Autor Tópico: XFM  (Lida 16118 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: XFM
« Responder #15 em: Janeiro 12, 2020, 10:45:27 pm »
Penso que a Voxx não surgiu com esses donativos da AIM, mas sim com a visão (e o bolso...) do empresário de espetaculos Ricardo Casimiro.
E do Jaime Fernandes. Eram os dois accionistas da CoCo - Companhia de Comunicação que 'adquiriu' os 90,0 e os 91,6 ao grupo TSF.

E o grande voz da Sílvia Alves, o que é feito dela? Já a ouvia antes da X, na Antena 1 com um programa de musica soberba chamado "Sete Mares" que tinha com musica de entrada "Saudade" dos Love and Rockets.
Penso que ainda colabora com a RTP.

A primeira coisa que me lembro dela é a apresentação do Caderno Diário com o Pedro Mourinho em 1990 ou 1991, ambos muito jovens; e um bom par de anos mais tarde do programa sobre natureza Planeta Azul. Da rádio já não me lembro de nada, só nasci em 87...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #16 em: Janeiro 12, 2020, 10:45:39 pm »
E o grande voz da Sílvia Alves, o que é feito dela? Já a ouvia antes da X, na Antena 1 com um programa de musica soberba chamado "Sete Mares" que tinha com musica de entrada "Saudade" dos Love and Rockets.
Penso que ainda colabora com a RTP.

A primeira coisa que me lembro dela é a apresentação do Caderno Diário com o Pedro Mourinho em 1990 ou 1991, ambos muito jovens; e um bom par de anos mais tarde do programa sobre natureza Planeta Azul. Da rádio já não me lembro de nada, só nasci em 87...
Do Planeta Azul também me lembro.
Era um magazine ambiental que dava na RTP 2 após os desenhos animados.
Foi aí, juntamente na escola primária, que tive as primeiras noções de ecologia.
Há uns tempos ouvi uma entrevista dela dada ao Hugo Andrade na Antena 1, onde ela fala do seu percurso na rádio e na televisão.
Chegou a dizer que, nos anos 90, chegou a rejeitar um convite para pivô do Telejornal porque era um projecto que não ambicionava, preferindo estar na rádio e a trabalhar para questões de ecologia.

Uma senhora com uma voz única e que, infelizmente, talvez por opção própria, não é conhecida do grande público.

Penso que a Voxx não surgiu com esses donativos da AIM, mas sim com a visão (e o bolso...) do empresário de espetaculos Ricardo Casimiro.
E do Jaime Fernandes. Eram os dois accionistas da CoCo - Companhia de Comunicação que 'adquiriu' os 90,0 e os 91,6 ao grupo TSF.

Também tiveram, até agora, a única concorrente da Antena 2, a Luna FM. Uma rádio de Jazz e Música Clássica que penso que fracassou.

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

« Última modificação: Janeiro 12, 2020, 10:52:50 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Boxx

• Hero Member
« Responder #17 em: Janeiro 12, 2020, 11:56:04 pm »
Luna FM, uma criação de Ricardo Casimiro, o mesmo da Voxx.

pdf

• Visitante
« Responder #18 em: Janeiro 13, 2020, 12:24:46 pm »

106.2 MHz. Lembro-me de a ouvir. Era muito agradável, mas no segmento da Antena 2 digamos que não estava condenada aos melhores sucessos.

guest6

• Visitante
« Responder #19 em: Janeiro 13, 2020, 01:02:39 pm »

106.2 MHz. Lembro-me de a ouvir. Era muito agradável, mas no segmento da Antena 2 digamos que não estava condenada aos melhores sucessos.
No Porto se a memória não me atraiçoa era 107.2

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #20 em: Janeiro 13, 2020, 01:59:09 pm »

A Luna só emitiu na região de Lisboa.

Em 107,2 no Porto a única rádio que deu para além da Cidade (e antes da Satélite) foi durante um ano e pouco a Foxx FM que era uma rádio de «música negra». Foi a última criação do Tojal na MCR.

guest6

• Visitante
« Responder #21 em: Janeiro 13, 2020, 02:09:23 pm »

A Luna só emitiu na região de Lisboa.

Em 107,2 no Porto a única rádio que deu para além da Cidade (e antes da Satélite) foi durante um ano e pouco a Foxx FM que era uma rádio de «música negra». Foi a última criação do Tojal na MCR.
É isso mesmo, a memória atracou me...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #22 em: Janeiro 13, 2020, 09:00:25 pm »
Mais uma vez, fico muito contente de ver a interacção entre membros.
Aprendo sempre!

Nenhum de vós não tem mais memórias da XFM?

Saudações!

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdf

• Visitante
« Responder #23 em: Janeiro 13, 2020, 09:04:33 pm »
Aprendo sempre!

Saudações!

Tenho. Por exemplo, foi o meu primeiro contacto com o António Sérgio: https://etc.pt/xfm/delta/index.htm

Lembro-me também de estar em Tróia na noite da emissão final da X e de ter feito grandes ginásticas com o meu walkman Sony para conseguir ouvir os 91.6 MHz em condições. Tudo para ouvir o bip final. A última voz julgo ter sido Aníbal Cabrita...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #24 em: Janeiro 13, 2020, 10:06:10 pm »
Aprendo sempre!

Saudações!

Tenho. Por exemplo, foi o meu primeiro contacto com o António Sérgio: https://etc.pt/xfm/delta/index.htm

Lembro-me também de estar em Tróia na noite da emissão final da X e de ter feito grandes ginásticas com o meu walkman Sony para conseguir ouvir os 91.6 MHz em condições. Tudo para ouvir o bip final. A última voz julgo ter sido Aníbal Cabrita...
É sim do Aníbal Cabrita.
Já postei aqui a última meia-hora de emissão, cuja última música foi o Ser ou não Ser do SG Gigante.

Agostinho da Silva

Boxx

• Hero Member
« Responder #25 em: Janeiro 14, 2020, 10:51:00 am »
Memorável também um programa do "Café Virtual" (22-24h) do Anibal Cabrita, onde a emissão da XFM retorna à cidade do Porto (105.8), após uma onda "gigante" de protestos derivados da suspensão temporária das emissões para a Invicta e a sua substituição pela FM Radical (que emitia também em 90.0). Rodou várias vezes uma musica do Sergio Godinho que tinha como refrão: "Eu estava preso no deserto e o Porto aqui tão perto.."

pdf

• Visitante
« Responder #26 em: Janeiro 14, 2020, 12:07:53 pm »
Memorável também um programa do "Café Virtual" (22-24h) do Anibal Cabrita, onde a emissão da XFM retorna à cidade do Porto (105.8), após uma onda "gigante" de protestos derivados da suspensão temporária das emissões para a Invicta e a sua substituição pela FM Radical (que emitia também em 90.0). Rodou várias vezes uma musica do Sergio Godinho que tinha como refrão: "Eu estava preso no deserto e o Porto aqui tão perto.."

Já nem me lembrava dessa...

Durou pouco tempo, certo? Era mesmo muito miúdo mas lembro-me que durante uns tempos a Energia (FM Radical) emitiu em duas frequências ao mesmo tempo...

Outra memória menos boa que tenho da XFM foi uma "cassete" que puseram a rodar nos 105.8 quando as emissões cessaram. Ainda esteve assim uns bons tempos. A "cassete", vim a descobrir mais tarde, era nada mais nada menos do que o DJ Kicks da dupla Kruder & Dorfmeister...

Não sei se esta "cassete" ainda saía de Lisboa ou já era emitida pelo Acácio Marinho (foi ele que ficou com a frequência, para emitir outra rádio de pouca duração, a Continental. Aliás, quando entrei para a Lidador, já há uns bons 12 anos ou mais, o meu espaço de trabalho era o estúdio desactivado da Continental. Hoje é o da XL FM...).

Boxx

• Hero Member
« Responder #27 em: Janeiro 14, 2020, 01:30:13 pm »
Comprei esse disco dos K&D à custa dessa “cassete” que emitiu nos 105.8. Em Lisboa 91.6 foi emitido algo distinto - para pior...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #28 em: Janeiro 16, 2020, 09:03:44 pm »
O que mais gosto da grelha da XFM são os nomes dos programas.
What Happened To António Calvário do Nuno Galopim, Auto-retrato Sob Transistor Molhado do José Carlos Tinoco, Atmosfera Reduzida do Pedro Tudela...

Agostinho da Silva

MPFM

• Full Member
« Responder #29 em: Novembro 02, 2020, 12:14:22 pm »