Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 1014931 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Renascença
« Responder #6375 em: Janeiro 06, 2026, 10:50:24 pm »
Estiveram hoje com a "carne toda no assador" tendo de longe melhor equipa das 4 generalistas para uma meia final de uma Taça para 8 clubes, mas depois enviam os jogos das competições europeias para o site. Absurdos à la Buraca...

Que equipa tinham assim tão extraordinária?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6376 em: Janeiro 07, 2026, 09:39:52 pm »
Estiveram hoje com a "carne toda no assador" tendo de longe melhor equipa das 4 generalistas para uma meia final de uma Taça para 8 clubes, mas depois enviam os jogos das competições europeias para o site. Absurdos à la Buraca...

Francisco Guimarães, João Cruz e André Maia (como repórter de pista).

Atento

• Hero Member
« Responder #6377 em: Janeiro 07, 2026, 10:56:19 pm »

E considera uma equipa superior face a José Pedro Pinto,  João Alves Domingos e António Tadeia?

modernices

• Hero Member
« Responder #6378 em: Janeiro 07, 2026, 10:59:55 pm »

E considera uma equipa superior face a José Pedro Pinto,  João Alves Domingos e António Tadeia?

Realmente.
A RR levou crianças para o estádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6379 em: Janeiro 19, 2026, 02:58:17 am »
Muito mau som da RR em 93.7 (Monte da Virgem). Áudio saturado até dizer chega, demasiado limitador, demasiado espalmado, demasiado agressivo. Virtualmente inaudível.

A coisa está de tal ordem que nem a música se atura.

Passaram "Zombie" dos The Cranberries e não havia o menor espaço para as guitarras nem o menor brilho, a música era toda um espalmado imenso com os pratos da bateria a ouvirem-se em total e completo excesso. A voz da vocalista pouco se sobrepunha à música mas apanhava parte dos agudos saturados da música, o que levou a que no refrão fosse um exercício de dor (!) ouvi-la.

A seguir, "Uprising" dos Muse que alguém fez o favor de passar diretamente da RFM para ali sem tratamento, também ridiculamente espalmado em antena com a música, sem qualquer gama dinâmica que se visse do arranque ao separador de publicidade, bem desconfortável de ouvir por causa dos agudos estridentes que deviam estar em fundo, mas não estão, a querer entrar por cima da voz do vocalista. Uma perfeita estupidez.

A seguir a publicidade veio completamente desmedida face à música que lhe antecedia, mais 20% de volume à vontade.

Para rematar todo este amontoado de..., sinal horário com o José Pedro Frazão a abrir o especial das Presidenciais às 19h e logo com uma bruta gaffe ao arranque em que não se ouve qualquer indicativo de presidenciais, mas sim um áudio dos intervenientes que era suposto passar mais tarde. Entra o áudio, baixa a via do nada porque se apercebe do erro, branquinha de 20 segundos para limpar a antena e ouvem-se dois ou três cliques em antena vindos do rato.

Ainda neste gabarito, tenho uma outra queixa: a sério que convidaram o Eduardo Catroga para comentar? Não havia mais brigada do reumático no PS além do senhor das golas, ainda por cima com uma voz muito pouco radiofónica? Valha-me deus...

Está bem a dar o epíteto: é mesmo a Emissora Caótica Portuguesa.
« Última modificação: Janeiro 19, 2026, 03:04:31 am por Memorias da Radio »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6380 em: Janeiro 19, 2026, 10:17:09 am »
Muito mau som da RR em 93.7 (Monte da Virgem). Áudio saturado até dizer chega, demasiado limitador, demasiado espalmado, demasiado agressivo. Virtualmente inaudível.

A coisa está de tal ordem que nem a música se atura.

Passaram "Zombie" dos The Cranberries e não havia o menor espaço para as guitarras nem o menor brilho, a música era toda um espalmado imenso com os pratos da bateria a ouvirem-se em total e completo excesso. A voz da vocalista pouco se sobrepunha à música mas apanhava parte dos agudos saturados da música, o que levou a que no refrão fosse um exercício de dor (!) ouvi-la.

A seguir, "Uprising" dos Muse que alguém fez o favor de passar diretamente da RFM para ali sem tratamento, também ridiculamente espalmado em antena com a música, sem qualquer gama dinâmica que se visse do arranque ao separador de publicidade, bem desconfortável de ouvir por causa dos agudos estridentes que deviam estar em fundo, mas não estão, a querer entrar por cima da voz do vocalista. Uma perfeita estupidez.

A seguir a publicidade veio completamente desmedida face à música que lhe antecedia, mais 20% de volume à vontade.

