Fórum da Rádio
Espectro radioeléctrico => VHF-FM => Tópico iniciado por: ZECA em Outubro 17, 2016, 06:51:09 pm
-
E não é que alguém se lembra em abrir uma rádio na Lixa em 94.4 FM.
http://lixafm.pt/
-
Alguém na zona para ver se isto é mesmo real?
-
Será que quem mantém (alegadamente) uma emissão pirata não compreende o que implica registar um domÃnio .pt? E têm página no Facebook! Para quem opera à margem da legalidade, são decisões deveras inteligentes...
-
Não vai durar muito, a menos que a ANACOM ande distraÃda.
-
Alguém da zona que confirme isto?
A frequência já existia anteriormente?
Pelo que dizem no facebook, por motivos de interferência com outra rádio, esta é a definitiva!!! :o Meu deus...
TÃtulos com números? Música alemã??? O que foste descobrir ZECA ;D
-
Não vai durar muito, a menos que a ANACOM ande distraÃda.
Se andavam, já não andam. Se é que me entendem. ;)
-
Alguém da zona que confirme isto?
A frequência já existia anteriormente?
Pelo que dizem no facebook, por motivos de interferência com outra rádio, esta é a definitiva!!! :o Meu deus...
TÃtulos com números? Música alemã??? O que foste descobrir ZECA ;D
A localidade da Lixa faz parte do Concelho de Felgueiras...
-
Alguém da zona que confirme isto?
A frequência já existia anteriormente?
Pelo que dizem no facebook, por motivos de interferência com outra rádio, esta é a definitiva!!! :o Meu deus...
TÃtulos com números? Música alemã??? O que foste descobrir ZECA ;D
Essa foi de mestre.. Vamos arredar um pouco pro lado por causa da interferência.
-
LOL ;) era interessante saber se têm RDS e a cobertura...
-
Não vai durar muito, a menos que a ANACOM ande distraÃda.
Se andavam, já não andam. Se é que me entendem. ;)
Ora... ;)
-
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
-
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.
-
Alguém da zona que confirme isto?
A frequência já existia anteriormente?
Pelo que dizem no facebook, por motivos de interferência com outra rádio, esta é a definitiva!!! :o Meu deus...
TÃtulos com números? Música alemã??? O que foste descobrir ZECA ;D
Andava eu no Google à procura de tipos de lixa e aparece-me a lixafm...e como estava fresco fui dar uma espreitadela..
-
Pois pelos vistos sempre havia emissão em 94.4. Mas parece que já não há e em consequência do que aqui se disse e parece que se fez. A foto em anexo comprova o que escrevi.
-
"há sempre alguém que anda aqui na página que denuncia"
Dizem isto num tom vergonhoso, como se o denunciante fosse o bandido...
-
Lei da rádio...!!! Será que esta "gente" sabe o que é...?? E informação que facilmente circula na NET...!!! Muita ingenuidade, amadorismo e algo mais...
Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk
-
Lei o que é isso? :D ;D
-
Vejo com muita preocupação que a existência de rádios piratas está a incomodar muito algumas pessoas.
Lembro-me que quando apareceram nos anos 80 revolucionaram por completo a rádio em Portugal.
Com o completo domÃnio dos grandes grupos de rádio e o desaparecimento das rádios locais quer as que são engolidas para retransmissores quer pelas que se limitam a emitir música a metro, o aparecimento de rádios livres parece-me a sequência lógica de quem realmente gosta de rádio.
Sei duma região onde (OBVIAMENTE não vou dizer o local) emitem 3 rádios livres há alguns anos.
E sabem porque é que ainda existem? Porque ainda não houve a chamada bufaria!
A existência deste tipo de rádios depende da boa vontade das pessoas que as ouvem e não afectam ninguém.
Os emissores hoje em dia são bem filtrados, não provocam qualquer tipo de interferências, a música (pelo menos nestas) é diferente e alternativa às rádios oficiais e é definitivamente uma pedrada no charco do autêntico marasmo em que caiu a rádio em Portugal.
-
Boas Tardes!!!
É a primeira vez que opino neste forúm, vamos a ver como me vou sair ;)
Faço rádio desde 1999, tenho uma rádio on-line, ando nesta luta de criar uma rádio fisica; mas a falta imensa de apoios e a planópia de burocracias são imensas e não tenho o fator "c" em lado nenhum.
Também fiz rádio pirata a partir do meu sotão em que os meus vizinhos eram os fiéis ouvintes.
