Caro “Atentoâ€, o modelo da “BBC Radio 2†vigora desde 1967. Gerações de radialistas e supervisores da estação passam o testemunho à s gerações seguintes, nota-se isso. Há uma escola, com propósitos percetÃveis para os destinatários, que vai-se adaptando aos tempos, aos novos públicos, e afinando o produto. Os objetivos da missão da estação são todos cumpridos (ver no website da BBC), e devem ser os mesmos desde há décadas a esta parte, a forma (o caminho) de os atingir é que deve ser progressivamente afinada. Na BBC Rádio 2, de certeza que há uma escola de locutores, e uma apertada seleção. Uma vincada interatividade com o público e com a sociedade civil, discurso fluido, espaço para os intervenientes de diversas áreas, nomeadamente, no mundo do espetáculo & 7.ª arte, etc caracterizam o produto. A locução é tão ou mais importante do que os conteúdos musicais, e decerto uma marca indelével da estação na sociedade inglesa. A BBC Radio 2, dirige-se a todos os públicos: filhos, pais e avós, congrega conteúdos para todos eles e, por incrÃvel que pareça, consegue o equilÃbrio, ou seja, todas as faixas etárias estão representadas e ouvem sem reservas sonoridades do presente, do passado, de diferentes géneros (incluindo o Hard Rock (!), há um programa temático/autor dedicado ao género, com um apresentador que cativa e enquadra historicamente, influências, etc. de todos os temas que vão para o ar). É uma radio absolutamente diversa, culturalmente relevante, moderna e que persegue os interesses culturais das esmagadora maioria dos ouvintes (cidadãos). Recomendo que oiça durante 15 dias (uma curto perÃodo não chega para percecionar o todo), verá que se começa a fazer parte da sua vida e rotinas diárias. Para mim, esta estação de rádio rebenta com a escala da qualidade, supera as expectativas prévias.
Transpor este modelo para Portugal envolve grandes desafios, porque os ouvintes portugueses estão tão formatados quanto as rádios que ouvem, e contentam-se com pouco. Por outro lado, não há escola deste modelo de rádio em Portugal, as pessoas simplesmente não estão habituadas a ouvi-la.