Autor Tópico: Rádio Maria  (Lida 32815 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Maria
« Responder #135 em: Outubro 22, 2023, 03:28:16 am »
A Rádio Maria tem de mandar os técnicos aos emissores: 102.2 praticamente de frente para Palmela, vista limpa para o Tejo, a tocarem a Antena 2 da Lousã, com RDS. Para se ouvir a Mariazinha, é preciso colocar o fiozinho no local certo. E esperar para que tudo corra bem (ponho esperar para não ferir suscetibilidades).
100.8 levarem porradita da Sudoeste em Gaia, mesmo em propagação, também não é muito normal, mas aceito melhor...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #136 em: Novembro 20, 2023, 03:56:11 pm »
Entretanto, parece que há novidades quanto ao início das emissões nos 97.5 MHz de Portel...

https://www.facebook.com/photo?fbid=653802473609047&set=a.490633163259313

pdnf

• Hero Member
« Responder #137 em: Janeiro 04, 2024, 04:28:07 pm »
O PS dos 97.5 Portel parece nome de medicamento: RMAlent, bom para as dores nas articulações.  :D

https://www.erc.pt/document.php?id=YjFiMTUyM2YtNWEyMC00OTNiLWE4Y2QtNDQ4OWJlOWNmYWI5

Incrível a falta de coerência

R MARIA
RMARIA P
RMAlent
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #138 em: Janeiro 04, 2024, 05:55:33 pm »
Continua a parecer uma rádio feita em cima do joelho. Interrogo-me se terá, sequer, audiência que a justifique.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #139 em: Janeiro 04, 2024, 06:00:57 pm »
RMAlent para contrapor à RMArapid, não é?

radio do sul

• Jr. Member
  • **
« Responder #140 em: Janeiro 07, 2024, 03:59:39 pm »
Continua a parecer uma rádio feita em cima do joelho. Interrogo-me se terá, sequer, audiência que a justifique.

Não tem mesmo audiência que justifique. Comparar a Rádio Maria com o serviço prestado anteriormente na mesma frequência pela Rádio Sim é mesmo impossível!

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #141 em: Janeiro 07, 2024, 04:25:21 pm »

Não tem mesmo audiência que justifique. Comparar a Rádio Maria com o serviço prestado anteriormente na mesma frequência pela Rádio Sim é mesmo impossível!
Mas em Espanha tem uma cobertura praticamente nacional

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #142 em: Janeiro 07, 2024, 04:27:32 pm »

É mais uma rádio que não interessa nem ao menino Jesus.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #143 em: Janeiro 08, 2024, 02:28:03 am »

É uma rádio que também é uma interjeição; é a Rádio "Maria, muda o posto!"

Ou, se quisermos seguir as palavras de Miguel Bacelar, esta é a verdadeira Emissora Caótica Portuguesa.

Ou ainda, se quisermos inspirar-nos na política, é uma rádio em que um esquadrão de cavalaria à desfilada na cabeça deles não esbarra contra um RDS.
« Última modificação: Janeiro 08, 2024, 02:31:06 am por Memorias da Radio »

Boxx

• Hero Member
« Responder #144 em: Janeiro 08, 2024, 03:19:31 pm »

Emissora caótica só há uma, a RR e mais nenhuma…

É uma rádio que também é uma interjeição; é a Rádio "Maria, muda o posto!"

Ou, se quisermos seguir as palavras de Miguel Bacelar, esta é a verdadeira Emissora Caótica Portuguesa.

Ou ainda, se quisermos inspirar-nos na política, é uma rádio em que um esquadrão de cavalaria à desfilada na cabeça deles não esbarra contra um RDS.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #145 em: Fevereiro 22, 2024, 11:01:58 pm »
A Rádio Maria (Portugal) integra a Família Mundial da Rádio Maria que, por sua vez, é uma associação internacional de diversas emissoras de radiodifusão que utilizam o nome Rádio Maria junto ao nome do seu País de emissão. Actualmente essa rede de emissoras já emite nos cinco continentes do mundo, o que - na minha opinião - não é coisa pouca!

Confesso que fui dos grandes "defensores" e ouvintes expectantes de que a Rádio Maria emitisse em Portugal. Era quase vergonhoso que numa Europa inteira com cada país a já ter uma emissora (com emissão na sua própria língua) da Rádio Maria, o nosso pequeno Portugal (um País de matriz cristã e profundamente mariana – com a Cova da Iria, em Fátima, como expoente máximo dessa devoção popular enraizada) – não tivesse a Rádio Maria a emitir em território nacional. Motivos para isso? O claríssimo lobby da Rádio Renascença (Emissora "Católica" Portuguesa), entre outros interesses (e desinteresses) da parte eclesiástica portuguesa. Enfim...

