Fórum da Rádio
Estações de radiodifusão => Rádio em Portugal => Tópico iniciado por: bicas em Janeiro 26, 2024, 03:00:27 pm
-
Que se passa com a APR?
Ainda está ativa?
Atualizações no site pararam em março!!
-
Os dois sites das Associações de rádio em Portugal nunca foram muito ativos com informação. São opções, preferem comunicar mais internamente. E não, a APR continua bem ativa.
-
Antigamente era habituais os faxes. Pelo que percebi tb mudou de instalações, a morada agora é a Defensora de Chaves.
-
Antigamente era habituais os faxes. Pelo que percebi tb mudou de instalações, a morada agora é a Defensora de Chaves.
Os "Faxes" continuam a ser comunicados todas as semanas mas por email.
-
A sensação com que eu fico é que a Associação Portuguesa de Radiodifusão perdeu preponderância nos últimos anos. Fechou-se ainda mais a pensar nos associados, quando poderia liderar o sector claramente.
Neste momento, os direitos conexos estão a atormentar as rádios com retroactivos, e a Associação Portuguesa de Radiodifusão "apenas" conseguiu contestar os tarifários e tentar a negociação de um acordo, mas não foi além disso.
A atitude com o poder político tem sido muito passiva. Isto já há muito que justificava uma manifestação ou um boicote para obrigar a que os apoios às rádios (sobretudo locais e regionais) estivesse na agenda política, mas não está... E as rádios estão cada vez mais sufocadas com deveres e obrigações.
Muitas rádios locais vão fechar, mas a APR parece que se limita a uns comunicados de longe a longe. É pouco. Poderiam utilizar o site e as redes sociais para marcaram uma presença mais veemente, mas não está a suceder-se. Poderiam fazer passagens spots de crítica nas rádios associadas ao actual sector da radiodifusão... Poderiam convocar manifestações e até convidar rádios não associadas.
As rádios precisam de uma APR forte, mesmo aquelas que não são sócias. Caso contrário, isto vai ser uma razia de rádios nos próximos anos.
E aí, ou é cada um por si, ou terá de nascer uma nova frente de rádios que se unam e que sejam intransigentes e muito mais críticas do actual rumo, ou... preparem-se para perder metade das rádios locais nos próximos 30 anos.
É preciso dizer basta aos nosso governantes! Respeitem as rádios locais e regionais!
-
A sensação com que eu fico é que a Associação Portuguesa de Radiodifusão perdeu preponderância nos últimos anos. Fechou-se ainda mais a pensar nos associados, quando poderia liderar o sector claramente.
Neste momento, os direitos conexos estão a atormentar as rádios com retroactivos, e a Associação Portuguesa de Radiodifusão "apenas" conseguiu contestar os tarifários e tentar a negociação de um acordo, mas não foi além disso.
A atitude com o poder político tem sido muito passiva. Isto já há muito que justificava uma manifestação ou um boicote para obrigar a que os apoios às rádios (sobretudo locais e regionais) estivesse na agenda política, mas não está... E as rádios estão cada vez mais sufocadas com deveres e obrigações.
Muitas rádios locais vão fechar, mas a APR parece que se limita a uns comunicados de longe a longe. É pouco. Poderiam utilizar o site e as redes sociais para marcaram uma presença mais veemente, mas não está a suceder-se. Poderiam fazer passagens spots de crítica nas rádios associadas ao actual rumo ou estado do sector da radiodifusão... Poderiam convocar manifestações e até convidar rádios não associadas.
As rádios precisam de uma APR forte, mesmo aquelas que não são sócias. Caso contrário, isto vai ser uma razia de rádios nos próximos anos.
E aí, ou é cada um por si, ou terá de nascer uma nova frente de rádios que se unam e que sejam intransigentes e muito mais críticas do actual rumo, ou... preparem-se para perder metade das rádios locais nos próximos 30 anos.
É preciso dizer basta aos nosso governantes! Respeitem as rádios locais e regionais!
Errata a negrito
Quanto ao resto, continuo a referir que a APR ainda pode fazer a diferença nos próximos tempos. Mas a estratégia, na minha opinião, tem de ser mais activa, incisiva e reivindicativa. E a APR ainda é a esperança de muitas rádios... Precisamos de uma APR forte!
O poder central não está a ouvir as rádios.
-
A APR morreu mas ainda não foi notificada. Já era má no tempo do tipo de Évora e agora é irrelevante com o que lá está, que nem sei o nome. Já não é chamada para nada do que diz respeito à radiodifusão. Não tem estratégia nem pensamento crítico. É um autêntico coletor de taxas para dar dinheiro a uns artolas. Se ontem fechasse já ia tarde.
-
Algumas curiosidades sobre os associados desta associação:
A Bauer tem a Rádio Comercial e a M80 RRS como associados, bem como as locais da Batida FM. Já a Cidade FM e a Smooth estão fora.
A RR só paga quotas do alvará da Mega Hits de Sintra, rádio Ocidente. Está também Braga e Fóia, mas essas são alugueres.
A TSF tem as locais, e deixa de fora a RRN.
A RTP não tem a África como associada, apenas as 3 antenas.
A CMR ainda nem começou a emitir e já é associada, mas a SBSR Porto mantem-se.
Este modelo dos associados serem por alvarás é desatualizado, deveria ser por serviço de programas, podendo, naturalmente, as quotas serem diferenciadas.
-
A APR morreu mas ainda não foi notificada. Já era má no tempo do tipo de Évora e agora é irrelevante com o que lá está, que nem sei o nome. Já não é chamada para nada do que diz respeito à radiodifusão. Não tem estratégia nem pensamento crítico. É um autêntico coletor de taxas para dar dinheiro a uns artolas. Se ontem fechasse já ia tarde.
Quando as organizações não funcionam, são as pessoas que as dirigem que não funcionam, assim...