Autor Tópico: DAB+  (Lida 39927 vezes)

brodcastfm

• Sr. Member
Re: DAB+
« Responder #210 em: Março 05, 2024, 09:50:06 pm »
A radiodifusão sonora digital (ou DAB) terminou em Portugal no dia 1 de abril de 2011. Segundo as justificações conhecidas, tal deveu-se aos elevados custos de manutenção e também ao argumento de que eram muito poucos os utilizadores do serviço de rádio digital no nosso país. A DAB, em Portugal, teve uma audiência pouco acima do zero. A escassez de receptores no mercado (e o diferencial de preços entre os receptores AM/FM face aos receptores DAB) aliada à escassa oferta de rádios com emissão digital (praticamente só se incluíram as "grandes" no sistema) não ajudou à implementação e, muito sinceramente, no caso português, sinto que isso continuará a ser um enorme entrave.

Hipóteses de resolução? A imposição da DAB (com apagão do FM), tal como se fez com a TDT...

Resultados possíveis? A perda de ouvintes de rádio. Ao contrário da televisão, os ouvintes de rádio têm hábitos/costumes e métodos muito próprios, diria, de pendor "tradicional", que certamente não vão "migrar". Lembrem-se que, na TDT, o que aconteceu foi uma migração em massa para o cabo, não para a manutenção das TV's ligadas a antenas.

Sinceramente tenho receio que se matem as rádios locais (todas as mais pequenas) com a imposição da DAB, caso aconteça.

Lembrem-se que nem todas as pessoas são ouvintes "modernos" como vocês, caros companheiros
Mas a introdução do DAB+ em Portugal o objetivo não é acabar com o FM é manter tudo como está no FM e ter mais uma possibilidade de escuta em DAB+. Aliás é isso que está acontecendo em grande parte dos países.

Duvido que seja isso que se pretende, e efectivamente se fará, em Portugal...

...e quanto aos outros países, tenho lido e visto é irem desligando as frequências FM (apagão mesmo!).
A lógica é ser um modelo híbrido (FM/DAB/Internet). Em Espanha ou Itália não se está a desligar o FM.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #211 em: Março 06, 2024, 12:22:39 am »
A lógica é ser um modelo híbrido (FM/DAB/Internet). Em Espanha ou Itália não se está a desligar o FM.
Eu diria que isso será no curto prazo, talvez uns 5/6 anos. Sejamos sinceros, o que é que o DAB + vai acrescentar em termos de cobertura, nomeadamente no que às nacionais diz respeito? Nada. E se quisessem fechar as RRN/RRS, e dar uma cobertura decente às duas jovens, à Smooth e à Observador ainda conseguiam. O que o DAB + vai trazer é poupança energética e nos custos de manutenção, como já foi amplamente demonstrado por aqui, bem como melhor qualidade de escuta. Ora, qual será o objetivo de manter emissores FM e DAB + nos mesmos locais, coexistindo para a Antena 1 e RR em outros ainda com a Onda Média? Não me parece que seja interessante, sinceramente. Veja-se o que é o FM na capital da Noruega na data de hoje:

Meia dúzia de frequências e todas microcoberturas.

Tenho alertado que é necessário pensar-se em como apoiar os consumidores para trocarem os receptores ou atualizarem os softwares. Tenho um carro de 2019, comprado 0 Km's, de uma construtora de um país onde já existe DAB+ e só tenho hipótese de escolha de AM e FM. Não faço ideia de quanto custará, mas será certamente muito. Tenho rádio FM no telemóvel, DAB + não terei. Há o risco claro de fuga de pessoas da rádio para outros meios, se não existirem apoios à transição.
Uma ideia que poderia ser interessante é o de manter o FM para as verdadeiras locais, que são escutadas fundamentalmente por idosos, que não vão comprar recetores novos, nem que sejam pagos.
Para além disso, foi referido acima que já se fez a distribuição de frequências com Espanha. Afinal de contas, com quantas frequências ficamos, nas áreas de fronteira? O que é que cabe no DAB+, em todo o país? Ou vamos fazer o mesmo que na TDT, meter só lá os 6 canais nacionais, e deitar fora a oportunidade de aumentar as redes nacionais?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #212 em: Março 06, 2024, 12:43:45 am »
A vantagem do DAB+ é que a Smooth a Observador, Record e outras rádios, até mesmo locais, já existentes podem vir a ser rádios de âmbito nacional ou regional, dependendo do seu investimento na rede.
« Última modificação: Março 06, 2024, 12:47:20 am por brodcastfm »

