Uma coisa me parece certa, o alcance do DAB+ é menor que o do FM. Com um espectro totalmente limpo, este ano já apanhei em território nacional emissores FM de Santiago de Compostela, Málaga e Canárias. Em DAB + nem no rádio do carro se apanha nada.
Vamos lá ver para quando é Vigo, que já não é uma cidade assim tão pequena. Deve faltar pouco.
O "problema" do DAB(+) é ser digital: ou apanhas tudo ou não apanhas nada. O meio termo é silêncio ou "soluços" (erros na transmissão). Com FM, analógico, temos o fading - mesmo que o sinal esteja distante, ainda conseguimos apanhar algo.
É como nas redes de telefone: se o sinal da BTS estiver fraco, a chamada cai e não conseguimos ir à net. Mas num rádio PMR, por exemplo, com algum esforço conseguimos comunicar com a pessoa que está longe.
Mais uma analogia com redes móveis: o sinal DAB+ até pode chegar a nós, mas não vai ser suficiente para ouvir emissões - lembro-me de uma vez estar no alto do Marão, a 1400m ASL, e o meu velho Nokia, numa pesquisa de redes, ter captado a Amena (Espanha, agora Vodafone, creio). Tentei registar-me na rede, em roaming... não deixou. O sinal era demasiado fraco, mas captei a sinalização de rede!