Para rematar todo este amontoado de..., sinal horário com o José Pedro Frazão a abrir o especial das Presidenciais às 19h e logo com uma bruta gaffe ao arranque em que não se ouve qualquer indicativo de presidenciais, mas sim um áudio dos intervenientes que era suposto passar mais tarde. Entra o áudio, baixa a via do nada porque se apercebe do erro, branquinha de 20 segundos para limpar a antena e ouvem-se dois ou três cliques em antena vindos do rato.

Ainda neste gabarito, tenho uma outra queixa: a sério que convidaram o Eduardo Catroga para comentar? Não havia mais brigada do reumático no PS além do senhor das golas, ainda por cima com uma voz muito pouco radiofónica? Valha-me deus...

A rádio portuguesa "pela hora da morte"... depois, queixam-se de que a rádio perde audiências e nem os jovens consegue cativar!

pdnf

• Hero Member
« Responder #6381 em: Janeiro 20, 2026, 05:25:09 pm »
a sério que convidaram o Eduardo Catroga para comentar? Não havia mais brigada do reumático no PS além do senhor das golas, ainda por cima com uma voz muito pouco radiofónica? Valha-me deus...

Eduardo Catroga, do PSD, ex-ministro das Finanças de Aníbal Cavaco Silva e negociador com a Troika, pelo PSD.
Eduardo Cabrita, do PS, ex-ministro Adjunto e da Administração Interna de António Costa.

Em relação ao som da RR, não noto grande diferença, face ao que sempre foi, sinceramente. É mais abafado nas vozes do que, por exemplo, o da RTP. Onde se nota bem isso é na voz da Teresa Oliveira, que agora na Antena 3, parece que voltou aos tempos da Mega. Desculpem, na parte de som, termos técnicos, não os sei referir adequadamente...  ;)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6382 em: Janeiro 21, 2026, 01:41:04 am »
Eduardo Cabrita, já se percebe pela minha descrição.

A RR mexeu-se aqui pelo Porto depois do que eu escrevi, o som em 93.7 está agora bem mais correto, salvo o som em Mono não ser nada de destacar, mas ao menos está bem melhor e mais equilibrado. Os meus ouvidos agradecem que aquilo da maneira que estava era de loucos.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #6383 em: Janeiro 21, 2026, 02:58:33 pm »
Passei pela RR, coisa que já não fazia há muitos meses, quiça ano.
Quem viu aquela rádio como quase uma rádio dedicada à familia, com programas de concursos matinais e de palavra, ouve aquela cópia de M80, com vozes que pensam que estão naquela coisa chamada de Mega FM, é de ir às lagrimas.

Fica para quem gosta :)

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6384 em: Janeiro 22, 2026, 11:19:42 am »
Custa-me dizer isto, mas pondo de lado As 3 da Manhã, que já sabemos que é um muito bom programa da manhã, a RR é o José Coimbra e o Paulino Coelho(e o Júlio Isidro uma vez por semana). O resto:
A Inês Nogueira é esforçada, dá para ouvir, não é de ir a correr mudar o posto, mas não é uma Catarina Palma, uma Teresa Oliveira, uma Ana Moreira Moreira, ou uma Filipa Galrão, etc.
O Paulo Fragoso, já foi muito melhor do que está agora, se fosse eu já lhe tinha juntado uma colega, está fraco, até a Elsa Teixeira sozinha na M80, é mais animada que ele.
A Sónia Santos é boa locutora gosto e o problema não está nela, parece-me é que o horário pedia outra tipo de coisa, tratando-se da rádio em questão, por exemplo debates sobre vários temas, entrevistas, etc.
O resto dos animadores, andam por lá, mas contam pouco ou nada.
O desporto está pelas ruas da amargura, nem sei como ainda existe e a história de uma vez o relato ir na net, outras não, confunde as pessoas.
A Informação, não está má, precisava era que lhe dessem mais valor, por exemplo colocar programas informativos, ou entrevistas entre as 19h e as 20h, como disse antes.
A Playlist, nem é boa nem é má, cumpre, mas ficar a meio termo de não ser uma M80, porque passa alguma música moderna e ao mesmo tempo quer   sê-lo, não ajuda em nada, decidam-se de uma vez.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6385 em: Janeiro 22, 2026, 12:14:16 pm »
Custa-me dizer isto, mas pondo de lado As 3 da Manhã, que já sabemos que é um muito bom programa da manhã, a RR é o José Coimbra e o Paulino Coelho(e o Júlio Isidro uma vez por semana). O resto:
A Inês Nogueira é esforçada, dá para ouvir, não é de ir a correr mudar o posto, mas não é uma Catarina Palma, uma Teresa Oliveira, uma Ana Moreira Moreira, ou uma Filipa Galrão, etc.
O Paulo Fragoso, já foi muito melhor do que está agora, se fosse eu já lhe tinha juntado uma colega, está fraco, até a Elsa Teixeira sozinha na M80, é mais animada que ele.
A Sónia Santos é boa locutora gosto e o problema não está nela, parece-me é que o horário pedia outra tipo de coisa, tratando-se da rádio em questão, por exemplo debates sobre vários temas, entrevistas, etc.
O desporto está pelas ruas da amargura, nem sei como ainda existe e a história de uma vez o relato ir na net, outras não, confunde as pessoas.
A Informação, não está má, precisava era que lhe dessem mais valor, por exemplo colocar programas informativos, ou entrevistas entre as 19h e as 20h, como disse antes.
A Playlist, nem é boa nem é má, cumpre, mas ficar a meio termo de não ser uma M80, porque passa alguma música moderna e ao mesmo tempo quer   sê-lo, não ajuda em nada, decidam-se de uma vez.

