Fórum da Rádio
Estações de radiodifusão => Rádios no mundo => Tópico iniciado por: ruicleto em Dezembro 13, 2024, 09:37:23 pm
-
Após um período de testes que decorre desde novembro de 2022, "Estonia to issue call for DAB+ tenders in early 2025". Notícia difundida por https://www.worlddab.org/news
-
Após um período de testes que decorre desde novembro de 2022, "Estonia to issue call for DAB+ tenders in early 2025". Notícia difundida por https://www.worlddab.org/news
A Autoridade de Proteção ao Consumidor e Regulamentação Técnica (TTJA) da Estónia anunciou um concurso público para a concessão de autorizações de frequência para a prestação de serviços de rádio digital.
-
Após um período experimental, a Estónia cumpre com o prometido e avança, a partir do próximo dia 1 de setembro, com uma rede de rádio digital DAB+ cujos emissores começarão oficialmente a transmitir em Tallinn, Tartu, Pärnu, Koeru e Valgjärve. Os ouvintes poderão ter acesso a um total de 23 estações de rádio diferentes. Todos os transmissores FM existentes continuarão a operar juntamente com o novo serviço digital.
Notícia disponível em https://www.worlddab.org/news
-
A Estónia dispõe atualmente de uma cobertura de rádio digital em DAB+ para cerca de 85% da sua população.
Notícia disponível em: https://www.worlddab.org/news
Para quem estava em posição indefinida em simultâneo com Portugal, há algum tempo, a Estónia concretizou um grande avanço desde os testes até às emissões regulares com duas redes nacionais! É obra...
-
A emissora privada da Estónia, "Raadio Kuku", anunciou que desligará 7 dos seus 15 emissores em FM em 16 de janeiro de 2026. O pano de fundo são os altos custos operacionais que as emissões em FM comportam. Nas regiões afetadas, o programa continuará a ser recebido via DAB+.
-
A emissora privada da Estónia, "Raadio Kuku", anunciou que desligará 7 dos seus 15 emissores em FM em 16 de janeiro de 2026. O pano de fundo são os altos custos operacionais que as emissões em FM comportam. Nas regiões afetadas, o programa continuará a ser recebido via DAB+.
Daqui a 30 anos leremos algo do género por cá.
-
A emissora privada da Estónia, "Raadio Kuku", anunciou que desligará 7 dos seus 15 emissores em FM em 16 de janeiro de 2026. O pano de fundo são os altos custos operacionais que as emissões em FM comportam. Nas regiões afetadas, o programa continuará a ser recebido via DAB+.
Daqui a 30 anos leremos algo do género por cá.
Estás a ser otimista, eu diria uns 50, quando já formos velhotes.
Esse é sempre um problema na análise das infraestruturas em Portugal: olha-se sempre para o custo da implementação/construção, mas nunca para a manutenção. Daí que se tomem muitas vezes decisões que não são ótimas, nem do ponto de vista tecnológico, nem económico.
Com a quantidade de fundos que existem disponíveis, na área do Ambiente, já tinham encontrado dotação para converter todos os emissores de FM e ainda para dar rádios novos ao pessoal...