Autor Tópico: PassMusica e SPA  (Lida 1977 vezes)

jcset

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 57
PassMusica e SPA
« em: Abril 29, 2019, 02:08:51 am »
Ola a todos.
Lanço este tema à vossa apreciação, opinião ou discussão porque tomei conhecimento que as Rádios estão a ser obrigadas a pagar PassMusica e SPA.
Ora sendo as rádios um veículo de promoção dos artistas e das editoras, estando apenas a difundir ficheiros áudio MP3, M4A, ... enviados gratuitamente pelas editoras discográficas com fins promocionais ou disponibilizados para download em plataformas promocionais com códigos de acesso enviados às rádios eu pergunto:
Porque é que as rádios têm que pagar por algo que lhes é cedido gratuitamente?

A seguir esta lógica, a rádio deveria receber dos artistas uma percentagem dos lucros das vendas de musicas/discos/concertos uma vez que é através das ondas hertzianas que os interpretes/autores são conhecidos...
Para reforçar, se não fosse a rádio não só os artistas não seriam conhecidos logo não teriam tantos espectáculos/concertos bem como as editoras não editavam nem vendiam tanta musica..
No fim da linha não haveria um leque tão diversificado de novos projectos e bandas sempre a surgir.

Em tempos era apenas SPA, agora SPA e PassMusica, daqui por mais algum tempo são as citadas anteriormente e mais alguma(s) que se lembrem criar agarradas a uma lei desajustada, injusta e cega que usa as rádios para promoção dos artistas em troca de nada..

Penso que a solução para este problema é uma simples conta:
(1) Custos Direitos Artista vs (1)Custo Difusão da Rádio  (1-1=0)

Este assunto já andou nas agendas das ditas associações de rádios existentes que ao que se sabe nada fizeram além de tentar juntar alguns operadores para ter um pequeno desconto.

*Na minha modesta opinião e como é lógico, a coisa não deu em nada porque e muito bem as rádios têm que pagar a energia dos emissores e estar a promover alguém a troco de nada parece-me no mínimo injusto. Mais, se alguém deveria pagar, deveria ser o artista porque através da rádio ele vai ser conhecido e com isso ganhar dinheiro.

Este é um dos assuntos mais pertinentes do momento e que de acordo com as contas que estão a ser enviadas aos operadores de radiodifusão sonora FM irá ditar para sempre o encerramento/desaparecimento da grande maioria das rádios principalmente locais.

Sejamos parte da solução e não um problema. Opinem, Comentem, Sugiram, ...
 >:(
« Última modificação: Abril 29, 2019, 02:29:02 am por jcset »

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 476
Re: PassMusica e SPA
« Responder #1 em: Maio 08, 2019, 10:37:59 pm »
Tomada de posição da Rádio Cardal (de Pombal):

"COMUNICADO

Exmos. Srs. Editoras e Artistas

Decorrente das comunicações recebidas da PASS MUSICA, a RÁDIO CARDAL, a quem lhe é imposto um pagamento mensal, pela transmissão de música, (que não se trata de direitos de autor), mas sim de direitos conexos, informa que, não aceita entrevistas ou a divulgação/transmissão de qualquer artista ou grupo, nem PERMITE a inclusão na sua playlist, dos representados por essa ou outras entidades de gestão desses direitos.
Mais acrescenta que na presente data requeremos, pelo envio de carta registada com aviso de recepção, da listagem e documentos legalmente admissíveis dos representados da PASS MUSICA, ou que, sustente a sua representatividade. Após a recepção dos dados requeridos, iremos proceder à remoção imediata da nossa playlist, transmitindo somente o que não for representado ou tenha abdicado do pagamento de qualquer valor.

Assim sendo, ou nos remetem uma declaração, onde declarem que não são representados sob qualquer forma e/ou abdicam dos direitos conexos, e aceitaremos como é normal a inclusão na Play List. Caso contrário não o fará sem que nos seja pago o valor mínimo de 750 euros (semestral) acrescido de IVA, para a inclusão na Play List da estação, por cada artista ou álbum.

Os nossos melhores cumprimentos.

A Administração"

Isto promete!

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3745
Re: PassMusica e SPA
« Responder #2 em: Maio 09, 2019, 10:30:36 am »
Isto é uma VERGONHA autêntica!!! Espero que haja entidades que tenham poderes para actuar...

E que os grandes grupos de rádios se solidarizem, com estas pequenas mas úteis rádios e não passem também os temas dos músicos desta agência e que também os músicos se desviculem desses "abutres".
« Última modificação: Maio 09, 2019, 10:35:17 am por R4 »

FMR

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
Re: PassMusica e SPA
« Responder #3 em: Maio 09, 2019, 02:23:01 pm »
Excelente tomada de posição da Rádio Cardal.

Se todas agissem desta forma, não nasciam tantas entidades para cobrar direitos de autor, conexos e outras designações que possam ainda surgir.

Luisf662

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 81
Re: PassMusica e SPA
« Responder #4 em: Maio 09, 2019, 09:21:45 pm »
Excelente tomada de posição da radio cardal apoio totalmente.

Enviado do meu ASUS_X008D através do Tapatalk


radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3610
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: PassMusica e SPA
« Responder #5 em: Maio 09, 2019, 09:38:42 pm »
A ERC ou a ANACOM não podem intervir nesta situação, ou podem e apenas fecham os olhos como já aconteceu várias vezes noutros casos?
Situação rídicula. Uma coisa são direitos de autor, outra é exploração e logo aos mais "fracos".

jcset

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 57
Re: PassMusica e SPA
« Responder #6 em: Maio 13, 2019, 02:18:03 am »
De louvar a posição da Rádio Cardal... Pena é que é só a Rádio Cardal e por isso esta posição isolada não tem força..
Já ouvi rumores há algum tempo que.. "a Rádio Torre de Moncorvo vai passar a tocar apenas Folclore e Música isenta de quaisquer direitos..".
Ora, onde é que a ERC poderá intervir não sei..
O que sei é que as rádios são obrigadas a enviar para a ERC um ficheiro mensal gerado pelo Software de Automação onde menciona toda a musica emitida em antena. As rádios que trabalham parcialmente com CD's e outras fontes de áudio analógicas ou digitais têm que elaborar a playlist dos horários e enviar à ERC. Isto tem tudo a ver com as cotas da música Portuguesa impostas por lei nos casos aplicáveis. Sei também que muitas rádios não enviam nada para a ERC.
Qualquer posição a ser tomada pelos Operadores de Rádio deve ser em massa no que respeita a Rádios Locais e Regionais mas de preferência juntar o apoio das Rádios nacionais pois só assim é possível fazer alguma coisa pelo menos no que respeita a música portuguesa.

... Por falar em força e acrescentando união nas rádios sobretudo locais, isto é outro assunto muito pertinente para ser debatido talvez noutro tópico a ser para o efeito...


guest219

  • Visitante

brodcastfm

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 149
Re: PassMusica e SPA
« Responder #8 em: Dezembro 12, 2023, 06:39:55 pm »
O envio da informação à ERC sobre as cotas de música portuguesa vai ser obrigatória (facultativa até agora) para todas as rádios e a cota passa aos 30% para sempre, caso a lei seja amanhã aprovada no parlamento. Tudo indica que sim, já que o PS tem maioria. Mais uma burocracia para as rádios e a favor da indústria fonográfica.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5467
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: PassMusica e SPA
« Responder #9 em: Dezembro 12, 2023, 10:22:08 pm »
O envio da informação à ERC sobre as cotas de música portuguesa vai ser obrigatória (facultativa até agora) para todas as rádios e a cota passa aos 30% para sempre, caso a lei seja amanhã aprovada no parlamento. Tudo indica que sim, já que o PS tem maioria. Mais uma burocracia para as rádios e a favor da indústria fonográfica.
Para sempre é um bocadinho exagerado, só é necessário haver uma nova maioria na Assembleia e alterar a legislação vigente à data. O PR pode também não promulgar, por entender que a AR já está diminuída nas suas competências, pese embora a mesma só venha a ser dissolvida a 15/01.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.