização de uma região que não tem que ser vÃtima.
E quem assina isto é um portuense de gema.
-
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do paÃs que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.
O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.
Mega Hits - ocupa 2 rádios locais - Lisboa e Sintra.
Rádio Sim - ocupa 1 rádio nacional e uma local - Lisboa e Palmela.
Cidade - 2 rádios locais - Lisboa e Montijo.
Smooth FM - 2 rádios locais - Lisboa e Barreiro.
Vodafone FM - 2 rádios locais - Amadora e Moita.
Amália FM - 2 rádios locais - Odivelas e Setúbal.
SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.
Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.
Caro Augusto, então? Não vê que isso só acontece no Porto e que mais nenhuma local, de mais nenhum ponto do paÃs, foi vilipendiada/saqueada pelos "grandes grupos"? Isso só pode ser engano. Não deixe que factos estraguem a narrativa de vitimização de uma região que não tem que ser vÃtima.
E quem assina isto é um portuense de gema.
Vamos lá ser honestos intelectualmente:
Já aqui disse e repito: Uma rádio local nasceu para ser local e não retransmissor, seja ele de onde for.
A aquisição da MFM pelo grupo da Maia, estando a retransmitir desde a Maia está errado. Sou coerente.
Mas vamos lá graduar a gravidade:
Uma rádio da Grande Lisboa ser adquirida por outra rádio da Grande Lisboa significa que a a emissão é sempre feita na Grande Lisboa.
Uma rádio do Grande Porto ser adquirida por uma rádio da Grande Lisboa significa algo muito diferente.
Quem afirmar o contrario ou está de má fé ou simplesmente brinca.
Caro PDF: Você sabe que o Grande Porto quase não tem rádio e tenta comparar com a zona de Lisboa onde rádios não faltam, seja elas dos grandes grupos ou não. Comparar o incomparável não é honesto. Sendo você do Porto e lendo o que escreve até parece que está satisfeito com o cenário.
Valongo, Gondomar, Matosinhos, Espinho têm rádio? E a cidade do Porto, quantas rádios tem?
A Grande Lisboa quantas rádios tem, somando as locais com nacionais?
Isso de ser um portuense não chega. Às vezes parece que o PDF está um pouco ressabiado..e daà nunca o ter visto a insurgir-se contra o desaparecimento das locais no Porto, potenciando o cenário de aquisição de rádios pelos grandes grupos.
Quanto à vitimização do Porto é apenas uma constatação de um facto. Se as rádios fossem adquiridas por grupos de outras zonas, diria o mesmo.
-
Lisboa não tem uma rádio local: as 5 do municÃpio são temáticas com vocação nacional. Também é preciso dizer isto.
-
Utilizador ZECA!
Acho que de uma vez por todas é chegada a hora de começar a desmontar toda a sua falácia em relação ao modo como pensa a rádio e dessa sua guerra pessoal com Lisboa.
Tal como o AG já referiu das 5 rádios a emitir no CONCELHO de Lisboa nenhuma é local e nenhuma cumpre a função para a qual levou licença.
A Cidade e a Smooth FM são parte de redes da MCR.
A Nostalgia (SBSR FM) é uma rede da MnC.
A Mega Hits é duma rede da R/com.
E agora prepare-se porque se calhar vou-lhe dar uma notÃcia boa.
A TSF é duma rede do Porto.
Agora vamos a contas das rádios no CONCELHO do Porto.
Das 6 rádios atribuÃdas 2 estão em posse administrativa (a da antiga Placard e a da Igreja Católica da Areosa) e uma (tal como em Lisboa) deixou de emitir a rádio original porque passou a ser uma Rede Regional a da ex Rádio Press (dona da TSF).
Agora veja o FANTÃSTICO!
Mesmo assim das 3 rádios que o Porto tem só uma é retransmissor, a da M80 e as outras duas são locais e cumprem a sua função.
Rádio Nova e Rádio Festival.
E agora faça-nos um favor. Sem ofensas, sem conversas de achar que os outros são intelectualmente desonestos e que a verdade é só sua, quero vê-lo a sequer tentar rebater os factos que apresentei, um por um.
-
Utilizador ZECA!
Acho que de uma vez por todas é chegada a hora de começar a desmontar toda a sua falácia em relação ao modo como pensa a rádio e dessa sua guerra pessoal com Lisboa.
Tal como o AG já referiu das 5 rádios a emitir no CONCELHO de Lisboa nenhuma é local e nenhuma cumpre a função para a qual levou licença.
A Cidade e a Smooth FM são parte de redes da MCR.
A Nostalgia (SBSR FM) é uma rede da MnC.
A Mega Hits é duma rede da R/com.
E agora prepare-se porque se calhar vou-lhe dar uma notÃcia boa.
A TSF é duma rede do Porto.vamos acordar
Agora vamos a contas das rádios no CONCELHO do Porto.
Das 6 rádios atribuÃdas 2 estão em posse administrativa (a da antiga Placard e a da Igreja Católica da Areosa) e uma (tal como em Lisboa) deixou de emitir a rádio original porque passou a ser uma Rede Regional a da ex Rádio Press (dona da TSF).
Agora veja o FANTÃSTICO!
Mesmo assim das 3 rádios que o Porto tem só uma é retransmissor, a da M80 e as outras duas são locais e cumprem a sua função.
Rádio Nova e Rádio Festival.
E agora faça-nos um favor. Sem ofensas, sem conversas de achar que os outros são intelectualmente desonestos e que a verdade é só sua, quero vê-lo a sequer tentar rebater os factos que apresentei, um por um.
Não me faça rir.
Acha que eu ando descobri a Rádio agora?
Você já contou quantas rádios Lisboa tem?
Já contou quantas rádios o Porto tem?
Já reparou quantas rádios nacionais Lisboa tem?
Já contou quantas rádios nacionais o Porto tem?
TSF? Você só pode estar a gozar comigo. A TSF emite de Lisboa numa rede do Porto, ou seja, o Porto tem uma rede regional ocupada por uma rádio de Lisboa.
Porto, Gondomar, Gaia, Valongo, Maia, Matosinhos, Espinho têm 16 frequências atribuÃdas, na qual uma rede regional norte e em apenas 4 há Rádio desde o Grande Porto, sendo tudo desde Lisboa, com agravante de a rede norte ser feita desde a Capital. Antes de escrever, faça as contas primeiro e já agora.. Eu não nasci ontem..
Lisboa, para além das rádios locais ainda tem todas as nacionais que mais não são que rádios locais de Lisboa com emissores pelo paÃs todo. Eu vi todas as rádios piratas do Porto nascer, da Caus à DelÃrio, da Prisma à Concerto, da Universitária do Porto à Paralelo, da Satélite à Valis Longos, da Memória à 7fm, da Rádio Clube Portuense à Prisma, da Clube de Gondomar à Onda Jovem de Ermesinde, da Clube de Gaia à Nova Era, da Press à Mensagem, da Memória à Terra Verde, da Activa à Claquete.. ando nisto há muito tempo..
-
Não me faça rir.
Acha que eu ando descobri a Rádio agora?
Você já contou quantas rádios Lisboa tem?
Já contou quantas rádios o Porto tem?
Já reparou quantas rádios nacionais Lisboa tem?
Já contou quantas rádios nacionais o Porto tem?
TSF? Você só pode estar a gozar comigo. A TSF emite de Lisboa numa rede do Porto, ou seja, o Porto tem uma rede regional ocupada por uma rádio de Lisboa.
Porto, Gondomar, Gaia, Valongo, Maia, Matosinhos, Espinho têm 16 frequências atribuÃdas, na qual uma rede regional norte e em apenas 4 há Rádio desde o Grande Porto, sendo tudo desde Lisboa, com agravante de a rede norte ser feita desde a Capital. Antes de escrever, faça as contas primeiro e já agora.. Eu não nasci ontem..
Lisboa, para além das rádios locais ainda tem todas as nacionais que mais não são que rádios locais de Lisboa com emissores pelo paÃs todo. Eu vi todas as rádios piratas do Porto nascer, da Caus à DelÃrio, da Prisma à Concerto, da Universitária do Porto à Paralelo, da Satélite à Valis Longos, da Memória à 7fm, da Rádio Clube Portuense à Prisma, da Clube de Gondomar à Onda Jovem de Ermesinde, da Clube de Gaia à Nova Era, da Press à Mensagem.. ando nisto há muito tempo..
Utilizador ZECA:
- Visto não ter refutado com factos um a um todos os exemplos que dei dos concelhos de Lisboa e Porto.
- Visto continuar com alguma prepotência e não ser claro e objectivo apenas apresentado juÃzos de valor e nenhum facto concreto.
- Visto fazer alguma confusão entre o que é um concelho, uma freguesia e o que são as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto.
- Visto que continua a achar que a sua visão é a única verdade apesar de eu próprio ter rebatido todos os seus argumentos em relação aos concelhos de Lisboa e Porto.
Dou por agora concluÃda a minha conversa consigo porque não vejo coerência nem factos do seu lado.
Não vou encerrar de vez as minhas trocas de ideias consigo (tal como outros membros aqui já fizeram) mas pretendo ter uma discussão séria sobre a rádio com humor e sarcasmo se for necessário mas não pretendo perder tempo com quem podia ver algo mais para lá do bairrismo que aqui debita.
Tenho pena porque temos um forte ponto em comum que é o facto de as rádios locais deviam ser locais, mas a sua visão totalmente cega e fechada em relação ao resto leva-me por agora a não trocar mais mensagens consigo.
-
Radios locais de Lisboa.....? De serviço verdadeiramente local? Francamente, nao me lembro de nenhuma!
Na area metropolitana de Lisboa? Talvez as duas estaçoes do Seixal (RDS e Radio Baia), essas sim, verdadeiramente locais (em diversos sentidos, nao so tecnicos como sociais, digamos assim).
O resto? Ja foi aqui amplamente descrito.
-
Radios locais de Lisboa.....? De serviço verdadeiramente local? Francamente, nao me lembro de nenhuma!
Na area metropolitana de Lisboa? Talvez as duas estaçoes do Seixal (RDS e Radio Baia), essas sim, verdadeiramente locais (em diversos sentidos, nao so tecnicos como sociais, digamos assim).
O resto? Ja foi aqui amplamente descrito.
Era justamente para referir essas duas locais no meu post anterior, que tem qualidade para o serviço que prestam.
O resto é dominado pelos grupos MCR, RR e MnC, que até me deixou impressionado quando passei a conhecer melhor as rádios que se ouvem em Lisboa...
-
Radios locais de Lisboa.....? De serviço verdadeiramente local? Francamente, nao me lembro de nenhuma!
Na area metropolitana de Lisboa? Talvez as duas estaçoes do Seixal (RDS e Radio Baia), essas sim, verdadeiramente locais (em diversos sentidos, nao so tecnicos como sociais, digamos assim).
O resto? Ja foi aqui amplamente descrito.