...por isso, confesso, acho injustos alguns comentários que aqui tenho lido menosprezando esta emissora, ainda recente, no nosso País. É a minha humilde opinião: vale o que vale.
Quanto ao desastre a que têm estado submetidas as transmissões FM da Rádio Maria em Portugal, então, nisso, eu subscrevo inteiramente o que tenho lido aqui!
A Rádio Maria não tem publicidade, vive só de donativos, blá, blá, etc., mas isso não justifica a existência de uma transmissão FM tão sofrível como a que se verifica na Grande Lisboa (tendo um emissor na tão invejada colina de Palmela) e até no Grande Porto. Eu até sei quem é um dos grandes culpados disso, mas (infelizmente) não posso falar dessa alminha aqui :-X

A actual cobertura (embora só com três transmissores) em frequência modulada é (mais ou menos) a seguinte:
  • Lisboa (102.2 FM)
  • Porto (100.8 FM)
  • Setúbal (102.2 FM)
  • Évora (97.5 FM)
  • Beja (97.5 FM)

Ao contrário de Espanha, o resto do nosso País continua com zero transmissões em FM por parte da Rádio Maria.
De lamentar profundamente, a meu ver. E não se prevêem mudanças...

sintonia

• Sr. Member
« Responder #146 em: Fevereiro 22, 2024, 11:57:46 pm »
Caros companheiros do Fórum da Rádio: tenho um tema que gostaria de dialogar convosco, algo muito curioso (no meu entender!), e sobre o qual gostaria muito de ler as vossas opiniões e conhecimentos sobre tal matéria.

No passado mês de Outubro de 2023 – não existindo ainda as emissões da Rádio Maria no Alentejo (emissor de Portel na frequência 97.5 MHz com 500 W), e havendo tão só as emissões da Grande Lisboa (emissor de Palmela na frequência 102.2 MHz com 2000 W) e do Grande Porto (emissor de Valongo na frequência 100.8 MHz com 1500 W) – estava eu numas mini-férias junto ao mar na zona costeira de Lagoa, no Algarve, já mesmo no extremo litoral dessa região algarvia, e tendo, ao longe, mas como barreira direccional, a "grande muralha" da Serra de Monchique, eis que, no período nocturno, eu captava sempre perfeitamente, com um simples telemóvel (ou seja, sem nenhum aparelho receptor especial de rádio), a emissão dos 102.2 FM da antena emissora de Palmela! Ora isso aconteceu durante todos os dias (neste caso, noites) em que lá estive, e todavia no Baixo Alentejo (procurei confirmar junto de outras pessoas) ninguém captava essa mesma emissão... estranho, não? Entretanto, actualmente já não se consegue captar nada disso (voltei lá pelo Natal, e zero!).

Terá ocorrido o efeito de difracção "fio de navalha" que o nosso caro Luís Carvalho tão bem explica no seu livro? Mas, em caso afirmativo, não teria o território (o Baixo Alentejo) anterior à montanha (que era, neste caso, a Serra de Monchique) de conseguir captar essa mesma emissão visto estar mais próximo da antena e sem barreiras orográficas?

Confesso-vos que esta é uma matéria que muito me interessa (do campo da propagação das ondas de rádio) e do qual ainda não estou 100% convencido de todas as coisas que tenho lido. E confesso que estou expectante de vos ler (fá-lo-ei atentamente, sobretudo sobre este caso concreto).

(Ilustração do Sr. Luís Carvalho)

Deixo as seguintes notas: entre a antena da Palmela a emitir em FM na frequência 102.2 MHz com 2000 W e o local onde captei essas emissões distavam, pelo menos, 168,60 km; entre a antena emissora e o aparelho receptor estava exactamente a parte mais alta da Serra de Monchique, ainda que, tanto a antena emissora, quanto eu, estivéssemos ambos bastante longe da referida barreira natural; tais captações, sem ruídos ou interferências (tinham som limpo) ocorriam apenas no período nocturno; nos meses mais recentes nunca mais foram possíveis quaisquer captações similares.

Anseio pelas vossas respostas ::)

pdnf

• Hero Member
« Responder #147 em: Fevereiro 23, 2024, 11:52:43 am »
A Rádio Maria poderia fazer algum sentido em Portugal, se não tivesse um pendor "tão beato". Quando às vezes algum emissor espanhol calha de chegar já tenho ouvido programas de entrevista, até debates sobre a situação política. Aqui só dá notícias porque é obrigada a, de resto a parte de palavra anda toda em torno do clero ou de famílias que vivem a fé Católica levada a um extremo (sabem de que organizações falo). A única coisa que a Maria tem de bom, é quando por vezes, serve de alternativa à Antena 2. Duvido que, mesmo num país Mariano, este projeto, entre os dois emissores, tenha mais que uns 100 ouvintes entre todas as frequências. Eu sou Cristão Protestante, acho completamente errado rádios como a Maria ou a Rádio Clube de Sintra que transmitam conteúdo religioso durante 24/h ou praticamente. Não deixa de ser quase tão absurdo quanto a COR-MED6, aparte das evidentes diferenças culturais. O modelo da RR faz muito mais sentido, com eventuais ajustes que se possam fazer naturalmente. A única coisa que não acho péssima nesta emissora são os jingles. A própria locução podia ser muito melhor, mesmo sendo religiosa.
Quanto ao alcance dos 102.2, recordo-me que este outubro foi um mês relativamente interessante em termos de propagação. Admira-me que em Lagoa conseguisse apanhar o emissor de Palmela, contando que em Portimão os emissores da Lousã até entram razoavelmente bem. Recordo-me de há dois anos conseguir apanhar todas as Antenas, TSF e RR, sendo que a Rádio Maria partilha a frequência com a Antena 3. Mesmo em propagação só por uma vez apanhei aqui no Porto o emissor de Palmela a se sobrepor a se sobrepor à Antena 3. É um colosso contra um emissor fraco. Aliás, a Antena 3 sobrepõe-se totalmente a Maria na zona Oriental de Lisboa, junto ao Vasco da Gama não há qualquer hipótese, a 3 domina. E entrando na A2 há muita disputa. Já apanhei na Area de Serviço de Palmela a Maria a disputar com a 3. O emissor deve estar mal cuidado, mas a frequência não é boa. Em Vendas Novas já se ouve confortavelmente a Antena 3, até dentro do Intercidades o sinal da Lousã chega.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #148 em: Fevereiro 23, 2024, 04:37:47 pm »
Eu sou do tempo que em 102.2 ainda se ouvia a Rádio Sim, em Vendas Novas. Não vou dizer que era 100% do território - notavelmente junto ao jardim a Antena 3 ganhava - mas era audível.

Com muito espírito de sacrifício, dava para ir ouvindo ainda até quase Montemor, já a dividir muito com a Antena 3 e zonas sem sinal das duas. Na vila (cidade?) de Montemor já só dava mesmo Antena 3.

Leva-me a crer que a potência terá reduzido significativamente desde essa época. Aliás, pela maneira que (não) se capta na Moita e no Barreiro, mais a fraca modulação, penso mesmo ter sido o que terá acontecido.

Acredito que esse fenómeno possa efetivamente ter acontecido, considerando a proximidade à montanha e ao mar.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #149 em: Fevereiro 26, 2024, 09:42:34 am »
A Rádio Maria (Portugal) integra a Família Mundial da Rádio Maria que, por sua vez, é uma associação internacional de diversas emissoras de radiodifusão que utilizam o nome Rádio Maria junto ao nome do seu País de emissão. Actualmente essa rede de emissoras já emite nos cinco continentes do mundo, o que - na minha opinião - não é coisa pouca!

Confesso que fui dos grandes "defensores" e ouvintes expectantes de que a Rádio Maria emitisse em Portugal. Era quase vergonhoso que numa Europa inteira com cada país a já ter uma emissora (com emissão na sua própria língua) da Rádio Maria, o nosso pequeno Portugal (um País de matriz cristã e profundamente mariana – com a Cova da Iria, em Fátima, como expoente máximo dessa devoção popular enraizada) – não tivesse a Rádio Maria a emitir em território nacional. Motivos para isso? O claríssimo lobby da Rádio Renascença (Emissora "Católica" Portuguesa), entre outros interesses (e desinteresses) da parte eclesiástica portuguesa. Enfim...

...por isso, confesso, acho injustos alguns comentários que aqui tenho lido menosprezando esta emissora, ainda recente, no nosso País. É a minha humilde opinião: vale o que vale.
Quanto ao desastre a que têm estado submetidas as transmissões FM da Rádio Maria em Portugal, então, nisso, eu subscrevo inteiramente o que tenho lido aqui!
A Rádio Maria não tem publicidade, vive só de donativos, blá, blá, etc., mas isso não justifica a existência de uma transmissão FM tão sofrível como a que se verifica na Grande Lisboa (tendo um emissor na tão invejada colina de Palmela) e até no Grande Porto. Eu até sei quem é um dos grandes culpados disso, mas (infelizmente) não posso falar dessa alminha aqui :-X

A actual cobertura (embora só com três transmissores) em frequência modulada é (mais ou menos) a seguinte:
  • Lisboa (102.2 FM)
  • Porto (100.8 FM)
  • Setúbal (102.2 FM)
  • Évora (97.5 FM)
  • Beja (97.5 FM)

Ao contrário de Espanha, o resto do nosso País continua com zero transmissões em FM por parte da Rádio Maria.
De lamentar profundamente, a meu ver. E não se prevêem mudanças...
Eu quando vivia em Mirandela, ouvia muito a Radio Maria espanhola, que tinha um emissor perto da fronteira.
Como católico praticante, dava uma boa ajuda, tendo em conta a fraca cobertura que a Rádio Maria tem em Portugal, pelos motivos que todos sabemos