Esta manhã uma falha de oito minutos na emissão da RDP Ãfrica mesmo à s portas do Jornal de Desporto. Às 12:28 ficou subitamente sem sinal.
Registe-se que entretanto parece que o sinal melhorou para sul, embora seja um pouco cedo para falar mais em concreto. Mas pelo menos achei que tinha mais força.
Não foi só na RDP Ãfrica.
A Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3 ficaram todas com os emissores do Monte da Virgem em baixo, durante esses 8 minutos que frisou
Especulação: podem mesmo ter sido mexidas nos 91,5 MHz. Isso pode ter obrigado a desligar por momentos os emissores do Monte da Virgem, até porque todas as rádios devem partilhar os elementos radiantes. Não creio que tenham instalado elementos de propósito para os 91,5.
Uma das raras situações em que isso acontecia (ou acontece?) era no emissor do Sameiro, em Braga, para a Antena 2 (88,0 MHz), que há uns anos emitia separadamente das outras antenas, com elementos de polarização vertical. De lembrar que a P. A. R. da Antena 2 de Braga é "especial" - não tem (ou não tinha) a mesma potência atribuÃda que as restantes.
Quanto aos 91,5 MHz, só verificando no local. E o tempo disponÃvel já não é o de outros tempos, na minha juventude...