Autor Tópico: Rádios locais do Algarve  (Lida 6431 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádios locais do Algarve
« Responder #30 em: Dezembro 26, 2023, 06:03:30 pm »
Para crescer, a Observador precisa urgentemente de emissores em:

- Coimbra
- Braga (lamento, mas 98,4 MHz, frequência anunciada como servindo a cidade dos arcebispos, não entra bem)
- Faro

Isto é no imediato. Que se deixem da aventura em Leiria e se concentrem nestas 3 capitais de distrito.

Que irresponsabilidade! O concelho de Faro e Olhão não tem licenças abertas para rádios locais (excepto a RUA) e vêm escrever que a Observador tem que garantir uma frequência? O que precisamos aqui é de uma rádio local forte! Não precisamos, seguramente, de uma rádio que replica a Antena1 ou TSF e que serve apenas os interesses de certos poderes instalados, em vez de uma rádio local que verdadeiramente sirva as necessidades de quem vive cá.
Serve os interesses da direita radical.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Certamente que sim. Hoje mesmo, um dos seus principais responsáveis arrasa de uma penada CH e IL e elogia o PS. A radio tem uma oreintação politica mais à direita, hoje até está mais moderada e plural. A TSF e a Antena 1 estão mais à esquerda, e não é por isso que deixam de ser alternativas importantes. O que nos faz ter esta discusão recorrente aqui no fórum é uma Lei estúpida que faz depender o crescimento de rádios de cariz nacional da necessidade de matar locais. Principalmente quando há frequências livres. Esse é o grande problema.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #31 em: Dezembro 26, 2023, 08:24:27 pm »
Para crescer, a Observador precisa urgentemente de emissores em:

- Coimbra
- Braga (lamento, mas 98,4 MHz, frequência anunciada como servindo a cidade dos arcebispos, não entra bem)
- Faro

Isto é no imediato. Que se deixem da aventura em Leiria e se concentrem nestas 3 capitais de distrito.

Que irresponsabilidade! O concelho de Faro e Olhão não tem licenças abertas para rádios locais (excepto a RUA) e vêm escrever que a Observador tem que garantir uma frequência? O que precisamos aqui é de uma rádio local forte! Não precisamos, seguramente, de uma rádio que replica a Antena1 ou TSF e que serve apenas os interesses de certos poderes instalados, em vez de uma rádio local que verdadeiramente sirva as necessidades de quem vive cá.
Serve os interesses da direita radical.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Certamente que sim. Hoje mesmo, um dos seus principais responsáveis arrasa de uma penada CH e IL e elogia o PS. A radio tem uma oreintação politica mais à direita, hoje até está mais moderada e plural. A TSF e a Antena 1 estão mais à esquerda, e não é por isso que deixam de ser alternativas importantes. O que nos faz ter esta discusão recorrente aqui no fórum é uma Lei estúpida que faz depender o crescimento de rádios de cariz nacional da necessidade de matar locais. Principalmente quando há frequências livres. Esse é o grande problema.

A Antena1 não está mais à esquerda... Há dias em que temos que  levar com o Peixoto e um ou outro vermelhensky...

Raul Vaz e outros equilibram isso...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #32 em: Dezembro 26, 2023, 10:48:42 pm »
Nota: separei as mensagens referentes às rádios locais do Algarve do tópico do Bareme Rádio para evitar off-topic.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #33 em: Dezembro 26, 2023, 10:52:48 pm »
100.1 - Rádio Clube São Brás - (São Brás de Alportel) - Álvara renovado mas poucos anos mais tarde, o proprietário cessou a atividade, alegadamente sem dividas conhecidas. Cumpria de forma responsável o serviço de rádio local e considero um perda importante;
Penso que neste caso o alvará foi revogado pela AACS pelo facto do alvará estar a ser explorado por uma outra entidade (a Rádio Cidade) que não o proprietário. Na altura a AACS era muito ciosa neste requisito.

SamM

• Hero Member
« Responder #34 em: Dezembro 27, 2023, 09:17:18 am »
100.1 - Rádio Clube São Brás - (São Brás de Alportel) - Álvara renovado mas poucos anos mais tarde, o proprietário cessou a atividade, alegadamente sem dividas conhecidas. Cumpria de forma responsável o serviço de rádio local e considero um perda importante;
Penso que neste caso o alvará foi revogado pela AACS pelo facto do alvará estar a ser explorado por uma outra entidade (a Rádio Cidade) que não o proprietário. Na altura a AACS era muito ciosa neste requisito.

Penso que existe aí um equivoco.
Os 100.1 da Rádio Cidade foram abandonados em meados dos anos 90, talvez 95 ou 96. Este esteve desativo alguns anos e em 98/99 começavam as emissões desse emissor com a Rádio São Brás, tendo a terminado as emissões regulares, talvez em 2015 ou 2016... Neste momento encontra-se "calado".

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #35 em: Dezembro 27, 2023, 09:34:06 am »

Os 100.1 da Rádio Cidade foram abandonados em meados dos anos 90, talvez 95 ou 96. Este esteve desativo alguns anos e em 98/99 começavam as emissões desse emissor com a Rádio São Brás, tendo a terminado as emissões regulares, talvez em 2015 ou 2016... Neste momento encontra-se "calado".
SamM, eu creio que a Rádio São Brás terminou as emissões há muito mais tempo, creio que ainda antes da última renovação de alvarás em 2008/2009.
Mas também posso tentar saber...

