Espectro radioeléctrico > DX

Rádio brasileira em FM captada em... Portugal (!)

<< < (4/4)

Luisf662:

--- Citação de: ruicleto em Março 14, 2023, 10:51:17 am ---
--- Citação de: Luisf662 em Março 13, 2023, 05:56:54 pm ---
--- Citação de: ruicleto em Março 13, 2023, 05:08:20 pm ---
--- Citação de: Luisf662 em Março 11, 2023, 09:23:55 pm ---Eu só  aqui em casa tenho 3 recetores com esse alargamento do FM um xhdata, um tecsun e um pequenino digital com MP3 e Bluetooth e também com duas faixas de FM a normal e essa, comprado na loja do chinês.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

--- Fim de Citação ---

Lembro-me de captar, há anos, algumas comunicações da GNR (sim a GNR) um pouco abaixo dos 87,5 MHz (não sei qual a frequência exata, pois era com sintonizador analógico que captava algumas frequências abaixo e acima do normal em que difundia a FM).

--- Fim de Citação ---
Não era a GNR, era a brigada de trânsito. Eu antigamente usava um recetor que apanhava toda essa faixa de frequências em analógico e ouvia muitas comunicações incluindo as da brigada de trânsito a ditarem matrículas de carros.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

--- Fim de Citação ---

Caro Luís, em 1970 foi efetuada a extinção da Polícia de Viação e Trânsito e criação da Brigada de Trânsito da GNR.

--- Fim de Citação ---
A brigada de trânsito da GNR como diz funcionava na zona dos 80 MHz e a outra GNR que não era brigada de trânsito funcionava na zona entre 150 MHz e os 155 MHz isto nos anos 80. Eu nessa altura tinha um recetor que escutava desde os 65 MHz até aos 200 MHz portanto todo o VHF até conseguia ouvir o som da RTP1 nesse recetor.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Boxx:
Nos anos 80 tinha um rádio analógico que captava a rtp 1 algures nos 98 mhz, bem no meio do eter…

Spildit:
Tópico interessante.

Amanhã tenmho de experimentar fazer um scan em wide FM abaixo das frequencias vulgarmente utilizadas pelas rádios comerciais para ver o que apanho.

Também é interessante que um rádio vulgar de FM pudesse em tempos captar a GNR porque supostamente a largura de banda das transmissões é completamente diferente da largura de banda do FM da rádio comercial. Um rádio normal funciona em wide FM e as transmissões da GNR supostamente deveriam de ser em narrow...

Mas fica para recordação ... :

(Isto antes do SIRESP)


--- Código: ---GNR - BT

69.5375 Mhz - Viseu - Balança móvel
69.5625 Mhz - Acompanhamento de Transportes especiais BT
69.5875 Mhz - Viseu - Radar BT
80.0000 Mhz - ?
80.1500 Mhz - Vila Real / -10.525 / tone : 123
80.1625 Mhz - Torre Vedras - Foca 24
80.1750 Mhz - Bragança / -10.525 / tone : 123
80.1750 Mhz - Algarve
80.2000 Mhz - Braga
80.2125 Mhz - Viseu / -10.525 / tone : 110.9
80.2225 Mhz - Viseu
80.2250 Mhz - Bragança / -10.525 / tone : 123
80.2250 Mhz - Distrito de Santarém
80.2500 Mhz - Alentejo
80.2650 Mhz - Caldas da Rainha
80.3000 Mhz - Setúbal / Aveiro
80.3125 Mhz - Lisboa - Foca 11
80.3450 Mhz - Leiria

--- Fim de Código ---

Amanhã faço a experiência

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa