Autor Tópico: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique  (Lida 8230 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« Responder #135 em: Julho 17, 2024, 03:46:32 pm »
Ouvi parte desta última emissão, desconheço a grelha de programas da Rádio Foia e, confesso, nunca ouvi mais de dois minutos a rádio.
A grelha não difere muito daquilo que está no site.
Eu tenho uma mais atualizada, que estava afixada no estúdio de emissão, e que decidi tirar foto numa das vezes que lá fui fazer o desporto (estive naquele estúdio 8 semanas consecutivas), por isso conheço aquela mesa de emissão como ninguém, até porque utilizava quase todas as vias para poder dar dinâmica à emissão, entre pré-escutas e aquilo que ia verdadeiramente para o ar, vou tentar responder a tudo o que comentaram sobre as questões técnicas.
Em estúdio estavam três pessoas e uma delas tinha o microfone com o ganho tão alto que o som rebentava por completo e anulava os restantes, criando um efeito de eco / sala altamente desconfortável. Não quero estar a dizer nenhuma asneira, mas acredito que o problema não era do microfone mas terá sido ganho a mais na mesa, isto porque há um momento em que quem está a coordenar a emissão desce a via dos microfones com a locutora ainda a falar e, por uns escassos instantes, o som ficou ok.

Posso estar aqui a partir de um exemplo que até pode não ser 100% verdadeiro mas, ao mesmo tempo, serve de amostra para o que se passa em muitas rádios locais: falta de pessoal competente / que entenda o que é tecnicamente aceitável numa emissão. Há tanta rádio local com volumes fora dos parâmetros, microfones saturados, música altamente comprimida... tudo isto porque os poucos que lá estão não "pescam" nada do assunto.

A rádio, para resultar, também tem que ser agradável para quem a escuta.

Atenção: Nada disto vem justificar o fim que esta rádio vai ter, já nos próximos dias, serve apenas de reflexão.