Sem querer ser negativo, mas tenho reparado que o som de locução do programa "As Três da manhã", quando comparado com todas as outras rádios nacionais/regionais e a Observador, apresenta-se mais "abafado e baixo". Será aenas impressão minha? a RR investiu muito nos estúdios - novos, e penso que o som dos microfones não está bem...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #6386 em: Janeiro 23, 2026, 03:55:21 pm »
Pedem ne que esclareca o seguinte: falou se aquo de uma gaffe do jornalista Jose Pedro Frazao durante a noite eleitoral das presidenciais da RR.
Ora nao foi o jornalista Frazao a apresentar a referida noite eleitoral.
Portanto, se houve alguma Gaffe, nao fo cometida por Jose Pedro Frazao.

E atencao a estes equivocos, que mancham a reputacao de um grande profissional...

pdnf

• Hero Member
« Responder #6387 em: Janeiro 23, 2026, 05:27:02 pm »
Pedem ne que esclareca o seguinte: falou se aquo de uma gaffe do jornalista Jose Pedro Frazao durante a noite eleitoral das presidenciais da RR.

E atencao a estes equivocos, que mancham a reputacao de um grande profissional...
Sim, foi o Miguel Coelho com 5 segundos de branca, claramente, pelo vídeo, percebe-se que foi alguma coisa que correu mal no PC, não foi gafe dele. Basta ver a cara:

https://www.youtube.com/live/eyZPs23UhXc?t=24s

Nada de relevante, nem que estrague a carreira de ninguém. Acontece.

Sem querer ser negativo, mas tenho reparado que o som de locução do programa "As Três da manhã", quando comparado com todas as outras rádios nacionais/regionais e a Observador, apresenta-se mais "abafado e baixo". Será aenas impressão minha? a RR investiu muito nos estúdios - novos, e penso que o som dos microfones não está bem...
Nos micros por acaso noto isso, sim e nota-se diferença na clareza no micro entre a RR e a Antena 1 e Antena 3, que foi as duas que piquei agora mesmo. As da RTP são mais cristalinos e com mais volume.

A Inês Nogueira é uma excelente voz e profissional, mas acho que todos concordamos, provavelmente incluindo a própria, dados os gostos musicais que se lhe conhecem, que estaria melhor na RFM. É uma reserva de valor que eu, para a qual, se fosse diretor da RFM, não deixaria de olhar com atenção.
O Paulo Fragoso necessita de uma dupla, naturalmente, a Sónia Santos seria a melhor solução. Era ajustar e fazer 16h30-20h30, estendendo a Inês Nogueira 30 minutos.
O mesmo se pode dizer do José Coimbra. O problema é que, cada vez mais, se constata que o modelo da RR só com música não funciona. E, se for para ser musical, precisa de duplas, com tempo de palavra, pelo menos idêntico ao da RFM.
Ou seja, é mesmo o modelo, não os profissionais.
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 05:33:50 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6388 em: Janeiro 23, 2026, 05:43:13 pm »
Concordo com "As da RTP são mais cristalinos e com mais volume", mas também noto melhor som nos microfones da TSF e Observador.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6389 em: Janeiro 23, 2026, 06:07:03 pm »

Como ninguém se apresentou no arranque às 19h acabei por confundir os nomes. Mas é importante frisar que o que se ouviu aqui no vídeo foi mais rápido que o que aconteceu em FM, porque o som, pelo menos em Gaia, chegou com um atraso consideravelmente superior.