Reconheço que é necessário cumprir a lei mas também reconheço que a vontade de fazer rádio, possa eventualmente ser ainda maior, arriscaria mesmo a fazer rádio pirata, mas...
Fico triste ao ver a nÃvel nacional a situação principalmente das rádios locais do esforço e da tremenda dedicação em quem nelas trabalha sem receber qualquer tipo de ajudas ou rendimentos.
O meu sonho de uma rádio fisica, pode levar ainda uns bons anos mas isto de desistir é para os "fracos" mas há tantas rádio de grupos que não existem e tantas religiões no meio a faturar tantos milhões, faz falta uma rádio com aextinta xfm, Radical, Rádio Capital, já para não falar em tantas outras locais ou regionais.
Cumprimentos a todos e desculpem qualquer "coisinha".
-
Vejo com muita preocupação que a existência de rádios piratas está a incomodar muito algumas pessoas.
Lembro-me que quando apareceram nos anos 80 revolucionaram por completo a rádio em Portugal.
Com o completo domÃnio dos grandes grupos de rádio e o desaparecimento das rádios locais quer as que são engolidas para retransmissores quer pelas que se limitam a emitir música a metro, o aparecimento de rádios livres parece-me a sequência lógica de quem realmente gosta de rádio.
Sei duma região onde (OBVIAMENTE não vou dizer o local) emitem 3 rádios livres há alguns anos.
E sabem porque é que ainda existem? Porque ainda não houve a chamada bufaria!
A existência deste tipo de rádios depende da boa vontade das pessoas que as ouvem e não afectam ninguém.
Os emissores hoje em dia são bem filtrados, não provocam qualquer tipo de interferências, a música (pelo menos nestas) é diferente e alternativa às rádios oficiais e é definitivamente uma pedrada no charco do autêntico marasmo em que caiu a rádio em Portugal.
O seu discurso é romântico, mas choca com um facto: as piratas são ilegais.
As livres surgiram nos anos 80 como forma de um movimento, de um grito de revolta e do amor pela rádio.
A Lixa FM, do pouco que ouvi, passava música a metro a mimetizar a Cidade ou a Mega Hits. Então vamos fazer rádios livres para imitar as "opressoras" dos grandes grupos?
Não se pode comparar 2016 aos anos 80.
Quanto aos emissores bem filtrados: bastante questionável. São emissores muitas das vezes "feitos" em casa, com componentes baratos e com antenas mal sintonizadas e com SWR a rebentar, a debitar um festival de espúrias.
É giro ouvi-las e descobri-las? Sim, é. São ilegais? Sim, são.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Imagine-se o seguinte cenário (que pode até acontecer com uma estação de rádio legalizada) : um Boeing 777 sobrevoa a localidade da Lixa em direcção ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Entretanto, o copiloto encontra-se a falar, através do rádio VHF, com um controlador de tráfego aéreo. De repente, um aviso meteorológico importante para a segurança do voo é interrompido por espúrias da emissão da Lixa FM, tornando ininteligÃvel o primeiro sinal. Entendem agora o risco de operar um emissor de radiodifusão com frequências harmónicas ou espúrias fora dos limites impostos pela ANACOM? Podem crer que já houve o caso de uma rádio municipal espanhola que foi obrigada a suspender a emissão porque a ANACOM reclamou junto da congénere castelhana, em virtude da estação afectar as comunicações com o aeroporto de Faro. Ter um emissor implica uma manutenção adequada no sentido de garantir a operação em conformidade com as imposições legais e técnicas de segurança, garantindo a não interferência com outros serviços. E se pode haver problemas num emissor de uma rádio local, mais depressa estes surgem num qualquer equipamento chinês comprado no eBay.
-
Imagine-se o seguinte cenário (que pode até acontecer com uma estação de rádio legalizada) : um Boeing 777 sobrevoa a localidade da Lixa em direcção ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Entretanto, o copiloto encontra-se a falar, através do rádio VHF, com um controlador de tráfego aéreo. De repente, um aviso meteorológico importante para a segurança do voo é interrompido por espúrias da emissão da Lixa FM, tornando ininteligÃvel o primeiro sinal. Entendem agora o risco de operar um emissor de radiodifusão com frequências harmónicas ou espúrias fora dos limites impostos pela ANACOM? Podem crer que já houve o caso de uma rádio municipal espanhola que foi obrigada a suspender a emissão porque a ANACOM reclamou junto da congénere castelhana, em virtude da estação afectar as comunicações com o aeroporto de Faro. Ter um emissor implica uma manutenção adequada no sentido de garantir a operação em conformidade com as imposições legais e técnicas de segurança, garantindo a não interferência com outros serviços. E se pode haver problemas num emissor de uma rádio local, mais depressa estes surgem num qualquer equipamento chinês comprado no eBay.
