Fórum da Rádio

Questões técnicas => Fotos => Tópico iniciado por: Asantosc12 em Dezembro 28, 2022, 07:05:37 pm

Título: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Asantosc12 em Dezembro 28, 2022, 07:05:37 pm
Venho partilhar convosco, mais umas fotos dos emissores instalados na Serra da Maunça, concelho da Batalha, das Rádios do Grupo RTP (Antena 1,2,3) e as nacionais do Grupo Renascença (RR e RFM).

RR - 95.1FM (2kW) RFM - 107,7FM (3kW)

Torre:

(https://i.postimg.cc/FsB5KrtG/20221228154317-IMG-8233.jpg) (https://postimg.cc/GHGS71ms)

(https://i.postimg.cc/JnLvDtzV/toore2.jpg) (https://postimg.cc/yJLv21Rv)

(https://i.postimg.cc/QdKL92hD/20221228154113-IMG-8229.jpg) (https://postimg.cc/nXxSNwXS)

Casa do Emissor:

(https://i.postimg.cc/XvFtY93k/ce.jpg) (https://postimg.cc/CZhcvBRR)

(https://i.postimg.cc/DZPDqFSW/ce2.jpg) (https://postimg.cc/jwCZbpQK)

Elementos Radiantes:

(https://i.postimg.cc/y6ZqQq2b/ele1.jpg) (https://postimg.cc/9zCN0kmd)

(https://i.postimg.cc/CLT39PgL/ele2.jpg) (https://postimg.cc/xq5pzP8W)

Olhando para a torre, desconfio que este elemento será o da RFM..
(https://i.postimg.cc/hGr6mczX/rfm.jpg) (https://postimg.cc/R3Wg5rTm)
(https://i.postimg.cc/j5S9QmPZ/rfm2.jpg) (https://postimg.cc/SXHDmZZM)

Nunca vi uma torre com tantos elementos instalados, uma verdadeira mixórdia.. ;D

(https://i.postimg.cc/LXmqyB8y/elementostorre.jpg) (https://postimg.cc/nswcrm77)


Antena 1 - 98.7FM (1kW) Antena 2 - 104,2FM (1kW) Antena 3 - 106,4FM (1kW)

Torre:

(https://i.postimg.cc/ydfFcryh/rdp3.jpg) (https://postimg.cc/HcycCzKj)

(https://i.postimg.cc/FFByK8RN/rdpt.jpg) (https://postimg.cc/mh7zXdC5)

(https://i.postimg.cc/Fz83ndq7/rdpt2.jpg) (https://postimg.cc/hQ8XXjKB)

Casa do Emissor: (bonita por sinal)

(https://i.postimg.cc/XYFcmLn3/ce.jpg) (https://postimg.cc/fVz90x3g)

(https://i.postimg.cc/Hs8Q8zc5/ce2.jpg) (https://postimg.cc/crZKVQc4)

(https://i.postimg.cc/NjhR6Xmn/sce.jpg) (https://postimg.cc/Xp8Z3p2K)

Elementos Radiantes:

(https://i.postimg.cc/6qyC0LMk/el3.jpg) (https://postimg.cc/9wH4XT5b)

(https://i.postimg.cc/B6ZT8GHQ/ele2.jpg) (https://postimg.cc/f3FtFp86)

(https://i.postimg.cc/MGm0KGcF/ele1.jpg) (https://postimg.cc/yJW3Lsym)

Em relação á RR, era a frequência que faltava para cobrir a cidade de Leiria, Batalha, Porto de Mós, locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Pelos meus colegas do fórum, esta frequência chega muito longe. Mas destaco que os elementos não estão virados para a cidade de Leiria, mas sim na direção de Ourém/Tomar.

A RFM deve estar a utilizar potência igual ás rádios públicas e Rádio Comercial (1kW), ou seja uma microcobertura, porque existe muita diferença para pior em comparação com a irmã RR. Acredito que os 8 elementos radiantes sejam para a RR e aquele sistema radiante, que fiz destaque nas fotos, que me parece direcional, aponta para Leiria, seja da RFM. Até porque teria de usar refletores visto que existe a Record FM (107,7) e em Peniche já apanhei com RDS.

Em relação ás rádios Publicas, cobrem bem os locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Existem 2 sistemas radiantes na torre, acredito que o da esquerda seja o principal e o da direita uma reserva ou deixaram lá ficar.

Alguma dúvida eu respondo.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdf em Dezembro 28, 2022, 07:11:47 pm
E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Asantosc12 em Dezembro 28, 2022, 07:49:15 pm
E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...

Eu tirei uma foto á placa da RETI  ;).