Eu dei 20 segundos e claro que ninguém está a olhar para um relógio quando diz isto, mas tenho plena certeza que não foram estes 7 segundos também, pelo menos em 93.7. E isto já a descontar que a conduzir estes silêncios em antena parecem uma eternidade maior que a que se verifica. Talvez tenha sido algum buffer de processamento (que só arranca quando há som) que tenha causado isto, do que ouvi em 93.7 quando há cortes - que é raro - o som tende a retomar após uns 5/7 segundos e aqui fomos a branca interrompendo a transmissão em digital, portanto, e contas feitas, haverá de se calhar ter sido em FM uns 12/14 segundos, talvez mais para os 12 que para os 14.

pdnf, isto é uma sequência de ficheiros que são reproduzidos, e a cada som corresponde um ficheiro. Se ao quererem lançar um ficheiro acabaram por lançar outro têm mais é que tratar da base de dados e não serem a Bauer. O Miguel Coelho o que fez ali - e muito bem - foi baixar a via do que se ouviu que estava no cart (há de haver um nome em português para isto mas eu não o sei), arrancar com o ficheiro correto de outro sítio, e reproduzir aí a trilha de arranque.

É por isso que ele carrega num único botão e não no rato quando quer arrancar a trilha, isso é o cart; e é por isso que depois o vês a meter suavemente 2 ou três letras para o sistema ir buscar o ficheiro correto e "puxar" para o deck, para reprodução.

Teclado bom pelo menos têm que não se ouviu nada em 93.7, isso é certo.

Nada de relevante, nem que estrague a carreira de ninguém. Acontece.

Nem nunca estragaria, o José Pedro Frazão (e o Miguel Coelho) têm décadas de casa, nem foi o que se pretendeu ali mencionar da minha parte, foi um mero exercício de tentativa de identificação de quem estava ao microfone naquele momento sem segundas intenções.

O que se pretendeu mostrar foi o caos em que esteve a emissão da Renascença por uma razão e por outra, e os pontos negativos que apanhei da emissão, que de resto ainda acompanhei no final da 1ª hora para saber resultados.

Justiça seja feita que no maior ponto de crítica foram rápidos a resolver.

Concordo com "As da RTP são mais cristalinos e com mais volume", mas também noto melhor som nos microfones da TSF e Observador.

São microfones completamente diferentes. O Observador trabalha com Audio Technica AT2020, que já vem pré-equalizado e depois ainda por cima disso tem o brilho concedido pelo processador de som e o ganho que a mesa lhes der, ao mesmo tempo que o noise floor é baixinho.

RTP e TSF usam microfones de broadcast, mas a TSF mete um pré-processamento no estúdio principal e alguma pós-produção também no som, pode fazê-lo e faz isso mesmo, o que leva a haver um bom som. A RTP depende do estúdio porque se Lisboa soa bem em todo o lado, o Porto tem uma diferença de qualidade nos microfones (curta, é verdade) e apesar de ter reduzido muito a diferença, Coimbra e Faro ainda têm das maiores diferenças face a Lisboa e Porto também porque não só o material parece diferente do que já vi, mas também porque são estúdios mais pequenos. No caso da RTP são os processadores da Orban a manter aquilo tudo coeso, sobretudo.

A RR... faz coisas completamente diferentes, mas isto desde há mais de 20 anos: desde que o processamento é digital eles deixam o microfone com ganho fixo na mesa e é o processador de som a fazer o trabalho quase todo de melhoria da nitidez. Como o processamento de som da RR anda pelas ruas da amargura porque aumentaram imenso a compressão do que sai para o FM, há perda de "informação" no áudio que sai para os emissores e como consequência, o áudio fica mais amorfo e menos cristalino.

Por arrasto, como é o processador a fazer o trabalho todo e não há aparentemente nada intermédio, o "noise floor" vem todo por aí acima e isso leva a que em programas com bastante palavra, como As 3 da Manhã, Hotel Califórnia, Da Capa à Contracapa, Em Nome da Lei, quem fala acabe por falar "com o estúdio" e com um imenso ruído branco de fundo que não é mais que o ganho fixo, sem mais nada na cadeia, dos microfones. Sem haver sequer algo de um noise gate que limpe o som, o resultado na RR é que é a pior das quatro nesse aspeto. E por algum motivo, pior no estúdio secundário que no principal.

Mas atenção, sempre foi assim desde que me lembro, ainda estavam no Chiado. Foi um erro de conceção por alturas da passagem a digital que nunca foi ajustado. Quando emitiam com sinal analógico emitido por satélite aos emissores, penso que até talvez 2003 ou pouco antes, o áudio era um verdadeiro primor, absolutamente cristalino nos microfones e sem ruído de fundo tão alto como está agora. Em 105.8 era de um extremo conforto ouvir relatos ou programas de palavra, o ruído que viesse era só da captação de estéreo ter sinal mais fraco.

Opções técnicas.