sintonia

• Sr. Member
« Responder #213 em: Março 06, 2024, 01:36:45 am »
Eu diria que isso será no curto prazo, talvez uns 5/6 anos. Sejamos sinceros, o que é que o DAB + vai acrescentar em termos de cobertura, nomeadamente no que às nacionais diz respeito? Nada.
[...]
Tenho alertado que é necessário pensar-se em como apoiar os consumidores para trocarem os receptores ou atualizarem os softwares.
[...]
Há o risco claro de fuga de pessoas da rádio para outros meios, se não existirem apoios à transição.
Uma ideia que poderia ser interessante é o de manter o FM para as verdadeiras locais, que são escutadas fundamentalmente por idosos, que não vão comprar recetores novos, nem que sejam pagos.

Duvido que em Portugal se mantenha um modelo híbrido - pois, se assim fosse, rapidamente surgiriam as desculpas por causa da saturação do espectro, e sobre a não migração dos ouvintes de uma tecnologia para outra, etc. As ANACOM's e os (des)Governos desta vida não querem saber do País real. Pior, acho mesmo é que vão repetir os erros que produziram com a TDT: impôr um apagão e, depois, descurar das reais potencialidades da nova tecnologia.

Caros amigos e "amantes da rádio": não se iludam. Estamos em Portugal. E temo que a DAB+ produza cá mais mal do que bem (visto que nunca se faz um esforço, pela positiva, no uso das novas tecnologias na TV e na radiodifusão neste País). A TDT é bom um exemplo disso. E ninguém parece querer saber...

Só para vos recordar da miséria na TDT portuguesa...

...querem o mesmo na DAB+ em Portugal?

modernices

• Hero Member
« Responder #214 em: Março 06, 2024, 07:14:49 am »
Eu diria que isso será no curto prazo, talvez uns 5/6 anos. Sejamos sinceros, o que é que o DAB + vai acrescentar em termos de cobertura, nomeadamente no que às nacionais diz respeito? Nada. E se quisessem fechar as RRN/RRS, e dar uma cobertura decente às duas jovens, à Smooth e à Observador ainda conseguiam. O que o DAB + vai trazer é poupança energética e nos custos de manutenção, como já foi amplamente demonstrado por aqui, bem como melhor qualidade de escuta. Ora, qual será o objetivo de manter emissores FM e DAB + nos mesmos locais, coexistindo para a Antena 1 e RR em outros ainda com a Onda Média? Não me parece que seja interessante, sinceramente. Veja-se o que é o FM na capital da Noruega na data de hoje:

Tenho alertado que é necessário pensar-se em como apoiar os consumidores para trocarem os receptores ou atualizarem os softwares. Tenho um carro de 2019, comprado 0 Km's, de uma construtora de um país onde já existe DAB+ e só tenho hipótese de escolha de AM e FM. Não faço ideia de quanto custará, mas será certamente muito. Tenho rádio FM no telemóvel, DAB + não terei. Há o risco claro de fuga de pessoas da rádio para outros meios, se não existirem apoios à transição.
Para além disso, foi referido acima que já se fez a distribuição de frequências com Espanha. Afinal de contas, com quantas frequências ficamos, nas áreas de fronteira? O que é que cabe no DAB+, em todo o país? Ou vamos fazer o mesmo que na TDT, meter só lá os 6 canais nacionais, e deitar fora a oportunidade de aumentar as redes nacionais?

