Autor Tópico: Emissores da Serra de Montejunto  (Lida 6834 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
Re: Emissores da Serra de Montejunto
« Responder #15 em: Julho 13, 2023, 01:53:00 pm »
Vocês são os entendidos, disso eu não duvido, particularmente o Luís e o pdf, que nessas matérias sabem bem do que falam  ;D ;D Mas olhem, há casos que correm bem, veja-se a transferência da Rádio 5 para os 96.3, que se chegou aqui a falar e foi dado como impossível, e acabou a funcionar melhor que os 88,4, que eram uma aberração.

Por outro lado, a escuta pode ser igualmente pressionada, mas há um contínuo na emissão. Veja-se o caso dos inúmeros 88.0 da Antena 2 nas proximidades uns dos outros, no Minho e em Trás-os-Montes. Claro que se nota a passagem de uma para outra, mas isso é diferente de estar a ouvir Harry Styles misturado com Beethoven. Pessoalmente, não vejo como uma troca direta pudesse trazer implicações negativas, só vejo vantagens. Não querendo estar a mentir, mas não há países, e reguladores, que optam por manter uma única estação, na mesma frequência em todo o território? Tenho ideia de já ter lido ou visto algo dentro dessa linha.

Honestamente, parece-me que há casos que mereciam poder-se pensar se não haveriam soluções melhores a adotar. Ótimas, já sabemos que é impossível, melhores certamente poder-se-ia conseguir.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Emissores da Serra de Montejunto
« Responder #16 em: Julho 13, 2023, 02:11:54 pm »
Claro que sim, mas vamos sempre esbarrar no eterno problema: o espectro está demasiado saturado e só a transição para o DAB pode aliviar este cenário.

É tipo um cubo de Rubik quando se mexe em frequências: no exemplo aludido, da Rádio 5, quando passou para 96,3 "obrigou" a Fama a mudar a micro para 96,5 e, de certa forma, tornou mais complicada a receção da Rádio Valdevez por cá. A Voz do Marão, obviamente, deixou de se ouvir. A centro, não sei se os 96,2 MHz de Condeixa gostaram da mudança.

Há sempre mais contras do que prós, dependendo, está claro, da perspetiva.