Autor Tópico: Antena 2  (Lida 173944 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #885 em: Fevereiro 27, 2026, 02:11:46 pm »
O compositor do mês de Março será Georg Friedrich Handel.

Terça dia 3 de Março voltamos a ter Teatro na Antena 2 pelas 21h, peça O Caracal de Judith Herzberg e será representado pela Sofia Aparício e Andreia Bento: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2263/e20260303

tuscano332

• Hero Member
« Responder #886 em: Março 01, 2026, 12:01:46 am »
Se não ouviram,  aconselho que o façam,  que excelente emissão do Argonauta a de este Sábado 28 de Fevereiro. 

tuscano332

• Hero Member
« Responder #887 em: Março 01, 2026, 10:28:36 am »
Aqui fica o convidado do 1º Memorias Futuras: https://antena2.rtp.pt/antena-2/a-conversa-com-edward-ayres-de-abreu/

tuscano332

• Hero Member
« Responder #888 em: Março 02, 2026, 05:42:01 pm »
Custa-me vir para aqui muitas vezes dizer mal desta rádio, mas não aprendem:

Desde estas mudanças em Janeiro, que não ouvia da parte da tarde esta rádio nos dias de semana antes das 15h.30 e agora percebo porque o não faço. Esta tarde em zapping passei por ela, mais ou menos quando começou o espaço sobre livros do Luis Caetano(passava pouco das 14.45), e resolvi ficar para ver quanto tempo estavam sem voltar a ter música. Então deu o espaço do Luís Caetano, sinal horário, publicidade institucional e se pensam que depois se voltou a ter música, tal não aconteceu até às 15.10 e não, não foi com noticiário, foi antes com uns minutos dedicados à Ciência. Ou seja, estiveram  cerca de 25m seguidos sem se ouvir uma música, assim não vão lá, nem a audiência irá aumentar, ainda para mais em horário de trabalho da maioria dos ouvintes.

Atenção, não é nada contra as temáticas abordadas nestes espaços, acho é que é demasiado tempo seguido de palavra para uma radio destas numa tarde de um dia de semana(além de darem demasiado tempo de antena ao Luís Caetano, mas isso é outra conversa). Se fosse como já escrevi aqui na Antena 1, tudo bem o perfil é muito esse, aqui tanto tempo seguido sem música acho que faz emperrar a emissão e perder ouvintes.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #889 em: Março 03, 2026, 09:35:45 am »
Custa-me vir para aqui muitas vezes dizer mal desta rádio, mas não aprendem:

Desde estas mudanças em Janeiro, que não ouvia da parte da tarde esta rádio nos dias de semana antes das 15h.30 e agora percebo porque o não faço. Esta tarde em zapping passei por ela, mais ou menos quando começou o espaço sobre livros do Luis Caetano(passava pouco das 14.45), e resolvi ficar para ver quanto tempo estavam sem voltar a ter música. Então deu o espaço do Luís Caetano, sinal horário, publicidade institucional e se pensam que depois se voltou a ter música, tal não aconteceu até às 15.10 e não, não foi com noticiário, foi antes com uns minutos dedicados à Ciência. Ou seja, estiveram  cerca de 25m seguidos sem se ouvir uma música, assim não vão lá, nem a audiência irá aumentar, ainda para mais em horário de trabalho da maioria dos ouvintes.

Atenção, não é nada contra as temáticas abordadas nestes espaços, acho é que é demasiado tempo seguido de palavra para uma radio destas numa tarde de um dia de semana(além de darem demasiado tempo de antena ao Luís Caetano, mas isso é outra conversa). Se fosse como já escrevi aqui na Antena 1, tudo bem o perfil é muito esse, aqui tanto tempo seguido sem música acho que faz emperrar a emissão e perder ouvintes.

Pois, assim, e infelizmente, os ouvintes mudam para outras rádios clássicas que cativem, nem que seja via internet (que tem tantas opções)...

Atento

• Hero Member
« Responder #890 em: Março 03, 2026, 09:37:43 am »
A Antena 2 tem de ter palavra. Até devia ter mais.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #891 em: Março 03, 2026, 10:04:53 am »

Sim, mas quanto baste e dispersa pela restante programação... se não for assim, mais vale reclassificar a Antena 2 como rádio cultura (PTY - culture) e não clássica (PTY - classics)! basta alterar o sistema PTY (abreviatura de Program Type ou Tipo de Programa).

tuscano332

• Hero Member
« Responder #892 em: Março 03, 2026, 10:54:19 am »
Claro que deve ter, não é isso que está em causa, o que está em causa é o horário e a duração. Se a estes 25m diários que eu disse(que foi o última Edição e o espaço de Ciência), somar ainda o noticiário das 17h, que em média dura entre 18 a 20m, o que eu acho demasiado extenso, mais o Roteiro das Artes(programa esse que deve mesmo ser emitido, fazem muito bem em divulgar os eventos que ocorrem pelo nosso Portugal a fora) temos, ainda que separados, cerca de 1h durante a tarde sem música e para mim, isso num dia laboral de semana é muito tempo, não pode ser, afasta ouvintes.

Eu critiquei o novo programa de conversas dos Domingos pelas 14h, por achar que não é o melhor horário para o ter, era preferível um programa temático de música, mas mesmo assim é melhor ter este tipo de programas neste horário aos Domingos, que o que está a acontecer durante a semana.
« Última modificação: Março 03, 2026, 10:57:10 am por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #893 em: Março 05, 2026, 01:12:41 pm »
Coisas que a Antena 2 devia fazer,  mas ainda não faz...

https://youtu.be/ELBk7XsthS8?is=SFJmxEVu6_8zhF8q

tuscano332

• Hero Member
« Responder #894 em: Março 05, 2026, 02:23:52 pm »
Coisas que a Antena 2 devia fazer,  mas ainda não faz...

https://youtu.be/ELBk7XsthS8?is=SFJmxEVu6_8zhF8q
A antena 2 desde o inicio do ano de 2026, teve um debate a proposito do filme Amadeus, associado ao Compositor do Mês que era Mozart e foi bem interessante, voltou a ter uma vez por mês teatro radiofónico, esteve em directo da reabertura do Museu da Musica, dedicou um programa a Júlio Pomar, festejou o Dia Mundial do Cinema, esteve em directo de locais, na onda mais da cultura, afectados pelas recentes intempéries, estreou um programa de entrevistas ao Domingo etc. A Antena 2 não é uma France Culture, é a rádio da musica Erudita, Jazz e alguma World Music, a que é depois associado algum Cinema e respectiva música, Teatro, Literatura e Artes Plásticas.

Não é habitual ouvir o Ronda da Noite, mas recentemente ouvi um a proposito dos 30 anos da morte de Marguerite Duras, é certo que o Luís Caetano usou material do arquivo para fazer o programa, mas não deixou na mesma de ser interessante. O Luís Caetano, tem imensas entrevistas a escritores e não só, e debates feitos sobre os mais variados temas, por isso não vale muito a pena dizer que não existem momentos destes, porque os vai havendo, talvez não na quantidade da France Culture, mas repetindo a Antena 2 não tem a 100% o perfil France Culture, nem creio que seja para o ter.

Atento

• Hero Member
« Responder #895 em: Março 06, 2026, 10:00:46 pm »