Vejo com muita preocupação que a existência de rádios piratas está a incomodar muito algumas pessoas.
Lembro-me que quando apareceram nos anos 80 revolucionaram por completo a rádio em Portugal.
Com o completo domÃnio dos grandes grupos de rádio e o desaparecimento das rádios locais quer as que são engolidas para retransmissores quer pelas que se limitam a emitir música a metro, o aparecimento de rádios livres parece-me a sequência lógica de quem realmente gosta de rádio.
Sei duma região onde (OBVIAMENTE não vou dizer o local) emitem 3 rádios livres há alguns anos.
E sabem porque é que ainda existem? Porque ainda não houve a chamada bufaria!
A existência deste tipo de rádios depende da boa vontade das pessoas que as ouvem e não afectam ninguém.
Os emissores hoje em dia são bem filtrados, não provocam qualquer tipo de interferências, a música (pelo menos nestas) é diferente e alternativa às rádios oficiais e é definitivamente uma pedrada no charco do autêntico marasmo em que caiu a rádio em Portugal.
O seu discurso é romântico, mas choca com um facto: as piratas são ilegais.
As livres surgiram nos anos 80 como forma de um movimento, de um grito de revolta e do amor pela rádio.
A Lixa FM, do pouco que ouvi, passava música a metro a mimetizar a Cidade ou a Mega Hits. Então vamos fazer rádios livres para imitar as "opressoras" dos grandes grupos?
Não se pode comparar 2016 aos anos 80.
Quanto aos emissores bem filtrados: bastante questionável. São emissores muitas das vezes "feitos" em casa, com componentes baratos e com antenas mal sintonizadas e com SWR a rebentar, a debitar um festival de espúrias.
É giro ouvi-las e descobri-las? Sim, é. São ilegais? Sim, são.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nada mais a acrescentar...!!!
-
Como é possÃvel haver gente tão inteligente, que exercita uma actividade ilegal e, para cúmulo, gaba-se disso no Facebook? Em vez de manter clandestinamente e de forma discreta uma rádio ilegal, anuncia a todo o mundo e arredores que emite em FM
-
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.
Talvez por isso mesmo a M80 Valongo, do que ouvi, entre bastante bem no centro do Porto... fiquei surpreendido quando escutei! Não entendo é a lógica de haver os 90.0 sem emissão para o Porto e depois a M80 em Valongo, que podia fazer emissão local para o Porto, não faz, faz para Valongo; mas não vou desenvolver isto que é fora de tópico.
Esta Lixa FM foi flash: desapareceu tão depressa como apareceu. Mas também, quem lhes manda anunciar aos sete ventos, não é. Foi pouca sensatez. Enfim.
-
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.
Talvez por isso mesmo a M80 Valongo, do que ouvi, entre bastante bem no centro do Porto... fiquei surpreendido quando escutei! Não entendo é a lógica de haver os 90.0 sem emissão para o Porto e depois a M80 em Valongo, que podia fazer emissão local para o Porto, não faz, faz para Valongo; mas não vou desenvolver isto que é fora de tópico.
Esta Lixa FM foi flash: desapareceu tão depressa como apareceu. Mas também, quem lhes manda anunciar aos sete ventos, não é. Foi pouca sensatez. Enfim.
O emissor da M80 em 105.8 Valongo está em Gaia, creio. Eu refiro-me a emissores para além da Serra de Valongo. O problema da Golo Fm é precisamente esse. Mal entra no Porto, embora aquilo esteja afinado ao máximo pois já entra em alguns ponto na zona Oriental do Porto, mas sempre mal.
-
Não está em Gaia. Está na serra de Santa Justa.
-
Não está em Gaia. Está na serra de Santa Justa.
Mas estando na Santa Justa resolve perfeitamente a sua entrada no Porto. Os que estão para trás da Santa Justa é que têm esse problema.
-
O da Golo Fm está aonde?
-
O da Golo Fm está aonde?
A última indicação que me foi dada era que estava na Serra da Boneca em Penafiel, mas não sei se corresponde à verdade.