Mais entradas, mas desta vez numa zona mais difícil (Canelas) e a esta hora:
92.2 - KFM
93.1 - Voz de Esmoriz a chegar mais longe do que seria normal
94.0 - Cidade Hoje
94.5 - Rádio Dueça
95.8 - RNE Rádio 5 Todo Notícias - Culleredo/Monte Xalo (A Coruña) (mono s/rds)
97.1 - COPE - Santiago de Compostela (mono s/rds)
97.3 - espúria Record FM 107.7 (emissão local)
98.6 - RR
97.3 é espuria que toca 24*365 dos 95.5 da Record FM; 88.0 que referiste no Post acima é a MegaHits Sintra e não espúria de Braga, sobrepõem-se, isso sim, aos 88.0 da Antena 2 da cidade dos Arcebispos. Não me lembro de dia em que Monsanto estivesse tão forte, oiço a RFM em 93.2 com a mesma força que nos 91.7 da Lousã.
94.0 da Cidade Hoje é muito normal aqui em Canelas, entram bem, assim como os 98.6 da RR de Lamego e até os 93.1 da RVE.
89.5 é Rainha e Senhora a TSF.
Peço desculpa ter que te contrariar, mas em dois casos tenho elementos sólidos para tal :
Nos 97.3 digo que é espúria da Record Sintra porque ouvi um jingle local a dizer claramente “RecordFM. 107.7.” sem qualquer identificação de sítio nem nada, ou seja, mesmo interno, e posso garantir que tinha emissão diferente dos 95.5 não sei porquê, mas confirmei em ambas;
Nos 88.0 indiquei que seria de Braga porque o perfil sonoro comprimido e equalização são exatamente iguais aos 92.9 de Braga. Mas aqui há mais abertura para de facto ser de Sintra, basta eles andarem a mexer nisso e Sintra sair pior. Como não tenho acesso a ambas as emissões, é difícil.
Eu também ouço a RFM 93.2 e 91.7 iguais, mas nem referi porque estando em Gaia apanhar Lousã é mais normal, não é nada de extraordinário. Monsanto chegar é notável.
Os 94.0 entraram em mais sítios além de Canelas em Gaia neste momento sinal muito mais forte que o habitual, daí a referência; 98.6 é sempre aquela que me esqueço ser de Lamego…
E como é que é possível eu apanhar uma espanhola e não apanhar a Fundação??? ahahah
Ouviste 107.7 Sintra, porque quando está em Nacional eles anunciam quase sempre essa frequência. Fazem o mesmo que a Cidade FM. Quando vens a descer a VCI, a partir do nó do Freixo até Castelo de Paiva até tens RDS RECORD P ou RECORD nessa frequência. Até relatei o caso quando atribuíram a frequência temporária ao FCP e até referi, na altura, que seria melhor os 96.3 precisamente por causa desse problema. Ao chegar mais próximo do Monte da Virgem, a RR também entra na festa.
No caso da Cidade Hoje, é normal consigo meter com RDS dentro de casa no telemóvel, do distrito de Braga, entre as locais, é das mais fortes no sul de Gaia. Costuma é ser muito pressionada pela 94LEIRIA nestes dias de propagação. Fora isso, a Cidade Hoje aguenta-se bem pelo menos até Lourosa.
Referi os 93.2 da RFM porque são os mais difíceis das nacionais de Monsanto, habitualmente muito pressionadas pela RVE e hoje a limparem-na. Comparei à Lousã, porque como referiste se escuta com boa qualidade por cá, embora esteja muito pressionada. Diria que Monsanto hoje estaria até ligeiramente superior.
Porque Gaia é terreno muito difícil para os emissores de Guimarães, que não são excepcionais já de si, mesmo no Porto fraquejam. Para além disso, hoje está esmagada por uma Antena 1 Monsanto que está, sem exagero, com igual qualidade à do Monte da Virgem, RDS e RT em telefone em 2/3 segundos, e pela TOP FM. O emissor da RNE 5 tendo mais potência, lá consegue furar e passar por cima.
106.4 é Antena 3 Leiria, 105.2 é de facto notório por causa da TSF, mas aqui em Canelas não é assim tão inusual quanto isso, até já apanhei com o telefone. 99.2 é Comercial de Braga, 99.2 em Grândola é a Antena 1. De Grândola, só apanhei uma vez o ano passado a Antena 2 a furar a Mega em 90.6. 100.0 em Vilar deve ser a Botaréu.
99.5, 101.6, 101.7 são espúrias. Boa registo nos 105.8 da RR da Arrábida, facilita a Rasa estar na zona de sombra de Santa Justa, mas ainda assim é excelente.