Pormenor... já começaram a dar as temperaturas em antena para além das cidades onde os atuais emissores chegam, também para Coimbra e Viseu.
Tenho ideia que tal não acontecia.
Pode também ser coincidência, porém, pela primeira vez apanhei a Emissora das Beiras a norte do Rio Douro, hoje na Senhora da Hora, no Viso de Cima. Dada a distância, pode-se dizer que não estava mau o sinal, não logava mas era limpo, mesmo com a Antena 1 a 0.1. Mesmo admitindo que pudesse existir alguma propagação, pois apanhei também 92.8 ANTENA 1 Bornes, 106.4 MEGAHITS Viseu, 92.3 ABCP Ourém e 97.0 RCLAMEGO, outsiders no espectro portuense. Em todo o caso, a Observador tem um qualquer fetiche com as Antenas do Sameiro. A próxima é de certeza os 103.0 da Pancada FM de Cantanhede.
O distrito de Aveiro vai ficar todo ele com coberturas redundantes, em algumas zonas como Ovar, onde de minha experiência, a E.BEIRAS se ouve bem, a triplicar. Coimbra vai ficar como Porto e Lisboa, com uma boa cobertura, mas à custa de ping-pong. Leiria, ficou de fora, deram preferência a Viseu.
Talvez com mudanças de frequência, tanto em Rio Maior quanto aqui no Caramulo, podem ter margem para maximizar. É que os 91.2 para sul vão levar forte e feio com a RCSINTRA que progride muito melhor que qualquer outra de Sintra para Norte, pela A8 até à Figueira vai deixando sinal, eu aqui em Canelas tenho sinal na zona alta grande parte do ano. Há ainda a micro da Condestável em 91.3, da Antena 1 já nem falo, que pode ser perigosa em dias de calo, para o norte do distrito de Viseu. A ideia que tenho é que o sinal para Lamego, beneficia a Antena 1.