Autor Tópico: Fama Rádio - 105,0 e 96,5 MHz Famalicão  (Lida 9048 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
Fama Rádio - 105,0 e 96,5 MHz Famalicão
« em: Setembro 17, 2021, 04:59:18 pm »
A FAMA publicita o seu canal nº2 em 96.4 que é uma espécie de discos pedidos mistruado com um top. A minha questão é, a microcobertura pode, legalmente, emitir de forma distinta da frequência principal?

« Última modificação: Julho 02, 2024, 11:41:56 pm por AG »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Fama Rádio - 105,0 MHz e 96,5 MHz Famalicão
« Responder #1 em: Setembro 17, 2021, 07:51:03 pm »
Essa nunca tinha ouvido ;D ! Eu acho que não, uma microcobertura reforça o sinal da rádio dentro do concelho. Dou um exemplo, à uns anos uma rádio com várias frequências pelo pais, tinha o emissor principal com emissão "principal" e as 8h de emissão local fazia na microcobertura. Aconteceu a ERC cortar o pio depois disso. 

pdnf

• Hero Member
« Responder #2 em: Setembro 17, 2021, 08:13:03 pm »
Essa nunca tinha ouvido ;D ! Eu acho que não, uma microcobertura reforça o sinal da rádio dentro do concelho. Dou um exemplo, à uns anos uma rádio com várias frequências pelo pais, tinha o emissor principal com emissão "principal" e as 8h de emissão local fazia na microcobertura. Aconteceu a ERC cortar o pio depois disso.

Pois mas pelo que a FAMA tem no site, e até numa tabela de audiências do distrito que eles publicitam, não é isso que parece que está a ocorrer: https://famatv.pt/famalicao/08/14/fama-radio-requalifica-centro-emissor-e-prepara-rentree-em-forca-no-fm-para-a-proxima-semana/

Também me quer parecer que se trata de algo ilegal.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3 em: Setembro 17, 2021, 08:49:06 pm »

Pois mas pelo que a FAMA tem no site, e até numa tabela de audiências do distrito que eles publicitam, não é isso que parece que está a ocorrer: https://famatv.pt/famalicao/08/14/fama-radio-requalifica-centro-emissor-e-prepara-rentree-em-forca-no-fm-para-a-proxima-semana/

A tabela que está no site da FAMA, é das emissões online do referido site.
Possivelmente, os gestores do site que fizeram a estatística, pensaram que o Canal 2 da Fama está a emitir na microcobertura.
Mas como não me encontro pelo Minho, não posso confirmar a veracidade disso...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4 em: Setembro 17, 2021, 09:28:19 pm »

A tabela que está no site da FAMA, é das emissões online do referido site.
Possivelmente, os gestores do site que fizeram a estatística, pensaram que o Canal 2 da Fama está a emitir na microcobertura.
Mas como não me encontro pelo Minho, não posso confirmar a veracidade disso...

Aqui no Porto os 96,4 só dão Valdevez ou M80, mesmo Famalicão estando mais perto.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5 em: Setembro 17, 2021, 10:24:54 pm »
A FAMA publicita o seu canal nº2 em 96.4 que é uma espécie de discos pedidos mistruado com um top. A minha questão é, a microcobertura pode, legalmente, emitir de forma distinta da frequência principal?

A microcobertura deve retransmitir a emissão principal...

Agora, se transmite outra emissão, não sei se estará ilegal a 100%. É que tecnicamente, se:
- continua explorada pela mesma empresa
- está legalizada e consta de alvará
- cumpre as obrigações legais do alvará (esperemos)
- presta o serviço que está previsto para o âmbito do alvará...

Não sei não... Obviamente não pode ter RDS diferente, tem de seguir as traves mestras da programação da principal, etc etc etc, mas dentro disso há capacidade de poder "inventar". Basta a micro não meter a comutar em AF com a principal e ter uma segunda corrente a funcionar, música diferente, etc.

E a Lei da Rádio, que saiba, não prevê punições para este cenário específico, só para incumprimentos das obrigações constantes do alvará, o que não se afigura o caso aqui se todos os fatores que enunciei forem cumpridos. A designação de "Canal 2" pode ser tecnicamente correta sem ser passível de ser registada, porque é uma segunda frequência...

Além disso, a justificação por falta de cobertura numa dada zona da microcobertura é técnica, mas a rádio responde em termos legais, não técnicos...

Algo numa área cinzenta da legalidade eventualmente...
« Última modificação: Setembro 17, 2021, 10:26:30 pm por Memórias da Rádio »

Arcindo Guimaraes

• Newbie
  • *
« Responder #6 em: Outubro 21, 2021, 06:54:39 pm »
Quem publicita a Fama Radio Canal 2 nos 96,4 é o site rádios.com.br. Esse canal 2 só emite via internet. Os 96,4 emitem o mesmo que os 105 fm.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Outubro 21, 2021, 07:40:03 pm »
Quem publicita a Fama Radio Canal 2 nos 96,4 é o site rádios.com.br. Esse canal 2 só emite via internet. Os 96,4 emitem o mesmo que os 105 fm.

