Fórum da Rádio
Questões técnicas => Fotos => Tópico iniciado por: Asantosc12 em Outubro 31, 2022, 10:05:13 pm
-
Hoje venho partilhar convosco, o emissor da Rádio Dom Fuas que emite em 98,5 (Micro cobertura) para a região de Santarém.
Deixo um apontamento que o emissor estava desligado, pelo bandscan que fiz, por norma ele está sempre a funcionar.
Rádio Dom Fuas FM - 98.5FM (0,50kW) - Serra de Santo António (549m)
Torre:
(https://i.postimg.cc/brMsFstj/torre.jpg)
(https://i.postimg.cc/yYMDm3Km/torre1.jpg)
(https://i.postimg.cc/FH07DFF2/torre2.jpg)
A emissão chega por Freixe:
(https://i.postimg.cc/5t3jWPCg/feixe.jpg)
Elementos Radiantes:
(https://i.postimg.cc/ZKB9vFGY/elementos1.jpg)
(https://i.postimg.cc/kMh65hhh/elementos2.jpg)
(https://i.postimg.cc/hvhXr9hr/elementos3.jpg)
A Casa do Emissor é da RDP..., a torre deve ser alugada ou então abandonada e assim foi aproveitada.. o que desconhecia que existiu ali um emissor da RDP!
(https://i.postimg.cc/4dWKV84y/rdp.jpg)
Em termos de cobertura, é Audível em Fátima, Ourem, Santarém, Almeirim, Cartaxo. Deixa sinal em algumas zonas altas de Leiria com RDS, chega também a zonas da Marinha Grande. Aproveita o facto de estar numa cota privilegiada, mas conseguir furar a Serra dos Candeeiros, é "tirar o chapéu!".
Até á próxima!
-
Seria o emissor OM e/ou FM da Rádio Ribatejo (que foi do RCP e depois da RDP)?
-
Seria o emissor OM e/ou FM da Rádio Ribatejo (que foi do RCP e depois da RDP)?
Talvez fosse o DAB de Alcanena. Foi um dos que montaram “de raiz”.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Seria o emissor OM e/ou FM da Rádio Ribatejo (que foi do RCP e depois da RDP)?
Provavelmente foi uma torre de OM da RDP, posso estar enganado, mas desconheço uma emissão FM a partir dali nos últimos 20 anos.
-
Seria o emissor OM e/ou FM da Rádio Ribatejo (que foi do RCP e depois da RDP)?
Talvez fosse o DAB de Alcanena. Foi um dos que montaram “de raiz”.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Confere Pdf! https://www.mundodaradio.info/historia/dab_em_portugal.html está aqui a informação.
-
Não sei se a casa ainda é propriedade da RTP e a Dom Fuas paga algo para ter lá o emissor. Outro site DAB que foi reabilitado está a norte: Darque (margem esquerda do Lima em frente a Viana) está a servir para um filler da Rádio Comercial (deslocalizado de Esposende, 89,3 MHz).
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Não sei se a casa ainda é propriedade da RTP e a Dom Fuas paga algo para ter lá o emissor. Outro site DAB que foi reabilitado está a norte: Darque (margem esquerda do Lima em frente a Viana) está a servir para um filler da Rádio Comercial (deslocalizado de Esposende, 89,3 MHz).
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A casa tem grades á volta, já deviam de estar lá, só se as saltaram com os elementos na mão ;D. Deviam de ter pedido licença á RDP, mas para não estar ao abandono, também devem ter feito o "jeito" á Dom Fuas.
-
Não sei se a casa ainda é propriedade da RTP e a Dom Fuas paga algo para ter lá o emissor. Outro site DAB que foi reabilitado está a norte: Darque (margem esquerda do Lima em frente a Viana) está a servir para um filler da Rádio Comercial (deslocalizado de Esposende, 89,3 MHz).
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A casa tem grades á volta, já deviam de estar lá, só se as saltaram com os elementos na mão ;D. Deviam de ter pedido licença á RDP, mas para não estar ao abandono, também devem ter feito o "jeito" á Dom Fuas.
Sim, deve estar em regime de cedência...
Já agora, no topo da torre, sobram ali (ou o que resta deles) os antigos elementos DAB. Era suposto estarem protegidos por um tubo branco, mas esse já ao tempo que deve ter voado...
Mais abaixo na torre, aquilo que parece ser o recetor de feixe da rádio local, podia muito bem ser também um rx dos tempos do DAB. Mas como não vejo na torre mais nenhum elemento para receber sinais, também me parece que esteja a ser utilizado pela Dom Fuas. Mas, recordo, o formato da antena recetora de feixe não é o tradicional (nem protegida por tubo branco). Também tenho dificuldade em ver a cablagem que dela sai...
