Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 551459 vezes)

Tranquilo

• Jr. Member
  • **
Re: Rádio Renascença
« Responder #4920 em: Novembro 28, 2024, 09:57:26 am »

Os jornalistas aguentam, mas não sei se o ouvinte está para isso

Seria muito difícil basearem-se na sua congénere espanhola COPE?

Nunca fui muito ouvinte da Rádio Renascença, precisamente porque era o posto emissor que a minha avó e a minha mãe mais escutavam e durante anos o lema «Emissora Católica Portuguesa» era sinal de mudar de estação... com uma honrosa excepção: Bola Branca!

O desporto na Rádio Renascença era uma referência para mim, desde dos tempos do Pedro Sousa, Pedro Azevedo, Luís Aresta, Valdemar Duarte, Carlos Dias, Rui Viegas e o editorial de Ribeiro Cristóvão.

Sobre a importância social do Bola Branca, vaticino a leitura deste documento:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://sopcom.pt/wp-content/uploads/2023/02/CadernosSOPCOM-02-RadioMeiosSonoros.pdf&ved=2ahUKEwja9rWpvP2JAxWwK_sDHV-1CpwQFnoECBcQBg&usg=AOvVaw3Bbe-FjGTxV77GQMqUzViw

Por fim, muitos parabéns a ti Nélson e à RUA por acompanhar os jogos fora do maior do Algarve! Fazer com tostões os que os «grandes» não fazem com milhares.

Um forte abraço e continuação de bom trabalho. 💪

Parece-me que a realidade da rádio espanhola e muito diferente da portuguesa. Se as rádios nacionais optarem pelo modelo espanhol, onde a palvar é essencial, morrem. O ouvinet portugu~es é muito diferente do espanhol

Não é diferente...

A questão é como serão apresentados esses conteúdos e por quem...

As rádios tendencialmente de palavra são a prova do algodão...

Ou és bom e vais ter sucesso ou és medíocre que só lá vais com muletas musicais, sinal horário e umas tretas acerca do trânsito...

Quem na RR aguenta 3 horas em direto (rigoroso direto) sem as muletas enunciadas anteriormente?

Atento

• Hero Member
« Responder #4921 em: Novembro 28, 2024, 10:05:40 am »

Eu falei dos chamados animadores...

Jornalistas ainda haverá alguns que aguentem (sobretudo os do desporto).

Que se saiba há cada vez mais canais de informação em Portugal...

A rádio é que desistiu...

É só ouvir alguns por aqui...

E tal e coisa...

O desporto não sei quê não sei que mais agora é tudo tv...
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 10:32:53 am por AG »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #4922 em: Novembro 28, 2024, 10:06:31 am »
Na RR tens editores para aguentar isso, seguramente, assim como também na Antena 1. Curiosamente, onde acho que seria mais penoso era na TSF. Em termos de animação, também não acho que fosse problemático, desde logo nas manhãs, onde já pouca música há, e mesmo nas tardes, não acho que fosse impossível. Não tenho grandes dúvidas de que a Teresa também está capaz de outros voos, é uma excecional comunicadora.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Tranquilo

• Jr. Member
  • **
« Responder #4923 em: Novembro 28, 2024, 10:49:27 am »
Mas alguma vez a renascença foi uma rádio sobretudo de palavra? pergunta sincera. Não sei como era antigamente

Atento

• Hero Member
« Responder #4924 em: Novembro 28, 2024, 10:56:46 am »
Mas alguma vez a renascença foi uma rádio sobretudo de palavra? pergunta sincera. Não sei como era antigamente

Estava ao nível da atual antena 1 em termos de percentagem de palavra.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4925 em: Novembro 28, 2024, 11:12:16 am »

Eu falei dos chamados animadores...

Jornalistas ainda haverá alguns que aguentem (sobretudo os do desporto).

Que se saiba há cada vez mais canais de informação em Portugal...

A rádio é que desistiu...

É só ouvir alguns por aqui...

E tal e coisa...

O desporto não sei quê não sei que mais agora é tudo tv...
Na TV até muitos conseguem estar horas a ver noticias e comentadores, em rádio já tenho as minhas duvidas que grande parte dos portugueses gostem de estar muito tempo nisso, a nossa realidade é diferente da espanhola, é o que é. Não estou a ver de momento, a existir uma rádio 100% de palavra, com mais de 5% de audiência em Portugal, tenho muitas duvidas disso, o português na sua maioria aguenta mais palavra em progrmas da manhã, ou seja das 7h ás 10h, depois já se começa a queixar e quer mais música.

Quanta audiência terá o espaço das Sextas entre as 10h e as 11h, o Visto de Fora?
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 11:15:51 am por tuscano332 »

Tranquilo

• Jr. Member
  • **
« Responder #4926 em: Novembro 28, 2024, 11:27:49 am »
O programa com os jornalistas estrangeiros? Parece que tem alguma piada, mas não ouvi muitas vezes

Danl

• Hero Member
« Responder #4927 em: Novembro 28, 2024, 11:32:12 am »

Nunca foi uma rádio de palavra. Mas nos tempos do Sala o homem conseguia-a reinventar anualmente, rejuvenescia-a com programação diversificada, tendo shares de audiências brutais. Hoje, tanto a quiseram rejuvenescer que em determinadas horas do dia parece tudo menos uma rádio "adulta". Ora se o grupo tem mais duas rádios que passam musica a metro destinadas para publico mais jovem, faz algum sentido esta emissora seguir pelo mesmo caminho? Acho que não. Mas quem sou eu, um simples ex-ouvinte que muito esporadicamente passa por la por mera curiosidade.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4928 em: Novembro 28, 2024, 11:33:05 am »
O Visto de Fora só é mantido porque é uma parceria com a Euranet, sou um ouvinte fiel desde 2017/2018 mas acredito que se tivesse uma má audiência já tinha sido chutado para as 23h.

Atento

• Hero Member
« Responder #4929 em: Novembro 28, 2024, 01:04:40 pm »
Vamos a factos...

Existia ao fim-de-semana a Frente Desportiva  (só aqui temos pelo menos 10 horas de palavra).

Jornal das 12:00 + Bola Branca (60 minutos de palavra).

18:00-19:00 - jornal + BB + Terço (60 minutos de palavra).

22:00 - 00:00 - Universidade Aberta + Bola Branca + Edição da Noite (120 minutos de palavra).

Programas de análise e entrevista política ao fim-de-semana (120 minutos de palavra).

Viva a Noite com Jacinta de Oliveira (+ 120 minutos de palavra/entrevistas).

Sem esquecer a informação regional em Olá País...

Sem esquecer que os programas eram quase todos em dupla
com conversa e participação de ouvintes e convidados...

Sem esquecer os programas temáticos ligados à Igreja Católica.

Os senhoritos da rádio confundiram rejuvenescimento do auditório com música a metro...
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 01:06:35 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #4930 em: Novembro 28, 2024, 02:19:37 pm »
O Visto de Fora só é mantido porque é uma parceria com a Euranet, sou um ouvinte fiel desde 2017/2018 mas acredito que se tivesse uma má audiência já tinha sido chutado para as 23h.

Conheço várias pessoas que sintonizam a RR especificamente nesse horário para ouvir o Olivier e a Begõna.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4931 em: Novembro 28, 2024, 02:49:04 pm »
O programa com os jornalistas estrangeiros? Parece que tem alguma piada, mas não ouvi muitas vezes
Sim esse mesmo, até engraçado já o ouvi.
Até é engraçado o Visto de Fora, já o ouvi, o Olivie tem a sua piada, a espanhola, acaba por entrar na onda dele e desde que entrou a Teresa Oliveira que se juntou ao jornalista, parece-me que o espaço até ficou melhor. A Teresa Oliveira que veio da Mega Hits foi uma boa adição para a RR, ela é óptima e tem piada, mesmo quando está a fazer emissão sozinha, o problema é só a playlist, que quer ir na luta com a M80, mas depois já não quer, fica a meio caminho, torna-se confuso, além de por vezes repetirem muito certas músicas.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4932 em: Novembro 28, 2024, 02:58:41 pm »
Vamos a factos...

Existia ao fim-de-semana a Frente Desportiva  (só aqui temos pelo menos 10 horas de palavra).

22:00 - 00:00 - Universidade Aberta + Bola Branca + Edição da Noite (120 minutos de palavra).

Programas de análise e entrevista política ao fim-de-semana (120 minutos de palavra).

Havia um grande problema com o Jornal das 12, do qual eu ainda me lembro porque ainda o ouvi: não havia 25 minutos de notícias para dar na rádio, na maioria do tempo. Era mais que evidente que ao fim de 10/15 minutos eles já estavam sem temas para falar, e então começavam a encher numa boa parte do tempo. Alguns editores conseguiam preencher bem esses 25 minutos com chamadas telefónicas com mini-entrevistas ou entradas de repórteres, mas não era sempre nem era todos os dias sequer.

Depois havia ainda um segundo problema: boa parte do tempo o bloco entre o Jornal das 12 e a Bola Branca não era seguido, havia minutos inteiros de publicidade pelo meio (a começar às 12h25). Este tema só foi resolvido algures no início dos anos 2000, quando a publicidade passou a ir primeiro para as 12h20, depois para o meio ou início do jornal de forma mais aleatória, e antes da Bola Branca ou não havia nada, ou havia 30 segundos.

No horário 18-19h durante muitos anos a RR ou puxava a publicidade para o meio/início do jornal, ou inteiramente abdicava da publicidade nesse horário. Outros tempos.

No horário das 22h já não sou do tempo da Universidade Aberta, que mais tarde foi transmitida noutro local e depois desapareceu inteiramente da rádio, mas a avaliar pela versão TV isso era convidar a desligar o rádio. 22h30-00h, os dois programas eram muito dinâmicos e bem trabalhados, a tal ponto que quem não ouvisse na televisão ficava mais que informado na rádio. Serviço público autêntico.

Quanto à Frente Desportiva, em dias menos cheios fazia 17-23 nos dois dias (12 horas de total); em dias com muita coisa para trabalhar chegava a fazer 14-23, com Taça de Portugal, Campeonato e mais algumas coisas, ou seja 18 horas de total. Isto era o standard nos anos 90 e ao início dos anos 2000.

Na era Rui Pêgo e sobretudo depois da crise de 2002 nos OCS e da ascensão da RFM à liderança, a Frente Desportiva chegou a ser dividida em 2 segmentos com 1/2 horas de música pelo meio para intervalar (essa ideia durou muito pouco, nem 2 meses se aguentou), e depois chegou a iniciar apenas às 19 ou 19h45 - sendo seguramente daí que o Atento tirou a ideia das 10 horas de palavra, porque só num dos 2 dias faziam isso.

A partir de certa altura a "Frente Desportiva" passou a ser só de nome, porque já arrancava apenas às 19/19h30 e tinha um certo antecedente ao jogo ou jogos que fossem acompanhar, no máximo dos máximos ia para as 17h por causa da Taça de Portugal. Esta foi a última alteração de horário da Frente Desportiva já em 2004/2005, sendo que depois, pelo desvirtuar da marca se bem me lembro, acabaram por terminá-la. Pelo menos foi essa a justificação dada já bem para lá das 22h, no último dia da Frente Desportiva, por um Ribeiro Cristóvão que em antena estava muito a contragosto, um desconforto visível e um bocado mal disfarçado.

Era muito ouvinte da Renascença nesta altura e era o meu único meio de contacto com o mundo, a rádio. Daí ter esta memória tão detalhada (não que recomende a alguém).

A decisão da Renascença poupou imenso dinheiro à estação mas também a fez cair em audiências. O problema é que na altura foi aposta ganha porque a queda não foi assim tão grande e foi compensada pela subida da RFM no contexto de grupo, que era o que eles apostavam mais na época, olhar ao grupo. Também já era uma altura em que a SportTV já era rainha e senhora para tudo o que era desporto.
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 03:03:29 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #4933 em: Novembro 28, 2024, 06:18:49 pm »
Vamos a factos...

Havia um grande problema com o Jornal das 12, do qual eu ainda me lembro porque ainda o ouvi: não havia 25 minutos de notícias para dar na rádio, na maioria do tempo. Era mais que evidente que ao fim de 10/15 minutos eles já estavam sem temas para falar, e então começavam a encher numa boa parte do tempo. Alguns editores conseguiam preencher bem esses 25 minutos com chamadas telefónicas com mini-entrevistas ou entradas de repórteres, mas não era sempre nem era todos os dias sequer.

Depois havia ainda um segundo problema: boa parte do tempo o bloco entre o Jornal das 12 e a Bola Branca não era seguido, havia minutos inteiros de publicidade pelo meio (a começar às 12h25). Este tema só foi resolvido algures no início dos anos 2000, quando a publicidade passou a ir primeiro para as 12h20, depois para o meio ou início do jornal de forma mais aleatória, e antes da Bola Branca ou não havia nada, ou havia 30 segundos.

