Queria ter escrito este post em tempo útil, ou seja, ainda no dia 08 mas não foi de todo possível.
O ano passado ouvi a Filipa Galrão em antena a referir que a rádio era um dos 3 setores de atividade em Portugal em que as mulheres ganhavam mais do que os homens. Fico deveras satisfeito que isso aconteça, e muito triste por serem apenas 3. Contudo, hoje, a propósito de um desafio que nos lançaram no meu local de trabalho, dei comigo a fazer uma pequena reflexão sobre o papel das nossas mulheres da rádio no meio.
Alguns dados preocupantes, vamos considerar na análise as nossas 17 rádios de âmbito "nacional" (4 RDP, 3 R/Com, 5 Bauer, TSF, OBSRVDOR, 2 MnC, MARIA).
Diretoras de Estação: 1 (Antonieta Lopes da Costa - SBSR)
Diretoras de Informação: 2 (Antonieta Lopes da Costa - SBSR e SW; Cláudia Santos Mirra - Rádio Maria)
Ou seja, não há praticamente mulheres em cargos de Direção nas Rádios, com a exceção de duas rádios pequenas, que só emitem na AMP e AML, SBSR/SW e Rádio Maria.
Havendo uma percepção generalizada de que há mais vozes femininas do que masculinas, estamos conversados em relação à paridade em cargos de liderança. Vamos às "chefias intermédias", vou considerar como tal o número de hosts femininas nos painéis da manhã e da tarde:
Manhãs - Ana Galvão - RR; Joana Cruz - RFM; Pilar Lourenço - MEGAHITS; Maria João Simões - OBSRVDOR; Betânia Valente - MEOSW
Tardes - Sandra Ferreira - M80; Sofia Morais - Smooth FM
Programas com mais do que um locutor feitos exclusivamente por mulheres aos dias da semana, salvo erro, apenas há As Três das Manhã (RR) e o Girls Night Out (MEGAHITS).
Em termos de composição das equipas de animadores durante a semana, por tabela de audiências:
COMRCIAL - 6 homens, 3 mulheres;
RFM - 5 homens, 3 mulheres
M80 - 6 mulheres, 2 homens
RR - 8 mulheres, 3 homens
CIDADEFM - 4 mulheres, 3 homensANTENA 1 - 5 homens, 2 mulheres
TSF - 5 homens, 1 mulher - na TSF não há painéis fixos
MEGAHITS - 7 mulheres, 3 homensSMOOTH - 1 mulher, 1 homes
ANTENA 3 - 3 mulheres, 3 homens
OBSRVDOR - 6 homens, 4 mulheres (* - existem variações)
SW - 3 mulheres, 2 homensANTENA 2 - 5 homens, 0 mulheres
O caso da ANTENA 2 é somente vergonhoso, principalmente tratando-se do serviço público, mas a Antena 1 não lhe fica muito atrás.
Mas se pensarmos na situação das duas rádios líderes de audiência, também não é muito melhor.
No extremo oposto, temos M80, RR e MEGAHITS onde o desiquilíbrio tende muito a favor do sexo feminino.
São números que visam, fundamentalmente, promover uma reflexão sobre a paridade de género neste setor. Não têm qualquer crítica implícita à qualidade das/dos profissionais que ocupam cada um dos cargos, que certamente merecem.
Em jeito de desafio, e porque sei que temos muitas meninas que nos leem, deixo-vos a deixa, de participarem mais por aqui, ainda que sob anonimato, o contributo feminino seria muito bem vindo.
Crítica sim, deixo à Rádio R.NOAR. É emissora que não escuto, obviamente não consumo lixo sonoro, mas mesmo antes das 24h, deu-me para ver se eram só os 98.4 que estavam a falhar de Santa Eufémia. Qual não é o meu espanto quando a constato que a canção escolhida para fechar o Dia Internacional da Mulher dizia qualquer coisa como isto no final "as mulheres querem ser obedientes, gostam de homens mandões; são chatas, queixam-se de tudo (...)" citação livre, não ouvi mais que 30 segundos. E a seguir, alegremente, entra uma publicidade nacional de uma conhecida cadeia de hipermercados. Haja paciência, estamos em 2023, não em 1923.
Enfim, espero que todas tenham tido um Feliz Dia Internacional da Mulher. Da minha parte, obrigado pelo trabalho e entrega de cada uma de vós. São fundamentais para manterem a rádio viva e renovada. Que a vossa voz nunca se cale, e que a possam continuar a usar para que possamos deixar à nossa descendência um mundo que já possa ser verdadeiramente igualitário, considerando a diferença que há em cada um de nós.