Dizer que os emissores tem muitas espúrias:
100,9 - Antena 3 e Antena 1 ao mesmo tempo.
89,6 /97,3 / 102,8 - Ao mesmo tempo a RR, Antena 1 e Antena 3.
93,8 - RR
93,2 - Antena 1 com RDS

Não sei como é possível dois emissores distintos conseguirem partilhar 3 frequências. A verdade é que eles estão separados por 400/500 metros.

Deixo aqui um link para escutar: https://files.fm/u/fk69mjazs#/view/bqydy6nnr

(https://i.postimg.cc/DZdjWb5V/a1.jpg) (https://postimg.cc/8JcB9cqw)
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: ruicleto em Dezembro 28, 2022, 07:59:59 pm
Excelente trabalho. Obrigado Asantosc12
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Luis Carvalho em Dezembro 29, 2022, 12:21:42 am
Venho partilhar convosco, mais umas fotos dos emissores instalados na Serra da Maunça, concelho da Batalha, das Rádios do Grupo RTP (Antena 1,2,3) e as nacionais do Grupo Renascença (RR e RFM).

RR - 95.1FM (2kW) RFM - 107,7FM (3kW)

Torre:

(https://i.postimg.cc/FsB5KrtG/20221228154317-IMG-8233.jpg) (https://postimg.cc/GHGS71ms)

(https://i.postimg.cc/JnLvDtzV/toore2.jpg) (https://postimg.cc/yJLv21Rv)

(https://i.postimg.cc/QdKL92hD/20221228154113-IMG-8229.jpg) (https://postimg.cc/nXxSNwXS)

Casa do Emissor:

(https://i.postimg.cc/XvFtY93k/ce.jpg) (https://postimg.cc/CZhcvBRR)

(https://i.postimg.cc/DZPDqFSW/ce2.jpg) (https://postimg.cc/jwCZbpQK)

Elementos Radiantes:

(https://i.postimg.cc/y6ZqQq2b/ele1.jpg) (https://postimg.cc/9zCN0kmd)

(https://i.postimg.cc/CLT39PgL/ele2.jpg) (https://postimg.cc/xq5pzP8W)

Olhando para a torre, desconfio que este elemento será o da RFM..
(https://i.postimg.cc/hGr6mczX/rfm.jpg) (https://postimg.cc/R3Wg5rTm)
(https://i.postimg.cc/j5S9QmPZ/rfm2.jpg) (https://postimg.cc/SXHDmZZM)

Nunca vi uma torre com tantos elementos instalados, uma verdadeira mixórdia.. ;D

(https://i.postimg.cc/LXmqyB8y/elementostorre.jpg) (https://postimg.cc/nswcrm77)


Antena 1 - 98.7FM (1kW) Antena 2 - 104,2FM (1kW) Antena 3 - 106,4FM (1kW)

Torre:

(https://i.postimg.cc/ydfFcryh/rdp3.jpg) (https://postimg.cc/HcycCzKj)

(https://i.postimg.cc/FFByK8RN/rdpt.jpg) (https://postimg.cc/mh7zXdC5)

(https://i.postimg.cc/Fz83ndq7/rdpt2.jpg) (https://postimg.cc/hQ8XXjKB)

Casa do Emissor: (bonita por sinal)

(https://i.postimg.cc/XYFcmLn3/ce.jpg) (https://postimg.cc/fVz90x3g)

(https://i.postimg.cc/Hs8Q8zc5/ce2.jpg) (https://postimg.cc/crZKVQc4)

(https://i.postimg.cc/NjhR6Xmn/sce.jpg) (https://postimg.cc/Xp8Z3p2K)

Elementos Radiantes:

(https://i.postimg.cc/6qyC0LMk/el3.jpg) (https://postimg.cc/9wH4XT5b)

(https://i.postimg.cc/B6ZT8GHQ/ele2.jpg) (https://postimg.cc/f3FtFp86)

(https://i.postimg.cc/MGm0KGcF/ele1.jpg) (https://postimg.cc/yJW3Lsym)

Em relação á RR, era a frequência que faltava para cobrir a cidade de Leiria, Batalha, Porto de Mós, locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Pelos meus colegas do fórum, esta frequência chega muito longe. Mas destaco que os elementos não estão virados para a cidade de Leiria, mas sim na direção de Ourém/Tomar.

A RFM deve estar a utilizar potência igual ás rádios públicas e Rádio Comercial (1kW), ou seja uma microcobertura, porque existe muita diferença para pior em comparação com a irmã RR. Acredito que os 8 elementos radiantes sejam para a RR e aquele sistema radiante, que fiz destaque nas fotos, que me parece direcional, aponta para Leiria, seja da RFM. Até porque teria de usar refletores visto que existe a Record FM (107,7) e em Peniche já apanhei com RDS.

