Pegando na questão levantada pelo SamM, o que justifica que no distrito de Faro seja uma sangria para as rádios locais em relação a outras regiões em que à partida parecem ter menos capacidade financeira/população residente? Pelas minhas contas 8 alvarás locais já se perderam ao longo dos anos.
Do que me recordo, as razões foram diversas, mas, localmente, principalmente estas foram as grandes baixas:
101.6 - Antiga Rádio Clube do Sul (Faro) - Alvará não renovado por dividas à AT e SS, entre outros creio eu... Cumpria aceitavelmente o serviço de rádio local e considero uma perda significativa. Tinha relatos dos clubes da terra. Atualmente a frequência difunde a TSF;
92.2 - antiga Rádio Atlântico (Olhão) - Alvará não renovado por dividas à AT e SS, entre outros creio eu... Cumpria aceitavelmente o serviço de rádio local e considero uma perda significativa. Frequência não atribuída;
100.1 - Rádio Clube São Brás - (São Brás de Alportel) - Álvara renovado mas poucos anos mais tarde, o proprietário cessou a atividade, alegadamente sem dividas conhecidas. Cumpria de forma responsável o serviço de rádio local e considero um perda importante;
Outras frequências desapareceram; 102.3 e 104.0 que transitaram da extinta Rádio Capital pelo Grupo Contreiras, mas os álvaras foram recolhidos pela ERC.
No caso das duas primeiras, principalmente considero a questão da fraca gestão comercial, também fruto da região assentar a sua industria em empresas do sector hoteleiro, que não explora o mercado rádio de forma consistente... Poucas sinergias e apoios com as entidades locais, seja associações, camaras, juntas de freguesia, etc...
Infelizmente, parace-me que a médio prazo mais duas ou três cairão pelo mesmo motivo...