Primeiro que tudo, estamos a falar de uma mesa de emissão "Axel Oxygen 3" das antigas. Neste caso específico, foi mesmo porque os ganhos da via de um dos microfones (da miúda) estava muito alto, e quando o João levantava as vias, e as colocava ao mesmo nível, aquele microfone rebentava, porque ele tinha que baixar os ganhos no botão dos níveis mais acima da via. E isto também pode ter acontecido por outra razão: as vias têm dupla função. No botão mais acima de cada via, há vias que por exemplo, com o botão em baixo é uma via para um segundo microfone, com o botão em cima é uma via para um leitor de CD's. Depois noutra via, com o botão de cima dessa via em baixo, torna-se uma via para um terceiro microfone, com esse mesmo botão para cima torna-se um leitor de disquetes (por exemplo). O que pode ter acontecido, é que essa via estava inicialmente com outra função, e bastou ele carregar nesse botão para mudar a função da via, e não baixar os ganhos lá em cima. É o suficiente para acontecer o que aconteceu. Eu, por exemplo, antes de arrancar cada emissão desportiva, testava tudo com a pré-escuta, para ver se estava tudo ok, para a utilidade que ia dar à mesa durante a emissão. A mesa de emissão e os micros não tinham problemas. Eu utilizava quase todas as funções da mesa. O único problema que eu mais detetei na mesa de emissão, era do som que vinha da reggie (nós utilizávamos a reggie para o desporto, e segundo percebi, a reggie só era utilizada no desporto e na missa, porque de resto, era tudo feito na mesa de emissão). A reggie é uma AEQ BC 500. E então o som que vinha da reggie para a mesa de emissão, muitas vezes só vinha num canal (ou direito, ou esquerdo). E só quando abria a via para falar no microfone, e verdadeiramente começava a falar, é que o outro canal que não dava som ganhava vida, e começava a funcionar. Depois a partir daí, já funcionava tudo normal, até ao fim de semana seguinte, em que voltava tudo à estaca 0. Era isso, e um recetor de rádio que tinha no estúdio, e que estava ligado diretamente à mesa de emissão, que tinha o mesmo problema. Mas uma pessoa ajeitava os cabos no recetor, e ficava tudo ok.
A rádio até tinha uns dois ou três técnicos que percebiam daquilo. O problema, é que muitas vezes durante os programas, não estava lá nenhum técnico. E isso faz com que alguém que não tenha uma base de formação técnica (eu por exemplo, aprendi muito da parte técnica, com o técnico da Rádio Alvor, e com o Jorge Guimarães Silva da TSF), acabe por descontrolar tudo na mesa (não sei se é o caso do João Costa, mas foi a ideia que passou).
Havia mais dois problemas técnicos que cheguei a notar, e creio que um deles aconteceu na reggie. Uma vez estava a dar os resultados do campeonato nacional de voleibol (nunca mais me vou esquecer) já mesmo a terminar a emissão, e eu deixei de me ouvir. Pensei: "deve ser algum problema na mesa de emissão, ou então nos phones", e continuei como se nada fosse. Mas depois quando fui ouvir a gravação da emissão toda em casa, percebi que estava a falar para "o cabo", e que aquilo provavelmente foi na reggie, porque foi realmente tudo abaixo, pareceu-me que foi um problema nos estúdios, e a rádio consequentemente entrou em portadora (e esta situação aposto que na NET também falhou). Mas houve uma vez que houve uma quebra de emissão durante o desporto, que também deixou a rádio em portadora durante 1 minuto, mas aí tive praticamente a certeza que foi no feixe hertziano (ou no satélite, não sei) que liga os estúdios ao emissor, porque quando a rádio entrou e saiu de portadora, fez um barulho característico de onda hertziana analógica, pelo que creio que foi mesmo na ligação com o emissor, e aposto que dessa vez, o problema nem se deu conta no online.
E hoje, dia 16 de Julho de 2024 se despede um projeto tão importante no Algarve profundo, um projeto com 35 anos (legal desde 1989) que preservava o falar algarvio, os costumes, a informação do Sul de Portugal. Ao ouvir o último programa e ver a conversa animada dos 3 locutores, questionava-me mesmo se aquele ambiente jovial e descontraído não interessa aos jovens de Monchique, como que num contraste com o que a ERC declarou. Além disso, passou me pela mente a tremenda coincidência da decisão ter estado na gaveta durante 10 meses e no inicio da época alta do turismo, quando o pico de viagens Lisboa-Algarve e dentro do Algarve, se deliberar a ampliação da cobertura de uma rádio local de Lisboa para o Algarve...

São tudo questões que me deixam triste e mais triste fico por ver uma minoria de algarvios, que ainda assim, estão em extâse pela chegada da Mega, ainda que, para isso, se tenha de perder um veículo de difusão da nossa identidade.

Excerto da emissão, antes do sinal horário das 20h.
[size=inherit]https://we.tl/t-IlF4zVS6vC[/size]

P.S. Esta questão técnica foi circunstancial, nem sequer vale a pena tomar este triste dia, como modus operandi desta rádio.
Sim, nada a acrescentar.
Faz me espécie muitos desses pseudo-algarvios (ou pelo menos, não sentem a região como eu).
Para ser frontal, eu não me importo nada que uma rádio de palavra como a Observador chegue ao Algarve. Mas se for para destruir uma rádio verdadeiramente local da minha região, como já não há muitas por cá, prefiro ter a Observador bem longe daqui. Se for para destruir uma jukebox, tanto me faz como se fez, porque jukebox's temos nós cá aos pontapés, e não servem para nada.

Agradeço as explicações.
Entendo as dificuldades pelas quais muitas locais passam, no entanto, defendo que quem se senta em frente ao microfone deve ter a obrigação de conhecer o material de trabalho (mesa do estúdio, neste caso).

Sobre a questão do satélite / feixe que liga o estúdio ao emissor: É mesmo feixe. Já reparei que existe um prato/satélite à porta da rádio mas deve ser mesmo para "inglês ver". Não creio que uma Rádio Foia pague um feed de satélite para transportar o sinal até ao emissor (até as nacionais cortam isso).

Aproveito a presença do Nelson cá para perguntar: Porque é que a rádio não acompanhou os novos tempos? A rádio tem, pelo menos, um jornalista, certo ? Porque não ter um site para onde iriam as notícias e os noticiários editados na rádio ? Redes Sociais... tem facebook... mas é partilha atrás de partilha dos municipios...
Sim, eu também acho que o satélite é de outros tempos, e provavelmente seria para dar mais canais à televisão do estúdio, que atualmente está ligada à TDT.
A rádio não acompanhou os novos tempos, porque como em muitas das rádios locais deste país (para não dizer a maioria) existem muitas "capelinhas". Diretores presos a 1990, com medo de arriscar em tudo o que seja novo. Qualquer ideia que uma pessoa tenha, nem que seja para um programa, perguntam logo o que é que a rádio ganha com aquilo (e atenção que não estou a falar propriamente da Fóia neste exemplo, mas de algumas rádios que conheço, e que é isto que acontece). Não é melhor uma rádio local arriscar em algo novo, que ter enlatados atrás de enlatados, e sem conteúdo a passar? Ainda relativamente à Fóia, a Rádio Fóia pertence ao concelho de Monchique, que se situa no interior do Algarve. Contrariamente ao que a ERC nos faz crer (que vergonha alheia daquela deliberação), Monchique não tem jovens praticamente nenhuns. E os poucos que tem, não têm interesse pela rádio. Já é uma dor de cabeça terem que vir e voltar todos os dias de Portimão, para poderem estudar no secundário (não há escolas secundárias no concelho de Monchique). O fim de semana que é para curtir, vão se enfiar num estúdio de rádio? Não. Outra questão, a direção da rádio está toda acima dos 50, para não dizer 60. As pessoas que lá fazem programas, igual. Eu com 25 era o mais novo. O segundo mais novo do desporto, tinha 45. A média do desporto, andava nos 60 anos de idade. Isto para dizer, que as pessoas destas idades, têm dificuldades em aprender a mexer nas novas tecnologias. E muitas vezes, também não têm vontade, nem querem aprender a mexer.
O site estava ao abandono, por isso mesmo.
Jornalista, creio que a rádio não tem, desde que a Idalete saiu (não tenho a certeza, confesso). Só havia a malta do desporto, mas que servia apenas para isso mesmo (para o desporto).
Sim, faltava os noticiários no site (os noticiários já são gravados por natureza, nem é difícil cortar e colocar num site), podcasts dos programas mais emblemáticos...
Faltou tudo.
Redes sociais, só havia mesmo o Facebook. A rádio não tinha mais nenhuma rede social. O porquê? Acredito que seja pelo motivo que expliquei. Não existir malta nova que goste de rádio em Monchique, e que estivesse disposta a fazer alguma coisa pela rádio da terra

Nélson,

Mas a malta dos discos pedidos parecia-me abaixo dos 40 anos e tinham uma linguagem acessível aos jovens, certo?
Sim, acho que era mesmo a malta mais jovem que a rádio tinha, na programação geral, e sim, tinham uma linguagem acessível aos jovens.
Mas o João Costa não é de Monchique.
A miúda é que é do Jornal de Monchique.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #136 em: Julho 17, 2024, 04:17:16 pm »
Já agora, para arquivo, o noticiário das 10h, com a notícia inicial do aluguer da rádio (o mesmo se sucedeu às 13h, e sem tirar uma única vírgula da notícia das 10h).
Vou rir, até acontecer aquilo que o Paulo Rosa diz nessa mesma notícia:
https://drive.google.com/file/d/1a3UZY_2ENkkNSGXcjqprIZm1SdDcKwTn/view?usp=drivesdk