Era justamente para referir essas duas locais no meu post anterior, que tem qualidade para o serviço que prestam.
O resto é dominado peloa grupos MCR, RR e MnC, que até me deixou impressionado quando passei a conhecer melhor as rádios que se ouvem em Lisboa...
Curiosamente, as duas estaçoes do Seixal perpetuam o espirito com que foram criadas aquando da legalizaçao das piratas. Repito, nao deixa de ser curioso que sejam as unicas, na area metropolitana de Lisboa, onde isso acontece e sempre aconteceu.
Mais curiosidades... Na RDS, para alem de terem os noticiarios locais, emitem em cadeia com a TSF alguns noticiarios desta ultima. Que me lembre, desde sempre.
-
Não me faça rir.
Acha que eu ando descobri a Rádio agora?
Você já contou quantas rádios Lisboa tem?
Já contou quantas rádios o Porto tem?
Já reparou quantas rádios nacionais Lisboa tem?
Já contou quantas rádios nacionais o Porto tem?
TSF? Você só pode estar a gozar comigo. A TSF emite de Lisboa numa rede do Porto, ou seja, o Porto tem uma rede regional ocupada por uma rádio de Lisboa.
Porto, Gondomar, Gaia, Valongo, Maia, Matosinhos, Espinho têm 16 frequências atribuÃdas, na qual uma rede regional norte e em apenas 4 há Rádio desde o Grande Porto, sendo tudo desde Lisboa, com agravante de a rede norte ser feita desde a Capital. Antes de escrever, faça as contas primeiro e já agora.. Eu não nasci ontem..
Lisboa, para além das rádios locais ainda tem todas as nacionais que mais não são que rádios locais de Lisboa com emissores pelo paÃs todo. Eu vi todas as rádios piratas do Porto nascer, da Caus à DelÃrio, da Prisma à Concerto, da Universitária do Porto à Paralelo, da Satélite à Valis Longos, da Memória à 7fm, da Rádio Clube Portuense à Prisma, da Clube de Gondomar à Onda Jovem de Ermesinde, da Clube de Gaia à Nova Era, da Press à Mensagem.. ando nisto há muito tempo..
Utilizador ZECA:
- Visto não ter refutado com factos um a um todos os exemplos que dei dos concelhos de Lisboa e Porto.
- Visto continuar com alguma prepotência e não ser claro e objectivo apenas apresentado juÃzos de valor e nenhum facto concreto.
- Visto fazer alguma confusão entre o que é um concelho, uma freguesia e o que são as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto.
- Visto que continua a achar que a sua visão é a única verdade apesar de eu próprio ter rebatido todos os seus argumentos em relação aos concelhos de Lisboa e Porto.
Dou por agora concluÃda a minha conversa consigo porque não vejo coerência nem factos do seu lado.
Não vou encerrar de vez as minhas trocas de ideias consigo (tal como outros membros aqui já fizeram) mas pretendo ter uma discussão séria sobre a rádio com humor e sarcasmo se for necessário mas não pretendo perder tempo com quem podia ver algo mais para lá do bairrismo que aqui debita.
Tenho pena porque temos um forte ponto em comum que é o facto de as rádios locais deviam ser locais, mas a sua visão totalmente cega e fechada em relação ao resto leva-me por agora a não trocar mais mensagens consigo.
Respondi e de forma bem clara.
Sei bem qual a diferença administrativa entre uma freguesia, concelho e distrito.
Mas há uma coisa que não faço é filosofar.
Gosto de dados concretos e quanto a esses dei-lhe muitos.
Como são verdadeiros, não podem ser desmentidos.
Enumerei vários concelhos do Grande Porto sem rádios, enumerei o nº de frequências que actualmente existem a emitir do Grande Porto.
Respondi quanto à questão da TSF, que sendo de Lisboa ocupa a rede de uma rádio do Porto.
Perguntei-lhe quantas rádios há no Grande Porto e na Grande Lisboa e que comparasse.
Disse-lhe ainda que as melhores rádios locais de Lisboa são as nacionais e só quem não vive em Lisboa é que sente na pele o que é escutar uma rádio nacional que de nacional nada tem, apenas a designação.
Faço consigo uma troca:
Troque o numero de rádios de Lisboa pelo nº de rádios Que há no Porto e depois venha para aqui dizer que não há rádios locais em Lisboa que eu respondo-lhe com os seus argumentos.
Estar em Lisboa, achar que não há rádios locais em Lisboa é brincar com quem vive fora da capital que para chegar a Lisboa via rádio tem que lá ir.
O caso da TSF é a cereja. Uma rádio lisboeta que usa uma rede de uma rádio do Porto é o exemplo máximo de centralismo.
Bairrismo? Mas onde é que fui bairrista? Eu dei-lhe factos. Escrevi alguma mentira?
Se escrevi agradecia que me dissesse qual foi.
O pior bairrismo é vivermos numa cidade e zona cheia de rádios, grupos, tv´s e jornais e mesmo assim acharem que não.
Isso é que eu chamo bairrismo.
Já reparou que os lisboetas são os únicos habitantes de uma cidade em Portugal que podem viajar por todo o paÃs e escutar uma rádio em FM da sua cidade?
-
Ressabiado porquê?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Radios locais de Lisboa.....? De serviço verdadeiramente local? Francamente, nao me lembro de nenhuma!
Na area metropolitana de Lisboa? Talvez as duas estaçoes do Seixal (RDS e Radio Baia), essas sim, verdadeiramente locais (em diversos sentidos, nao so tecnicos como sociais, digamos assim).
O resto? Ja foi aqui amplamente descrito.
Era justamente para referir essas duas locais no meu post anterior, que tem qualidade para o serviço que prestam.
O resto é dominado peloa grupos MCR, RR e MnC, que até me deixou impressionado quando passei a conhecer melhor as rádios que se ouvem em Lisboa...
Curiosamente, as duas estaçoes do Seixal perpetuam o espirito com que foram criadas aquando da legalizaçao das piratas. Repito, nao deixa de ser curioso que sejam as unicas, na area metropolitana de Lisboa, onde isso acontece e sempre aconteceu.
Mais curiosidades... Na RDS, para alem de terem os noticiarios locais, emitem em cadeia com a TSF alguns noticiarios desta ultima. Que me lembre, desde sempre.
É habitual... a Regional de Arouca dá noticiários e relatos da Antena 1; a Emissora das Beiras a mesma coisa, mas para a TSF; a Terranova e a Vagos FM dão noticiários da RR, desde sempre também.
-
Não vou encerrar de vez as minhas trocas de ideias consigo (tal como outros membros aqui já fizeram) mas pretendo ter uma discussão séria sobre a rádio com humor e sarcasmo se for necessário mas não pretendo perder tempo com quem podia ver algo mais para lá do bairrismo que aqui debita.
Tenho pena porque temos um forte ponto em comum que é o facto de as rádios locais deviam ser locais, mas a sua visão totalmente cega e fechada em relação ao resto leva-me por agora a não trocar mais mensagens consigo.
Caro Sr. Augusto, para inicio de conversa, você pelo menos não se esconde atrás de nickname´s.
Sabe que há mais quem seja do Porto, há quase MEIO século, tenha feito MUITAS centenas ou milhares de horas de rádio no tempo das piratas, tenha estado ligado a um dos projetos que deu entrada para aprovação em 1987, e por exemplo no dia 23 de dezembro de 1987 (ultimo dia das "piratas") tenha feito uma maratona de 12h de emissão; este mesmo também assistiu aos nascer do TODAS as rádios piratas por aqui inumeradas (e ainda guardo uma lista das frequências com mais de 50 rádios piratas no grande Porto em 1987). Tenho em meu poder, e já li, dois livros sobre rádio que um professor universitário e jornalista tem editado em Portugal (e se prepara para lançar um outro...). Esse mesmo jornalista é alguém com quem discuto e trocamos ideias sobre rádio há muitos anos.
Tudo isto para lhe dizer que não sou fundamentalista sobre as questões das rádios locais, que gostava muito que elas se mantivessem, mas infelizmente MUITA coisa mudou desde 1987, e por muito que queiramos, há coisas em que dificilmente se consegue "remar" contra a "maré". Muita gente fala muito mas não faz a mais pequena ideia do que é dirigir uma empresa, quanto mais uma radio, e pior ainda uma rádio local.
A questão de discutir-se Porto, Lisboa, Faro ou Bragança não tem fundamento nenhum capaz, a não ser a defesa que cada um possa dar á sua região. Eu sou da cidade do Porto, com muito orgulho, mas o fundamentalismo regional é discussão em que não participo.
E agora voltando á questão do tópico, a Rádio Azul e sua possÃvel passagem para as mãos do Montez, a probabilidade de emitir a "futura radio SB/SR" pode ser mais viável se a deslocalização possÃvel do emissor ( e sua optimização) acontecesse para Grandola, pois até Palmela os 90.4 chegam muitÃssimo bem. Mas é só uma ideia pessoal e teoricamente.
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
-
Não vou encerrar de vez as minhas trocas de ideias consigo (tal como outros membros aqui já fizeram) mas pretendo ter uma discussão séria sobre a rádio com humor e sarcasmo se for necessário mas não pretendo perder tempo com quem podia ver algo mais para lá do bairrismo que aqui debita.
Tenho pena porque temos um forte ponto em comum que é o facto de as rádios locais deviam ser locais, mas a sua visão totalmente cega e fechada em relação ao resto leva-me por agora a não trocar mais mensagens consigo.
Caro Sr. Augusto, para inicio de conversa, você pelo menos não se esconde atrás de nickname´s.
Sabe que há mais quem seja do Porto, há quase MEIO século, tenha feito MUITAS centenas ou milhares de horas de rádio no tempo das piratas, tenha estado ligado a um dos projetos que deu entrada para aprovação em 1987, e por exemplo no dia 23 de dezembro de 1987 (ultimo dia das "piratas") tenha feito uma maratona de 12h de emissão; este mesmo também assistiu aos nascer do TODAS as rádios piratas por aqui inumeradas (e ainda guardo uma lista das frequências com mais de 50 rádios piratas no grande Porto em 1987). Tenho em meu poder, e já li, dois livros sobre rádio que um professor universitário e jornalista tem editado em Portugal (e se prepara para lançar um outro...). Esse mesmo jornalista é alguém com quem discuto e trocamos ideias sobre rádio há muitos anos.
Tudo isto para lhe dizer que não sou fundamentalista sobre as questões das rádios locais, que gostava muito que elas se mantivessem, mas infelizmente MUITA coisa mudou desde 1987, e por muito que queiramos, há coisas em que dificilmente se consegue "remar" contra a "maré". Muita gente fala muito mas não faz a mais pequena ideia do que é dirigir uma empresa, quanto mais uma radio, e pior ainda uma rádio local.
A questão de discutir-se Porto, Lisboa, Faro ou Bragança não tem fundamento nenhum capaz, a não ser a defesa que cada um possa dar á sua região. Eu sou da cidade do Porto, com muito orgulho, mas o fundamentalismo regional é discussão em que não participo.
E agora voltando á questão do tópico, a Rádio Azul e sua possÃvel passagem para as mãos do Montez, a probabilidade de emitir a "futura radio SB/SR" pode ser mais viável se a deslocalização possÃvel do emissor ( e sua optimização) acontecesse para Grandola, pois até Palmela os 90.4 chegam muitÃssimo bem. Mas é só uma ideia pessoal e teoricamente.
Infelizmente alguns por aqui dizem que são do Porto mas vendo as diversas publicações, apenas os vemos as falar das frequências de Lisboa e arredores, sempre preocupados com as rádios da Capital. Nunca os vi preocupados com as rádios do Porto.
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Daqui a pouco ainda vou ler por aqui que as dezenas de rádios que há em Lisboa ( locais/nacionais) são de Marte.
Já faltou mais...
-
Ressabiado porquê?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Parece....
-
Felizmente eu preocupo-me com o que QUERO, e não tenho que dar explicações das minhas preocupações. A infelicidade não me assiste.
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Obviamente... Nao!
Para bom entendedor...
-
Pois é abiliomaia. Como é que se explica a um cego que a BBC não é uma rádio de Londres assim como a France Inter não é uma rádio de Paris assim como a Renascença não é uma rádio de Lisboa?! Apenas têm a sede nas capitais porque são rádios nacionais e isso é apenas normal.
Mas mesmo assim o Grupo Renascença faz actualmente fronteira com o concelho da Amadora. Quer dizer que se agora por uma questão de logÃstica estivesse na Amadora passava a ser uma rádio de lá?! E se a Comercial fosse agora para um edifÃcio em Almada então passava a ser uma rádio de Almada?!? Mas alguma vez a lógica de uma rádio local se aplica a uma nacional?!
Por falar em Margem Sul (e porque esta discussão das locais já vai longa e vou reiniciá-la num tópico devido) a ex Nostalgia já emite novas vinhetas a chamar a atenção aos ouvintes que uma nova rádio está a chegar.
Eu apostaria que a Rádio Azul vai retransmitir a SBSR FM e digo mais.
Esta nova rádio infelizmente vai arrasar a audiência da Super FM e da 105.4.
-
Ressabiado porquê?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Parece....
Parece porquê?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
-
Pois é abiliomaia. Como é que se explica a um cego que a BBC não é uma rádio de Londres assim como a France Inter não é uma rádio de Paris assim como a Renascença não é uma rádio de Lisboa?! Apenas têm a sede nas capitais porque são rádios nacionais e isso é apenas normal.
Mas mesmo assim o Grupo Renascença faz actualmente fronteira com o concelho da Amadora. Quer dizer que se agora por uma questão de logÃstica estivesse na Amadora passava a ser uma rádio de lá?! E se a Comercial fosse agora para um edifÃcio em Almada então passava a ser uma rádio de Almada?!? Mas alguma vez a lógica de uma rádio local se aplica a uma nacional?!
Por falar em Margem Sul (e porque esta discussão das locais já vai longa e vou reiniciá-la num tópico devido) a ex Nostalgia já emite novas vinhetas a chamar a atenção aos ouvintes que uma nova rádio está a chegar.
Eu apostaria que a Rádio Azul vai retransmitir a SBSR FM e digo mais.
Esta nova rádio infelizmente vai arrasar a audiência da Super FM e da 105.4.
Como é que se explica a um iluminado que a Renascença só tem emissão desde a capital, pois encerrou a Renascença Porto, Braga, Évora, sem emissão local?
Como se explica a um iluminado que Portugal é o paÃs mais centralista da Europa?
Como se explica a um iluminado que a RDP, RFM, RR e Comercial fazem pela capital aquilo que não fazem por mais nenhuma cidade do paÃs, com auditório nos seus estúdios na capital, onde promovem concertos locais?
Como se explica a um iluminado que o pior centralista é que aquele que não o admite?
Como se explica a um iluminado que a BBC tem dezenas e dezenas de emissões locais distribuÃdas por todas as regiões
East Midlands
London
North East and Cumbria
North West
South
South East
South West
West
West Midlands
Yorkshire
Yorkshire & Lincolnshire
e em Portugal todas as nacionais se limitam a uma única emissão da Capital?
Enfim...Por alguma razão estamos na cauda da Europa, o mais centralista da Europa com regiões a morrer mas continuamos a ouvir este discurso bacoco, centrão.
O seu discurso sobre a rádio na capital faz-me lembrar alguns patrões que pagam o ordenado mÃnimo ao trabalhador, invocando falta de capacidade económica, mas têm 3 Porches na garagem. Com tanta e tanta rádio na capital e mesmo assim ainda se queixam..
-
Todas as rádios nacionais da BBC + BBC World Service emitem regularmente desde Londres. (Excepto a BBC Radio 5 Live que emite desde Salford, nos arredores de Manchester.) Só as locais é que emitem na região para a qual emitem. (Ex: BBC Newcastle, BBC Merseyside, entre tantas outras).
-
Todas as rádios nacionais da BBC + BBC World Service emitem regularmente desde Londres. (Excepto a BBC Radio 5 Live que emite desde Salford, nos arredores de Manchester.) Só as locais é que emitem na região para a qual emitem. (Ex: BBC Newcastle, BBC Merseyside, entre tantas outras).
Foi como referi.
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
E não relatam os do FCP?
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
E não relatam os do FCP?
Por acaso há alguma Rádio da cidade do Porto a relatar o FCPorto?
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
E não relatam os do FCP?
Por acaso há alguma Rádio da cidade do Porto a relatar o FCPorto?
Não. Há rádios de Lisboa a relatar jogos do Porto. Que é uma heresia, como todos sabemos!
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
E não relatam os do FCP?
Por acaso há alguma Rádio da cidade do Porto a relatar o FCPorto?
Não. Há rádios de Lisboa a relatar jogos do Porto. Que é uma heresia, como todos sabemos!
Como adm do forum, essa colagem à piada facil, é interessante..
Será que aqui no forum sobre rádio os administradores já lançam piadas funalizadas, apenas porque se é contra o centralismo e nunca contra alguem, região, cidade, etc?
Enfim..
-
O que tem o meu cargo num fórum a ver com o meu estilo de escrita? Foi apenas um pouco de ironia. Relaxe. É fim de semana.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
...da freguesia de Benfica, da freguesia do Campo Grande e.... da freguesia das Antas.
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
...da freguesia de Benfica, da freguesia do Campo Grande e.... da freguesia das Antas.
E quando têm o desplante de relatar jogos daquele clube que disputa partidas na freguesia de Dume, em Braga?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
...da freguesia de Benfica, da freguesia do Campo Grande e.... da freguesia das Antas.
Antas não é freguesia ;)
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
...da freguesia de Benfica, da freguesia do Campo Grande e.... da freguesia das Antas.
Antas não é freguesia ;)
Caro Zeca!
Para bom entendedor...
-
Rádio local em Lisboa? Mas a Mega Hits tem jornalistas a passearem pelas ruas de Alfama ou do bairro do Rego, no intuito de indagar os moradores a respeito dos problemas que afectam o seu quarteirão, interrogando igualmente o presidente da junta? A Smooth FM tem um programa a pensar nas caracterÃsticas dos bairros lisboetas, das diferentes populações residentes na cidade olissiponense? A TSF cobre os jogos do Sport Lisboa e Olivais? Estou, obviamente, a ser irónico.
Não relatam os jogos do clube da freguesia dos Olivais mas relatam os jogos do clube da freguesia de Benfica.
...da freguesia de Benfica, da freguesia do Campo Grande e.... da freguesia das Antas.
Antas não é freguesia ;)
Caro Zeca!
Para bom entendedor...
Digam lá se não estive bem ao falar no clube da freguesia.. ;)
-
Quanto ás freguesias dos 3 estarolas estarão todas erradas ;D, pelo menos desde a entrada em vigor da Lei 56/2012 de 8 de Novembro ;), quanto aos relatos, o dos 3 estarolas acho eu que em todos de todas as competições apenas a Antena 1 fará o relato, quanto a todos os jogos da 1ª liga penso que só se podem ouvir na GOLO FM :D
-
Quanto ás freguesias dos 3 estarolas estarão todas erradas ;D, pelo menos desde a entrada em vigor da Lei 56/2012 de 8 de Novembro ;), quanto aos relatos, o dos 3 estarolas acho eu que em todos de todas as competições apenas a Antena 1 fará o relato, quanto a todos os jogos da 1ª liga penso que só se podem ouvir na GOLO FM :D
Benfica deixou de ser freguesia?
-
Quanto ás freguesias dos 3 estarolas estarão todas erradas ;D, pelo menos desde a entrada em vigor da Lei 56/2012 de 8 de Novembro ;), quanto aos relatos, o dos 3 estarolas acho eu que em todos de todas as competições apenas a Antena 1 fará o relato, quanto a todos os jogos da 1ª liga penso que só se podem ouvir na GOLO FM :D
Benfica deixou de ser freguesia?
A freguesia correspondente ao clube em causa em Lisboa atenção que não é Benfica... É São Domingos de Benfica. Pode parecer um detalhe, mas em Lisboa há algumas 3 freguesias diferentes com o nome Benfica e assim fica confuso.
De qualquer forma, isto tem a ver zero com a Rádio Azul, que é da freguesia de São Julião, e saber que freguesia pertence ao quê não se enquadra...
-
O que antevejo: os 98.9 setubalenses "voam" para a torre da "Amália" em Palmela. Contudo os 98.9 vão ter um desempenho um pouco pior que a "irmã" fadista. Não se esqueçam que em 98.9 temos o emissor de Portalegre da Rádio Comercial. E a norte a rádio da Lourinhã emite em 99.0.
-
Quanto ás freguesias dos 3 estarolas estarão todas erradas ;D, pelo menos desde a entrada em vigor da Lei 56/2012 de 8 de Novembro ;), quanto aos relatos, o dos 3 estarolas acho eu que em todos de todas as competições apenas a Antena 1 fará o relato, quanto a todos os jogos da 1ª liga penso que só se podem ouvir na GOLO FM :D
Benfica deixou de ser freguesia?
A freguesia correspondente ao clube em causa em Lisboa atenção que não é Benfica... É São Domingos de Benfica. Pode parecer um detalhe, mas em Lisboa há algumas 3 freguesias diferentes com o nome Benfica e assim fica confuso.
De qualquer forma, isto tem a ver zero com a Rádio Azul, que é da freguesia de São Julião, e saber que freguesia pertence ao quê não se enquadra...
Para arrumar de vez com o assunto: são duas freguesias com Benfica no nome: Benfica e São Domingos de Benfica, onde fica de facto o Estádio da Luz.
-
Quanto ás freguesias dos 3 estarolas estarão todas erradas ;D, pelo menos desde a entrada em vigor da Lei 56/2012 de 8 de Novembro ;), quanto aos relatos, o dos 3 estarolas acho eu que em todos de todas as competições apenas a Antena 1 fará o relato, quanto a todos os jogos da 1ª liga penso que só se podem ouvir na GOLO FM :D
Benfica deixou de ser freguesia?
A freguesia correspondente ao clube em causa em Lisboa atenção que não é Benfica... É São Domingos de Benfica. Pode parecer um detalhe, mas em Lisboa há algumas 3 freguesias diferentes com o nome Benfica e assim fica confuso.
De qualquer forma, isto tem a ver zero com a Rádio Azul, que é da freguesia de São Julião, e saber que freguesia pertence ao quê não se enquadra...
Para arrumar de vez com o assunto: são duas freguesias com Benfica no nome: Benfica e São Domingos de Benfica, onde fica de facto o Estádio da Luz.
Afinal sempre tinha razão. É de facto um clube de uma freguesia.. 8)
-
Bem isto já está muito fora do tópico
Fique bem claro que não sou adepto de nenhum dos 3 estarolas
- Estádio da Luz fica na Freguesia de S. Domingos de Benfica
- Estádio de Alvalade fica na freguesia do Lumiar
Saber não ocupa lugar.
Quanto a uma nova estação a surgir naquela frequência, já tenho as minhas duvidas, pelo menos duvidas que seja a próxima SBSR.FM
-
Ontem passei por Setúbal a ouvir a rádio. Plena Estrada dos Ciprestes e sofre interferências ocasionais, acho isto impressionante.
De resto, nunca esteve tão profissional como agora. Parecem ter mudado o software de emissão. A sequencia de programas está finalmente polida e ja nao parece tão amadora. Houve claros progressos.
-
Hoje soube algo me permite afirmar com certeza que esta frequência NÃO será para a Radar. Nos teremos algo novo. Novos episódios para breve, em Lisboa e no Porto... E aproveito para corrigir uma informação dada aqui: O Montez NÃO detêm 100% da Radar.
-
não dá para levantar um pouco o véu?
-
Não, que o "véu" da "noiva" é curto!! :D Nas "entrelinhas" já ficou "algo"...
-
Hoje soube algo me permite afirmar com certeza que esta frequência NÃO será para a Radar. Nos teremos algo novo. Novos episódios para breve, em Lisboa e no Porto... E aproveito para corrigir uma informação dada aqui: O Montez NÃO detêm 100% da Radar.
SBSR ou mais remotamente, a Oxigénio.
-
102.7 Porto / 98.9 Setúbal? Será isso?
-
102.7 Porto / 98.9 Setúbal? Será isso?
Em principio não. Não deu entrada na ERC nenhum pedido de alteração do projecto dos 102.7.
-
A minha aposta: SBSR nos 90,4 Lisboa + 98,9 Setúbal + 91,0 MHz Matosinhos (tx no Porto).
-
O que soube hoje, nada tem com os 98.9 . Não especulam. É algo diferente.
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
-
Outra hipótese seria a TSF (Montez a nÃvel individual tem 15% da Global Media), mas como é a Música do Coração e não a Rádio NotÃcias quem vai adquirir a detentora do alvará (podia fazê-lo, e associar os 98,9 à rede TSF) não faz grande sentido falar num aluguer da frequência à rádio de informação.
-
O que soube hoje, nada tem com os 98.9 . Não especulam. É algo diferente.
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
Então porque é que o AbÃlio colocou neste tópico? Hmmmm....
-
Volto a dizer: leiam nas "entrelinhas"
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
-
Hoje soube algo me permite afirmar com certeza que esta frequência NÃO será para a Radar. Nos teremos algo novo
"Nos teremos algo novo"... Não me digam que essa falta de acento sugere que depois da Meo Music e da Vodafone FM...
-
Hoje soube algo me permite afirmar com certeza que esta frequência NÃO será para a Radar. Nos teremos algo novo
"Nos teremos algo novo"... Não me digam que essa falta de acento sugere que depois da Meo Music e da Vodafone FM...
...!!! ðŸ˜
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
-
Cof cof cof... NOS cof cof cof FM cof cof?! Que maldita tosse (para bom entendedor).
-
Cof cof cof... NOS cof cof cof FM cof cof?! Que maldita tosse (para bom entendedor).
Eu também andei assim muito tempo, até que encontrei os rebuçados Dr Bayard! :P
Fora de brincadeiras, parece me uma aposta interessante. Com uma Meo Music muito focada num formato meio "top 40" meio promotor da própria música, e uma Vodafone inequivocamente alternativa, uma rádio dessas seria uma ideia francamente boa se vier com algo que seja um cruzamento entre os diferentes festivais que são promovidos.
Acho que sim senhor, é uma boa ideia, e seria ouvinte (e locutor, se assim se quiser! Quem souber de alguma coisa "em aberto" no futuro que sopre...)
-
E será que os 98,9 vão passar a chegar bem a Lisboa?
Quando uma Radar que está em Almada tem dificuldades dentro de edifÃcios e na zona oriental...
Enviado do meu F3111 através de Tapatalk
-
E será que os 98,9 vão passar a chegar bem a Lisboa?
Quando uma Radar que está em Almada tem dificuldades dentro de edifÃcios e na zona oriental...
"1 coisa é UMA coisa", "outra coisa é outra COISA"... ;) Tenham calma, não especulem e a seu tempo tudo virá "ao de cima"... Os 98.9 não tem de chegar a Lisboa para nada e depois perceberão... 8)
-
E eu que só queria um emissor em condições para a Oxigénio...
Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...
-
Das duas uma: ou é uma rádio que já se escuta em Lisboa e quer chegar a Setúbal ou, como já oiço o Meo rádio e NOS já sabemos que não será, então concluÃmos que poderá ser um "novvo" projeto na região. A não ser que queiram lançar a Rádio Vitória de Setúbal :D .
-
Das duas uma: ou é uma rádio que já se escuta em Lisboa e quer chegar a Setúbal ou, como já oiço o Meo rádio e NOS já sabemos que não será, então concluÃmos que poderá ser um "novvo" projeto na região.
Das "duas" podem ser 3 ou 4 ... :)
-
Hum... Será uma rádio já existente, ou tratar-se-á de uma nova estação, cujo interesse na cobertura se concentre na região de Setúbal? Só se for uma rádio que se oiça muito mal em Setúbal por ser fortemente pressionada pelo espÃrito do Fado da grande e imortal Amália e queira reforçar o me..., perdão, o sinal deles. E aà faz todo o sentido que o Sr. Eng° Montez queira adquirir a Rádio Azul.
-
Hum... Será uma rádio já existente, ou tratar-se-á de uma nova estação, cujo interesse na cobertura se concentre na região de Setúbal? Só se for uma rádio que se oiça muito mal em Setúbal por ser fortemente pressionada pelo espÃrito do Fado da grande e imortal Amália e queira reforçar o me..., perdão, o sinal deles. E aà faz todo o sentido que o Sr. Eng° Montez queira adquirir a Rádio Azul.
Há "elementos" que vocês não dispõem e como tal especulam no sentido do "beco sem saÃda" ::) E como já disse não misturem "coisas"... 8)
-
E eu que só queria um emissor em condições para a Oxigénio...
Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...
É um emissor muito fraco, mesmo.
-
Hum... Será uma rádio já existente, ou tratar-se-á de uma nova estação, cujo interesse na cobertura se concentre na região de Setúbal? Só se for uma rádio que se oiça muito mal em Setúbal por ser fortemente pressionada pelo espÃrito do Fado da grande e imortal Amália e queira reforçar o me..., perdão, o sinal deles. E aà faz todo o sentido que o Sr. Eng° Montez queira adquirir a Rádio Azul.
Também me lembrei da hipótese de haver uma troca de frequências em Setúbal, isto é, a Amália passar para os 98,9 e a nova rádio para os 100,6. Como aconteceu com a Lidador/Rádio 5 e Romântica/Vodafone em 2011.
-
O caro AbÃlio Maia está muito crÃptico. :)
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
O caro AbÃlio Maia está muito crÃptico. :)
Pois... As vezes tem que ser... :) Quando puder desfazer o "encriptado" cá estarei... ;)
-
E eu que só queria um emissor em condições para a Oxigénio...
Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...
É verdade. Das rádios detidas pelo engenheiro empresário, a Oxigénio ficou com o pior emissor para chegar a Lisboa. A Radar, Meo e Marginal podem não ter os melhores emissores, mas chegam um pouco melhor que a Oxigénio ao norte da cidade. E se os emissores não são nada de extraordinário, a Oxigénio chega a sofrer a pressão da Marinhais FM (102.5). Seguir pela segunda circular a ouvir a Oxigénio é sempre problemático. Será que a rádio tem algumas exigências impostas pela Anacom que limitam o sinal na direção de Lisboa?
-
E eu que só queria um emissor em condições para a Oxigénio...
Experimentem ouvir os 102,6 a passar por Benfica na Segunda Circular, na sombra de Monsanto...
É verdade. Das rádios detidas pelo engenheiro empresário, a Oxigénio ficou com o pior emissor para chegar a Lisboa. A Radar, Meo e Marginal podem não ter os melhores emissores, mas chegam um pouco melhor que a Oxigénio ao norte da cidade. E se os emissores não são nada de extraordinário, a Oxigénio chega a sofrer a pressão da Marinhais FM (102.5). Seguir pela segunda circular a ouvir a Oxigénio é sempre problemático. Será que a rádio tem algumas exigências impostas pela Anacom que limitam o sinal na direção de Lisboa?
Pelo menos na zona norte de Lisboa não me parece estar muito beneficiada, de facto.
-
O caro AbÃlio Maia está muito crÃptico. :)
Pois... As vezes tem que ser... :) Quando puder desfazer o "encriptado" cá estarei... ;)
Sem especulação e aviando alguns comentários de quem vive em outra dimensão mas tenta ser presente e atento. As 3 rádios de Setúbal pertencem ao mundo montez há mais de dez anos, embora com testa de ferro na gestão. Não está previsto nenhuma alteração nos próximos tempos na Azul e na outra, o envolvimento tem apenas haver com o facto do antigo proprietário apenas aceitar vender as três e nunca uma isolada, assim na compra da Voz levou as outras duas de "brinde".
Por várias alturas outros projectos foram equacionados para as restantes mas as frequências não são estratégicas como os 100.6, as restantes já estiveram em venda várias vezes, mas nunca chegaram a acerto de valores.
Na TSF dizem que não há interesse em frequências de Setúbal, não cobrem onde seria necessário, aguarda-se novidades, mas dificilmente em tempos próximos, a menos que o SLB tenha avançado com verbas.
-
Mesmo que seja verdade que as 3 rádios setubalenses estão nas mãos de LuÃs Montez, não se percebe como a Azul continua a emitir para uma cova como a cidade de Setúbal, se a rádio Amália já emite de Palmela. Não pode ter as duas a partilharem a estação emissora de Palmela?
