Fórum da Rádio
Estações de radiodifusão => Rádios locais => Tópico iniciado por: pdnf em Março 28, 2022, 02:03:07 am
-
Porque por vezes as locais também prestam serviço público, dar nota de numa das raras vezes em que consigo captar esta rádio condignamente, esta tarde pelas 18:00h estavam a retransmitir a Rádio Aurora. E que rádio é esta? É a rádio do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos, feita pelos seus doentes. Num programa de que apenas consegui escutar os primeiros 10 minutos após as 18:00H abordava-se a importância da prevenção em saúde mental, como comportamento que diminui os riscos de suicídio. Aparte do conteúdo, a rádio também é isto: dar voz àqueles que têm menos voz e que estão em posições mais frágeis na sociedade. Por isso, os meus parabéns à emissora Minhota, também ela membra da Associação de Rádios de Inspiração Cristã.
Quanto a esta frequência, é um emissor que deixa algo a desejar, comparativamente com outros do mesmo distrito, nomeadamente na sua capacidade de receção na Área Metropolitana do Porto. Pelo que apurei por fontes terceiras, também em Braga não é maravilhosa a escuta e mesmo dentro do concelho tem algumas falhas. Em termos musicais, já ouvi de tudo um pouco de fado a Maneskin, a ponto de me fazer pensar que estava a captar a mesma frequência mas de Aveiro, mas como refiro acima, tenho de ouvir com mais tempo.
-
Porque por vezes as locais também prestam serviço público, dar nota de numa das raras vezes em que consigo captar esta rádio condignamente, esta tarde pelas 18:00h estavam a retransmitir a Rádio Aurora. E que rádio é esta? É a rádio do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos, feita pelos seus doentes. Num programa de que apenas consegui escutar os primeiros 10 minutos após as 18:00H abordava-se a importância da prevenção em saúde mental, como comportamento que diminui os riscos de suicídio. Aparte do conteúdo, a rádio também é isto: dar voz àqueles que têm menos voz e que estão em posições mais frágeis na sociedade. Por isso, os meus parabéns à emissora Minhota, também ela membra da Associação de Rádios de Inspiração Cristã.
Este programa também é transmitido na Antena 1 já há uns 3/4 anos, creio eu.
Pena é o horário de transmissão do mesmo, nas madrugadas de 4ª para 5ª a seguir ao noticiário das 2h da madrugada.
No entanto, há a hipótese de ouvi-lo através da RTP play - https://www.rtp.pt/programa/radio/p6866 .
Um programa de enorme interesse e que vale bem a pena escutar!
-
Este programa também é transmitido na Antena 1 já há uns 3/4 anos, creio eu.
Pena é o horário de transmissão do mesmo, nas madrugadas de 4ª para 5ª a seguir ao noticiário das 2h da madrugada.
No entanto, há a hipótese de ouvi-lo através da RTP play - https://www.rtp.pt/programa/radio/p6866 .
Um programa de enorme interesse e que vale bem a pena escutar!
Desconhecia que também passava na Antena 1, a essa hora costumo já estar a dormir. Contudo, fui verificar o RTP Play e o episódio que passou a 24/02 sobre o Suicídio não era o mesmo que estava a ser transmitido na Região de Basto.
-
Deve ser uma versão editada, não?
-
Deve ser uma versão editada, não?
Honestamente, não me pareceu. Não ouvi em parte nenhuma do episódio da RTP uma entrevista a uma médica que me captou a atenção.
-
Rule of thumb, nunca fiar nas rádios locais para passarem os programas pela ordem de lançamento. A RTP deve estar certa e a Região de Basto deve ter ido buscar um qualquer.
Sendo um programa de distribuição uma parte das rádios locais simplesmente borrifa-se para a ordem de emissão em antena e passa o que quiser porque sabe que os produtores não podem reclamar pelo carry-on da emissão senão ficam sem ela. Depende literalmente só das administrações.
-
A Rádio Região de Basto celebrou no passado sábado à noite o seu 24º Aniversário. Passei de raspão na frequência e ouvi uma emissão ao vivo a partir do centro de Celorico, com muito povo presente a cantar os parabéns a esta rádio, já bem próximo da meia-noite, com direito a orquestra e tudo. Vários animadores, locutores e jornalistas em palco, a falarem animados sobre o que desejam para o futuro da rádio, mas também da dificuldade que é, cada um deles, ter de andar a fazer trabalho porta-a-porta para financiar o produto, seja via publicidade ou doações. Abordaram, ainda que ao de leve, o desejo de muitos de matar a rádio local. Sendo eu pouco adepto de locais jukebox, e mesmo deste modelo concelhio, não posso deixar de dar os parabéns a esta rádio pela sua vontade de manter o projeto vivo. Estou curioso para tentar perceber se continuam a transmitir o terço em direto, ou se passou para as 20h30 num simultâneo RR, visto que toda a hora das 18 o era.