SamM

• Hero Member
« Responder #137 em: Julho 17, 2024, 10:45:12 pm »
Já agora, para arquivo, o noticiário das 10h, com a notícia inicial do aluguer da rádio (o mesmo se sucedeu às 13h, e sem tirar uma única vírgula da notícia das 10h).
Vou rir, até acontecer aquilo que o Paulo Rosa diz nessa mesma notícia:
https://drive.google.com/file/d/1a3UZY_2ENkkNSGXcjqprIZm1SdDcKwTn/view?usp=drivesdk

Ele não citou a palavra "aluguer", não definiu datas, e "desculpou-se"com a situação económica do país. Que eu saiba, o nosso PIB não está em contração, antes pelo contrário... Ou seja, uma justificação para a inércia existente, que não faz sentido.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #138 em: Julho 18, 2024, 01:01:06 pm »
Como vocês gostam destas coisas, trago 3 gravações:

Teste ontem às 18h24m, com transição de entrada e saída da Mega:
https://drive.google.com/file/d/1bWExFgXPXQ9dUaYcCE4qgDJY9ZkltqmN/view?usp=drivesdk

Notícia de hoje no noticiário das 10h, sobre a venda da rádio (com algumas diferenças do dia de ontem):
https://drive.google.com/file/d/1byvEFqVwOuclpkM1AEtEC_wA1Lac1lEU/view?usp=drivesdk

Teste hoje às 11h54m, com transição de entrada e saída da Mega:
https://drive.google.com/file/d/1c-YBQ9WC5Rm7r44fd240Z4dwNmTG0oix/view?usp=drivesdk

P.S.: Ainda não consigo aceitar que o Algarve vai perder uma rádio que fala com a sua pronúncia, para vir uma com 90 minutos de música seguida... 🥲🥲🥲

P.S.2.: O jingle que passa logo na primeira gravação que coloquei, é do tempo em que a minha mãe era uma miúda com 10/11 anos (e ainda continua a passar). Isto é triste demais...
« Última modificação: Julho 18, 2024, 01:06:06 pm por nelsonsoares »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #139 em: Julho 18, 2024, 05:12:00 pm »
Como vocês gostam destas coisas, trago 3 gravações:

Teste ontem às 18h24m, com transição de entrada e saída da Mega:
https://drive.google.com/file/d/1bWExFgXPXQ9dUaYcCE4qgDJY9ZkltqmN/view?usp=drivesdk

Notícia de hoje no noticiário das 10h, sobre a venda da rádio (com algumas diferenças do dia de ontem):
https://drive.google.com/file/d/1byvEFqVwOuclpkM1AEtEC_wA1Lac1lEU/view?usp=drivesdk

Teste hoje às 11h54m, com transição de entrada e saída da Mega:
https://drive.google.com/file/d/1c-YBQ9WC5Rm7r44fd240Z4dwNmTG0oix/view?usp=drivesdk

P.S.: Ainda não consigo aceitar que o Algarve vai perder uma rádio que fala com a sua pronúncia, para vir uma com 90 minutos de música seguida... 🥲🥲🥲

P.S.2.: O jingle que passa logo na primeira gravação que coloquei, é do tempo em que a minha mãe era uma miúda com 10/11 anos (e ainda continua a passar). Isto é triste demais...

Jingles muito dignos, os das 2 primeiras gravações. O primeiro é um sólido vintage algarvio; o segundo é mais corporativo, mas também ficou bem.

Gostei do jornalista na 2a gravação, que para evitar gravar de novo diz "por agora, fique connosco , e depois fique também"...  :P

Há um erro na terceira gravação por volta dos 2:30 e 4:42 que me indicia que mudaram de forma de transporte do sinal.
« Última modificação: Julho 18, 2024, 05:14:36 pm por Memorias da Radio »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #140 em: Julho 19, 2024, 12:05:52 pm »
Está a sair um comunicado da direção da rádio neste momento (eu já público daqui a pouco, a gravação)

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #141 em: Julho 19, 2024, 12:45:37 pm »
Está a sair um comunicado da direção da rádio neste momento (eu já público daqui a pouco, a gravação)
O prometido é devido.
Comunicado da direção da Rádio Fóia, logo a seguir à publicidade do meio-dia:
https://drive.google.com/file/d/1gW5IMMz7amRyId_hX9suOA5Un_WOTDnw/view?usp=drivesdk

Comentários ao comunicado?

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #142 em: Julho 19, 2024, 01:12:11 pm »
Menos uma rádio local no Algarve ?
Mais um orgasmo para os centralistas.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #143 em: Julho 19, 2024, 01:18:15 pm »
Menos uma rádio local no Algarve ?
Mais um orgasmo para os centralistas.
Não é menos uma rádio local para o Algarve, é menos uma rádio local para Monchique (mantenhamos a coerência SFF)

modernices

• Hero Member
« Responder #144 em: Julho 19, 2024, 01:28:50 pm »
Coitados. Acreditam que vão voltar mais tarde.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #145 em: Julho 19, 2024, 01:49:40 pm »
O prometido é devido.
https://drive.google.com/file/d/1gW5IMMz7amRyId_hX9suOA5Un_WOTDnw/view?usp=drivesdk

Tradução: "acreditam" que vão voltar... Como se não houvesse um "Mega" interesse na utilização dos 97,1 MHz.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #146 em: Julho 19, 2024, 01:56:44 pm »
O prometido é devido.

Tradução: "acreditam" que vão voltar... Como se não houvesse um "Mega" interesse na utilização dos 97,1 MHz.
O aluguer daquilo mensalmente, deve dar para o pessoal que manda na cooperativa nunca mais ter que se chatear com rádio a todos os níveis.
Não vão ter que andar à procura de publicidade, para conseguir dinheiro para pagar as contas, porque com a renda mensal do grupo à cooperativa, isso fica tudo pago.
Só acredita no comunicado quem quer.
Eu não acredito, e não é de agora, pois esta ideia de dizerem que querem regressar, não é nova.
Mas penso eu: uma boa parte da direção da cooperativa, está acima dos 60 anos de idade. Mas alguém acha que eles com a idade que têm, vão querer regressar daqui a 5 anos que sejam (por exemplo)?

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #147 em: Julho 19, 2024, 02:10:52 pm »
O prometido é devido.

O aluguer daquilo mensalmente, deve dar para o pessoal que manda na cooperativa nunca mais ter que se chatear com rádio a todos os níveis.
Não vão ter que andar à procura de publicidade, para conseguir dinheiro para pagar as contas, porque com a renda mensal do grupo à cooperativa, isso fica tudo pago.
Eu não acredito, e não é de agora, pois esta ideia de dizerem que querem regressar, não é nova.
Mas penso eu: uma boa parte da direção da cooperativa, está acima dos 60 anos de idade. Mas alguém acha que eles com a idade que têm, vão querer regressar daqui a 5 anos que sejam (por exemplo)?
Isso é conversa para ver se acalma o "burburinho", e foram colocadas condicionantes "pessoas que trabalhem de forma voluntária"... Isso não existe nem vai existir, é conversa para se desculpabilizar daqui a uns anos.
Luís Gonçalves

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #148 em: Julho 19, 2024, 02:26:49 pm »
O prometido é devido.

Isso é conversa para ver se acalma o "burburinho", e foram colocadas condicionantes "pessoas que trabalhem de forma voluntária"... Isso não existe nem vai existir, é conversa para se desculpabilizar daqui a uns anos.
Lógico que são desculpas, e é areia nos olhos dos ouvintes.
Como é que é suposto uma pessoa trabalhar a tempo inteiro numa rádio, mas em modo voluntário?
Quem é que não tem contas para pagar?
Vão por mim, a Fóia morreu, e é enterrada até segunda-feira. A cooperativa não, mas a rádio sim

modernices

• Hero Member
« Responder #149 em: Julho 19, 2024, 02:36:13 pm »
Vão por mim. Da forma que o contrato foi feito nunca mais a vêm  ;D