SamM

• Hero Member
« Responder #36 em: Dezembro 27, 2023, 09:57:37 am »

SamM, eu creio que a Rádio São Brás terminou as emissões há muito mais tempo, creio que ainda antes da última renovação de alvarás em 2008/2009.

Estás enganado, foi depois da RCS e da Atlântico.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #37 em: Dezembro 27, 2023, 02:23:36 pm »

Estás enganado, foi depois da RCS e da Atlântico.
Eu não sou desse lado do Algarve, por isso posso estar equivocado.
Tenho três bons amigos jornalistas, que são naturais de São Brás, e vou perguntar-lhes porque tenho ideia que o alvará da São Brás FM já foi caçado há bem mais de uma década.
Eu depois confirmarei por aqui.
De qualquer das formas, e voltando ao debate, é impressionante como a zona metropolitana mais importante do Algarve (Loulé, Faro, São Brás de Alportel e Olhão) está reduzida à RUA FM e à Total FM. Se uma tem uma programação mais vocacionada para a Universidade (o que é totalmente natural), a outra por muito boa cobertura que tenha (e tem), não passa de uma Jukebox, que apenas tem palavra nos noticiários, porque a lei assim a obriga.
Um senhor que foi expulso deste fórum (e muito bem, pelas falsidades que aqui escrevia), chegou a afirmar que eu tinha gosto em ver rádios locais fecharem (mais outra mentira). Verdadeiras rádios que cumprem aquilo que é o serviço público local, eu tenho gosto em vê-las de pé, a lutarem pelo seu espaço, marcando presença em eventos locais relevantes, jogos dos clubes das suas terras, inclusive, transmissões de assembleias municipais (não sei se atualmente há alguma rádio local no país a transmitir assembleias municipais, mas creio que no passado houve). As Jukebox's, se fecharem, não tenho pena nenhuma. Não consigo ser mais sincero que isto. Talvez a carapuça tenha servido a esse senhor que andou a fazer difamações falsas e cobardes sobre outras pessoas.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #38 em: Dezembro 27, 2023, 02:27:33 pm »
Off: ele dirige 3 jukeboxes (e mais um punhado delas online), por isso é natural que se sofra quando as atacam.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #39 em: Dezembro 27, 2023, 09:37:22 pm »
Então vamos ao histórico trágico das rádios no Algarve:

- Alvará para os 95,5 MHz Lagos: revogado em 2000 pela AACS pela inexistência de emissões;
https://www.erc.pt/download.php?f=60170&l=pt&key=9a57fbaffa3883fcc1ccb35308c8710b

- Alvará para os 100,1 MHz São Brás: revogado em 1999 pela AACS por "exploração da rádio por outra entidade diversa do titular do alvará";
https://www.erc.pt/download.php?f=59842&l=pt&key=7115c1679751fb20572b190c1ca767b3

- Alvará para os 104,0 MHz Lagos e 102,3 MHz Olhão: revogados em 2001 pela AACS no âmbito do "caso Rede Capital";
https://www.erc.pt/download.php?f=60820&l=pt&key=6f0e83b1d4596f05d263ffc8464f0c2b
Mais tarde estas rádios tentaram renovar o alvará já no tempo da ERC (2010), mas tal foi infrutífero.
https://mundodaradio.blogspot.com/2010/09/erc-nao-renova-alvara-da-radio.html
https://mundodaradio.blogspot.com/2010/06/erc-nao-renova-alvara-da-radio.html

- Alvará para os 101,6 MHz Faro: não renovado em 2009 pela ERC por não ter entregado a documentação necessária, ao que parece deixou de emitir meses antes;
https://mundodaradio.blogspot.com/2009/09/radio-clube-do-sul-1016-mhz-faro-alvara.html

- Alvará para os 92,2 MHz Olhão: não renovado em 2010 pela ERC por dívidas às Finanças e Segurança Social;
https://mundodaradio.blogspot.com/2010/03/erc-nao-renova-alvara-da-atlantico-fm.html

- Alvará para os 102,9 Mhz Aljezur: não renovado em 2012 pela ERC por ter cessado as suas emissões;
https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvMjAzMi5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjIyOiJkZWxpYmVyYWNhby05bGljLXIyMDEyIjt9/deliberacao-9lic-r2012

Se me estiver a esquecer de alguma rádio digam. Infelizmente já são muitas.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 09:53:52 pm por AG »

sintonia

• Sr. Member
« Responder #40 em: Março 03, 2024, 12:29:20 pm »
Sem querer ferir susceptibilidades, eu gostaria de ter estas duas estações de rádio a emitirem a partir do alto da Fóia (Serra de Monchique) para toda a região do Algarve e, ainda, para a região do Baixo Alentejo:
  • Rádio Observador
  • Rádio Maria
E, confesso, tenho saudades da extinta Rádio Costa d'Oiro (hoje com frequência FM atribuída à Rádio Portimão)...
e considero a Rádio Fóia e a Rádio Lagoa as duas melhores estações de rádio locais/regionais do Algarve na actualidade.