Um carro de 2019 é um carro a caminho de ficar velho. Os carros que saem hoje do stand quase todos trazem FM e DAB. Desde o ano passado que a coisa evoluiu muito daí que a rádio em DAB seja cada vez mais uma hipótese que antes não era.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #215 em: Março 06, 2024, 08:48:49 am »
Eu diria que isso será no curto prazo, talvez uns 5/6 anos. Sejamos sinceros, o que é que o DAB + vai acrescentar em termos de cobertura, nomeadamente no que às nacionais diz respeito? Nada.
[...]
Tenho alertado que é necessário pensar-se em como apoiar os consumidores para trocarem os receptores ou atualizarem os softwares.
[...]
Há o risco claro de fuga de pessoas da rádio para outros meios, se não existirem apoios à transição.

Duvido que em Portugal se mantenha um modelo híbrido - pois, se assim fosse, rapidamente surgiriam as desculpas por causa da saturação do espectro, e sobre a não migração dos ouvintes de uma tecnologia para outra, etc. As ANACOM's e os (des)Governos desta vida não querem saber do País real. Pior, acho mesmo é que vão repetir os erros que produziram com a TDT: impôr um apagão e, depois, descurar das reais potencialidades da nova tecnologia.

Caros amigos e "amantes da rádio": não se iludam. Estamos em Portugal. E temo que a DAB+ produza cá mais mal do que bem (visto que nunca se faz um esforço, pela positiva, no uso das novas tecnologias na TV e na radiodifusão neste País). A TDT é bom um exemplo disso. E ninguém parece querer saber...

Só para vos recordar da miséria na TDT portuguesa...

...querem o mesmo na DAB+ em Portugal?
O modelo que se pretende não é como o TDT, pequenino.

Enviado do meu 21091116AG através do Tapatalk

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #216 em: Março 06, 2024, 08:50:13 am »

Um carro de 2019 é um carro a caminho de ficar velho. Os carros que saem hoje do stand quase todos trazem FM e DAB. Desde o ano passado que a coisa evoluiu muito daí que a rádio em DAB seja cada vez mais uma hipótese que antes não era.
Hora nem mais, aliás é imposição da União Europeia os novos carros terem no rádio a tecnologia DAB.

Enviado do meu 21091116AG através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #217 em: Março 06, 2024, 10:54:18 am »
Recordo: 1. a tecnologia DAB/DAB+ é obrigatória nos novos veículos adquiridos na Europa, desde dezembro 2020.
2. A Frequência Modulada não termina, mas sim terá um período de transição, mais ou menos longo. Existe, e pessoalmente já testei, a possibilidade de emissão SIMULCAST entre FM e DAB+, que permite, nas diferentes zonas de cobertura das redes, ter acesso a uma das duas possibilidades, aumentando a cobertura total. A única diferença é que, quando se escuta em DAB+ e passa automaticamente para FM, a qualidade sonora diminui muito (inerente às emissões na analógica FM), notando-se, neste caso, a verdadeira diferença entre a excelente qualidade digital e a sofrível analógica.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #218 em: Março 06, 2024, 11:35:38 am »

Desligar o FM em 5 ou 6 anos num país onde o DAB+ não tem um único emissor é irrealista.  Num país (Suíça,  Reino Unido etc.) onde parte considerável da população já ouça rádio digital,  talvez.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #219 em: Março 06, 2024, 12:49:12 pm »
Desligar o FM em 5 ou 6 anos num país onde o DAB+ não tem um único emissor é irrealista.  Num país (Suíça,  Reino Unido etc.) onde parte considerável da população já ouça rádio digital,  talvez.
Concordo plenamente. Só não sei é se o legislador e regulador pensam da mesma forma. Subscrevo o acima referido, temo que não se aprenda nada com a TDT, quer no que respeita ao "apagão", quer no que é relativo ao alargamento da oferta, o ponto mais positivo que o DAB+ potencia.