Em relação ás rádios Publicas, cobrem bem os locais onde a Lousã e Montejunto não chega tão bem. Existem 2 sistemas radiantes na torre, acredito que o da esquerda seja o principal e o da direita uma reserva ou deixaram lá ficar.

Alguma dúvida eu respondo.

Boas fotos! Relativamente à RFM, bem que a ANACOM podia ser um pouquinho menos exigente no que diz respeito às restrições impostas aos 107,7 MHz. Há uns anos, quando passei por Fátima, a diferença entre o conforto de escuta da RR, da Rádio Comercial e das três "Antenas" e o conforto, aliás, a falta dele, da RFM era bem significativo. Onde não se conseguia sintonizar satisfatoriamente os 91,7, os 107,7 não ajudavam.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: AG em Dezembro 29, 2022, 12:51:26 am
Como sempre um excelente trabalho, Asantosc12. Nunca é de mais agradecer.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Luis Carvalho em Dezembro 29, 2022, 01:40:58 am
E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...

Do tempo em que a TVI era da Igreja, pelo que a RETI partilhava a torre com a RR. Creio que não existe nenhum emissor TDT na Maunça, por isso serão elementos UHF da era analógica que não foram retirados.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: estvmkt em Dezembro 29, 2022, 08:35:01 am
É melhor ter na Maunca ou na Sra do Monte?
Como são os sinais e quais as diferenças?
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdf em Dezembro 29, 2022, 11:05:36 am
E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...

Do tempo em que a TVI era da Igreja, pelo que a RETI partilhava a torre com a RR. Creio que não existe nenhum emissor TDT na Maunça, por isso serão elementos UHF da era analógica que não foram retirados.

E pelo menos uma parabólica na parte inferior da torre também é do tempo da RETI, à semelhança de outras torres RETI abandonadas (ou adotadas para outros fins) por este país fora. A única exceção é a de Vila Nova de Gaia, que está muito bem mantida e alberga, como se sabe, emissores de VHF-FM da Bauer e da r/com.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Asantosc12 em Dezembro 29, 2022, 01:33:26 pm
Excelente trabalho. Obrigado Asantosc12
Como sempre um excelente trabalho, Asantosc12. Nunca é de mais agradecer.

De nada, já apreendi muito aqui. É um gosto poder contribuir no que conseguir aqui pelas minhas zonas ;).

É melhor ter na Maunca ou na Sra do Monte?
Como são os sinais e quais as diferenças?

Em linha reta, nem deve chegar a 1km as distancias entre locais. Existe sim, diferenças de alturas, o emissor do grupo r/com tem cota de 430m, enquanto a senhora do Monte tem 390m. Os sinais são praticamente idênticos, uma ligeira vantagem para Maunça mais para sul (direção Lisboa), basta observar que chegam a Évora algumas vezes. Se tivesse de escolher, colocava na Maunça. Mas Maunça pertence á Batalha, Senhora do Monte a Leiria, é o grande entrave.

Vou dar aqui um exemplo, a Rádio Batalha que ainda tem a torre no Reguengo do Fetal, um erro enorme na localização, na altura podiam colocar o emissor na Maunça, mesmo com 500w melhoravam a olhos vistos a área de cobertura, que digamos não era grande coisa e ainda levavam com a Hiper FM. Acredito que teriam compradores para depois alugar a outras rádios (Observadores, Megas..).

Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdnf em Dezembro 29, 2022, 07:58:39 pm
Verifiquei ontem que na A25, depois de passar Vouzela, as frequências da região de Leiria apresentam todas um excelente nível de sinal por vários Km's em direção a Espanha. Todas, incluindo as locais de Pombal, Leiria e Alcobaça (88.1 da Benedita a darem coça à Observador). Qual é a única frequência da Maunça que não deixa sinal de todo? Pois está claro como a água que é a RFM. Eu diria que nem 1Kw deverá estar a utilizar. Aliás, não é raro em dias de propagação no Verão a RECORD sobrepor-se, estando mais longe, e presumo que a uma menor cota.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Asantosc12 em Maio 02, 2024, 08:00:26 pm
Venho reabrir este tópico, dar conta que os elementos da torre da RR da Maunça (95,1) foram removidos e acrescentaram estes elementos, que me parecem direcionais, a meio da torre. Elementos esses, iguais á da RFM que está num patamar mais inferior.
Dizer que o sinal já não tem a mesma estabilidade e longevidade de outrora, depois desta modificação.