-
Mesmo que seja verdade que as 3 rádios setubalenses estão nas mãos de LuÃs Montez, não se percebe como a Azul continua a emitir para uma cova como a cidade de Setúbal, se a rádio Amália já emite de Palmela. Não pode ter as duas a partilharem a estação emissora de Palmela?
Em termos de anunciantes não iria compensar de certeza absoluta. Era mais gasto em eletricidade, técnica e afins, para o mesmo lucro. Esta com 50W de uma PAR de 2000 e isso deve ajudar muito ao equilÃbrio das contas.
-
Eu não sei a quem pertencem ou deixam de pertencer as duas rádios de Setúbal, isso deixo para quem sabe e quer debater o assunto. Enquanto ouvinte interessa-me o produto. Sou setubalense e seja muito ou pouco, dou valor ao que tenho. A RJS, como li algures por aqui, é local da raiz até perder de vista, ou neste caso, sinal. A Azul igualmente, mas com contornos manifestamente diferentes.
A única informação privilegiada de que disponho e de fonte fidedigna, é que de acordo com medições recentes a RJS está a emitir com 30W e a Azul com 300W, contrariamente ao que diz o caro utilizador Linxtuga, o qual depreendo que resida no distrito de Setúbal, mas desculpe que lhe diga, pelo que tive oportunidade de ler, está muito longe de conhecer a realidade do concelho.
Aliás, alguém me pode dar uma justificação devidamente fundamentada, para as rádios de Setúbal terem que chegar a Lisboa? Que interessa isso? Ambas estão aquém da P.A.R. atribuÃda, é inegável, mas interessa sim, cobrirem o concelho para o qual estão licenciadas e pelo menos a Azul, para não fugir ao tópico, faz isso ainda que com algumas zonas de sombra do lado de Azeitão, fruto da urografia/localização do posto emissor, no mesmo local da Rádio Jornal, que, uma vez mais Linxtuga (juro que não é nada pessoal), não está no bairro do liceu como refere.
Se ambas podiam ter mais sinal? É evidente que sim. Mas Lisboa não é mercado para Setúbal. Não sendo concelho, faria muito mais sentido explorarem o mercado que eventualmente possa existir “em linha de vista†do lado de Tróia, Pegões, Vendas Novas ou mesmo Alcácer do Sal. Veja-se o caso recente da Super FM que mesmo cobrindo a capital deu no que deu, e está muito aquém de ser somente um problema de gestão como foi referido no tópico respetivo. O cerne da questão é que o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionais.
A Amália também não é comparação. São realidades diferentes. Os 100.6 servem de mero transmissor que visa propagar para a margem sul um conteúdo cujo bolo vem de Lisboa, e a única fatia de programação local, se é que se pode chamar assim, surge em blocos noticiosos. Da última vez que ouvi, porque a música não é o meu fado, esta frequência de Setúbal(?) também não tinha anúncios locais (leiam-se do concelho de setúbal), isto já para não falar que o posto emissor está localizado no concelho de Palmela, que já são outros quinhentos.
Desculpem-me a longo post. Cumprimentos a todos
-
A única informação privilegiada de que disponho e de fonte fidedigna, é que de acordo com medições recentes a RJS está a emitir com 30W e a Azul com 300W, contrariamente ao que diz o caro utilizador Linxtuga, o qual depreendo que resida no distrito de Setúbal, mas desculpe que lhe diga, pelo que tive oportunidade de ler, está muito longe de conhecer a realidade do concelho.
A informação que tinha da potência era a última disponÃvel à data de 2013 publicamente. Se a Azul emite agora com 300, deve ser por isso que agora já chega à Venda do Alcaide desde há uns tempos para cá, onde antes morria logo após as portagens de Setúbal.
De jeito nenhum posso admitir que um utilizador que só se registou agora considere o que quer que seja sobre o que sei ou não sei do concelho e do distrito. Achei profundamente desnecessário o comentário.
Por outro lado, há que dizer que uma pessoa que resida no distrito não tem de conhecer o concelho-sede. Há muita gente no Montijo que nunca meteu os pés nem em Palmela. Alias, aposto que muito boa gente da margem Sul preferiria ser distrito de Lisboa. Fica a nota.
Aliás, alguém me pode dar uma justificação devidamente fundamentada, para as rádios de Setúbal terem que chegar a Lisboa? Que interessa isso? Ambas estão aquém da P.A.R. atribuÃda, é inegável, mas interessa sim, cobrirem o concelho para o qual estão licenciadas e pelo menos a Azul, para não fugir ao tópico, faz isso ainda que com algumas zonas de sombra do lado de Azeitão, fruto da urografia/localização do posto emissor, no mesmo local da Rádio Jornal, que, uma vez mais Linxtuga (juro que não é nada pessoal), não está no bairro do liceu como refere.
*orografia
Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios. O posto emissor está na baixa de Palmela, num ponto conveniente para emissão para o concelho de Setúbal em termos de orografia. É sabido que localizações em Palmela, quanto mais na direção de Sesimbra, pior.
Não têm de chegar a Lisboa mas se até dentro do próprio concelho há falhas, têm a obrigação de cobrir o mais possÃvel. E, sendo sede de concelho, podiam cobrir o distrito todo e fazer serviço que não existe, mas as vistas curtas são uma carateristica de muitos setubalenses e infelizmente quem dirige tem publicidade e pouco paga aos locutores, pelo que nem se preocupa com isso, porque está tudo saudável como está.
Realço a coincidência da RJS, mais local, só cobrir o Centro urbano da Cidade. Morre a chegar ao Faralhão. Atropelada pela Antena2 e pela própria falta de potência. O que é muito giro porque supostamente teria lá mais público.
Não sendo concelho, faria muito mais sentido explorarem o mercado que eventualmente possa existir “em linha de vista†do lado de Tróia, Pegões, Vendas Novas ou mesmo Alcácer do Sal. Veja-se o caso recente da Super FM que mesmo cobrindo a capital deu no que deu, e está muito aquém de ser somente um problema de gestão como foi referido no tópico respetivo. O cerne da questão é que o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionais.
Demonstra aqui um desconhecimento porque acha que as rádios que emitem em Lisboa são lisboetas e portanto emitem todas do concelho de Lisboa. A Radar emite da Trafaria e foi licenciada para Almada ainda como RV Almada e não é por isso que não deixa de ter muito mercado em Lisboa. Lisboa e Grande Lisboa são realidades que por vezes conseguem ser muito diferentes.
Há inúmeras rádios que emitem para Lisboa não sendo o concelho de onde emitem. Quer exemplos? Dou -lhe três: Oxigénio, licenciada para Oeiras; Record, licenciada para Sintra; Cidade FM, licenciada para a Amadora. Há muitos outros. A Amália tem os 92.0 que não são de Lisboa, são de Loures. A Orbital emite para Lisboa e não é de lá. É de Loures. Etc, etc, etc.
A Amália também não é comparação. São realidades diferentes. Os 100.6 servem de mero transmissor que visa propagar para a margem sul um conteúdo cujo bolo vem de Lisboa, e a única fatia de programação local, se é que se pode chamar assim, surge em blocos noticiosos. Da última vez que ouvi, porque a música não é o meu fado, esta frequência de Setúbal(?) também não tinha anúncios locais (leiam-se do concelho de setúbal), isto já para não falar que o posto emissor está localizado no concelho de Palmela, que já são outros quinhentos.
Desculpem-me a longo post. Cumprimentos a todos
A Amália tem programação local em 100.6, muitas vezes à noite. E foi licenciada para Setúbal, sim, ainda como Rádio Voz. O emissor estava na mesmÃssima torre que, como diz e bem, serve RJS e Azul. E esta?
Cumprimentos.
-
RJS? O que é isso? A questão coloca-se por quem circula na região a escutar a Antena 2 nos 88,7 MHz e sente a interferência de uma rádio amadora qualquer que opera em muito más condições, nos 88,6. Até no perÃmetro urbano de Setúbal se nota a debilidade de sinal. Deve ser a pior rádio local deste paÃs e arredores em termos de cobertura, que nem sequer oferece um nÃvel confortável de sinal dentro da própria cidade.
Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk
-
Caro Linxtuga, não o conheço de outros fóruns e duvido que de qualquer outra forma. Repito não é nada pessoal, mas permita-me, divergir.
A informação que tinha da potência era a última disponÃvel à data de 2013 publicamente. Se a Azul emite agora com 300, deve ser por isso que agora já chega à Venda do Alcaide desde há uns tempos para cá, onde antes morria logo após as portagens de Setúbal.
Não sei onde foi buscar a Venda do Alcaide.
De jeito nenhum posso admitir que um utilizador que só se registou agora considere o que quer que seja sobre o que sei ou não sei do concelho e do distrito. Achei profundamente desnecessário o comentário.
Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato. O meu registo é realmente recente, o que não invalida que não seja seguidor do fórum já há muito tempo, bem como, que não tenha lido TODOS os seus comentários relativamente às rádios de Setúbal. Se não quiser admitir, também está no seu direito, mas, volto a dizer, com todo o respeito, sim desconhece.
Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios.
Queira então rever e descobrir onde é que li Bairro do Liceu.
88.6 - RJS (ex-Rádio Canal1) - Local até à medula, emite com 50w de uma torre no final do Bairro do Liceu em Setúbal, a cerca de 30mts de cota, com cerca de 30mts de altura (morre na Morgada e na Venda do Alcaide). Som a caminho de mau, embora com volume aceitável, condições técnicas muito boas não fosse a carolice de quem lá está não permitir dar para mais. Tem publicidade local e é dela que vive surpreendentemente bem. Tem boa programação, os locutores são muito anos 80/90 mas não são amadores (apenas cristalizaram), mas em tempos tinha relatos do Vitória, que foram completamente perdidos a norte do Sado desde há uns anos para cá. 100% setubalense, com tudo o que isso implica. Sem RDS.
98.9 - Rádio Azul - Em tempos 98.9, 88.6 e 100.6 eram do mesmo grupo. Os 100.6 foram para outro lado (ver abaixo), os 98.9 também foram adquiridos a uma famÃlia que reside em Setúbal, e aparentemente com maior expertise. A torre de emissão continua a ser a mesma da Rádio Jornal, emite com 100w embora com cota mais baixa, e a única diferença é que chega melhor a Tróia e ainda toca Alcácer. É um esforço interessante de trazer uma rádio local para o concelho que tenha relevo e qualidade - o som é bom, podendo ser melhor a espaços, mas os microfones são fracos. Em tempos transmitiu os relatos do Vitória, algo que desde 2012 não transmite. Tem um voz-off principal razoável (João Paulo Nunes), mas as vozes femininas são muito, muito fracas. Tem notÃcias 24h/dia (gravadas) e programas informativos, quase não tem locução de continuidade, e tem nÃveis variáveis de publicidade. É o único emissor que pode almejar uma cobertura ao nÃvel dos 89.9 da RFM pela frequência que tem.
