No caso do Minho, a ideia deles deveria ser ocupar a antiga frequência da agora falida Rádio Esposende (93.2) para dar emissão em Braga no Sameiro (porque no Muro devem ter de se coordenar com os espanhóis). Deve ser isso que eles tinham na mira.
Quanto à Lousã, para esquecer.
Nem me tinha lembrado da Gardunha...e até mesmo de Monsanto, sim, por exemplo a RFM em 93.2 chega relativamente bem na zona do Fórum Coimbra. As escolhas das frequências das micros das 4 rádios públicas em Coimbra, não foram, de facto, as mais felizes.
Sameiro em 93.2? A micro da região da Basto em 93.1 ia ser tragada, não me parece de todo viável. Por exemplo, na zona da A4, de Penafiel para Amarante ia ser uma confusão tremenda, em que essa micro entra belissimamente, mas os sinais de Braga também chegam em força. Com os espanhóis, com total sinceridade, não se deviam preocupar muito. 88.3 da Antena 1 do Muro a levaram porrada em Portugal dos 88.3 da RNE CLAS. A frequência, segundo já li, é nossa, e os Espanhóis pouco se marimbaram para. Acho que até chegou a ser falado no programa da Provedora, e provavelmente justificará a sensação que tenho de que a força da Antena 1 no Muro, é superior à das 2 e 3. O que se diga, é mau para as duas rádios, porque a Antena 1 do Muro, acaba por fazer o mesmo do lado de lá da fronteira. Prejudica a cobertura das duas rádios públicas, que é desejável que ainda seja confortável numa zona relativamente abrangente dos dois lados da raia. A ideia das nacionais de ambos os lados da fronteira, de Santiago ao Porto que chegou a ser proposta da Xunta da Galizia não me desagradava, sinceramente.
99.0 da Comercial, idem, idem, aspas, aspas, 89.6 da Antena 2, menos, mas ainda assim...