(https://i.postimg.cc/Ss8bhqdn/antena.png) (https://postimg.cc/jwsFHpGT)
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdnf em Maio 03, 2024, 02:19:51 am
Venho reabrir este tópico, dar conta que os elementos da torre da RR da Maunça (95,1) foram removidos e acrescentaram estes elementos, que me parecem direcionais, a meio da torre. Elementos esses, iguais á da RFM que está num patamar mais inferior.
Dizer que o sinal já não tem a mesma estabilidade e longevidade de outrora, depois desta modificação.

(https://i.postimg.cc/Ss8bhqdn/antena.png) (https://postimg.cc/jwsFHpGT)

Tenho aqui umas esporadicas para relatar, e confirmo o que referes. Aliás, neste momento, aqui por Gaia, na zona onde há sinal da Maunça que chega, agora ouve-se a RFM, o que há uns anos era muito difícil e a resistente Antena 3, em cima da TSF do Muro. Chega ainda a 94LEIRIA, mas a Cidade Hoje da-me a sensação que reforçou o sinal, porque mesmo no Inverno, a chover a potes, bastava começar a subir a Serra que Leiria ganhava a Famalicão, agora só mesmo a partir de uma elevação maior.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdf em Maio 03, 2024, 01:31:41 pm
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.

Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: ruicleto em Maio 03, 2024, 03:06:40 pm
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.

Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.

Já agora, porque não ressuscitar a RETI para funções, como por exemplo na emissão de rádio digital de vários grupos de radiodifusão, com nítida economia de meios? assistimos a uma miríade de torres instaladas no território, abandonadas e sem qualquer uso e mesmo "poluindo" a paisagem do nosso maravilhoso Portugal...
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdf em Maio 03, 2024, 03:07:56 pm
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.

Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.

Já agora, porque não ressuscitar a RETI para funções, como por exemplo na emissão de rádio digital de vários grupos de radiodifusão, com nítida economia de meios? assistimos a uma miríade de torres instaladas no território, abandonadas e sem qualquer uso e mesmo "poluindo" a paisagem do nosso maravilhoso Portugal...

Seria uma boa ideia. Algumas delas estão com "nova vida", outras continuam ao abandono. Lousã e Valença, as que conheço melhor, continuam a apodrecer.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdnf em Maio 03, 2024, 06:22:18 pm
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.

Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.

Já agora, porque não ressuscitar a RETI para funções, como por exemplo na emissão de rádio digital de vários grupos de radiodifusão, com nítida economia de meios? assistimos a uma miríade de torres instaladas no território, abandonadas e sem qualquer uso e mesmo "poluindo" a paisagem do nosso maravilhoso Portugal...

A esse propóstio, esta semana escrevi dois projetos de partipação cidadã, promovidos por associações distintas, que visam conseguir levar às respetivas comissões da A.R. temáticas cruciais para o desenvolvimento do país. Entre outros, falei nesta questão da rádio digital. Se for aprovado, naturalmente, pedir-vos-ei os contribuitos, a ver se conseguimos por o tema em cima da mesa, do lado do legislador. Duvido, porque tenho andado com muito trabalho, não escrevi as propostas com a qualidade desejada, mas nada como aguardar e ver.  ;D
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: ruicleto em Maio 04, 2024, 04:53:39 pm
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.

Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.

Já agora, porque não ressuscitar a RETI para funções, como por exemplo na emissão de rádio digital de vários grupos de radiodifusão, com nítida economia de meios? assistimos a uma miríade de torres instaladas no território, abandonadas e sem qualquer uso e mesmo "poluindo" a paisagem do nosso maravilhoso Portugal...

A esse propóstio, esta semana escrevi dois projetos de partipação cidadã, promovidos por associações distintas, que visam conseguir levar às respetivas comissões da A.R. temáticas cruciais para o desenvolvimento do país. Entre outros, falei nesta questão da rádio digital. Se for aprovado, naturalmente, pedir-vos-ei os contribuitos, a ver se conseguimos por o tema em cima da mesa, do lado do legislador. Duvido, porque tenho andado com muito trabalho, não escrevi as propostas com a qualidade desejada, mas nada como aguardar e ver.  ;D
OK. Sempre pronto para contribuir!
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: Asantosc12 em Agosto 11, 2024, 01:19:18 pm
Dizer que os elementos antigos, voltaram, existindo uma manutenção dos elementos radiantes. Creio que a antena está mais curta, tendo em conta que estava junto á vedação um bocado da torre.
Título: Re: RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
Enviado por: pdnf em Agosto 13, 2024, 02:23:51 pm
Dizer que os elementos antigos, voltaram, existindo uma manutenção dos elementos radiantes. Creio que a antena está mais curta, tendo em conta que estava junto á vedação um bocado da torre.

Realmente, o material tem sempre razão, porque a RR tem voltado a chegar bem, a pressionar ainda mais a já de si complicada 1 do Marão, e a RFM outra vez com mais dificuldade. Ahahah!