Ah! E já agora, está mesmo equivocado. A 14 de fevereiro refere que a Azul tinha 100W e a 18 de dezembro, neste tópico já diz que que tem 50W?
Em termos de anunciantes não iria compensar de certeza absoluta. Era mais gasto em eletricidade, técnica e afins, para o mesmo lucro. Esta com 50W de uma PAR de 2000 e isso deve ajudar muito ao equilÃbrio das contas.
Bem, adiante.
O posto emissor está na baixa de Palmela, num ponto conveniente para emissão para o concelho de Setúbal em termos de orografia.
O posto emissor na baixa de Palmela? Essa é nova. Em 30 anos, nunca esteve carÃssimo. Uma vez mais, desconhece.
Demonstra aqui um desconhecimento porque acha que as rádios que emitem em Lisboa são lisboetas e portanto emitem todas do concelho de Lisboa.
Está equivocado. Em momento nenhum pus a coisa nesses termos. Referi sim, e passo a citar “o mercado de Lisboa é para as rádios lisboetas sejam elas locais e/ou sobretudo as nacionaisâ€, entenda-se aqui que Lisboa tem 5 frequências de âmbito local, e as nacionais, creio que nem preciso fazer o desenho. Apenas a essas me referi, porque as que tem emissores em concelhos limÃtrofes e anunciam frequências de Lisboa, nem foram por mim referidas.
Bem, na verdade até falei da Amália, mas nem referi os 92.0 de Loures.
A Amália tem programação local em 100.6, muitas vezes à noite. E foi licenciada para Setúbal, sim, ainda como Rádio Voz. O emissor estava na mesmÃssima torre que, como diz e bem, serve RJS e Azul. E esta?
Começo a ser repetitivo, mas desconhece. Caro Linxtuga.
Em primeiro lugar essa mesma torre nunca albergou as três rádios simultaneamente. E esta?
Se são três, onde estava a outra? Consegue achar o Wally? Eu dou uma ajuda.
A RVS durante muitos anos emitiu com o emissor no topo do edifÃcio onde estavam os estúdios. A RJS chegou a funcionar no mesmo edifÃcio. No princÃpio do novo milénio, a RVS mudou-se para partilhar as antigas instalações da Azul, e por sua vez também a mesma torre de emissão. Situação que anos mais tarde se iria voltar a reverter, quando a Azul teve se mudou para os atuis estúdios, fazendo com RJS mudasse também e a RVS voltasse à s origens. Pode parecer confuso e realmente foi.
Passar bem
-
Caro Linxtuga, não o conheço de outros fóruns e duvido que de qualquer outra forma. Repito não é nada pessoal, mas permita-me, divergir.
A informação que tinha da potência era a última disponÃvel à data de 2013 publicamente. Se a Azul emite agora com 300, deve ser por isso que agora já chega à Venda do Alcaide desde há uns tempos para cá, onde antes morria logo após as portagens de Setúbal.
Não sei onde foi buscar a Venda do Alcaide.
Acho que devo ter escrito algures, anteriormente, que deixava de ouvir a rádio na Venda do Alcaide. Se não escrevi estou deslocalizado no tempo, porque tinha ideia de ter escrito isso.
Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato. O meu registo é realmente recente, o que não invalida que não seja seguidor do fórum já há muito tempo, bem como, que não tenha lido TODOS os seus comentários relativamente às rádios de Setúbal. Se não quiser admitir, também está no seu direito, mas, volto a dizer, com todo o respeito, sim desconhece.
Desconheço o interesse por ler todos os meus comentários sobre essas rádios. Deve ser dos tópicos que menos falo aqui.
Gostava de saber onde é que leu que eu disse estar no Bairro do Liceu. No Bairro do Liceu estavam, da última vez que vi, os estúdios.
Queira então rever e descobrir onde é que li Bairro do Liceu. [/quote]
Visto. A informação que tenho foi me dada por profissionais que lá trabalhavam, e é com base nessa que prestei indicações, sendo as últimas de Fevereiro de 2013. Se está de facto noutro local fica a correção e será anexada ao post logo que tenha tempo e paciência para me dar ao trabalho de a fazer.
Quanto à questão das potências da Rádio Azul, volto a dizer que a informação que tinha até Fevereiro era de que emitia com 100w (dada por quem lá trabalhava), sendo que lá para Julho fiz uma atualização no FM-Scan salvo erro que mencionava 50W. Ou se não foi lá, tenho a certeza que li isso algures nessa altura, daà mencionar em Dezembro.
Começo a ser repetitivo, mas desconhece. Caro Linxtuga.
Em primeiro lugar essa mesma torre nunca albergou as três rádios simultaneamente. E esta?
Se são três, onde estava a outra? Consegue achar o Wally? Eu dou uma ajuda.
A RVS durante muitos anos emitiu com o emissor no topo do edifÃcio onde estavam os estúdios. A RJS chegou a funcionar no mesmo edifÃcio. No princÃpio do novo milénio, a RVS mudou-se para partilhar as antigas instalações da Azul, e por sua vez também a mesma torre de emissão. Situação que anos mais tarde se iria voltar a reverter, quando a Azul teve se mudou para os atuis estúdios, fazendo com RJS mudasse também e a RVS voltasse à s origens. Pode parecer confuso e realmente foi.
Passar bem
Volto a dizer: não eram as informações que tinha, mas as últimas que tinha datavam da data referida acima. É com essas que funciono. Se tem outras, tanto melhor, fica-se mais informado.
-
Quando digo que desconhece a realidade do concelho, digo-o porque além de ter liberdade para dar a minha opinião, desconhece de fato.
De fato, de camisa, de camisola ou qualquer outra coisa. O que cada um veste não tem nada a ver!
PORRA, escrevam em português!!!
-
Enquanto alguns discutem questões menores, eu prefiro concentrar-me no essencial: a RJS nem sequer é capaz de servir adequadamente de sinal a população de Setúbal.
-
Por favor, evitem os apartes. Isso interessa zero.
Enviado do meu F3111 através de Tapatalk
-
Sem mais apartes que realmente, prossigo:
RJS? O que é isso? A questão coloca-se por quem circula na região a escutar a Antena 2 nos 88,7 MHz e sente a interferência de uma rádio amadora qualquer que opera em muito más condições, nos 88,6. Até no perÃmetro urbano de Setúbal se nota a debilidade de sinal. Deve ser a pior rádio local deste paÃs e arredores em termos de cobertura, que nem sequer oferece um nÃvel confortável de sinal dentro da própria cidade.
Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk
Precisamente. A Antena 2 começa a interferir à medida que vai mais para este e desaparece a questão da Arrabida. O sinal só é suficientemente forte no eixo LuÃsa Todi - Liceu e nada mais. Estamos a falar de uns 2000 metros talvez, mais parece alcance de rádio comunitária.
A Azul tem captação mais instável principalmente na Estrada dos Ciprestes mas fica-se por aÃ.
-
Afinal, alguém me sabe esclarecer onde ficam exatamente os emissores da RJS e da Azul? Obrigado.
-
Afinal, alguém me sabe esclarecer onde ficam exatamente os emissores da RJS e da Azul? Obrigado.
Isto no fundo é o que interessa. O resto é ruÃdo.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Se não estou em erro,as duas rádios partilham a mesma torre e a mesma está localizada no Reservatório da Ãguas do Sado
-
Se não estou em erro,as duas rádios partilham a mesma torre e a mesma está localizada no Reservatório da Ãguas do Sado
Podia p.f. ser mais especÃfico, para quem não conhece bem Setúbal?
-
Na Rua do Carrascal
-
Sabem o que é irónico? Passar na A2 entre a portagem de Coina e o nó de Sesimbra/ Fogueteiro e apanhar nos 98.9 a Rádio... não a Azul, mas a Comercial (Portalegre) interferindo a primeira.
-
Confirma-se o negócio.
http://blitz.sapo.pt/principal/update/2017-05-09-Luis-Montez-compra-mais-uma-radio-e-prepara-negocio-com-Alvaro-Covoes
-
Em breve vamos ver o potencial que havia naquela rádio, com uma grande cobertura.
Teve olho o Montez e não deve faltar muito a Jornal FM ir pelo mesmo caminho...
Infelizmente o fim de mais uma rádio.
-
Jornal FM? Está a referir-se à RJS, correcto? Ou quis mencionar mesmo a estação local do concelho de Paredes? Em todo o caso, o "pequeno grande" problema da RJS (que opera nos 88,6 MHz) é, precisamente, a frequência. Não estou a ver o Montez ou outra pessoa a projectar um grande futuro para a estação, salvo se convencer a ANACOM a autorizar a mudança de frequência.
-
Jornal FM? Está a referir-se à RJS, correcto? Ou quis mencionar mesmo a estação local do concelho de Paredes? Em todo o caso, o "pequeno grande" problema da RJS (que opera nos 88,6 MHz) é, precisamente, a frequência. Não estou a ver o Montez ou outra pessoa a projectar um grande futuro para a estação, salvo se convencer a ANACOM a autorizar a mudança de frequência.
Sim estava a referir RJS - Rádio Jornal de Setúbal, peço desculpa.
-
Na Rua do Carrascal
Onde fica exatamente isso? Estive a ver no Google Maps mas as coisas não estão muito claras nos mapas. E não vejo nada que se pareça com uma torre de um depósito e que tenha antenas de rádio. Obrigado.
-
Confesso: estou curioso em relação ao futuro da Rádio Azul. Se o engenheiro Montez fica sem a Radar e a Oxigénio, riscamo-las da lista de estações "candidatas" ao "lugar" dos 98,9 MHz. A Rádio Amália já emite de Palmela. Ou os 98,9 vão para a SBSR, ou para a Meo Music, ou, quem sabe, passarão para a Marginal. Quarta hipótese: Rádio Nova Era em Setúbal. Último cenário credÃvel: uma nova estação que não tenha a ver com as anteriores (e não seria de excluir uma "Rádio Festival do Sul, adaptada à realidade da região). Há que esperar para ver...
Enviado através de Tapatalk
-
Actualização: eis a deliberação da ERC (http://www.erc.pt/download.php?info=YTozOntzOjU6ImFjY2FvIjtzOjg6ImRvd25sb2FkIjtzOjY6InRpdHVsbyI7czo0MzoiRGVsaWJlcmElRTclRTNvK0VSQyUyRjIwMTclMkY5MyslMjhBVVQtUiUyOSI7czo4OiJmaWNoZWlybyI7czozOToibWVkaWEvZGVjaXNvZXMvb2JqZWN0b19vZmZsaW5lLzY1NDEucGRmIjt9). E passo a citar: "(...) É declarado que a operação ora em apreço não terá repercussão no projeto atualmente difundido pelo operador R.A. Produções Radiofónicas, Lda., mantendo-se o projeto confirmado no ato de renovação da licença pela Deliberação 120/LIC-R/2009, de 14 de abril de 2009.".
