Estações de radiodifusão > História da Rádio

Memórias da Rádio

<< < (2/91) > >>

AG:
Esqueci-me de referir um pormenor importante: é que o Diário de Lisboa era um jornal vespertino, logo só inseria por norma a programação das rádios a partir das 16.00 (às vezes mais cedo). Penso que o jornal só chegava às bancas a partir das 13.00. Além disso, muitas vezes não tinha a programação da RR e por vezes até da Rádio Comercial.

E a designação do suposto segundo canal da RR era «FM da Renascença» ou «Renascença FM» e não «RR Canal 2»; aliás o termo «RR Canal 1» ou «Canal 1 da Renascença» só surgiu a partir de 1987, creio.

Luis Carvalho:
Voltando à M80, considero deveras pertinente e bem realizada uma excelente playlist que mistura na mesma hora Spice Girls e Beatles. Que melhor associação musical haveria de ser feita? São escolhas criteriosas que têm tudo a ver...

Creio que escusado será dizer que não me coibi de recorrer a uma figura de estilo para destacar a minha posição no que diz respeito às opções musicais da rádio...

Luis Carvalho:
Relativamente à RR, recordo que, quando foi atribuída à emissora católica portuguesa uma rede nacional de emissores VHF-FM, nos anos 60, esta operava em frequências abaixo dos 100 MHz. Alguns exemplos: Lisboa 93,2; Arrábida -  89,9; Lousã - 91,7; Valongo -  93,7, etc.

Com a atribuição e consequentemente lançamento de uma segunda rede de frequências em 1986, a Renascença FM, actual RFM, passou a explorar algumas das frequências utilizadas pela RR, migrando o canal 1 para as novas. Foi o caso de Lisboa, onde a RR passou para os 103,4; situação semelhante ocorreu na Lousã, onde o primeiro canal opera nos 106,0, a par de outros casos. Acredito que terá sido neste contexto que os emissores da Gardunha e do Muro passaram a transmitir a RR canal 1 nos 103,4, facilitando a sintonia em parte significativa do país. Curiosamente, se houve a boa ideia de colocar a RR nos 105,8 Arrábida e nos 106,0 Lousã, frequências bem perto uma da outra, logo ajudando os ouvintes a procurar a estação, o mesmo não ocorreu com o emissor dos 106,8 Montejunto, que terá transmitido sempre a RFM.

Para complicar a história, houve claramente erros crassos na atribuição de frequências, como o caso de Portalegre (S. Mamede) , onde a RFM operava nos 101,0... demasiadamente perto da frequência utilizada na Serra do Mendro (100,9). O problema foi solucionado por volta do ano 2000, quando a rádio das grandes músicas passou a ser irradiada nos 101,1 (no alto da serra portalegrense). Mais: ainda em S. Mamede, a RFM terá emitido por uns tempos nos 95,3, passando evidentemente a RR para os então 101,0. Volvidos alguns anos, a RR achou por bem destrocar as frequências.

AG:

--- Citação de: Luis Carvalho em Julho 26, 2016, 11:31:02 am ---Relativamente à RR, recordo que, quando foi atribuída à emissora católica portuguesa uma rede nacional de emissores VHF-FM, nos anos 60, esta operava em frequências abaixo dos 100 MHz. Alguns exemplos: Lisboa 93,2; Arrábida -  89,9; Lousã - 91,7; Valongo -  93,7, etc.

Com a atribuição e consequentemente lançamento de uma segunda rede de frequências em 1986, a Renascença FM, actual RFM, passou a explorar algumas das frequências utilizadas pela RR, migrando o canal 1 para as novas.

--- Fim de Citação ---
A questão é que a segunda rede de FM foi sendo constituída ao longo dos anos 80, não foi um processo imediato. Isso eu desconhecia.

Boxx:

--- Citação de: Luis Carvalho em Julho 26, 2016, 01:36:40 am ---Voltando à M80, considero deveras pertinente e bem realizada uma excelente playlist que mistura na mesma hora Spice Girls e Beatles. Que melhor associação musical haveria de ser feita? São escolhas criteriosas que têm tudo a ver...

Creio que escusado será dizer que não me coibi de recorrer a uma figura de estilo para destacar a minha posição no que diz respeito às opções musicais da rádio...

--- Fim de Citação ---

Não sou ouvinte da M80, mas não vejo mal nenhum nessa mistura...é pior quando incluem algo como João Pedro Pais...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa