Espectro radioeléctrico > DX
Rádio brasileira em FM captada em... Portugal (!)
ruicleto:
--- Citação de: modernices em Março 11, 2023, 09:36:25 am ---Não me parece caminho estender a faixa FM. Está na hora de passar para o DAB.
--- Fim de Citação ---
Concordo, até porque os veículos novos têm instalado de série um recetor DAB+, desde dezembro de 2020, e os recetores portáteis são já muito acessíveis em custo (basta ver preços na Internet). Quanto à extensão do FM, pergunto quantos recetores têm esta possibilidade? no meu exemplo, não tenho nenhum aparelho em casa que permita escutar a extensão em FM, enquanto que para DAB tenho essa disponibilidade de tecnologia em vários portáteis e inclusive nos automóveis...
pdnf:
Certo. A questão é que no DAB parece não existir vontade de gestão e política de investir. Ao passo que a expansão da faixa FM deveria apenas necessitar de uma ligeiríssima atualização dos recetores, que não deveria ser muito dispendiosa (aqui estou a atirar completamente para o ar, mas quem tiver mais conhecimentos certamente saberá melhor se é algo ou não barato de fazer, mas penso que nos telemóveis e rádios do carro não deve ser difícil, o equipamento já deve estar preparado, terá é essa função escondida).
Lmviana:
Provavelmente se juntarem a licença do DAB à do TDT talvez a coisa tivesse algum impulso e o investimento mais razoável.
Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
ruicleto:
--- Citação de: Lmviana em Março 11, 2023, 12:19:09 pm ---Provavelmente se juntarem a licença do DAB à do TDT talvez a coisa tivesse algum impulso e o investimento mais razoável.
Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
--- Fim de Citação ---
Pois, a rede TDT poderia também emitir DAB (julgo eu) - cobre praticamente o país e ilhas e, assim, acederiam a estes emissores digitais as rádios por concurso... bastava planearem várias redes.
Luisf662:
Eu só aqui em casa tenho 3 recetores com esse alargamento do FM um xhdata, um tecsun e um pequenino digital com MP3 e Bluetooth e também com duas faixas de FM a normal e essa, comprado na loja do chinês.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa