PRIMEIRO 0.01% da população do Porto tendo em conta que têm cerca de 215300 habitantes daria cerca de 21 ouvintes. Se aumentarmos os números para a Ãrea Metropolitana os seus argumentos ficam ainda mais ridÃculos baseados em contas de mercearia e de quem não sabe matemática e demografia!
SEGUNDO É natural que não sabendo matemática não saiba também história. Que região tem 900 anos de história? Que génese de Portugal? Portugal como independente tem 877 anos. A presença árabe na penÃnsula tem 781 anos. Quando o reino de Portugal foi fundado a maior parte do futuro paÃs era árabe nomeadamente Ribatejo, grande parte da Estremadura, todo o Alentejo e Algarve. Corromper uma região? O nacionalismo/xenofobia a vir ao de cima. Olhe fique-se só com mais este pedaço de história da rádio em Portugal. Quase todos os profissionais que fundaram a TSF Rádio Jornal eram de Angola e foram todos formados ou nos Rádios Club de HuÃla, Huambo e Benguela ou na Rádio Comercial de Angola.
TERCEIRO Uma mancha de petróleo? A sério que não lhe ocorreu uma expressão menos racista para se referir à RDP Ãfrica? Eu já nem peço à administração do Fórum para correr com comentários racistas daqui para fora porque isto é um Fórum maioritariamente de direita e pouco democrática, mas os seu ouvintes lá na rádio onde trabalha sabem que o Tiago vem para aqui com comentários racistas/nacionalistas?
Quanto ao "estudo sociológico" do Zeca publique lá a ligação para esse "grande estudo" porque eu quero lê-lo de alto a baixo.
Ou se calhar esse "Estudo Sociológico" é tão real como o seu "não racismo".
1. Em 3.5 milhões de habitantes, no global da região Norte, daria cerca de 35 mil pessoas e foi nesses números que me baseei. Contas de merceeiro sim porque são um cruzamento de experiência prática com algum conhecimento demográfico de quem circula todos os dias dezenas e centenas de km's em todo o Litoral Norte e por vezes também nas Terras de Trás-os-Montes naquele que, esse sim, é o meu trabalho regular e sinceramente porque não tenho todo o tempo do mundo para a escrever aqui e há uma vida lá fora. Os números são um exagero propositado para ajudar à imagem global: são uma gota de água no oceano local, não têm sequer a mesma representatividade. Daà a ser insultado de não saber matemática e demografia vai uma distância significativa. Dá a sensação que levou isto para o lado pessoal quando objetivamente não escrevi nada contra si em nenhum momento e limitei-me a dar nota de questões que são efetivas, reais mesmo.
2. O número dos 900 anos é um arredondamento, uma vez mais na mesma lógica do ponto 1. E para quem não sabe História, vou dizer-lhe até algo que talvez o choque: sabe que a pronúncia do Norte... não é de origem portuguesa, certo? E sabe porquê? Porque o Norte tem influência galega. Da linha do Douro para norte, toda essa área no Litoral Norte tem influência da Galiza. No interior, as influências são da antiga provÃncia de Leão mas também ainda da Galiza em parte da área. A pronúncia do Norte é uma evolução natural do galego que se falava e ainda fala nas ruas daquela região e de duas áreas que sempre estiveram irmanadas e é a identidade natural da região.
De Gaia para Leiria corresponde tudo à antiga região romana da Lusitânia, daà a mistura de influências a que se assiste na região Centro. Do Ribatejo (grosso modo) para baixo, influências árabes e berberes, delimitadas pela serra de Mira d'Aire, árabes e berberes esses que tinham a sua influência em todo o Norte de Ãfrica e Médio Oriente, onde prosperavam à época. Esta é a origem romana do paÃs onde habitamos. Contei três influências diferentes muito bem delimitadas. Achar por isso que Portugal é todo igual é um erro histórico MUITO grave. Enquanto paÃs, enquanto pessoas, reconhecemos uma identidade, sejamos de esquerda, centro ou direita. Todos nós sabemos o que queremos dizer quando somos portugueses. Mas regionalmente há culturas com algumas diferenças, porque a origem do território não é una. Ora imputar uma ligação desse tipo a partir de uma região que de facto a tem, a uma região que não a tem tanto... Vai servir alguém, sem dúvida, e traz mais oferta e diferenciação, o que traduz em mais riqueza no éter e isso só pode ser bom. Mas a diferença prática que faz será muito pÃfia, muito pouca e estará o Bareme disponÃvel que não me deixará mentir
E a TSF Rádio Jornal foi fundada onde, augusto neto? Em Lisboa. Com provenientes justamente de Angola. Não no Porto. A referência à corrupção de região está muito bem delimitada no texto para deixar bem claro que não me refiro à chegada da RDP Ãfrica ao Porto, mas sim à s declarações de Nuno Artur Silva, e só a essas. Essas sim, que demonstram falta de sensibilidade.
Uma vez mais: leituras além do texto.
3. Ver racismo em todo o lado é um fenómeno cada vez mais lisboeta, decorrente do caldeirão em que se afogaram ao longo de 2020 nessa região e de todo o enquadramento socio-cultural atual. Anda uma vaga dessas na área em causa. IncompreensÃvel, mas sigamos em frente.
Dito isto, talvez o choque saber que "mancha de petróleo no Golfo" era uma referência... ao Prestige em 2002! Porque não é coerente... petróleo na água. Sim, é assim tão simples! Não, não é racista. GravÃssimas, isso sim, são as ameaças que faz a dizer "mas os seu ouvintes lá na rádio onde trabalha sabem que o Tiago vem para aqui com comentários racistas/nacionalistas?".
Ainda mais inadmissÃveis se virmos à luz do quadro em que não só em nenhuma circunstância o ataquei, como o comentário não foi sequer dirigido a si. É um ataque sem haver ataque, o que é nada digno e demonstra uma gritante falta de postura num fórum onde estamos a expressar as nossas opiniões.
Talvez por isso a moderação deva agir, porque é aà onde eu traço a minha fronteira. Não fui mal educado com ninguém, expressei simplesmente a minha opinião, e este membro desatou, se eu contei bem, a chamar-me racista, xenófobo, ignorante, e a ameaçar-me em praça pública sem SEQUER saber se a pessoa que está a escrever isto agora é a mesma que escreveu à tarde nesta conta, porque eu podia perfeitamente dar a minha conta a alguém de confiança que entretanto faça parte do projeto para postar. Ainda por cima está desatualizado, porque eu não trabalho em rádio alguma de momento, sequer.
Não é, Sérgio Perdigão?
Colocar o meu apelido que diferença faz, a partir daqui? Pouca. Colocar o seu, enquanto ex-diretor de programas da Rádio Cidade e da Super FM, convenhamos, faz mais.
Escusava de se ter precipitado e ter-me forçado a defender-me de algo que aconteceu, quando nunca o ataquei em momento algum de qualquer dos meus textos nos últimos anos. É uma falta de consideração a toda a prova... e é pena.
A moderação daqui para diante que faça como melhor lhes aprouver, mas quero só deixar claro que estou apenas a expressar uma opinião e um ponto de vista. E estou plenamente aberto a disputa desses pontos de vista em qualquer altura, com elevação, saber e rigor. Mas nunca a partir para ofensas desta maneira, nestes termos. Eu sei ter uma postura.
Lamentável.