-
A verdade é que não me parece existir um fio a sair do feixe, mas como era quase noite posso ter visto mal. O cabo que vi é a ligação que existe dos elementos radiantes para dentro da casa do emissor.
A verdade é que a micro cobertura da Mega em Rio Maior, também só possui os elementos na torre, acredito que como o emissor está a poucos km´s possam fazer com uma passagem direta pelos postes (como antigamente).
Não sei se existe outra forma que receber e irradiar a emissão. A verdade é que o emissor ainda não está operacional.
-
A verdade é que não me parece existir um fio a sair do feixe, mas como era quase noite posso ter visto mal. O cabo que vi é a ligação que existe dos elementos radiantes para dentro da casa do emissor.
A verdade é que a micro cobertura da Mega em Rio Maior, também só possui os elementos na torre, acredito que como o emissor está a poucos km´s possam fazer com uma passagem direta pelos postes (como antigamente).
Não sei se existe outra forma que receber e irradiar a emissão. A verdade é que o emissor ainda não está operacional.
Podem estar a receber por FM (?) mas isso não costuma ser prática comum. A maneira mais fiável é mesmo enviar por STL o sinal dos estúdios para os emissores (principal e micro).
Não creio que seja por FM porque quando vou na A1 e as frequências da Dom Fuas comutam, não se nota diferença no som...
-
Creio (não tenho a certeza absoluta) que a casa da RDP/actual RTP é mais antiga do que a rede DAB; julgo que a torre terá funcionado como estação de retransmissão de feixes hertzianos, quiçá desde os anos 80. Mas estou a basear-me no que terei lido algures há uns anos.
-
Creio (não tenho a certeza absoluta) que a casa da RDP/actual RTP é mais antiga do que a rede DAB; julgo que a torre terá funcionado como estação de retransmissão de feixes hertzianos, quiçá desde os anos 80. Mas estou a basear-me no que terei lido algures há uns anos.
Não deve ser errada essa tese. Um dos meus primeiros sinais de desconfiança foi o logo da RDP que está na casa do emissor. Parece-me muito antigo para algo montado no final da década de 90... embora esse logo tenha ficado em vigor até bem tarde...
Mas posso estar enganado...
-
Outra hipótese pode ser que a RDP nessa altura já teria esse ponto na sua posse para operações de feixes Sul-Norte. Como todos estamos "fartos" de ouvir falar do sistema Montejunto-Estrela, os sinais de sul para norte precisavam de feixes para viajar. E se a coisa não fosse pelo circuito Montejunto - Lousã - Monte da Virgem, podiam muito bem passar por Alcanena.
Tudo o que leram antes são meras hipóteses e carecem de fundamentos.
-
Bom dia
A torre é esta certo ?
39.53324470384666, -8.733678389696271
Obg
-
Bom dia
A torre é esta certo ?
39.53324470384666, -8.733678389696271
Obg
Sim é essa.
-
Provavelmente instalações da ex RDP Radio Ribatejo que lembro-me de transmitir algures pelos anos 80 e se a memória não me falha, na frequência de 96 ponto alguma coisa.
-
Informo que o emissor está operacional novamente.
-
Uma coisa que me faz comichão desde que a Dom Fuas instalou a microcobertura é como é que a ANACOM atribuiu os 98,5 MHz, quando sabia perfeitamente que a Antena 1 tem emissores nos 98,3 (Montejunto) e 98,7 MHz (Maunça). Viver em Porto de Mós ou em Alcanena, por exemplo, e querer ouvir bem a rádio pública deve exigir um rádio com boa selectividade...
-
Uma coisa que me faz comichão desde que a Dom Fuas instalou a microcobertura é como é que a ANACOM atribuiu os 98,5 MHz, quando sabia perfeitamente que a Antena 1 tem emissores nos 98,3 (Montejunto) e 98,7 MHz (Maunça). Viver em Porto de Mós ou em Alcanena, por exemplo, e querer ouvir bem a rádio pública deve exigir um rádio com boa selectividade...
Diria Luís, que com a potência que sai do Montejunto, dificilmente a Antena 1 terá grandes problemas. Só se for num rádio mesmo muito fraquito. O emissor de Leiria, que é mais fraco, esse sim, pode ter alguma dificuldade. Mas a Lousã também ainda deve meter sinal na zona, presumo.