No horário 18-19h durante muitos anos a RR ou puxava a publicidade para o meio/início do jornal, ou inteiramente abdicava da publicidade nesse horário. Outros tempos.

No horário das 22h já não sou do tempo da Universidade Aberta, que mais tarde foi transmitida noutro local e depois desapareceu inteiramente da rádio, mas a avaliar pela versão TV isso era convidar a desligar o rádio. 22h30-00h, os dois programas eram muito dinâmicos e bem trabalhados, a tal ponto que quem não ouvisse na televisão ficava mais que informado na rádio. Serviço público autêntico.

Quanto à Frente Desportiva, em dias menos cheios fazia 17-23 nos dois dias (12 horas de total); em dias com muita coisa para trabalhar chegava a fazer 14-23, com Taça de Portugal, Campeonato e mais algumas coisas, ou seja 18 horas de total. Isto era o standard nos anos 90 e ao início dos anos 2000.

Na era Rui Pêgo e sobretudo depois da crise de 2002 nos OCS e da ascensão da RFM à liderança, a Frente Desportiva chegou a ser dividida em 2 segmentos com 1/2 horas de música pelo meio para intervalar (essa ideia durou muito pouco, nem 2 meses se aguentou), e depois chegou a iniciar apenas às 19 ou 19h45 - sendo seguramente daí que o Atento tirou a ideia das 10 horas de palavra, porque só num dos 2 dias faziam isso.

A partir de certa altura a "Frente Desportiva" passou a ser só de nome, porque já arrancava apenas às 19/19h30 e tinha um certo antecedente ao jogo ou jogos que fossem acompanhar, no máximo dos máximos ia para as 17h por causa da Taça de Portugal. Esta foi a última alteração de horário da Frente Desportiva já em 2004/2005, sendo que depois, pelo desvirtuar da marca se bem me lembro, acabaram por terminá-la. Pelo menos foi essa a justificação dada já bem para lá das 22h, no último dia da Frente Desportiva, por um Ribeiro Cristóvão que em antena estava muito a contragosto, um desconforto visível e um bocado mal disfarçado.

Era muito ouvinte da Renascença nesta altura e era o meu único meio de contacto com o mundo, a rádio. Daí ter esta memória tão detalhada (não que recomende a alguém).

A decisão da Renascença poupou imenso dinheiro à estação mas também a fez cair em audiências. O problema é que na altura foi aposta ganha porque a queda não foi assim tão grande e foi compensada pela subida da RFM no contexto de grupo, que era o que eles apostavam mais na época, olhar ao grupo. Também já era uma altura em que a SportTV já era rainha e senhora para tudo o que era desporto.

O jornal era apresentado por Paulo Nogueira,  sem essas interrupções que falou.

Quando saiu, ficou Rodrigo Santos.

Resumindo: a RR e as rádios tendencialmente de palavra deitaram-se na cama que fizeram...

Agora têm de correr atrás do prejuízo ou morrem.

Parabéns aos senhoritos que liquidaram a rádio generalista em Portugal...

Danl

• Hero Member
« Responder #4934 em: Novembro 28, 2024, 09:11:27 pm »
Vamos a factos...

Viva a Noite com Jacinta de Oliveira (+ 120 minutos de palavra/entrevistas).

Sem esquecer a informação regional em Olá País...

Sem esquecer os programas temáticos ligados à Igreja Católica.

Os senhoritos da rádio confundiram rejuvenescimento do auditório com música a metro...

Excelente reavivar. Da Jacinta Oliveira, emissão a partir dos estúdios de Sá da Bandeira, tentava ouvir o seu programa sempre que possível, entre as 00h e as 02h, de Sexta para Sábado e de Sábado para Domingo.

Durante a semana, e ainda no que concerne aos programas cuja palavra era tónica dominante, José Candeias que posteriormente transitou para a Antena1. Corrija-me se estiver errado.

E lembro-me vagamente dos simultâneos com a BBC (em língua portuguesa), diariamente com o soar do Big Ben às 23h30.

Belíssimos tempos esses de uma RR da qual também sinto saudades.
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 09:14:18 pm por Danl »