Autor Tópico: ERC - Renovação dos Alvarás Locais  (Lida 20724 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: ERC - Renovação dos Alvarás Locais
« Responder #15 em: Maio 30, 2023, 08:31:47 pm »
Já sim. A ERC já remeteu a algumas rádios essa informação e já existem rádios a tratar do processo de renovação.

Que informação está a ERC a solicitar? Apenas a Administrativa e Institucional, incluindo a situação tributária e contributiva, ou está a ir mais além, e a pedir linhas orientadoras de programação, a por alguma exigência? Se não o faz, só vai fazer com que o setor chegue morto daqui a 15 anos...

Daqui a 15 anos o FM estará já morto em todo o lado exceto neste "cantinho à beira mar plantado"...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #16 em: Maio 30, 2023, 09:31:54 pm »
Já sim. A ERC já remeteu a algumas rádios essa informação e já existem rádios a tratar do processo de renovação.

Que informação está a ERC a solicitar? Apenas a Administrativa e Institucional, incluindo a situação tributária e contributiva, ou está a ir mais além, e a pedir linhas orientadoras de programação, a por alguma exigência? Se não o faz, só vai fazer com que o setor chegue morto daqui a 15 anos...

Daqui a 15 anos o FM estará já morto em todo o lado exceto neste "cantinho à beira mar plantado"...
A menos que a União Europeia assim o obrigue. É bem possível.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #17 em: Maio 30, 2023, 09:39:40 pm »

Se estão a falar do DAB a ANACOM tem o mapa feito. Mas neste momento eles não tem interesse que avance e muito menos os operadores. Seria uma situação para agravar ainda mais os custos nas rádios locais, pois as mesmas deixariam de ter os seus próprios emissores e teriam que emitir através de uma plataforma paga. Só mesmo se a União Europeia obrigar.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #18 em: Maio 30, 2023, 10:58:40 pm »
Pois isso não sei, essa informação não deve ser divulgada, pois apenas diz respeito aos operadores e a própria ERC, não deve ser tornada pública, creio eu.

Sugeria que esta parte da conversa saísse da M24, para um tópiconovo sobre a renovação ou para o Futuro da Rádio em Portugal. A informação enviada pelas rádios é obviamente confidencial, mas o caderno de encargos, ou seja, os parâmetros a que têm de respnder, essa deve ser obviamente pública. É do interesse, aliás...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #19 em: Maio 31, 2023, 12:23:26 am »

Se estão a falar do DAB a ANACOM tem o mapa feito. Mas neste momento eles não tem interesse que avance e muito menos os operadores. Seria uma situação para agravar ainda mais os custos nas rádios locais, pois as mesmas deixariam de ter os seus próprios emissores e teriam que emitir através de uma plataforma paga. Só mesmo se a União Europeia obrigar.

Caro broadcastfm,

Esta justificação que acabou de indicar - e peço desculpa mas vou entrar mesmo à queima-roupa e sem piedade - é o exemplo perfeito do que acontece nas rádios locais portuguesas: oprimidas, preocupam-se apenas em guardar o seu quinhão, em vez de se unirem em cadeia face a interesses comuns e sobreviverem ambas, como a Lei da Rádio permite.

Vistas muito, muito curtas.

Como assim "emitir através de uma plataforma paga"? As rádios não podem realizar investimento em conversão de emissores para DAB, já hoje com os 50% de subsidiação de equipamentos que existem no Estado, que aliás incha bastante os valores para importação de certo equipamento em empresas que têm esse tipo de produto mas nem entro já por aí, e unir-se em cadeia para rentabilizar a questão emitindo a nível distrital com menos emissores? Através de uma empresa terceira que faça a gestão dessa rede, empresa essa detida pelos atuais operadores?

Porque é que "têm que ficar à espera que chova" em vez de se mexerem por si?

Porque é que nas rádios locais ficam tão agarrados ao FM e a emissores, para mais com custos de manutenção mensais e anuais que não são baratos num meio que reduziu proveitos sei-lá-eu-quantas-vezes-já desde 1995 com o advento do Ediberto Lima, quando o DAB permite dar pelo menos mais cerca de 4 ou 5 mil euros anuais limpos em rádios que se for preciso faturam 20 ou 25 mil ao ano *antes* de despesas?

Valha-me a santinha que é preciso ver mais além. Depois admirem-se quando a ERC e a ANACOM decidirem reorganizar o espectro ou liberalizá-lo. Acho que já andámos muito mais longe disso. Quem tenta conservar o que não é conservável sujeita-se...

Enfim.

Pois isso não sei, essa informação não deve ser divulgada, pois apenas diz respeito aos operadores e a própria ERC, não deve ser tornada pública, creio eu.

Sugeria que esta parte da conversa saísse da M24, para um tópiconovo sobre a renovação ou para o Futuro da Rádio em Portugal. A informação enviada pelas rádios é obviamente confidencial, mas o caderno de encargos, ou seja, os parâmetros a que têm de respnder, essa deve ser obviamente pública. É do interesse, aliás...

Totalmente de acordo, aliás, já fiz este post nessa visão porque isto desviou e não tinha mais tempo para escrever (ocupado com assuntos), peço desculpa à moderação por isso.

O caderno de encargos é público: é a programação que a estação se comprometeu junto da ERC. Depois há a base, a Lei da Rádio, como bem sabes. E esta ideia de "não se sabe porque é tudo privado"... vai-se saber, vai. E de que maneira. Memória tão curta que está tudo esquecido de 2009/2010... e há aí muita coisa a ser incumprida. Se a ERC quiser fatiar fininho, vai ter muito fiambre por onde o fazer, tal não é o estado atual de coisas. Ainda por cima é mais uma renovação em contexto de crise...

Em breve saberemos tudo sobre tudo através das deliberações. Vai ser interessante de assistir quantas caem desta vez, e porquê.

Luisf662

• Full Member
« Responder #20 em: Maio 31, 2023, 03:04:26 pm »
Depois do falhanço total que foi a TDT não há vontade de avançar com o DAB+.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #21 em: Maio 31, 2023, 03:26:11 pm »

Exemplo errado. O mercado do sinal livre sempre teve só 4 canais. O mercado das rádios tem centenas.

Converter a rede TDT para DAB+, tal como está agora (SFN de MFN), era incrível. E muito mais útil que as escassas 150 mil pessoas que agora abrange.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #22 em: Maio 31, 2023, 07:28:19 pm »

Exemplo errado. O mercado do sinal livre sempre teve só 4 canais. O mercado das rádios tem centenas.

Converter a rede TDT para DAB+, tal como está agora (SFN de MFN), era incrível. E muito mais útil que as escassas 150 mil pessoas que agora abrange.

Na minha opinião a TDT deve sempre ser mantida, complementando a rede com o sistema DAB+, de modo a ser muito mais rentável e mais útil.

PMSMR

• Full Member
« Responder #23 em: Novembro 14, 2023, 09:21:52 am »
Boas,

Já está disponivel no site da ERC a primeira deliberação de renovação de Alvarás Locais.

A Rádio Onda Viva de Macedo de Cavaleiros já tem a sua licença renovada por mais 15 anos.

A maratona começou ....

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #24 em: Novembro 14, 2023, 10:07:03 am »
Boas,

Já está disponivel no site da ERC a primeira deliberação de renovação de Alvarás Locais.

A Rádio Onda Viva de Macedo de Cavaleiros já tem a sua licença renovada por mais 15 anos.

A maratona começou ....
Rádio Onda Livre, e não Onda Viva 😀

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #25 em: Novembro 14, 2023, 11:53:34 am »
Onda Viva é da Póvoa, eheheh.

Já vi a deliberação. Ficha praticamente limpa da Onda Livre, com duas coisas mínimas. Muito bem!

Muito interessante pedirem 48h de emissão. Desta forma vai ficar difícil enganar o que quer que seja. E avaliam tudo, até cumprimento de publicidade e programação direcionada para a emissão local.

Cheira-me a problemas com a M80 e a Cidade FM...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #26 em: Novembro 14, 2023, 02:18:52 pm »
Essas locais até que cumprem. Falam nas localidades pelo menos Penalva e Manteigas.
Mas vejo uma Estação Diária a ir a vida literalmente se continuar como esta.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #27 em: Novembro 14, 2023, 02:41:37 pm »

Já vi a deliberação. Ficha praticamente limpa da Onda Livre, com duas coisas mínimas. Muito bem!

Muito interessante pedirem 48h de emissão. Desta forma vai ficar difícil enganar o que quer que seja. E avaliam tudo, até cumprimento de publicidade e programação direcionada para a emissão local.

Mesmo assim, lanço o repto à ERC, caso queira mesmo apanhar ilegalidades (não estou convencido de alguns casos): Gravem as emissões por vós mesmos. Acredito que nem todas as gravações que são enviadas por parte de várias rádios, sejam totalmente reais.
O importante, é que se faça cumprir a lei da rádio.
Que haja uma maior investigação, desde da parte da programação, à parte económica de cada rádio.
Por esse caminho, seriam muito poucas a renovarem neste país

SamM

• Hero Member
« Responder #28 em: Novembro 14, 2023, 03:15:38 pm »

Mesmo assim, lanço o repto à ERC, caso queira mesmo apanhar ilegalidades (não estou convencido de alguns casos): Gravem as emissões por vós mesmos. Acredito que nem todas as gravações que são enviadas por parte de várias rádios, sejam totalmente reais.
Que haja uma maior investigação, desde da parte da programação, à parte económica de cada rádio.

Este tema é muito relevante.
E sabemos de casos que nada dignificam a rádio. Contudo, o que me parece é que, em caso de não renovações, essas frequências ficarão desocupadas e ninguem as ocupará, sem ser o caso de alguns dos projetos novos de Lisboa e Porto que as queiram ocupar. Assim perder-se-á o pouco com carimbo local, ainda que imperfeito, em detrimento duma cassete nacional, que nada acrescenta às gentes locais.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #29 em: Novembro 14, 2023, 03:48:42 pm »
Essas locais até que cumprem. Falam nas localidades pelo menos Penalva e Manteigas.
Mas vejo uma Estação Diária a ir a vida literalmente se continuar como esta.

Valongo cumpre muito mal e nunca ouvi Vale de Cambra a cumprir. Mas certas locais como a 105.6, neste padrão, vão bem à vida fácil...

Eles próprios já fazem isso nalguns casos. Agora assim de cabeça recordo-me do caso da Rádio Vale do Minho, que até estava com problemas no Ministério Público aqui há uns tempos à conta de terem andado alegadamente a inventar gravações.

De qualquer forma é de recordar que as listas (playlist) são submetidas à ERC para verificação do cumprimento das quotas de música portuguesa, e qualquer take deve estar também lá incluído como ficheiro reproduzido, pelo que takes que não existam originalmente e sejam martelados à priori eles davam logo pela coisa pelo mero facto de não estarem lá.

E não podemos considerar que haja exatamente inteligência nisso por parte de quem dirige; recordemos também o caso Mega Sintra / Mega Rio Maior, em que o regulador pede a emissão da cabeça de rede (Lisboa) e pede depois a das locais, compara e conclui. Há certos casos em que a premissa não é pura e simplesmente cumprida.

Outra: rádios em cadeia têm espírito de partilha de produção, a ERC tem andado a fazer um enforcement disso. Em que é que uma M80, que é uma rádio quase meramente de playlist, cumpre nisso nas locais que tem em cadeia a Norte (que recordo, são Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Fafe e Vila Real)? Em que é que isso é visível em antena? Não é...
« Última modificação: Novembro 14, 2023, 03:55:08 pm por Memorias da Radio »