Certíssimo, não o nego, mas não devemos viver no mesmo país. É que por cá temos idades médias de frota bastante superiores. A sua sugestão é que quem tenha carros com 5 anos os mande abater? Ou que pague a fortuna que as concessionárias vão cobrar para atualizar um software?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #220 em: Março 06, 2024, 06:59:16 pm »
Não me parece correto a comparação entre uma implementação de DAB+ bem feita com o fiasco da TDT. A TDT portuguesa foi alvo de bloqueio pelos operadores de TV Cabo, com conivências várias, e constitui um manual daquilo que não se deve fazer. Foi propositado. Quem tem familiares diretos emigrados em países europeus sabe avaliar as diferenças de outros países com Portugal. O meu afilhado, 34 anos, emigrou há cerca de 10 anos para o Reino Unido. A aventura correu de tal forma bem, que influenciou irmãos, primos e amigos de faixas etárias entre 25 e 31 anos e seguirem o exemplo. Não se pode considerar que quem aufere 80 mil Libras/ano propriamente remediado, o que é certo é que não pagam para ver televisão por subscrição, veem a TDT inglesa. Pagam pacotes de Internet e telefone, ou seja, muito menos do que eu em Portugal, em serviços de comunicações. Portanto, os portugueses, “ricos”, pagam TV e dão milhões de lucro às operadoras.

Não se antevê interesses opacos deste tipo com o DAB+, porque é o próprio futuro da rádio que está em causa. Obviamente que o switch-off do FM deve estar dilatado no tempo, vários anos, coexistindo o FM/DAB+ como aconteceu durante décadas com o AM/FM.

Resistência à mudança, imagine-se o que seria se nas décadas 50/60 não houvesse os visionários que trouxeram para Portugal a radiodifusão em FM, contemporânea com os outros países da Europa. Como seria a rádio de hoje?

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #221 em: Março 06, 2024, 08:33:40 pm »
Não me parece correto a comparação entre uma implementação de DAB+ bem feita com o fiasco da TDT. A TDT portuguesa foi alvo de bloqueio pelos operadores de TV Cabo, com conivências várias, e constitui um manual daquilo que não se deve fazer. Foi propositado. Quem tem familiares diretos emigrados em países europeus sabe avaliar as diferenças de outros países com Portugal. O meu afilhado, 34 anos, emigrou há cerca de 10 anos para o Reino Unido. A aventura correu de tal forma bem, que influenciou irmãos, primos e amigos de faixas etárias entre 25 e 31 anos e seguirem o exemplo. Não se pode considerar que quem aufere 80 mil Libras/ano propriamente remediado, o que é certo é que não pagam para ver televisão por subscrição, veem a TDT inglesa. Pagam pacotes de Internet e telefone, ou seja, muito menos do que eu em Portugal, em serviços de comunicações. Portanto, os portugueses, “ricos”, pagam TV e dão milhões de lucro às operadoras.

Não se antevê interesses opacos deste tipo com o DAB+, porque é o próprio futuro da rádio que está em causa. Obviamente que o switch-off do FM deve estar dilatado no tempo, vários anos, coexistindo o FM/DAB+ como aconteceu durante décadas com o AM/FM.

Resistência à mudança, imagine-se o que seria se nas décadas 50/60 não houvesse os visionários que trouxeram para Portugal a radiodifusão em FM, contemporânea com os outros países da Europa. Como seria a rádio de hoje?
Verdade... Não podia estar mais de acordo consigo.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #222 em: Março 06, 2024, 09:03:09 pm »

A operação da rede TDT em Portugal deveria ter sido adjudicada a um operador neutro, sem qualquer interesse nos pacotes por cabo. A implementação da rede DAB+ deverá seguir uma mesma linha, colocando a rede num operador de telecomunicações que integre as várias estações numa mesma frequência. Na minha opinião, poderia ser perfeitamente a RTP (entidade pública) a gerir a rede (instalando, operando e repartindo custos), tendo esta última regras e acesso similares aos outros grupos de radiodifusão que também emitissem das mesmas estações emissoras.

joao_s

• Hero Member
« Responder #223 em: Março 08, 2024, 07:02:54 pm »
Recetores DAB (norma nativa) não são compatíveis com a norma DAB+, correto? As duas normas usam codec’s diferentes, segundo julgo saber.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #224 em: Março 08, 2024, 07:07:15 pm »
Recetores DAB (norma nativa) não são compatíveis com a norma DAB+, correto? As duas normas usam codec’s diferentes, segundo julgo saber.

Correto. Já o inverso é possível - DAB+ receber DAB, naturalmente.