Estações de radiodifusão > Rádios regionais e nacionais
Rádio Sim
Danl:
Com uma programação pensada principalmente para um público alvo de idade mais avançada, considero que a Rádio Sim é das 4 do Grupo Renascença a mais bem trabalhada. À excepção da informação e desporto em que RR ganha claramente, a Rádio Sim destaca-se por uma selecção musical bastante interessante com músicas dos 40, 50, 60, 70 e 80 e vários programas de autor. Já ouvi musicas francesas, italianas, em inglês e claro, predominantemente em português.
Estou na casa dos 30 anos, ouço a Rádio Sim regularmente e com prazer. Dispenso as outras 3, à excepção (repito) da RR na qual a informação e o desporto ainda têm qualidade.
Penso que a Rádio Sim só não tem mais audiência porque se limita, em grande parte do território, a utilizar a rede nacional de OM.
Um forista, noutro tópico, sugeria que a Rádio Sim devia ocupar as rede da RR. Eu optaria antes pela da RFM.
Qual é a vossa opinião sobre esta emissora que completa dentro de alguns meses 8 anos de existência?
Luis Carvalho:
Não exactamente. Limita-se, em parte significativa do território, a NÃO ser ouvida por via hertziana (...).
Danl:
--- Citação de: Luis Carvalho em Abril 05, 2016, 12:57:08 pm ---Não exactamente. Limita-se, em parte significativa do território, a NÃO ser ouvida por via hertziana (...).
--- Fim de Citação ---
Como se sabe, os emissores de OM têm uma potência relativamente baixa. E em FM aproveita os dos antigos emissores regionais. Acho até que muita gente de idade ainda desconhece a existência desta rádio.
A minha dúvida é se grande parte do seu público alvo a ouve através da net.
Luis Carvalho:
Deixe-me colocar a questão na seguinte forma: a Rádio Sim não tuge nem Muge... nem Vila Real, nem Bragança, nem muito menos Guarda... Com a desactivação da maioria do parque de emissores OM, a estação faz-se ouvir decentemente na região sul, graças aos emissores OM do Seixal e de Vilamoura; em VHF-FM via Palmela, Portel e Elvas. Com uma boa rede FM na margem sul e no Alentejo, a par dos dois emissores OM citados, grande parte do sul não tem grande dificuldade em sintonizar a rádio. Indo um pouco para Norte, atravessando o Ribatejo, o emissor de Rio Maior (92,6 MHz) assegura uma boa cobertura da região.
Já no Centro, se existe sinal VHF-FM nas regiões de Leiria e Viseu, Coimbra é servida via OM (981 kHz). Mais a interior, resta um pequeno emissor OM em Castelo Branco. Com a desactivação dos restantes emissores OM, a recepção em grande parte da Beira Baixa e toda a Beira Alta... chapéu. Sinal zero. Trás-os-Montes? Bragança, nada. Vila Real, quase nada. Sobrevive um pequeno emissor em Chaves.
No litoral, entre a Onda Média de Coimbra e o Norte, a emissora só se faz ouvir a partir de Gaia, mercê do emissor FM de Valongo. Já por terras bracarenses, nos 101,1 MHz, o emissor FM da Sim mais potente da estação sénior (os restantes emissores principais estão afectos à RR) dá conta do recado.
Resumindo e concluindo: para a dimensão geográfica do paÃs, temos uma rede OM reduzida à expressão mÃnima, com 2 emissores de 10 kW a operar com apenas 2,5 ou 3 kW (Coimbra e Vilamoura) ; temos Seixal, mais dois pequenos emissores operacionais em Castelo Branco e Chaves. Já na faixa VHF-FM, a cobertura é muito satisfatória no Alentejo, Grande Lisboa e Ribatejo. As cidades de Leiria e Viseu são privilegiadas com emissores FM. Aveiro? A frequência de Valongo é ocupada pela Rádio ProvÃncia. E receio que a recepção dos 981 kHz Coimbra seja muito fraca. Já no grande Porto, como referi, a cobertura é satisfatória, graças aos 100,8 MHz. A cobertura no Minho, mormente no distrito de Braga, é, como também referi, muito boa. Todavia, receio que o sinal no Alto Minho, incluindo a cidade de Viana do Castelo, não seja propriamente razoável. Seguindo para território transmontano, o sinal é nulo em grande parte da região, excepto na zona de Chaves. Nas Beiras e excluindo eventualmente um outro caso pontual, a recepção da Rádio Sim é nula, salvo em Castelo Branco.
Danl:
Obrigado, LuÃs.
Desconhecia que os emissores de Vila Real, Bragança e da Guarda ainda estivessem a operar. Sei que o sinal de Castelo Branco à noite é praticamente engolido pelo das rádios espanholas e que na Covilhã a Rádio Sim nem consegue ouvir. Logo, 10kW teóricos que na prática devem estar muito abaixo desse valor.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa