Autor Tópico: Futuro da Rádio em Portugal  (Lida 40809 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Futuro da Rádio em Portugal
« Responder #45 em: Outubro 23, 2018, 05:29:17 pm »
Queria só relembrar que tudo tem algo por detrás e é preciso saber lidar com a informação que nos é dada.
O Observador é um jornal online ligado à extrema direita e a meu ver é grave que venha a possuir licenças de rádios locais nas mãos.
Ainda mais séria é a situação quando claramente dizem que será uma rádio de (des)informação.

Uma rádio de (des) informação ?

A TSF está a perder ouvintes, porque perdeu qualidade. Hoje é uma rádio conformada, parada, sem os recursos humanos de excelência de outros tempos...
Como está num grupo mediático relativamente pesado e imobilista, o futuro não será risonho, ainda que tenham entrado capital fresco no grupo que a detém.
Até diria que é uma rádio mais conformada e mais alinhada com o Governo que a Antena1. Os resultados confirmam.

A ANTENA 1 desde 2003/2004, com mais ou menos dificuldade, não tem tido a interferência governamental, ou aproximação ideológica...
Alguns saudosistas das músicas de intervenção, creio que, via provedor tentaram, ou vão tentando condicionar a direção de programas...
Na informação, recordo-me, no auge do socratismo,  Arons de Carvalho ter feito uma reclamação  junto do Provedor, salvo erro, Mário Figueiredo, relativamente aos editores dos jornais das 16:00, 17:00, 18:00 e 19:00 (Maria de São José - hoje diretora adjunta de informação das rádios RTP e Daniel Belo - hoje na ANTENA 3).

As críticas mais "violentas" contra o governo, no atual panorama mediático, têm surgido no programa de análise política "Contraditório" da ANTENA 1, com Luísa Meireles, António José Teixeira, Raul Vaz e João Barreiros.

Na "ANTENA Aberta" não tem havido censura dissimulada. Tudo é debatido.

A RR até parece ser bem mais branda, seguindo a linha da TSF, embora sem os comentadores próximos do BE, ou da esquerda do PS (Daniel Oliveira da inefável Fernanda Cancio).
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 05:37:18 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #46 em: Outubro 23, 2018, 05:54:19 pm »
Pronto, já me passou a birra(  e até fiz beicinho), e depois de ler tudo, não vi sobrancerias, felizmente o ambiente é calmo, como eu gosto. Já o disse, sou da geração do 25 de Abril, fiz política nas Assembleias de Estudantes e muitos debates, nas famosas RGAs. Adoro debates, desde que civilizados.

Ao Administrador pdf, siga o conselho amigo do sr. Abílio, que com a sua profunda sabedoria, lhe deu "responda com o silêncio" ou então num português mais popular " não me passe cartão". Assim, viveremos felizes. Se administrativamente eu pisar o risco, actue sem hesitações. Mas verá que não é preciso. Sou rebelde, mas um bom rebelde.

Sobre o futuro da rádio, continuo pouco crente na necessidade, de mais rádios informativas. As que existem estão com fracas audiências. Penso que o tempo que vivemos, não é a propício aquilo, que seria sempre uma arriscada aventura.

Mas uma rádio de características lusófonas, com programas temáticos, outros com convidados e músicas ao vivo. Um rádio onde cabiam nomes como Armando Carvalheda ou Edgar Canelas. Aberta a novos músicos. Com música de qualidade, que outras não passam ou raramente o fazem.

Uma rádio fora da caixa...
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 05:55:56 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #47 em: Outubro 23, 2018, 06:26:59 pm »
Pronto, já me passou a birra(  e até fiz beicinho), e depois de ler tudo, não vi sobrancerias, felizmente o ambiente é calmo, como eu gosto. Já o disse, sou da geração do 25 de Abril, fiz política nas Assembleias de Estudantes e muitos debates, nas famosas RGAs. Adoro debates, desde que civilizados.

Ao Administrador pdf, siga o conselho amigo do sr. Abílio, que com a sua profunda sabedoria, lhe deu "responda com o silêncio" ou então num português mais popular " não me passe cartão". Assim, viveremos felizes. Se administrativamente eu pisar o risco, actue sem hesitações. Mas verá que não é preciso. Sou rebelde, mas um bom rebelde.

Sobre o futuro da rádio, continuo pouco crente na necessidade, de mais rádios informativas. As que existem estão com fracas audiências. Penso que o tempo que vivemos, não é a propício aquilo, que seria sempre uma arriscada aventura.

Mas uma rádio de características lusófonas, com programas temáticos, outros com convidados e músicas ao vivo. Um rádio onde cabiam nomes como Armando Carvalheda ou Edgar Canelas. Aberta a novos músicos. Com música de qualidade, que outras não passam ou raramente o fazem.

Uma rádio fora da caixa...

Lá fora têm êxito...
Porque será?
Talvez por cá o produto não esteja afinado...
Talvez por cá os conteúdos fiquem a meio da ponte...
Talvez por cá os profissionais não estejam à altura de um formato exigente....muito mais exigente do que contar umas piadas, dizer o nome das canções, dos artistas, ou das temperaturas de Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Ponta Delgada...

Por que é que Ribeiro Cristóvão está sem protagonismo na RR e tem bastante visibilidade na SICN  e SIC?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #48 em: Outubro 23, 2018, 06:39:02 pm »
Cá a realidade, é novelas na televisão e outros tele lixos e na rádio música a metro com os sucessos do momento. Alguns mais saudosistas, ouvem os sucessos de outrora na M80.
Não penso que fosse uma rádio de palavra que mudaria estes factos. O caso RCP ainda está fresco na memória.

Não é o que eu gostaria de existisse. Para mim, na rádio, seria uma rádio de palavra a liderar nas audiências.

Ribeiro Cristóvão, ainda tem um rubrica na RR, mas já não faz relatos e comentários dos jogos ao vivo, também não é a sua especialidade. Mas foi, no seu tempo, uma grande figura da rádio, do relato e não só...
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 06:46:05 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #49 em: Outubro 23, 2018, 07:03:38 pm »
Cá a realidade, é novelas na televisão e outros tele lixos e na rádio música a metro com os sucessos do momento. Alguns mais saudosistas, ouvem os sucessos de outrora na M80.

Não é o que eu gostaria de existisse. Para mim, na rádio, seria uma rádio de palavra a liderar nas audiências.

Ribeiro Cristóvão, ainda tem um rubrica na RR...

Pois...
Mas as rádios tendencialmente de palavra não fazem um esforço para melhorar  e ao primeiro contratempo duvidam, recuam (mais a RR)...

Nas manhãs, as três rádios tendencialmente de palavra têm um nome forte em termos de visibilidade mediática?
Têm alguma influência junto da sociedade?

Nas duas rádios mais ouvidas - Comercial e RFM - os protagonistas têm visibilidade mediática e influência junto da sociedade portuguesa...

Em Espanha, por exemplo, quem está nas rádios de palavra estive, ou está anos e anos na televisão em horários de máxima audiência...
Pepa Bueno das manhãs da SER esteve anos e anos na TV E. Antes de ir para a SER apresentou o "TELEDIARIO2"...
Carlos Herrera da COPE esteve imensos anos na TV. ETC, ETC...
Em França, nos principais canais de palavra a mesma coisa (nomes fortes e conhecidos): FRANCE INTER (pública 10,6% de audiência), RTL (10,6%), FRANCE info (pública na casa dos 7 e tal por cento), RMC (7 e tal por cento), Europe1 (5%).

Está a ver em Portugal profissionais da TV com visibilidade a trocarem a TV pela rádio?

A ANTENA 1 acabou de perder uma excelente profissional - Maria FLOR Pedroso para a TV...
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 07:43:56 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #50 em: Outubro 23, 2018, 09:42:58 pm »
Não há em Portugal uma tradição de grandes figuras da televisão transitarem para a rádio.

Nós anos 80, muitos nomes da TV, tinham programas de rádio, mas semanais. E programas históricos, como Pão com Manteiga ( com Carlos Cruz) ou Flor do Éter ( Herman José).

Também na altura estavam sempre a aparecer novos nomes( e bons), nas rádios. Estranho hoje, com maior campo de recrutamento), não aparecerem com a mesma qualidade e qualidade.

Mas também os programas da manhã, quer da 1, quer da TSF, são demasiado formatados.

Por exemplo, na 1, com outra orgânica das manhãs, uma Filomena Crespo ou um Tiago Ribeiro podiam brilhar, sem necessidade de figuras televisivas. Aliás, nem estou a ver, ninguém na televisão, que fizesse a diferença na rádio.

Essa " coisa" do influenciar também tem muito que se lhe diga...

Atento

• Hero Member
« Responder #51 em: Outubro 23, 2018, 10:39:31 pm »
Não há em Portugal uma tradição de grandes figuras da televisão transitarem para a rádio.

Nós anos 80, muitos nomes da TV, tinham programas de rádio, mas semanais. E programas históricos, como Pão com Manteiga ( com Carlos Cruz) ou Flor do Éter ( Herman José).

Também na altura estavam sempre a aparecer novos nomes( e bons), nas rádios. Estranho hoje, com maior campo de recrutamento), não aparecerem com a mesma qualidade e qualidade.

Mas também os programas da manhã, quer da 1, quer da TSF, são demasiado formatados.

Por exemplo, na 1, com outra orgânica das manhãs, uma Filomena Crespo ou um Tiago Ribeiro podiam brilhar, sem necessidade de figuras televisivas. Aliás, nem estou a ver, ninguém na televisão, que fizesse a diferença na rádio.

Essa " coisa" do influenciar também tem muito que se lhe diga...

1- António Sala tinha o seu despertar todos os dias úteis da semana e depois tinha visibilidade na TV.

2-A ANTENA 1 tem alguns enlatados a mais. Precisa de privilegiar o direto a 100% como fazem as rádios que eu já citei aqui. Numa linha de palavra, o homem certo é o jornalista Nuno Rodrigues.

3- Sobre a RR já sabe o que eu penso e a tendência é para piorar, pois vai saindo alguns recursos humanos na área da informação. Isso é muito preocupante.

4- A TSF tem os enlatados e a publicidade que a tornam quase intragável.
« Última modificação: Outubro 23, 2018, 10:43:03 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #52 em: Outubro 24, 2018, 01:47:16 am »
Faço minhas as palavras do R4, no meu caso não apareci por estes dias por birrinha ou birrona mas sim porque tenho um curso para fazer e não guerrinhas na internet.
Agora, quem quiser que me caia em cima ou quem quiser apoiar que apoie, desde que não me queiram tentar fazer de inútil ou inferior tudo bem.

Penso que esta é mais uma oportunidade falhada de uma verdadeira rádio de palavra. Ao contrário do que andam a inventar, eu desejo muito uma rádio de palavra de sucesso em Portugal, mas que não seja com os mesmos temas de sempre e o mesmo tom de sempre. Foi assim com o RCP (muito focado em política), é assim com a TSF (muito focada nas empresas) e RR (apesar de de tentar falar e muito bem de mais temas, completamente desorganizada). Volto a tocar na mesma tecla, a maior parte das pessoas está completamente saturada das mesmas figuras com o mesmo tom a darem tantas más notícias. A informação radiofónica (a léguas da TV miserável que temos neste momento) é que injustamente está a pagar, mas eu não as censuro. Isso não quer dizer que não se queiram informar, mas sim espairecer um pouco (principalmente no carro) porque já sabem do ambiente que vão encontrar nas rádios de informação a certa altura.
Em Espanha também há imensa corrupção, escândalos e polémicas mas no fim tentam tratar seja o que for da maneira mais leve possível e muitas vezes com uma piada pelo meio. É uma questão cultural, mas nós temos em Portugal temos de deixar de querer ser tão cinzentos. Ou ouvir uma rádio de informação tem que significar imediatamente ser bombardeado de más notícias para ficar mal disposto por cá?

Para terminar, do lado político por um lado é bom assumirem uma corrente porque assim não há suspeições (alguns jornais podiam fazer o mesmo). Por outro, pouca gente de esquerda irá pensar em ouvi-la, o que irá refletir-se nos resultados.

Pois...
Mas as rádios tendencialmente de palavra não fazem um esforço para melhorar  e ao primeiro contratempo duvidam, recuam (mais a RR)...

Nas manhãs, as três rádios tendencialmente de palavra têm um nome forte em termos de visibilidade mediática?
Têm alguma influência junto da sociedade?

Nas duas rádios mais ouvidas - Comercial e RFM - os protagonistas têm visibilidade mediática e influência junto da sociedade portuguesa...

Em Espanha, por exemplo, quem está nas rádios de palavra estive, ou está anos e anos na televisão em horários de máxima audiência...
Pepa Bueno das manhãs da SER esteve anos e anos na TV E. Antes de ir para a SER apresentou o "TELEDIARIO2"...
Carlos Herrera da COPE esteve imensos anos na TV. ETC, ETC...
Em França, nos principais canais de palavra a mesma coisa (nomes fortes e conhecidos): FRANCE INTER (pública 10,6% de audiência), RTL (10,6%), FRANCE info (pública na casa dos 7 e tal por cento), RMC (7 e tal por cento), Europe1 (5%).

Está a ver em Portugal profissionais da TV com visibilidade a trocarem a TV pela rádio?

A ANTENA 1 acabou de perder uma excelente profissional - Maria FLOR Pedroso para a TV...

Só uma coisa, em Espanha e França não há apenas um grupo exclusivamente de rádio, sem televisões a "comerem" o orçamento. Logo, podem-se focar em fazer a melhor rádio possível com o orçamento que tiver. Em Espanha temos a Cadena SER da Prisa que por lá apenas tem rádios e jornais e a COPE. A Onda Cero foi comprada apenas há poucos anos pelo grupo da Antena 3 e a RNE apesar de estar dentro do grupo com a TVE, continua com um orçamento próprio imaculado onde a TVE não põe a mão (o contrário da RTP), e com a Casa de La Radio com uns estúdios simplesmente espetaculares.
Aqui, o único grupo exclusivamente de rádio que poderia ser o mais capaz de a desenvolver é o que parece menos perceber de rádio... é triste.

Atento

• Hero Member
« Responder #53 em: Novembro 15, 2018, 03:13:51 pm »
Em França, por exemplo, ao contrário do que se vai passando por cá, a "luta taco a taco" é feita entre as generalistas RTL (privada) e a FRANCE INTER (pública)...

Por cá, passa-se justamente o contrário...

Também isto diz muito acerca da exigência da maioria dos ouvintes portugueses...

http://mobile.mediametrie.fr/communiques/l-audience-de-la-radio-en-france-en-septembre-octobre-2018.php?id=1971

joao_s

• Hero Member
« Responder #54 em: Novembro 15, 2018, 07:56:47 pm »
Em França, por exemplo, ao contrário do que se vai passando por cá, a "luta taco a taco" é feita entre as generalistas RTL (privada) e a FRANCE INTER (pública)...

Também isto diz muito acerca da exigência da maioria dos ouvintes portugueses...
(...)
E também diz muito da falta de qualidade da rádio portuguesa, não lhe parece? Cada vez mais pessoas se “desligam” da rádio ou a encaram como “verbo de encher”.

Mas em matéria televisiva também se assiste a uma deriva insipiente de não assuntos, tratados como matéria importantíssima. Temos 4  estações de TV informativas que tratam os meandros dos clubes e do futebol como matéria de especial importância para os telespectadores, dedicando-lhes um excessivo/exagerado número de horas de um vazio acéfalo, fazendo uma espécie de lavagem cerebral. Não se vê isto em nenhum canal similar de outro país europeu ou norte-americano.

Por exemplo, quando pretendo assistir a um canal de TV informativo sintonizo o canal do país vizinho, <tve-24horas>, que você abomina, caro “Atento”. No programa “La noche en 24 horas”, vejo debates sobre a atualidade,  com protagonistas de vários setores da sociedade espanhola, peças informativas e análise da situação internacional. No programa “La Hora Cervantes”, regra geral, um convidado ligado à cultura manifesta-se sobre a sua área e apresenta o seu ponto de vista sobre a atualidade, muitas vezes sob uma nova/ou diferente perspetiva. Nunca vi nada de parecido com o sensacionalismo/tabloidização/formatação o que os canais informativos portugueses fazem, ao nível de uma sociedade subdesenvolvida.

Atento

• Hero Member
« Responder #55 em: Novembro 15, 2018, 08:51:58 pm »

(...)
E também diz muito da falta de qualidade da rádio portuguesa, não lhe parece? Cada vez mais pessoas se “desligam” da rádio ou a encaram como “verbo de encher”.

Mas em matéria televisiva também se assiste a uma deriva insipiente de não assuntos, tratados como matéria importantíssima. Temos 4  estações de TV informativas que tratam os meandros dos clubes e do futebol como matéria de especial importância para os telespectadores, dedicando-lhes um excessivo/exagerado número de horas de um vazio acéfalo, fazendo uma espécie de lavagem cerebral. Não se vê isto em nenhum canal similar de outro país europeu ou norte-americano.

Por exemplo, quando pretendo assistir a um canal de TV informativo sintonizo o canal do país vizinho, <tve-24horas>, que você abomina, caro “Atento”. No programa “La noche en 24 horas”, vejo debates sobre a atualidade,  com protagonistas de vários setores da sociedade espanhola, peças informativas e análise da situação internacional. No programa “La Hora Cervantes”, regra geral, um convidado ligado à cultura manifesta-se sobre a sua área e apresenta o seu ponto de vista sobre a atualidade, muitas vezes sob uma nova/ou diferente perspetiva. Nunca vi nada de parecido com o sensacionalismo/tabloidização/formatação o que os canais informativos portugueses fazem, ao nível de uma sociedade subdesenvolvida.

A ANTENA 1, na minha perspetiva, é a rádio portuguesa mais completa, privilegiando alíneas que considero relevantes numa rádio generalista de palavra: razoáveis comunicadores, bons jornalistas, excelentes programas de informação e reportagem...o desporto também tem boa nota, ainda que pudesse fazer mais e melhor...
O humor também existe, tal como acontece, por exemplo na FRANCE INTER...
Se quiser comparar a programação da ANTENA 1 e/com a da FRANCE INTER, verificará que a 1 toca em todos os pontos que o principal canal da rádio pública francesa toca...

A ANTENA 1até tem desporto na sua programação, ao contrário da francesa...

A antena 2 e a 3 têm de melhorar substancialmente...

Finalmente, tal como já disse, o Grupo RTVE não é exemplo para ninguém. Embrenhado numa vasta rede de manipulações, não merece muita credibilidade...

Além disso, tem um orçamento muito superior ao do GRUPO RTP e não faz melhor nem na TV, nem na rádio...pelo contrário.

Se tiverem dúvidas vejam, ouçam e comparem...

Relativamente às rádios musicais, a Comercial é claramente superior às outras de cariz musical.
O produto é fraco, mas muito superior ao da RFM...
« Última modificação: Novembro 15, 2018, 08:53:49 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #56 em: Novembro 16, 2018, 06:22:00 pm »

http://mobile.mediametrie.fr/communiques/l-audience-de-la-radio-en-france-en-septembre-octobre-2018.php?id=1971

Em Itália a Rai Radio 1 aparece no meio da tabela com a RTL 102,5 a liderar e na Holanda reina a Radio 538, uma espécie de Nova Era à escala nacional. Não são propriamente países de terceiro mundo...
O nosso único problema é mesmo as rádios de palavra estarem com 3-4% de audiência e não se são ou não líderes porque isso, volto a dizer, depende de muitíssimos fatores e não é necessariamente pela exigência.

Atento

• Hero Member
« Responder #57 em: Novembro 17, 2018, 08:30:13 pm »

Em Itália a Rai Radio 1 aparece no meio da tabela com a RTL 102,5 a liderar e na Holanda reina a Radio 538, uma espécie de Nova Era à escala nacional. Não são propriamente países de terceiro mundo...
O nosso único problema é mesmo as rádios de palavra estarem com 3-4% de audiência e não se são ou não líderes porque isso, volto a dizer, depende de muitíssimos fatores e não é necessariamente pela exigência.

A RTL 102,5 tem uma forte componente informativa...

É a rádio preferida de Salvini para dar entrevistas https://www.rtl.it/ospiti/matteo-salvini-a-rtl-1025-ospite-in-non-stop-news-venerdi-16-novembre-2018/
« Última modificação: Novembro 17, 2018, 08:32:06 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #58 em: Novembro 17, 2018, 10:15:19 pm »

A RTL 102,5 tem uma forte componente informativa...

É a rádio preferida de Salvini para dar entrevistas https://www.rtl.it/ospiti/matteo-salvini-a-rtl-1025-ospite-in-non-stop-news-venerdi-16-novembre-2018/

Mas em 90% do tempo é uma rádio de hits... Se fosse portuguesa muita gente aqui a arrasaria dizendo que estava "a meio da ponte"...

goncalopes

• Jr. Member
  • **
« Responder #59 em: Novembro 19, 2018, 08:53:06 pm »
A rádio em Portugal, tem que se inovar, diferenciar, concordo com a vinda de uma Antena 4, acabar com o marasmo, as rádios RFM, Comercial, Mega, entre outras, não tem qualidade nenhuma, estão mais vocacionadas para a malta jovem. Devia existir rádios mais segmentadas, para diferentes tipos de públicas, e não uma cópia das outras.  Acho que faz falta uma rádio de palavra. Devia-se apostar forte nos locutores, um casting a nível nacional, para recrutar as melhores vozes, além de ter uma boa voz, ter conteúdo como locutor.