Não: https://famatv.pt/famalicao/08/14/fama-radio-requalifica-centro-emissor-e-prepara-rentree-em-forca-no-fm-para-a-proxima-semana/
Rádio é:

Arcindo Guimaraes

• Newbie
  • *
« Responder #8 em: Outubro 21, 2021, 07:57:45 pm »
Fonte: https://www.radios.com.br/relatorios/stat_2021-07_amfmestado_182-120

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #9 em: Novembro 24, 2021, 11:20:25 pm »
Tenho andado a escutar a Fama FM
Uma playlist agradável, abrangente e que foge claramente ao que habitualmente escutamos nas rádios locais.
Reparo que agora entra muito melhor no Grande Porto ficando a perder depois de Gaia. A Norte da VCI a rádio escuta-se muito bem.

Atento

• Hero Member
« Responder #10 em: Novembro 24, 2021, 11:30:12 pm »
Uma playlist agradável, abrangente e que foge claramente ao que habitualmente escutamos nas rádios locais.
Reparo que agora entra muito melhor no Grande Porto ficando a perder depois de Gaia. A Norte da VCI a rádio escuta-se muito bem.

Uma M80 de terceira divisão que gira, gira e volta girar...

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Novembro 25, 2021, 12:39:57 am »

Aguenta-se bem para lá da VCI, sempre com RDS. O traçado longitudinal da A29 define a fronteira, para sul da mesma escuta-se a TerraNova, para Norte a FAMA. Tem, ali umas zonas cinzentas em Canelas/Pedroso onde na verdade não se escuta nada, a não ser um remix das duas rádios. Mas por exemplo, dentro de minha casa, perdomina a emissora de Ilhavo, mas se posicionar bem a antena também consigo escutar bem a TerraNova. O limite para Sul da Fama na FMSCAN está absolutamente correto, o da TerraNova para norte está subestimado, pois tem escuta limpa a partir do eixo Sermonde-Serzedo-Arcozelo.

Diga-se que esta divisão acontece quase exatamente da mesma forma com a outra emissora de Santo Tirso, que na mesma zona começa a dar lugar à TSF da Serra da Lousã. Aliás, no caso desta última o carro fica todo confuso, o RDS anda a comutar a cada 10 segundos entre as estações, aqui na minha zona.

Uma M80 de terceira divisão que gira, gira e volta girar...

Terceira divisão é um exagero, para uma rádio que tem locução em direto em quase todo o horário diurno e pelo menos ao início da noite. Também tem uma playlist um bocadinho mais recente que a da M80.

Na primeira liga, jogam nela as rádios dos três grandes grupos (12), a Observador e a TSF, num total de 14 rádios.
Na segunda NORTE incluíria sem dúvida nos lugares cimeiros a Nova Era, a Nova, a FAMA, a Fundação, a Alto Minho, a Antena Minho e a TOP FM que sendo emissoras locais já têm produtos com muita qualidade.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #12 em: Novembro 25, 2021, 08:47:23 pm »
Também acho exagerado dizer ser uma M80 de terceira divisão. A playlist é sólida. A da Cidade Hoje, da última vez que ouvi, era pior...

Ah, e que não se critique o posicionamento quando, recordo, não há M80 em condições em Braga...

paulof

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Novembro 25, 2021, 09:47:09 pm »
Na minha zona comecei a captar pior desde que mudaram o emissor para Santo Tirso, mas continuo a ouvir frequentemente on-line. Som de qualidade superior, bem superior que a m80. Atenção à playlist, muito abrangente sem querer agradar a todos. Publicidade muito bem feita e locutores com muita qualidade, quer na animação, quer os jornalistas das notícias. Foi pena terem virado as antenas para o outro lado, mas compreende-se o objetivo de querer chegar a uma população maior.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #14 em: Maio 25, 2022, 07:58:42 pm »
A Terra Nova anda a impedir a escuta da Fama Rádio em Gaia de uma maneira que não acontecia antes. Se dantes o traçado da A29 delimitava a zona em que só dava Fama, agora há interferências a dar para o forte da Terra Nova (com claro domínio da Fama) em zonas que nunca antes haviam sido interferidas como a Eng Edgar Cardoso, a A44 ou mesmo a própria Afurada, às portas do Porto.

Possivelmente deve ter sido a resposta do emissor de Ilhavo… mas não lhes serviu de nada, em Espinho só fez com que um mix que era 67/33 a favor da Fama  ficasse 50/50.

Alguém tem que mudar de frequência ou ajustar… pleno centro de Gaia ter destas é chato.

Aliás, agora até há uma frequência livre do mesmo distrito: 88.4. Embora ficasse mais limitada a Norte e Sul pela existência da Arganil e da Antena 1, o que eu não sei até que ponto é relevante, daria para o gasto pelo menos a Norte, admito mesmo que melhorasse relevantemente até Ovar/Espinho. Admito que para sul fosse comida mais cedo.
« Última modificação: Maio 25, 2022, 08:06:00 pm por Memorias da Radio »