-
"Rádio Festival do Sul", adaptada à realidade da região?
-
Confesso: estou curioso em relação ao futuro da Rádio Azul. Se o engenheiro Montez fica sem a Radar e a Oxigénio, riscamo-las da lista de estações "candidatas" ao "lugar" dos 98,9 MHz. A Rádio Amália já emite de Palmela. Ou os 98,9 vão para a SBSR, ou para a Meo Music, ou, quem sabe, passarão para a Marginal. Quarta hipótese: Rádio Nova Era em Setúbal. Último cenário credÃvel: uma nova estação que não tenha a ver com as anteriores (e não seria de excluir uma "Rádio Festival do Sul, adaptada à realidade da região). Há que esperar para ver...
Enviado através de Tapatalk
Muitas possibilidades e poucas certezas...
Duvido que seja uma Festival, porque já há muita aposta desse mercado no distrito - assim de repente, RDS, PopularFM.
-
O negócio da venda ao grupo Música no Coração de LuÃs Montez foi revogado pela ERC (http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNzYwMC5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE5MjAxLWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2019201-aut-r).
-
Hoje fui a Setúbal ao fim do dia e reparei na torre que parece acrescentada com mais três módulos. Um branco e dois vermelhos no topo. Ao ouvir fiquei desiludido. Na última vez que fui a Setúbal hà algum tempo ouvia-se muito melhor.
-
Estive em Setúbal à pouco tempo,reparei na torre que não esta num ponto alto.. a dúvida que tenho é o porque de não colocarem o emissor no topo da Arrábida? A cobertura melhorava a "olhos vistos", sendo acredito eu possÃvel essa mudança.
-
A Rádio Azul e a Rádio Jornal de Setúbal, podiam ter exelentes coberturas e não tem nunca percebi o porquê, ainda mais com 2000 watts cada.
Tem uma cota exelente dentro do concelho (Arrábida).
Certamente tem haver com custos em termos de eletricidade.
-
É impressão minha ou eles andaram a mexer no emissor?, desde Sábado que tenho conseguido ouvir a Rádio Azul com sinal razoável no concelho do Seixal quando dantes nem se ouvia (embora tenha alguma pressão por parte dos 98.7 da R. Observador)
Será que eles aumentaram a potência para os 2000W autorizados?
-
É impressão minha ou eles andaram a mexer no emissor?, desde Sábado que tenho conseguido ouvir a Rádio Azul com sinal razoável no concelho do Seixal quando dantes nem se ouvia (embora tenha alguma pressão por parte dos 98.7 da R. Observador)
Será que eles aumentaram a potência para os 2000W autorizados?
No Litoral Alentejano também já chega a emissão da Rádio Azul à anos que nao se ouvia por esta região. Estou mesmo agora a ouvir com RDS e tudo.
-
Também se apanha com algum ruido na zona do Parque das Nações
-
O sinal não é tao forte como da Rádio Amália (100.6 FM). No carro nota-se algumas falhas mesmo, na região do Litoral Alentejano. E Chega com RDS "AZUL" e rádio texto.
-
Também se apanha com algum ruido na zona do Parque das Nações
Sim, bem mais fraco que a Amália.
-
Há umas semanas dei conta aqui de que vi mudanças na torre da Rádio Azul. Talvez os últimos relatos sejam a consequência disso.
Segundo sei a antena da Amália está em Palmela, portanto não há comparação possÃvel.
-
É a única rádio das que ainda emite em Setúbal com emissão online. E a valer a pena: o som é bom, a emissão polida e límpida. O Bloco informativo de Alberto Antunes, com a duração de 7 minutos (gravado), é bem organizado e bastante bom. E a música é boa dentro de uma generalista.
Deve ser das raras locais decentes que resta no distrito…
-
Ainda bem que assim é, Setúbal merece ter uma boa estação local. Pena não chegar bem a Lisboa, sempre era mais uma alternativa.
Agora a TSF se tivesse "pastel" poderia tornar a Rádio Jornal de Setúbal num excelente emissor de complemento à TSF de Lisboa que penso tem dificuldades de recepção na cidade sadina. Em alternativa a Oxigénio também seria uma excelente opção para o éter setubalense. E ajudaria bastante na capital, como se verifica isso com os 100,6 da Amália.
-
A Azul merecia estar numa torre em Palmela…
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Palmela fora do concelho?
Porque não a serra da Arrábida dentro do concelho.
E a Rádio Jornal de Setúbal já não emite de Setúbal ou já não está a emitir?
-
Online pelo menos não tem emissão atualmente…
-
Palmela fora do concelho?
Porque não a serra da Arrábida dentro do concelho.
E a Rádio Jornal de Setúbal já não emite de Setúbal ou já não está a emitir?
1. Sempre foi possível deslocalizar um emissor para fora do concelho de alvará (limítrofe apenas), desde que os elementos radiantes estejam equipados com refletores para limitação de azimute)
2. A ANACOM não autoriza emissores locais de Setúbal/Sesimbra a emitir da Arrábida. Isso abriria um precedente. De repente as rádios do Barreiro, de Sesimbra, Palmela, Alcácer do Sal, e até mesmo Seixal podiam solicitar a mudança para a Arrábida...
Acontece o mesmo com vários municípios do distrito de Aveiro: muitos tentaram colocar emissores na Serra da Freita e foi TUDO negado...
-
Palmela fora do concelho?
Porque não a serra da Arrábida dentro do concelho.
E a Rádio Jornal de Setúbal já não emite de Setúbal ou já não está a emitir?
1. Sempre foi possível deslocalizar um emissor para fora do concelho de alvará (limítrofe apenas), desde que os elementos radiantes estejam equipados com refletores para limitação de azimute)
2. A ANACOM não autoriza emissores locais de Setúbal/Sesimbra a emitir da Arrábida. Isso abriria um precedente. De repente as rádios do Barreiro, de Sesimbra, Palmela, Alcácer do Sal, e até mesmo Seixal podiam solicitar a mudança para a Arrábida...
Acontece o mesmo com vários municípios do distrito de Aveiro: muitos tentaram colocar emissores na Serra da Freita e foi TUDO negado...
Deslocalizar emissores pode ser sempre possível desde que se justifique não se conseguir uma cobertura dentro do seu próprio concelho ou em alternativa micro cobertura (que não é o pretendido).
Mas não estou a ver essa proibição se a Arrábida é dentro do concelho de Setúbal.
Enviado do meu 21091116AG através do Tapatalk
-
Palmela fora do concelho?
Porque não a serra da Arrábida dentro do concelho.
E a Rádio Jornal de Setúbal já não emite de Setúbal ou já não está a emitir?
1. Sempre foi possível deslocalizar um emissor para fora do concelho de alvará (limítrofe apenas), desde que os elementos radiantes estejam equipados com refletores para limitação de azimute)
2. A ANACOM não autoriza emissores locais de Setúbal/Sesimbra a emitir da Arrábida. Isso abriria um precedente. De repente as rádios do Barreiro, de Sesimbra, Palmela, Alcácer do Sal, e até mesmo Seixal podiam solicitar a mudança para a Arrábida...
Acontece o mesmo com vários municípios do distrito de Aveiro: muitos tentaram colocar emissores na Serra da Freita e foi TUDO negado...
Deslocalizar emissores pode ser sempre possível desde que se justifique não se conseguir uma cobertura dentro do seu próprio concelho ou em alternativa micro cobertura (que não é o pretendido).
Mas não estou a ver essa proibição se a Arrábida é dentro do concelho de Setúbal.
Enviado do meu 21091116AG através do Tapatalk
Tem a ver com a altitude acima do nível do mar. A Torre (Serra da Estrela) pertence a Seia, e a rádio desse concelho só pode emitir a partir da Aldeia da Serra a 1000 metros.
-
Andei 13 anos enganado a achar que esses emissores se podiam deslocalizar para a Arrábida, afinal é só para Palmela… lol
-
Um dos problemas que noto na Azul mais perto de Lisboa é usar a mesma frequência do emissor de Portalegre da Comercial. Uns dias apanho a Azul, uma outros dias a Comercial e às vezes uma mistura das duas.
-
Andei 13 anos enganado a achar que esses emissores se podiam deslocalizar para a Arrábida, afinal é só para Palmela… lol
E foi o Montez a abrir o precedente.
Ainda assim, é preciso ter um rádio em condições para ouvir a Amália em Lisboa nessa frequência. Se estivermos numa zona com intensidade de campo muito forte dos 100,8 MHz, é para esquecer. Eu em Alcântara tinha os dois emissores em linha de vista (100,6 e 100,8) e a Amália levava muita ripada em rádios que não separavam bem as frequências. E o sinal das duas era forte...
A Azul não sei se a deixam mudar para lá por causa da Comercial em Portalegre, já a RJS tem o problema da Antena 2 no Montejunto...
-
Desconhecia isso. A lei da rádio, penso não dizer nada disso, isso é como as potências.
Ouvi à dias no programa do provedor do ouvinte que vão duplicar as potências de Monsanto e de outros emissores e as rádios locais não conseguem aumentar potências para igualar a tantas outras rádios locais.
Infelizmente em Portugal temos rádios de várias classes e a lei não é igual para todos.
-
Desconhecia isso. A lei da rádio, penso não dizer nada disso, isso é como as potências.
Ouvi à dias no programa do provedor do ouvinte que vão duplicar as potências de Monsanto e de outros emissores e as rádios locais não conseguem aumentar potências para igualar a tantas outras rádios locais.
Infelizmente em Portugal temos rádios de várias classes e a lei não é igual para todos.
Artigo 14.º
Normas técnicas
1 - As condições técnicas do exercício da actividade de rádio e as taxas a pagar pela atribuição de direitos ou pela utilização dos recursos necessários à transmissão são definidas nos termos previstos na legislação aplicável em matéria de comunicações electrónicas.
2 - A legislação referida no número anterior fixa os termos em que, havendo necessidade de melhorar a qualidade técnica de cobertura dos serviços de programas licenciados, é possível solicitar a utilização de estações retransmissoras e a localização da respectiva estação emissora fora dos municípios para os quais possuem licença.
Ou seja, a lei da Rádio remete para legislação própria, neste caso o DL 130/97. O artigo 25º o único que fala sobre o assunto tem a seguinte redação:
Artigo 25
Melhoria da qualidade da cobertura
1 Quando se verifique a necessidade de melhorar a qualidade de cobertura de uma estação emissora de âmbito geral, regional ou local, na área constante do respectivo alvará, o operador interessado pode requerer ao Instituto das Comunicações de Portugal a possibilidade de utilização de estações retransmissoras e a localização da estação emissora fora do concelho cuja área é pressuposta cobrir.
2 O requerimento referido no número anterior é instruído com a memória justificativa do pedido e respectivo projecto técnico, cujas especificações são definidas por portaria do membro do Governo responsável pela área das comunicações.