-
50W nos 98,5 só prejudicariam a própria Dom Fuas. Não creio que esta micro impeça alguém de ouvir a rádio pública, a não ser uma pequena franja da população que vive em Minde ou Mira de Aire.
-
Já estive em Minde/Mira de Aire e as únicas rádios que se ouvem com conforto é a micro da Dom Fuas ,está mesmo em vista, a Cidade FM e a Canção Nova. Como é uma zona de "fundão" devido á orografia, os sinais são débeis. Na zona "mais populacional", os sinais de Montejunto entram, mas com dificuldades passam de conforto 8 a 80 num instante. Da ultima vez, passei a ouvir a M80, ia nos 93,0, antes de descer a Minde foi para os 106,7 (Portalegre), e em Minde ia mudando com os 96,4 (Montejunto) e 106,7 (Portalegre) ambos com sinal fraco.
Agora se estacionar o carro, por exemplo junto ás grutas, numa zona mais alta, a M80 tem os 104,3 (Monsanto) com RDS.
Os sinais da Lousã são fracos nessas zonas, basta olhar para Porto de Mós, a RFM não se ouve a 100%, nem os 91,7 nem os 107,7 fazem uma audição com conforto.
Quando lá for, faço um BandScan para colocar aqui.
-
Pois, Minde é aquela terra que me intriga sempre quando se passa pela A1. Está literalmente num “buraco” mas mesmo assim consegue aparentar ser uma localidade simpática.
Não me admira que num rádio fraco no interior das casas só se consigam ouvir 3 rádios…
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
Pois, Minde é aquela terra que me intriga sempre quando se passa pela A1. Está literalmente num “buraco” mas mesmo assim consegue aparentar ser uma localidade simpática.
Não me admira que num rádio fraco no interior das casas só se consigam ouvir 3 rádios…
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Refira-se, a título off-topic, que o isolamento geográfico deve ter sido, aliás, uma das principais razões do uso regular do minderico no passado, um pouco à semelhança de outras comunidades que desenvolveram dialectos ou até línguas próprias.
-
Bem “Asantosc12”, a microcobertura da Rádio D. Fuas, de apenas 50w, sintoniza-se em Santarém num telemóvel, em interiores, junto às janelas, numa zona em que existem vários obstáculos entre recetor e emissor. Ajustando o fio dos headphones consegue-se som sem ruído, embora o dispositivo não fixe o RDS, ou seja, não aprece o nome da estação, nem RT. Não deixa de ser um feito, de facto.
Confirmo o que referiu sobre 92.6, Rio Maior. No autorrádio o sinal é máximo, ou seja, em 4 indicadores possíveis de força de sinal, estão todos acesos. Isto, apenas numa amostragem pontual. Já em interiores, a intensidade reduz-se, digamos para metade.
De facto, a zona de Minde da A1 (na subida de Torres Novas em direção a Fátima) põe à prova o funcionamento do sistema RDS dos recetores. Em todas as estações de rádio, o sistema comuta alternadamente entre as frequências disponíveis, mesmo daqueles emissores que estão distantes. Também na ‘Antena1’, que disponibiliza a melhor cobertura de sinal que conheço, o sistema RDS comuta nessa zona entre frequências (Lousã, Portalegre, Montejunto e até Monsanto).
-
A micro está a uma altura considerável, foi bem planeado. Mesmo com a Antena 1 por perto, consegue ser estável dentro da área de cobertura que até é bastante considerável, visto que de Fátima/Ourém até Almeirim são 80/85km!
-
A microcobertura também chega a Tomar. São 35 km em linha recta.
Já Santarém está a 40 km.
Para 50W de potência é excelente.
-
A microcobertura também chega a Tomar. São 35 km em linha recta.
Sendo assim, consegue romper a Serra d'Aire, o que não é tarefa fácil...
-
Provavelmente instalações da ex RDP Radio Ribatejo que lembro-me de transmitir algures pelos anos 80 e se a memória não me falha, na frequência de 96 ponto alguma coisa.
Há dias pensei nisto e faz algum sentido.
Esta rádio devia ter emissor em Santarém (óbvio) e noutro local, que julgava ser Montejunto. Acontece que Montejunto está fora do distrito de Santarém! Por isso, acredito que este fosse um local perfeito para esta rádio chegar mais longe.
Mais: o logo que está na casa do emissor deixou de ser utilizado em 1993. Foi de 79 a 93.
EDIT: nos registos que encontro sobre a (RDP) Rádio Ribatejo, encontro apenas referência à frequência OM de 1322 kHz (indicativo CSB32) e com antena no exato local de onde hoje emitem os 98,8 MHz.