Descobri hoje um spot inserido no antigo programa Portugal Radical da SIC de Janeiro de 1998, referente ao programa "Portugal Radical Rádio" nas rádios:
- Super FM 96.2 (Lisboa)
- Nova Era 101.2 (Porto)
- 90FM (Coimbra)
- Super FM 99.1 (Algarve)
- R. Universitária do Minho 97.5 (Braga)
- Rádio Jovem 105.3 (Évora)
- Informédia 106.3 (Aveiro)
- R. Universidade Marão 104.3 (Vila Real)
- Jornal Madeira 88.8 (Funchal)
Desconhecia que alguma vez a Super teria emitido no Algarve.
Na Rádio Energia, existiu este programa com a mesma sonoplastia, onde anunciavam pelo menos no mesmo, o estado do mar para a prática de surf nas diferentes praias do país.
https://youtu.be/v1IvV8Cv9Ts?si=SALAsU7BGUz3tIyc&t=266
Lembrar que a Rádio Energia/FM Radical terminou justamente em meados de 1997. Ou seja, dá a sensação que o Portugal Radical - que por esta altura era um programa já mandado para a segunda linha de audiências e emitia ou às primeiras horas da manhã ou já de madrugada - tentou prosseguir a avenida da rádio ligando-se a várias estações minimamente relevantes a nível local.
Claro que não tiveram grande sorte, porque em 30/06/1998 acaba a SuperFM em Lisboa, nem 6 meses depois disto, o que representou um tiro no porta-aviões e de que maneira, e pouco depois deve ter terminado também a do Algarve. E quer queiramos quer não, desta listagem a SuperFM da 2ª vida era de longe a mais relevante para o target que o Portugal Radical apanhava (seguida de perto pela Nova Era à época, é certo, mas com a emissão nas condições em que sabemos, também é certo).
Vida complicada, portanto.
Este vídeo tem o ponto positivo de confirmar no entanto que *de facto* existiu uma SuperFM em 96.2. Porque o que foi, digamos, contado na inauguração da 3ª vida da SuperFM (21/09/2009) é que a SuperFM tinha existido em 106.2 e depois em 95.3.
Isto significa que a SuperFM cai para o... Ediberto Lima. E para a Rádio Metropolitana. Que vêm a existir mais tarde, exatamente em 96.2. E isto significa também, por força de ligação, que o Ediberto Lima era sócio da empresa que detinha a SuperFM! Ou seja, o homem estava no pimba E no rock ao mesmo tempo na década de 90.
Muito interessante!