3 O deferimento do requerimento fica condicionado às limitações do espectro radioeléctrico.
4 A análise do requerimento a que se refere o presente artigo será feita no prazo de 45 dias a contar da data de entrada dos pedidos no Instituto das Comunicações de Portugal.
Dito isto, nem o referido DL establece que o emissor tenha de estar num concelho limitrofe. Agora, dá poderes à ANACOM para o definir e deve ser esse o motivo.
O que para mim é uma novidade absoluta é a impossibilidade de colocar em qualquer centímetro do concelho ou limítrofe o emissor. Está compreendido o porquê de os 92.8 de Figueiró não saírem da Torre da Comercial em Castanheira, o que me causava sempre uma grande interrogação e, quiçá, o mesmo com a M80 no Monte da Virgem. Também já me havia interrogado sob o porquê de não existirem emissores a sair da Torre, possivelmente entrariam forte e feio em Espanha dentro.
O que o brodcastfm diz tem muita razão, e desculpem-me, porque eu defendo um serviço público robusto mas não é sinónimo de um privado fraco. E claramente, a RTP ao deter 3 frequências nacionais, 50%, tem uma posição dominante muito forte. As rádios concelhias dever-se-iam fazer ouvir em condições em todo o distrito ou Área Metropolitana/CIM. Urge evoluir para um modelo regional.
-
Andei 13 anos enganado a achar que esses emissores se podiam deslocalizar para a Arrábida, afinal é só para Palmela… lol
E foi o Montez a abrir o precedente.
Ainda assim, é preciso ter um rádio em condições para ouvir a Amália em Lisboa nessa frequência. Se estivermos numa zona com intensidade de campo muito forte dos 100,8 MHz, é para esquecer. Eu em Alcântara tinha os dois emissores em linha de vista (100,6 e 100,8) e a Amália levava muita ripada em rádios que não separavam bem as frequências. E o sinal das duas era forte...
A Azul não sei se a deixam mudar para lá por causa da Comercial em Portalegre, já a RJS tem o problema da Antena 2 no Montejunto...
Confirmo o que dizes e também já o vi a verificar-se num rádio meu o ano passado. A convivência às vezes é pouco pacífica. Deve ser por isso que a ANACOM não mete rádios a menos que 0,3 em várias situações… e entende-se.
A Azul se fosse para Palmela iria haver problemas com a Comercial de Portalegre na certa: o sinal das rádios da Arrábida (e da antiga Pal FM!) chega ao sul do distrito de Santarém em condições bastante razoáveis a boas, e a Comercial tendo alvará nacional é do tipo de coisas que pode impedir. A RJS teria melhor sorte talvez com uma mudança de frequência para, possivelmente, 88.4; recorda que temos RFM em 89.9 e RR do Montejunto em 90.2 já hoje, ambas com PAR autorizada igual, e a frequência está livre.
Uma outra solução: 104.8, com o argumento de melhorar o sinal dentro da mesma região metropolitana. Claro que à custa de perder muito para baixo de Tróia e Alcácer do Sal, seria inaudível, o emissor da RFM cilindra tudo o que mexe. Aqui admito que pudesse haver restrição de azimute.
O Luís Carvalho vai saber esta muito melhor que eu, mas acredito que a Arrábida consiga furar para alguns pontos no sul do distrito de Portalegre, não?
pdnf, quanto aos aumentos de potência, de acordo com uma informação de um outro forista não há pedidos autorizados desde 2003. Ou seja, a possibilidade técnica existe, mas daí à prática é diferente.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
-
Esse articulado da LdR não é o mais recente.
https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2010-73895551-73895718
Só prevê a utilização de micro-coberturas e/ou deslocalização do emissor.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
Também pode ser claro...mas não sei!!!
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
É isso mesmo. Neste momento estão a sair com 10 kW no máximo.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
É isso mesmo. Neste momento estão a sair com 10 kW no máximo.
No Monte da Virgem tem um desempenho pior em certas zonas que a Nova Era, deve estar com menos ainda. E tanto em Gaia como em Lisboa pode ir aos 100 kW de acordo com o site da ANACOM.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
É isso mesmo. Neste momento estão a sair com 10 kW no máximo.
No Monte da Virgem tem um desempenho pior em certas zonas que a Nova Era, deve estar com menos ainda. E tanto em Gaia como em Lisboa pode ir aos 100 kW de acordo com o site da ANACOM.
Desde que mudaram os elementos radiantes nunca mais foi o mesmo.
-
Pois os aumentos de potência não existem para as rádios locais mas existem para as rádios de âmbito nacional com é o caso das rádios da RDP, como se pode ouvir aqui: https://www.rtp.pt/play/p9584/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie
Aumento da potência não significa aumento da potência autorizada.
Muito provavelmente a RDP estará a emitir em Lisboa com potência reduzida face ao autorizado.
É isso mesmo. Neste momento estão a sair com 10 kW no máximo.
No Monte da Virgem tem um desempenho pior em certas zonas que a Nova Era, deve estar com menos ainda. E tanto em Gaia como em Lisboa pode ir aos 100 kW de acordo com o site da ANACOM.
Desde que mudaram os elementos radiantes nunca mais foi o mesmo.
Mesmo a Lousã tem um desempenho substancialmente inferior em comparação com as demais nacionais, sendo que Comercial, TSF, e RR têm pressão muito superior nas frequências provocada por locais.
-
Voltando à vaca fria, aliás, à Rádio Azul e outras rádios locais em circunstâncias semelhantes, a ANACOM pode impor limites de altitude (cota) e outros parâmetros técnicos para evitar que um determinado emissor seja instalado num local que ofereça uma propagação demasiadamente favorável, ao ponto de prejudicar consideravelmente outros operadores. Não é difícil adivinhar por que razão a ANACOM não autoriza as rádios de Setúbal a terem os emissores na Arrábida.
-
Voltando à vaca fria, aliás, à Rádio Azul e outras rádios locais em circunstâncias semelhantes, a ANACOM pode impor limites de altitude (cota) e outros parâmetros técnicos para evitar que um determinado emissor seja instalado num local que ofereça uma propagação demasiadamente favorável, ao ponto de prejudicar consideravelmente outros operadores. Não é difícil adivinhar por que razão a ANACOM não autoriza as rádios de Setúbal a terem os emissores na Arrábida.
Pergunto-me até que ponto seria possível irem para a Arrábida *mas* com refletores na direção de Lisboa. Com objetivo de cobrir o distrito. Até que ponto tornaria mais viável? Terá já sido tentado?
-
Bloquear o sinal para Lisboa comprometeria a cobertura de Azeitão.
-
Bloquear o sinal para Lisboa comprometeria a cobertura de Azeitão.
Azeitão está a oeste de Setúbal, Lisboa está para Norte no azimute; como é que comprometeria? Orografia?
-
Antenas na Arrábida com bloqueio para Lisboa... Azeitão está precisamente nesse enfiamento (Google Maps).
O que me está a escapar?
Pelo que me foi dado a perceber, a Rádio Azul já cobre Azeitão, coisa que nunca conseguiu desde a legalização, a famosa curva das Necessidades era a fronteira. Hoje fá-lo eficazmente.
O concelho estará coberto. Ir para além disso (distrito) não fará sentido como intenção. Se formos nessa conversa ficaremos piores do que no tempo da pirataria em que as rádios mediam "fichas" para ver até onde chegavam.
-
Antenas na Arrábida com bloqueio para Lisboa... Azeitão está precisamente nesse enfiamento (Google Maps).
O que me está a escapar?
Pelo que me foi dado a perceber, a Rádio Azul já cobre Azeitão, coisa que nunca conseguiu desde a legalização, a famosa curva das Necessidades era a fronteira. Hoje fá-lo eficazmente.
O concelho estará coberto. Ir para além disso (distrito) não fará sentido como intenção. Se formos nessa conversa ficaremos piores do que no tempo da pirataria em que as rádios mediam "fichas" para ver até onde chegavam.
Eu aqui por Sacavem escuto bem a radio azul com RDS e tudo.
Enviado de meu Nexus 7 usando o Tapatalk
-
A ouvir, graças às condições de propagação favoráveis, a Rádio Azul, de Setúbal (98,9 MHz). Ponto positivo: notícias às 0h00 actualizadas (para falar na derrota de Portugal nos penalties, o jornalista de serviço ou disse as notícias em directo, ou gravou uns minutos antes). Infelizmente, nem todas as rádios (verdadeiramente) locais apresentam notícias actualizadas durante a noite, já que recorrem a gravações...
-
Já a Rádio Jornal de Setúbal mal se ouve em Setúbal...Deve estar com muitas dificuldades. Temo o futuro de mais uma rádio, mas também não acho que Setúbal tem capacidade para ter duas rádios.
-
Já a Rádio Jornal de Setúbal mal se ouve em Setúbal...Deve estar com muitas dificuldades. Temo o futuro de mais uma rádio, mas também não acho que Setúbal tem capacidade para ter duas rádios.
Eu quando vejo uma local tremida a surgir no tópico, o primeiro pensamento agora é: mais uma que já foi. Ahahaha! As de Setúbal, parece-me que a julgar pelo estado da cobertura em Lxb, não devem estar lá mjito famosas.
-
A Rádio Azul melhorou a sua cobertura recentemente, chegando mesmo ao Litoral Alentejano e está com uma emissão dinâmica, na linha informativa e musical.
Já a Rádio Jornal de Setúbal só se ouve mesmo dentro da cidade de Setúbal, com muitas dificuldades, som muito baixo e sem RDS. Está assim já há alguns anos.
-
Já a Rádio Jornal de Setúbal mal se ouve em Setúbal...Deve estar com muitas dificuldades. Temo o futuro de mais uma rádio, mas também não acho que Setúbal tem capacidade para ter duas rádios.
Eu quando vejo uma local tremida a surgir no tópico, o primeiro pensamento agora é: mais uma que já foi. Ahahaha! As de Setúbal, parece-me que a julgar pelo estado da cobertura em Lxb, não devem estar lá mjito famosas.
Não tenho dúvidas que nos próximos 5 anos muitas vão terminar ou tornar-se retransmissores de outras estações.
Nomeadamente as localizadas no eixo Viana do Castelo-Setúbal que tenham coberturas potenciais interessantes.
Então se a Lei do Rádio for revista no sentido que facilite isso, é certinho.
-
A Rádio Azul melhorou a sua cobertura recentemente, chegando mesmo ao Litoral Alentejano e está com uma emissão dinâmica, na linha informativa e musical.
Já a Rádio Jornal de Setúbal só se ouve mesmo dentro da cidade de Setúbal, com muitas dificuldades, som muito baixo e sem RDS. Está assim já há alguns anos.
A Amália 100.6 chega muito, mas muito melhor, e tem a SW muito próxima a 0.2. Aliás, esse parece-me um erro relevante na atribuição de frequências. Vale que os recetores agora são muito, mas muito melhores.