A ANACOM não quer andar a alterar o espectro de FM, o mesmo está em concordância com Espanha. Pois ao alterar o espectro em Portugal tem que ser entre as duas entidades (Portuguesa e Espanhola).
A última coisa com que Portugal se tem de preocupar é com Espanha. Veja-se o que Espanha faz, por exemplo, com os 88.3 da Antena 1 do Muro. Há mais exemplos, mas o fmscan agora só é acessível por registo, assim de cabeça não me recordo. Esse chegou a ser falado num programa da Provedora, poque havia várias zonas na raia que não conseguiam apanhar a Antena 1 através da frequência do Muro.
Como eu já aqui demonstrei, não acho que fosse impossível, apertando mais o espectro a nível nacional subir pelo menos mais 3 ou 4 rádios a redes nacionais ou quase, tomando por exemplo o caso espanhol. O Porto é de facto um caso bicudo, porque apanha com os emissores de todos os distritos que o Memórias referiu acima, a que acrescem Viana do Castelo (Muro) e Coimbra (Lousã)/Leiria (Sto. António da Neve). Já por aqui tenho escrito que com todas as nacionais com emissores no Marão (é preferível ter micros em Armamar do que em Santa Justa), e sem frequências de Norte em cima das da Lousã, era perfeitamente possível ter microcoberturas para a cidade do Porto, e falamos essencialmente da zona da Baixa, porque do Marquês para Norte, os emissores do Muro fazem o serviço a 100%, de Santo Ovídio para sul, os da Lousã não apresentam problemas. Falamos de, em linha reta, uns 6kms em que há dificuldades de cobertura, muito por conta da orografia e da malha apertada. Emissores em Braga com 10Kw de potência é outro disparate completo, a RFM é a que tem menos e tem demais.
Em Lisboa, diria que a realidade não deve ser muito diferente no que respeita a Monsanto, porque entre Arrábida e Montejunto, aparte da inutilidade da Banática, se todas as estações optassem pela Arrábida em lugar de por Grândola.
Na faixa litoral praticamente se poderia dizer que Muro - Lousã - Montejunto (para dar alguma estabilidade mais) - Arrábida - Fóia permitem fazer o país de Vila do Bispo a Caminha sem falhas e há redundâncias (Muro e Lousã cobrem ambos os distritos de Porto e Aveiro; Montejunto e Lousã os de Leiria e Lisboa; Arrábida; Montejunto; Lousã cobrem Lisboa e norte Setúbal; Fóia e Arrábida cobrem o sul de Setúbal e Beja).